10 mandamentos

9 min de leitura10 mandamentos do vendedor para ter sucesso todos os dias

Seguir 10 mandamentos ou dicas de vendas ajudam vendedores que desejam ter um pouco mais de inspiração ou assertividade no seu dia a dia de trabalho.

Afinal, convenhamos. O avanço cada dia mais constante da tecnologia fez com que os clientes ficassem cada vez mais exigentes.

E isso faz com que, mais do que adotar 10 mandamentos do vendedor, a equipe de vendas esteja constantemente atualizada. E também que esteja sempre alinhada em discurso e prática com o que é necessário para encantar o cliente no mundo moderno.

Não existe, na realidade, uma fórmula de sucesso para ser um bom vendedor – e isso independe do segmento em que você atua.

Os 10 mandamentos servem como um norte, mas podem ser encarados como requisitos básicos para deixar otimizar o trabalho de vendas no dia a dia.

Porém, para que isso faça sentido, é preciso entender que o poder de vender mais e melhor está dentro de cada pessoa.

Compreendendo e acreditando nisso, o vendedor irá se empoderar. Terá muito mais autoconfiança e isso irá se refletir no discurso para o cliente. E ele irá reparar isso, pode acreditar.

Separamos, abaixo, 10 mandamentos do vendedor para ter sucesso todos os dias. Você conhece quais são?

Boa leitura!

Os 10 mandamentos do vendedor moderno para ter sucesso o ano inteiro

10 mandamentos do vendedor

Proporcionar a melhor experiência possível. Deixar o cliente sempre satisfeito e gerar valor para ele desde o primeiro contato. É isso que todas as empresas e todos os vendedores precisam fazer. Sempre.

Até porque, se você não fizer, com certeza a concorrência fará.

Para isso não acontecer, separamos 10 mandamentos para todos os vendedores que desejam encantar seus clientes o tempo inteiro.

Confira:

1 – Serás disciplinado

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Você provavelmente já ouviu essa frase, correto? Por mais clichê que possa soar, ela é, sim, bastante verdadeira.

É preciso ter disciplina na rotina de vendas para ser um vendedor de sucesso. As atitudes do dia a dia fazem a diferença entre aqueles que atingem e vão além dos seus objetivos daqueles que estagnam e ficam pelo caminho.

Por isso é importante, por exemplo, seguir o playbook de vendas. Com ele, você sempre tem um discurso e prática alinhados aos valores da empresa e também às necessidades do mercado.

Nele você sabe quantas ligações precisa fazer no dia e quanto tempo elas precisam durar para serem relevantes. Você não esquece também de realizar o follow up.

Junto ao seu CRM Online, você nunca perderá uma oportunidade por falta de ação. Com ações automatizadas dentro do sistema de vendas, você sempre estará em contato com o cliente.

Discipline-se para ser assertivo todos os dias, e o processo de vendas será fatalmente otimizado.

2 – Estarás sempre se aprimorando

Um dos 10 mandamentos mais importantes para o vendedor moderno é, sem dúvida, a necessidade de estar sempre se aprimorando.

Livros como o Receita Previsível de Aaron Ross são excelentes meios de adquirir conhecimento sobre como fazer o gerenciamento de vendas atualmente.

Coaching de vendas também pode ser uma solução para quem deseja aprimorar as práticas do dia a dia no setor.

Outro fator importante para as empresas é aplicar a chamada metodologia ágil. Isso pode ser tanto por setor como para a companhia inteira.

Mas, estamos falando em vendas e, por isso, usar esse método é eficiente para o compartilhamento constante de boas práticas e soluções de problemas.

Usou um tipo de email que obteve bom retorno por parte do cliente? Usou uma estratégia específica para contornar alguma objeção do cliente?

Então é hora de compartilhar o que foi feito, registrar e deixar ao acesso de todos na reunião de feedback. Nisso cresce novamente a importância de um playbook para vendas sempre atualizado.

3 – Serás autoconfiante

É essencial para qualquer time de vendas ter confiança no trabalho que realiza. Ter segurança no discurso que adota, na abordagem e também na forma de lidar com objeções.

A verdade é que a autoconfiança é uma construção diária e duradoura. Ela é reflexo de êxitos do passado. Porém, mais do que ter conseguido bons resultados anteriormente, é fundamental entender como eles ocorreram.

Tendo domínio disso, é mais fácil ter confiança em si mesmo. Afinal, você terá encontrado uma fórmula que, se não é a do sucesso, é a que dá segurança para você vender melhor.

E trabalhar da forma que deixa você seguro é ideal para ter a paciência e a sabedoria para bater as metas.

10 mandamentos e autoconfiança

4 – Terás fé

Acreditar naquilo que você vende é essencial para sempre ser verdadeiro com o prospect. Isso é necessário para a construção da autoconfiança – citada anteriormente.

Mas, para isso, é preciso inicialmente conhecer bem aquele produto e/ou serviço que sua empresa oferece ao mercado.

Estude-os bem, saiba identificar seus diferenciais e suas defecções e acredite no poder que as palavras têm.

Desta maneira, será mais fácil o desenrolar do seu pitch de vendas. Você falará com propriedade e com verdade, sempre sendo honesto sobre o que está vendendo. Isso com certeza irá impactar de maneira positiva o cliente.

5 – Mentalizarás positivamente

Pense sempre no “sim”. Mentalize sempre o êxito antes, durante e depois do seu discurso de vendas com o cliente.

Você estudou bem o que você vende, sabe o que e em que momento precisa falar e entende que precisa criar uma conexão emocional com o cliente.

Você tem todos os elementos para fechar a venda e está autoconfiante. Mentalizar positivamente é essencial para deixar fluir todo o conhecimento e autoconfiança que você tem dentro de si.

Esse é um dos 10 mandamentos mais importantes. Afinal, sem atitudes positivas, dificilmente conseguimos bons resultados na vida.

Para inspirar-se nesta missão, que tal algumas frases motivacionais?

6 – Serás persistente

Aqui, não se trata de ser inconveniente ou insistente de maneira ruim. Se o vendedor encontrar algumas barreiras, é preciso entendê-las e saber como contorná-las.

Não é incomum encontrar objeções por parte dos potenciais clientes – e isso pode acontecer por diversas razões.

Seja por ele não estar seguro sobre como a solução que você vende funciona (por isso a pré-venda precisa qualificar o lead), seja por não ter condições financeiras no momento. Não importa.

É preciso gerar valor para que o cliente se sinta confiante e entenda como faz sentido para ele comprar o que você vende. Talvez precise mais de um contato com esses prospects, mas, quando isso ocorrer, esteja preparado.

Tenha materiais ricos ou outro tipo de conteúdo – textos em blog, vídeos no YouTube – que eduquem e empoderem o cliente para que ele possa comprar. Isso é ser persistente de maneira positiva.

Caso o problema seja financeiro, mostre como a sua solução pode fazer sentido para o cliente a longo prazo e peça, então, para entrar em contato alguns meses depois.

Feito isso, dentro de um bom CRM você congela a oportunidade e configura um alerta. Assim, quando chegar o momento de retomar o contato, você não esquece de agir.

7 – Ouvirás mais do que dirás

Ouvir mais do que falar é fundamental para duas coisas.

Primeiro: deixar o cliente à vontade para compartilhar o que precisa e ter a certeza de que você está entendendo ele. Pessoas gostam de ser ouvidas.

Segundo: você, compreendendo as dores que o prospect tem, conseguirá identificar exatamente a estratégia e a abordagem para fechar a venda.

Dito isso, sempre que o vendedor for falar, precisa agregar valor. Para a dor X, mostre a funcionalidade Y da solução que você vende.

Para cada problema que o cliente tem, explique didaticamente como o que você vende age diretamente na raiz da questão.

8 – Agirás com criatividade

Há diversas formar de comunicar a mesma coisas. Fazer associações pode ser um jeito criativo e também divertido de passar a mensagem que você quer – especialmente em vendas complexas.

O importante é passar a mensagem que você precisa do jeito mais didático possível. Até porque, nem todas as pessoas têm o mesmo grau de maturidade quanto ao seu produto ou serviço, ou até mesmo quanto ao segmento em que ela atua.

É importante ter um discurso padrão, sim, para não fugir dos valores da empresa e nem do que precisa ser dito.

Saber adaptar-se ao cliente que está do outro lado da linha é agir com criatividade. Seja divertido. O cliente irá perceber e valorizar.

10 mandamentos e criatividade

9 – Terás cuidado e boa memória

Ser criativo é importante, sim, mas precisa ocorrer dentro de certos limites. Afinal, nem todas as pessoas têm o mesmo entendimento das situações.

Mas, é preciso tomar outros tipos de cuidados também – e para isso é necessário ter uma boa memória e ficar atento a algumas métricas de vendas.

Poucas coisas irritam mais um cliente do que ter que passar pelas mesmas etapas novamente. É fundamental ter toda a jornada de compra deste prospect registrado em um só lugar, assim como um funil de vendas bem estruturado.

Em uma planilha você consegue saber quais conteúdos ele consumiu? É preciso entender o nível atual de maturidade que ele tem e já compreender, se não todas, parte das dores que ele tem enquanto empreendedor.

Por isso, é importante usar um software CRM. Nele é possível ter todas as ações do lead mapeadas e isso impactará positivamente no ciclo de vendas da empresa onde você trabalha.

10 – Encantarás o cliente

Por último, mas não menos importante dentro dos 10 mandamentos está o encantamento do cliente.

Ter uma boa memória já é, na realidade, meio caminho andado para conseguir encantar todas as pessoas que mostraram interesse no que você vende.

Mas, nada encantará mais do que deixar claro que o objetivo número 1 da empresa é o sucesso do cliente.

Se você conseguir exprimir a paixão que você tem pelo que você vende, isso com certeza causará um impacto imensamente positivo.

Alias, clientes encantados, mais do que permanecer na empresa e realizar o chamado upsell, tornam-se evangelizadores da marca. Eles irão recomendar a empresa para outras pessoas e isso impactará positivamente o CAC e LTV de qualquer negócio.

E isso, sem dúvidas, é tudo o que qualquer empresa deseja, não é mesmo?

Esperamos que com esses 10 mandamentos do vendedor moderno, você consiga potencializar suas vendas e aprimorar cada vez mais seu conhecimento.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você tem mais algum mandamento que você segue e deseja compartilhar com a gente, fale com um consultor hoje mesmo.

Aproveite e leia dois artigos que podem ser úteis para a rotina comercial na empresa em que você trabalha.

O primeiro aborda o papel e as características de um bom líder de vendas dentro das empresas.

Já o segundo traz as qualidades essenciais para um gerente de vendas coordenar bem as suas equipes.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net