10 ensinamentos de Game of Thrones em marketing e vendas

Você pode não ter reparado até hoje, mas Game of Thrones é uma excelente série para nos ensinar sobre gestão, liderança e, por que não, vendas.

A série, sucesso do canal HBO, tem fãs em todos os cantos do mundo e que foi ao ar em abril de 2011 segue conquistando uma legião de seguidores a cada nova temporada.

Tramas, conflitos, guerras, ambição, traições, negociações, liderança… tudo isso são elementos que fazem a série ter tanto sucesso. E muitas lições surgem a partir daí.

Os criadores David Benioff e D. B. Weiss basearam a série nos livros A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, para fazer um enredo que a cada dia surpreende mais.

Game of Thrones nos ensina muitas coisas em gestão, liderança e vendas que talvez você não tenha percebido ainda.

Elencamos algumas das lições mais legais que percebemos que ela nos traz. Separamos 10. Olha só!

O que Game of Thrones nos ensina sobre gestão, liderança, marketing e vendas

Esqueça o contexto medieval. Game of Thrones é uma série atual e que ensina muita coisa para todos que empreendem e precisam sempre aprimorar gestão e liderança.

Esses são os principais ensinamentos que extraímos das temporadas:

1 – Liderar de forma positiva – e não impositiva

Começamos com uma frase de GoT essencial para quem tem pessoas a serem lideradas: “Um líder deve aprender que palavras conquistam coisas que muitas espadas não conseguem.” 

As palavras convencem, mas os exemplos arrastam. E não é saudável à nenhuma organização exercer uma liderança que seja imposta. Há momentos que, claro, exigem maior firmeza.

Mas é preciso conquistar o respeito de quem você lidera em seus negócios. Somente assim o engajamento e a motivação dos colaboradores serão verdadeiros e eles vestirão a camisa da empresa.

2 – Quem se prepara e se qualifica sempre estará um passo a frente

Disse Meistre Aemon: “O conhecimento é uma arma. Arme-se bem antes de ir para a batalha”.

GoT: Meistre Aemon

Para se destacar em meio a tanta concorrência, somente quem é capacitado conseguirá sobreviver no campo de batalha diariamente.

O seu conhecimento e a forma como você coloca-o e compartilha-o fazem toda a diferença, tanto no mundo medieval, como no mundo dos negócios.

É através dele que é possível enxergar gaps nos processos internos e aprimorar ainda mais o valor gerado para o consumidor e, consequentemente, melhorar o relacionamento com o cliente.

3 – Ninguém chega longe sozinho

Disse Renly Baratheon em GoT: “Um homem sem amigos é um homem sem poder”. Isso é, sem dúvida alguma, uma verdade atemporal.

Uma empresa que quer ser grande precisa valorizar as pessoas – o seu ativo mais valioso. Com uma cultura organizacional forte isso é possível.

Mas, mais do que isso, capacitar as pessoas é essencial – seja por meio de treinamento, coaching, ou qualquer outro meio que for válido.

Trazer as pessoas para o seu lado, fazê-las entender o seu valor e o seu posicionamento. Afinal… uma empresa sem pessoas é uma empresa sem poder.

4 – Fique calmo quando obstáculos surgirem

Disse Petyr Baelish: “Caos não é um abismo. Caos é uma escada. Muitos que a tentam escalar, falham e nunca mais tentam de novo. A queda quebra eles. E a alguns é dada a chance de subir, eles se agarram ao reino ou aos deuses ou ao amor. Apenas a escada é real. A escalada é tudo o que existe”.

Game of Thrones: Petyr Baelish

Nem sempre o que planejamos sai como esperamos. Seja na gestão de pessoas, seja até mesmo na rotina de vendas. Mas, nem por isso precisamos nos desesperar ou pensar que está tudo errado.

É preciso calma e também sabedoria nesses momentos para parar e dar um passo para trás se for preciso para que a tomada de decisão seja a melhor possível.

5 – Os insucessos nos tornam mais fortes

Disse Syrio Forell em GoT: “Cada ferida é uma lição, e cada lição nos torna melhores”.

E cada fracasso que temos no dia a dia de empreender serve para nos tornar ainda melhor.

Com calma, sabedoria e a busca constante por aprimoramento, conseguiremos contornar os obstáculos. Mas sempre em conjunto para que as metas e os objetivos possam ser alcançados.

Afinal, todos os voos começam com uma queda. Certo, corvo?

6 – Adapte sua estratégia ao contexto

Disse Jon Snow: “Às vezes, estradas diferentes levam para o mesmo castelo”.

GoT: Jon Snow

Nem sempre o que estamos acostumado a fazer dá certo. Se pensarmos em vendas, por exemplo. Seguir o que está documentado no sales playbook dá segurança em um primeiro momento sobre como falar com o prospect.

Mas, não precisa ser algo quadrado nem definitivo. Saiba entender com quem e o que está lidando e molde a sua estratégia conforme a necessidade.

Se isso funciona em um campo de batalha, funciona também no setor de vendas das empresas, não é mesmo?

7 – Não tenha medo de ousar para ir além

Disse Arya Stark: “Então o homem que teme perder já perdeu”. E há como negar? Game of Thrones nos ensina que o pior perdedor é aquele que sequer tentou.

É preciso coragem para fazer a diferença onde você atua, seja internamente, seja para o mercado e os seus clientes.

A vida é cheia de possibilidades e o mundo dos negócios também. Acha que pode dar certo mas está com medo de arriscar? Pois arrisque com medo. E quando der certo você verá que valeu e muito a pena superar-se.

8 – Mais importante do que o destino é a caminhada

Disse Tyrion Lannister: “Talvez seja este o segredo. Não é o que fazemos, mas o motivo por que fazemos”.

Game of Thrones: Tyrion Lannister

Completamos: tão importante como o destino final é saber como foi a caminhada.

Você tem seus objetivos dentro dos seus negócios mas, de que vale chegar neles a todo custo, passando por cima de pessoas ou de valores?

A caminhada vale tanto quanto o ponto de chegada. E quando você completa a jornada e pode orgulhar-se de olhar para trás… ah! Aí sim, que grande jornada que foi feita!

9 – Seja firme para tomar decisões, independente de quais forem

Disse Tywin Lannister: “Um leão não se preocupa com a opinião das ovelhas”.

A verdade é que às vezes há decisões duras que precisam ser tomadas pensando no bem da empresa. Em sua saúde e estabilidade há médio e longo prazo.

E, de um modo geral, cabe ao CEO esse momento. Sim. Precisa ser feito e não há como fugir. Escute conselhos de quem está ao seu redor, claro, mas siga sua intuição. Você conhece bem os seus negócios e o que precisa acontecer para ele se manter bem.

Confie e aja.

10 – Mas seja sempre justo em suas avaliações e decisões

Disse Lord Varys: “Não há criatura na terra tão assustadora como um homem verdadeiramente justo”.

GoT: Lord-Varys

Esta lição tem tudo a ver com a acima.

É preciso ser justo na hora de decidir. Ter uma avaliação de desempenho que seja correta, nos parâmetros certos, para saber exatamente o que fazer e em que momento isso deve ocorrer.

Assim você terá sempre a confiança dos seus liderados e a certeza de que seus negócios estão sendo conduzidos da melhor forma para todos.

Game of Thrones nos ensinou muitas coisas sobre como liderar e vender. O que a série ensinou para você?

Já que trouxemos algumas frases e inspiração para você, acesse algumas frases motivacionais para ajudar você a empreender melhor todos os dias.

Se você tem um ensinamento novo que Game of Thrones trouxe para você, fale com um consultor e compartilhe com a gente.

The winter is coming!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

PipeRun MAX

Poderosa extensão do CRM PipeRun para Google Chrome

Integra com mais de 40 aplicativos diferentes, incluindo WhatsApp Web, LinkedIn, Chats e muitos outros.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!