Como uma plataforma de atendimento automatiza os processos da sua empresa

Plataforma de atendimento nas empresas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Atender os clientes de forma rápida e eficiente fica mais fácil quando se tem o apoio ferramentas de automação. Com uma plataforma de atendimento, por exemplo, é possível oferecer uma melhor experiência ao público. Saiba mais no decorrer deste post. 

Você conhece alguma empresa onde a rotina de trabalho é repetitiva ou a equipe gasta muito tempo em atividades que agregam pouco valor? Pois é, estes são alguns dos motivos do porque automatizar os processos da sua empresa.

Mas não se preocupe, isso não quer dizer que o seu negócio ficará robotizado. Muito pelo contrário! São apenas estratégias que visam facilitar a sua gestão e aumentar as vendas.

Seja para atender bem os clientes, usufruir de serviços de pagamento ou até mesmo distribuir contatos, uma plataforma de atendimento é valiosa para as empresas. Você também irá economizar tempo e recursos.

Continue lendo e conheça mais benefícios da ferramenta.

Solução para um atendimento online com qualidade

A pandemia causada pela Covid-19, trouxe novos hábitos de consumo. Se antes, os clientes tinham que se deslocar até um comércio para comprar ou saber de um produto ou serviço, essa realidade não é mais a mesma.

As empresas tiveram que se adaptar e migrar para o virtual. Isto porque, no online, tudo está acessível de forma rápida e simples. 

Como isso, as vendas online cresceram ainda mais. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um aumento de 68% das vendas em e-commerces, em relação ao ano de 2019. 

Se preparar para atender a todos após esse “boom” de clientes, sem dúvidas foi um desafio. É aí que entra uma plataforma de atendimento, para fazer isso de forma eficaz.

Imagine só, ter um aumento repentino na base de clientes, o que fazer? A escolha mais sensata é contratar um software para automação da comunicação.

Serviços disponíveis em uma plataforma de atendimento (benefícios)

Antes de tudo, uma plataforma de atendimento é uma solução que amplia a relação entre as empresas e clientes. 

Por meio dela é possível se comunicar com os clientes, ter acesso ao histórico de conversas, cadastrar produtos, realizar pesquisas de satisfação ou até mesmo receber pagamentos. Tudo isso disponível em apenas um só lugar. Simples e prático, não é mesmo?

Os serviços oferecidos na plataforma de atendimento da Poli são: o Polipay, que é um sistema de pagamento vinculado ao PagSeguro, que facilita na hora de receber ou fazer cobranças. 

O Polichat, que centraliza os canais de comunicação do seu negócio. Já o Polibot é um sistema que permite a automatização de  respostas.

Atendimento Omnichannel e Chatbots

Alguma vez você já se deparou com um cliente que enviou uma mesma mensagem em dois locais diferentes? É muito comum isso acontecer. 

Quando isso ocorre, um canal acaba virando rival do outro. Além disso, a informação fica dispersa. 

Um atendimento omnichannel consiste em integrar os canais de comunicação de uma empresa. Ou seja, unificar todos os canais como facebook, whatsapp e chat, por exemplo, em um só lugar e oferecer um bom atendimento em todos eles.

Dessa forma, é possível oferecer uma experiência otimizada e singular aos clientes. 

Essa estratégia torna o atendimento mais prático e rápido. E que tal contar com chatbots para automatizar o diálogo? O robô é programado para atender os clientes e sanar algumas dúvidas, às vezes sem nem precisar de um atendimento humano.

Programe mensagens rápidas com a inteligência artificial. Além disso, ao utilizar um chatbot, você amplia o horário da sua empresa e poderá atender os clientes mesmo em feriados ou finais de semana. 

O software tem ganhado cada vez mais destaque por oferecer um atendimento humanizado. Sendo assim, utilizá-lo contribui também para valorizar a jornada de compra dos seus clientes. 

Vale lembrar que desde o primeiro contato, o chatbot coleta informações e dados dos clientes, que serão úteis para os próximos atendimentos.  

Pesquisas de satisfação

Imagine só poder automatizar a pesquisa de satisfação com os seus clientes? Pois é, com uma plataforma, este processo é feito de forma simples e rápida.  

As empresas que se preocupam com o atendimento ao cliente e em como está sua atuação, podem realizar esse tipo de pesquisa após um contato ou compra. 

Essa é uma forma de verificar se o cliente está satisfeito com a empresa, produto e/ou serviço ou até mesmo um atendimento específico. 

Ter um feedback, seja ele positivo ou negativo, é essencial para tomada de decisões e elaboração de estratégias que visam a melhoria do seu negócio. 

Integração com outros sistemas

A plataforma de atendimento é vinculada a um CRM (Customer Relationship Management), ou seja, um sistema de gestão para automatizar os processos. Gerenciar a relação com os clientes é um dos benefícios desta integração.

Além disso, com um CRM todo o processo de contato com um público pode ser analisado e mensurado. Dessa forma, é possível elaborar estratégias para o atendimento, venda e pós venda. Analise também os resultados de ações que forem tomadas no decorrer deste processo.

Em suma, ao aderir essa estratégia de CRM, você também oferece uma experiência positiva aos seus clientes.

Agora que você já sabe as vantagens de automatizar o seu atendimento, utilize uma plataforma de atendimento, com a conexão do CRM.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

*Este guest post foi escrito pela Poli.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!