KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office There are secure browsing options like Tor Browser, which enhances your privacy and security online.

7 etapas para planejar um lançamento de produto bem-sucedido

Como fazer lançamento de produto?
Cezar Augusto Gehm Filho
Cezar Augusto é empreendedor com mais de 20 anos de experiência, sócio-fundador e CEO do PipeRun - Sistema de CRM e Gestão de Funil de Vendas, expert em marketing e digital, graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Internacional em Gestão, Excelência e Prosperidade pela Sonata Brasil, desenvolvedor de pessoas e tecnologias para um mundo melhor.

Quando uma empresa está trabalhando no lançamento de um produto, ter um plano bem estruturado para reduzir custos e otimizar os esforços das equipes envolvidas faz toda a diferença no resultado final.

O lançamento de um produto exige que algumas decisões importantes sejam tomadas com bastante antecedência para que não haja surpresas e todos os envolvidos atuem com segurança e em direção aos mesmos objetivos.

Para isso, o passo fundamental é criar um roadmap de produto para que os gerentes de projetos elaborar e compartilhar estratégias e atingir seus objetivos com sucesso.

O que é um roteiro de lançamento de produto?

Um roteiro de lançamento de produto é um visual essencial com uma visão geral de alto nível e geralmente inclui as etapas abaixo:

  • Geração de ideias ou brainstorming
  • Pesquisa prática
  • Design e implementação
  • Teste
  • Lançamento do produto 

Para a primeira etapa, geração de ideias ou brainstorming, você pode fazer um mapa mental online como este abaixo para definir, a partir de um ponto central, as diversas estratégias e táticas para atingir os objetivos determinados com o lançamento de produto.

A aparência de um mapa de lançamento de produto depende muito das necessidades da equipe de gerenciamento e da complexidade do processo.

Deixando de lado o design visual do seu roteiro, existem algumas etapas que devem ser seguidas por todos que adotam um roteiro de projeto.

Etapas essenciais para o lançamento de produto

Planejar o lançamento do seu produto é essencial para ter sucesso e evitar retrabalho.

Para isso, existem algumas práticas a serem seguidas para que a equipe consiga atingir seus objetivos de lançamento.

1. Estabeleça metas claras 

 

Planejar o lançamento de um produto não significa apenas visualizar o caminho de um ponto de partida até um ponto de chegada. É preciso dividir os processos em etapas menores e definidas e criar indicadores de desempenho para cada uma delas. 

Isso significa dividir o ciclo de lançamento e estabelecer objetivos para cada segmento. 

Por exemplo, o seu processo de criação de produto pode precisar que algumas etapas sejam concluídas antes que o plano de lançamento em si seja iniciado.

Inclua essas fases em um cronograma organizado por atividades criando um gráfico de gantt para designar equipes responsáveis, prazos e metas em um único visual, como no exemplo abaixo: 

Apresentar as metas e prazos para todas as equipes envolvidas vai ajudar a definir claramente os objetivos para que cada um saiba como os seus prazos e tarefas se relacionam com os outros processos que envolvem o lançamento de produto. 

2. Enfatize as prioridades do lançamento de produto

Falando sobre definir objetivos, é importante estabelecer quais aspectos do lançamento precisam ser priorizados em cada momento. É fundamental que as equipes tenham isso em mente para que os esforços sejam corretamente focados e haja maior engajamento.

Funcionários de diferentes níveis e com diferentes responsabilidades vão ter tarefas específicas para cada cargo e é conveniente que todos estejam cientes de onde se encaixam no todo e tenham uma visão ampla do projeto.  

Além disso, as tarefas relacionadas ao lançamento de produto podem comprometer outras obrigações dos funcionários, o que pode fazer com que eles tenham que priorizar algo. Por isso é importante destacar quais são as atividades mais importantes.

No entanto, isso muitas vezes pode ser um desafio. O processo de lançamento de um novo produto pode ser imprevisível e existem diversas variáveis ​​além do controle de um gerente. 

Criar diferentes tipos de fluxogramas para cada equipe é uma boa saída para tornar as atividades mais previsíveis e, na medida do possível, automatizadas. 

Também é recomendado definir quais etapas não seriam possíveis sem a conclusão de outras. Em todos os momentos, é importante olhar para o seu objetivo final – é assim que você pode determinar com segurança quais aspectos podem ser priorizados em relação a outros.

3. Gerencie as expectativas de lançamento do produto

O desafio de determinar as prioridades é que não se quer fazer com que os departamentos sintam que você não está dando importância suficiente às necessidades deles.

Os gerentes de projeto lutam para encontrar o equilíbrio entre ouvir todos e dar o que cada equipe merece, priorizando aspectos que levarão a um lançamento bem-sucedido.

É importante observar que cada departamento está analisando o lançamento do seu ponto de vista – por exemplo, quando você tem um protótipo do produto. Alguns setores vão querer uma amostra para testar e treinar as equipes para o atendimento, enquanto o marketing vai querer informações para sua página de pré-lançamento.

Em vez de deixar tudo no ar, defina claramente metas alcançáveis em seu processo de lançamento e explique por que certas etapas não podem ser aceleradas. Para isso, use um infográfico como este abaixo, estabelecendo expectativas para cada equipe, assim todos estarão cientes do andamento do projeto.

Isso facilitará o gerenciamento das expectativas de equipes e executivos de alto nível que não estão diretamente envolvidos com o funcionamento diário do plano de lançamento produto, mas que têm interesse nele.

4. Adapte o roteiro de lançamento de seu produto ao público-alvo

Um ponto importante a ser lembrado ao criar um roadmap de produto é que nem todos os envolvidos precisam estar cientes de todos os aspectos do plano de lançamento. 

Alguns membros da equipe podem entrar em um estágio posterior, enquanto outros terminarão sua participação no início e terão pouco a ver com o produto a partir de então.

Divida seu roteiro e destaque as partes que são relevantes para os departamentos para os quais você os envia, mas também envie o roteiro geral. Assim, eles podem consultar com mais detalhes a parte que lhes toca, mas eventualmente visualizar o projeto inteiro.

Veja o exemplo abaixo que divide as fases por cor.

Fonte

Com um documento como este, se uma nova funcionalidade for adicionada ao produto que poderia aumentar as vendas, você pode destacar essa seção ao destacar o roteiro para o time de vendas, mas não ao enviá-lo para a equipe de operações.

Esse processo requer alguma premeditação, mas ajudará os gerentes de produto a gerenciar as expectativas e, ao mesmo tempo, manter as pessoas relevantes informadas sobre suas prioridades.

5. Evite exagerar no plano de lançamento do seu produto

Quando se discute a ideia de um novo produto, pode ser fácil cair na armadilha de imaginar muitos aspectos que podem ser alcançados durante o processo que tornarão o lançamento mais bem-sucedido.

Você pode evitar isso criando um plano de lançamento que seja flexível, mas que não permita muitas mudanças. Veja este exemplo de roteiro e como ele divide por trimestre e de forma simples o cronograma do plano de produto.

Há flexibilidade suficiente aqui para adicionar, subtrair e detalhar elementos conforme e quando necessário, sem nenhuma extensão excessiva das metas ou expectativas dos membros da equipe.

Os gerentes de projeto devem lutar contra a tentação de exagerar e prometer demais na documentação de lançamento.

É preciso avaliar se o processo e as funcionalidades que planejam incluir no roteiro são realmente alcançáveis ​​ou meramente ilusórios.

E isso é particularmente importante quando os gerentes de projeto estão atendendo a solicitações de diferentes departamentos – afinal, todos querem que o produto reflita suas necessidades.

Certifique-se de que as pessoas possam comentar e responder no plano de lançamento de produto, mas limite o acesso de edição a um documento compartilhável.

6. Incorpore métodos de feedback em seu plano de lançamento de produtos 

Já mencionamos que o processo de lançamento não pode ser fechado – alguns fatores são abertos a mudanças e adaptações.

Mas à medida que o lançamento avança, certos aspectos ficarão mais claros, enquanto outros mudarão ou terão que ser removidos completamente. Essas mudanças afetarão pessoas diferentes em momentos diferentes e precisam ser comunicadas adequadamente.

Na verdade, não notar uma mudança pode levar ao desastre – você não quer que os membros da equipe trabalhem em uma tarefa redundante. Manter as pessoas informadas sobre o que está acontecendo na jornada de lançamento de produto o tempo todo é uma parte extremamente importante do processo.

Mas esse processo precisa incluir comunicação bidirecional, tanto quanto qualquer outro projeto. Não basta informar as pessoas sobre as atualizações – você precisa saber como elas afetam os outros.

Como gerente de lançamento, você precisa ter uma compreensão de alto nível do impacto das mudanças. É por isso que você precisa criar um processo para receber e fornecer feedback durante o planejamento do lançamento de produto.

Esteja aberto ao feedback recebido – alguns prazos podem não ser cumpridos, enquanto certas equipes podem se questionar sobre o raciocínio por trás de uma tarefa específica.

O feedback é sempre necessário, especialmente para ter informações fornecidas por quem está diretamente envolvido no projeto e deve ser considerado ao criar um plano de lançamento. 

7. Revise regularmente seu plano de lançamento de produtos

Tendo falado sobre a importância do feedback, também sugerimos que revisar o mapa de lançamento do produto é uma parte necessária do trabalho.

Criar um plano no início do processo não significa que ele permanecerá o mesmo até o fim. Seu plano deve refletir as mudanças, atualizações e conclusão das tarefas.

É por isso que revisar o roteiro deve se tornar um hábito para a equipe de lançamento. 

Agende um dia e hora para examinar o mapa e reconhecer quaisquer alterações que tenham sido feitas e se o feedback fornecido pode ser útil.

Revisões regulares do plano de lançamento garantirão que nenhuma atualização seja perdida e que o feedback seja reconhecido a tempo, tornando o sistema mais eficiente.

Conclusão: Criar um mapa de lançamento de produtos cria eficiência

É importante lembrar que nenhum projeto é bem-sucedido isoladamente – várias pessoas e equipes estão envolvidas em um lançamento de produto de sucesso.

Conciliar as várias responsabilidades, expectativas e objetivos pode ser um desafio para um gerente de projeto, mas com um roteiro de lançamento, o processo se tornará mais fácil e eficiente. 

Há muitos benefícios em usar um plano de lançamento e, com essas práticas, os gerentes podem criar um sistema eficiente que resultará em um ótimo lançamento.

*Este guest post foi escrito por Venngage.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!