6 estratégias do Marketing Digital para atrair clientes nas redes sociais

As redes sociais dominam a audiência em todos os países do mundo. Ao todo, são quase 60% da população mundial presente nas redes. É muita troca de informação acontecendo a todo o momento.

O Marketing Digital aproveita esse enorme potencial de vendas para aumentar o faturamento das empresas. Em resumo, podemos encontrar as pessoas certas para cada produto. É por isso que o Marketing Digital funciona tão bem.

Porém, não basta apenas criar um perfil e postar qualquer coisa. Isso não vai dar certo. Para obter resultados, invista em estratégias que realmente funcionam.

Aproveite para ver 6 estratégias consagradas!

1. Aposte em conteúdo cômico para as redes sociais

Ninguém gosta de ver muitas propagandas nas redes sociais. Aliás, criar um perfil apenas para as ofertas é uma péssima ideia. Poucas pessoas vão seguir suas postagens.

Para conseguir mais visualizações e, portanto, mais alcance, aposte no conteúdo cômico. Afinal de contas, é isto que as pessoas realmente querem encontrar nas redes: uma descarga de dopamina!

Porém, evite temas relacionados à política, religião e futebol. Aproveite seu nicho de atuação para criar um conteúdo envolvente e que faça os usuários irem até sua página. Alguns deles serão seus futuros clientes.

Em alguns casos, você pode compartilhar publicações de outras páginas. O importante é atrair os usuários de alguma forma.

2. Aproveite o grande engajamento das redes sociais

Como ficou claro pelo tópico anterior, as pessoas vão até as redes sociais justamente para conversar, discutir assuntos polêmicos e, claro, dar algumas risadas. Esse comportamento abre portas para a sua marca engajar usuários.

Após realizar uma postagem, siga todas as atualizações que aparecerem no feed. É comum, por exemplo, que cometários diversos apareçam, assim como reações ao conteúdo postado. Aproveite para coletar algumas métricas de cada postagem.

Além disso, apenas ficar contabilizando não basta: você precisa interagir com o público. Portanto, responda comentário e mostre que sua marca está presente. Procure fazer com que os usuários se sintam próximos de sua empresa. É muito mais fácil comprar produtos de alguém conhecido.

3. Faça ofertas de forma sensata

A última coisa que você deve fazer é encher seu feed de ofertas. Por mais que sejam ótimas ofertas, o público não está interessado em olhar produtos nesse momento. Não se esqueça do verdadeiro propósito das redes sociais: interagir.

No entanto, não postar nenhuma oferta também é perder oportunidades. Dessa forma, você deve balancear habilmente entre posts sem ofertas e posts com ofertas. Aliás, a proporção é bastante desnivelada: é recomendado cerca de 1 post de ofertas a cada 10 sem ofertas.

Porém, leve em conta o momento como um todo. Você pode sim encher seu feed de ofertas em períodos festivos, como Natal e dia das mães, por exemplo; só não vale fazer isso o ano todo.

4. Crie conteúdo útil para seus usuários

As redes sociais são sim um mecanismo de entretenimento. No entanto, ela não se limita a isso: existem vários especialistas que atuam nas redes também. Dessa forma, algumas pessoas aproveitam para aprender coisas novas todos os dias.

O conteúdo que ensina algo para os usuários, também conhecido como conteúdo de nutrição, é bastante interessante. Se você realmente estiver entregando valor, com certeza apareceram diversos seguidores. É claro que não é algo que acontece do dia para a noite, mas os resultados ficam visíveis rapidamente.

Só para exemplificar, se seu nicho de atuação for suplementos, dar dicas de treino, dietas e suplementos é uma ótima ideia. Com certeza você vai atrair muitas pessoas interessadas nesse conteúdo, as quais podem ser direcionadas para sua loja.

5. Una o tráfego orgânico com o pago

O tráfego orgânico é aquele que conquistamos sem pagar pelas visualizações. Já o tráfego pago, quando bem utilizado, mostra seus produtos para os usuários com maior chance de interagir com a publicação. Um complementa o outro.

Um tráfego orgânico forte vai gerar ótimos retornos. Porém, os mecanismos das redes sociais limitam bastante o alcance das publicações orgânicas. É aí que entra o tráfego pago.

Com o tráfego pago, você utiliza a própria inteligência da rede para alcançar mais pessoas. Unir o pago ao orgânico gera resultados expressivos em pouco tempo.

6. Comente em perfis relacionados ao seu

Uma forma de angariar visualizações e mostrar presença nas redes é atuar em perfis parecidos com o seu. Aliás, também vale seguir usuários que mostraram interesse em seus produtos ou em produtos relacionados.

A ideia por trás dessa estratégia é gerar um efeito bola de neve. Quando você vai até o perfil de um usuário e deixa um like em uma foto, uma notificação aparece para ele. Dessa forma, ele pode ficar intrigado e ir visualizar o seu perfil. É aí que seu feed deve “abocanhá-lo”.

Todas as estratégias apresentadas neste artigo são poderosas nas redes sociais. Usá-las com certeza vai trazer ótimos resultados para você.

*Este guest post foi escrito por Planejador Web.

Augusto Turcato
augusto@odig.net