Api4com

4 min de leitura7 dicas de como fazer melhores ligações telefônicas na sua empresa

Não é difícil encontrar empresas que dependam do telefone para executar suas atividades da máquina de vendas, inside sales, hunters e que possuem a melhor experiência da voz nas chamadas telefônicas.

Atrasos, delay, picotamento e voz “metalizada” são algumas características indesejáveis quando o assunto é chamada telefônica.

Para garantir uma topologia de qualidade fim a fim, as responsabilidades são compartilhadas entre o cliente contratante do serviço [CLI], a operadora de telecomunicações que fornece o serviço de internet [OP] e o fornecedor [FOR] da solução – que precisa garantir o sistema operacional, hospedagem compatível e uma plataforma robusta e escalável. 

Muitos fatores tecnológicos estão envolvidos para que a voz transcorra fluidamente.

Vou listar alguns pontos chaves. Afinal, quando a ligação telefônica não ajuda, pode ser culpa sua:

[CLI] – Notebook / computador

Sabemos que a tecnologia está evoluindo para o ambiente web. Perceba como você está dependente do chrome, mozilla, opera, internet explorer.

Também é sabido que cada plugin adicionado e a cada aba nova aberta seu consumo de memória e processamento elevam-se ao mais alto nível.

Na data deste post, considero o mínimo aceitável um computador com processador core i3 e 4Gb de ram.

[CLI] – Aplicativos instalados

Mesmo com o protocolo WebRTC, que depende e navega exclusivamente do navegador, pode acontecer de algum tipo de vírus distorcer ou atrapalhar o devido comportamento da solucao de voz.

Então, é fundamental manter um antivírus atualizado e programá-lo para escanear semanalmente em algum horário que não esteja produzindo no computador.

É fortemente recomendado que exista somente um aplicativo responsável pelas ligações no computador, como zoiper, eyebeam, xlite.

Então se a tecnologia que usará é WebRTC, remova os demais para evitar conflitos e compartilhamento de recursos como microfone e alto falante.

[CLI] – Roteadores Wifi

Roteadores de uso doméstico têm limitações de alcance wifi e troughput. Com a quantidade de acessos simultâneos entre tablets, celulares, notebooks, televisores, etc, é indicado que seu roteador wifi possua a tecnologia MIMO, fugindo conceito de fila de processamento.

Quando há a possibilidade de operar o notebook/pc no modo cabo, sua experiência sempre será a melhor.

[CLI] – Headset

Headsets com placas de áudio externa e USB, permitem a melhor experiência de voz, já que as placas internas utilizam muito processador e memória quando exigidos.

Além disso, o recurso cancelador de ruído ambiente é indicado para evitar aquelas situações onde o cliente escuta mais o som ambiente do que o próprio atendente.

Segue link de 2 headsets com melhor custo benefício do mercado brasileiro hoje.

  1. Headset 1 – Plantronics;
  2. Headset 2 – Logitech.

Os ajustes de microfone e speaker do sistema operacional também precisam checagem, já que controlam a sensibilidade.

No caso do microfone citado acima, a recomendação é manter a barra de 0 a 100 entre 25% e 30%. Já o speaker fica por conta de cada usuário. Link para acessar as configurações no windows.

[CLI] [OP] [FOR] – Internet contratada adsl / full

Existe um parâmetro quando falamos de acesso internet que é a taxa de download e upload.

Basicamente, download é a velocidade da taxa de transmissão de dados para você receber dados e upload a taxa de envio de dados.

Na tecnologia ADSL, a taxa de upload atinge no máximo 10% da taxa de download.

Ex: Internet de 100MB de download, alcançará no máximo 10MB. Já os links de internet FULL, entregam a mesma taxa para ambos, porém custam mais caro e tem garantia de entrega da taxa.

Esse link mensura os parâmetros vitais da sua internet. Atenção para % perda e Jitter ideal menor que 2ms.

[CLI] [OP] – Dimensionamento e Configurações

É fundamental que execute um dimensionamento da sua infra estrutura para entender a capacidade de chamadas simultâneas que ela suporta, afinal todo recurso tem limite.

Também é necessário conhecer a topologia para checar se existem regras de firewall, impedimentos de acesso nos protocolos de voz no roteador. 

[FOR] – Hospedagem

Existe um item determinante na topologia de voz que chama-se latência, que basicamente é o tempo de resposta da requisição chegar ao servidor de destino e retornar.

Naturalmente, quanto mais distante geograficamente, maior a latência, e isso pode ser considerado o principal inimigo da voz sobre IP (VoIp).

Por isso, prefira soluções de voz hospedados em território nacional. 

[OP] [FOR] – Terminação operadora

Existem algumas opções de tecnologia para terminação de voz. TDM, ISDN, SS7, VOIP, entre outras.

A tecnologia ISDN (Integrated Services Digital Network) quando interconectada com as principais operadoras nacionais (Oi, Vivo, Embratel e Algar) viabiliza a melhor experiência, já que trafega voz e dados no mesmo acesso/protocolo.

A Telefonia sobre IP é um serviço de comunicação extremamente sensível.

Quando enviamos um email e este demora um pouco para chegar, o usuário não sente, agora quando o assunto é voz, qualquer variação é facilmente percebida e atrapalha a fluidez da comunicação.

A qualidade da entrega dos serviços de dados e internet no Brasil precisam melhorar, mas existem algumas responsabilidades internas que requerem sua atenção.

A voz sobre IP não perdoa!

*Este guest post foi escrito por Ricardo Diniz, da Api4com.

Equipe de Redação
conteudo@odig.net