KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office There are secure browsing options like Tor Browser, which enhances your privacy and security online.

Falha de comunicação: 5 exemplos e como evitar nas empresas

falha de comunicação nas empresas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Falha de comunicação acontece quando a mensagem enviada pelo emissor não é entendida ou interpretada corretamente pelo receptor;

Pode ser causada por linguagem ambígua, barreiras emocionais, culturais, distrações, ruídos na comunicação, entre outros fatores;

Quer fazer a gestão eficaz de leads e ainda monitorar o desempenho da sua equipe em tempo real? Conte com o CRM de Vendas da PipeRun.

A falha de comunicação é um dos desafios mais comuns enfrentados pelas empresas em todo o mundo. 

Embora possa parecer algo simples, um único erro pode levar a mal-entendidos, insatisfações e até mesmo perdas financeiras. 

Em um mundo em constante evolução, onde as decisões precisam ser tomadas rapidamente, é preciso entender as falhas comuns e como evitá-las. 

Pensando em te ajudar, abordamos neste artigo 5 exemplos típicos de falhas de comunicação nas empresas, trazendo insights sobre como você pode prevenir esses contratempos.

Está pronto(a) para conferir?

Então, continue a leitura!

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

O que é falha de comunicação nas empresas?

Falha de comunicação nas empresas acontece quando a mensagem que uma pessoa quer passar não chega de forma clara para quem está ouvindo ou lendo.

Imagine que você conta algo importante para um colega, mas ele entende de outro jeito e executa algo totalmente diferente do que você esperava.

Isso pode ser causado por vários motivos, como a linguagem utilizada para passar a mensagem, o uso de termos confusos ou até mesmo por conta do excesso de informações.

E não se trata apenas de palavras: e-mails, mensagens e até olhares podem causar confusões se não forem claros. E o impacto disso? Desde pequenos erros até decisões grandes tomadas de forma errada.

A boa notícia é que isso pode ser melhorado com treinamento, ferramentas certas e, claro, atenção de todos.

Por que é importante identificar falhas de comunicação?

Identificar falhas de comunicação é crucial, já que a comunicação é o pilar que sustenta a eficiência em qualquer grupo, seja uma empresa, uma família ou uma equipe de esportes.

Quando as mensagens não são transmitidas ou entendidas corretamente, podem surgir mal-entendidos, erros e conflitos.

Isso, por sua vez, pode levar a decisões inadequadas, frustração, perda de tempo e até custos financeiros.

Além disso, quando as pessoas não se sentem ouvidas e compreendidas dentro de um time, a motivação e a moral podem diminuir.

Ao identificar e corrigir essas falhas, é possível construir um ambiente de trabalho mais produtivo, colaborativo e positivo, onde todos se sentem relevantes para a organização.

falha de comunicação nas empresas

Quais as principais causas da falha de comunicação?

Especialmente em times de vendas, a comunicação eficaz é vital para garantir que as metas sejam alcançadas e que os clientes sejam bem atendidos.

As principais causas de falha de comunicação nesses times incluem:

Expectativas não alinhadas:

Quando os membros de uma equipe de vendas não compartilham as mesmas metas ou entendimento sobre o que é esperado, as chances de apostar em estratégias divergentes aumenta consideravelmente.

Por exemplo, se um vendedor pensa que a prioridade é conquistar novos clientes enquanto outro foca na retenção dos existentes sem uma estratégia clara, pode haver desencontros e esforços que se anulam.

Falta de treinamento

O treinamento adequado é um pilar importante para garantir que toda a equipe esteja bem informada sobre os produtos ou serviços que estão vendendo.

Sem isso, podem surgir incoerências nas informações passadas aos clientes, prejudicando a imagem da empresa e potencialmente perdendo vendas.

Métodos de comunicação ineficientes

Se a equipe não dispõe de ferramentas adequadas, como software de CRM ou plataformas de comunicação interna, mensagens importantes podem ser perdidas no meio do caminho.

Inclusive, isso pode resultar em oportunidades de venda perdidas ou em clientes insatisfeitos devido a promessas não cumpridas.

Sobrecarga de informação

A era digital trouxe uma avalanche de informações para os times comerciais.

Por esse motivo, filtrar o que é relevante pode ser um grande desafio.

Porém, sem organização, a equipe pode ficar sobrecarregada e perder detalhes cruciais, resultando em erros na venda ou na relação com o cliente.

Feedback insuficiente

Feedbacks regulares ajudam os vendedores a entenderem suas áreas de melhoria.

Sem isso, erros podem continuar sendo cometidos, e o vendedor pode se sentir desorientado ou desmotivado, sem saber exatamente como melhorar.

Pressão por metas

Enquanto as metas são importantes para motivar e direcionar esforços, a pressão excessiva pode levar a decisões apressadas.

Em vendas, isso pode significar prometer algo que não pode ser entregue ou não dedicar tempo suficiente para entender as necessidades do cliente.

exemplos de falha de comunicação nas empresas

5 exemplos de falha de comunicação empresarial

Para te ajudar a entender o impacto e, obviamente, evitar falhas de comunicação na sua empresa, compartilhamos abaixo 5 exemplos comuns. Descubra!

Instruções ambíguas

O gerente de um projeto envia um e-mail para sua equipe com detalhes sobre uma tarefa a ser realizada, mas não especifica o prazo ou a prioridade.

Como resultado, alguns membros da equipe atrasam a tarefa, pensando que não é urgente, enquanto outros a priorizam e deixam de fazer outras atividades importantes.

Uso excessivo de jargões

Em uma reunião de equipe, um especialista técnico usa termos e jargões específicos de sua área ao explicar um novo processo.

Os membros da equipe, que não têm familiaridade com esses termos, saem da reunião confusos e sem clareza sobre o que foi discutido.

Falta de feedback

Um colaborador apresenta uma proposta para seu supervisor e não recebe qualquer retorno sobre ela, seja positivo ou negativo.

Então, ele fica no escuro, sem saber se deve prosseguir com a ideia, modificá-la ou descartá-la.

Comunicação indireta

Em vez de se comunicar diretamente com um colega sobre um problema, um funcionário comenta com outro colega, esperando que a mensagem chegue ao destinatário.

Isso pode levar a mal-entendidos, rumores e aumento de tensões.

Leia também: O que é setor comercial, função, cargos, como montar e treinar?

Falha em utilizar canais adequados

Um líder de equipe decide fazer um anúncio importante sobre mudanças no projeto via mensagem de texto, em vez de convocar uma reunião ou enviar um e-mail formal.

Algumas pessoas podem não ver a mensagem imediatamente ou não perceber sua importância, levando a surpresas e falta de preparação.

Essas falhas de comunicação, se não forem identificadas e corrigidas, podem resultar em erros, atrasos, conflitos e até mesmo falhas maiores nos objetivos empresariais.

MODELO DE PLAYBOOK DE VENDAS PARA BAIXAR

Quer um modelo de Playbook de Vendas 

para adaptar para a sua equipe?

Organize o processo de vendas e o conhcimento da sua equipe. Acele vendas, treinamento e as boas práticas com o playbook de vendas pronto e editável.

Você receberá um email com material. Confira a caixa de entrada e Spam.

Como evitar falhas de comunicação nas empresas

Você sabe quais são as melhores maneiras para evitar falhas de comunicação nas empresas? Se ainda não, confira agora!

Comunicação clara e direta

Falar claro não significa simplificar demais, mas ser direto e evitar termos complicados. 

Imagine que você está explicando algo a um amigo. Você usaria palavras que ambos entendem, correto?

O mesmo pode ser aplicado para evitar qualquer tipo de falha de comunicação no ambiente de trabalho e garantir que a mensagem seja passada sem barreiras.

Feedback regular

Em termos simples, o feedback pode ser considerado uma bússola de desempenho. 

Afinal, ele nos mostra se o profissional está no caminho certo ou se precisa mudar algo na rota. 

Com um retorno constante, as equipes de vendas podem se adaptar e crescer, evitando erros repetitivos e melhorando o fluxo de trabalho.

Treinamento de comunicação

Assim como treinamos para melhorar em esportes ou hobbies, a comunicação também pode e deve ser aprimorada. 

Por meio de treinamentos, é possível aprender a se expressar com eficácia, a ouvir ativamente e a garantir que a mensagem seja compreendida.

Utilize ferramentas apropriadas

Com tantas tecnologias disponíveis, é essencial escolher as ferramentas que facilitam a comunicação. 

Pode ser um software, um aplicativo de mensagens ou uma plataforma de videoconferência – o importante é que todos na equipe saibam usar e que isso torne a comunicação mais ágil.

Leia também: Gestão comercial: o que é, importância e como fazer nas empresas

Reuniões regulares

Reuniões são momentos de sintonia, já que ajudam a alinhar as expectativas, esclarecer dúvidas e definir os próximos passos. 

Mas elas precisam ser produtivas: ter uma agenda, começar no horário e focar no que é realmente importante.

Documentação

Guardar informações por escrito é uma forma de ter um “manual” do projeto ou da tarefa e, consequentemente, evitar falhas de comunicação. 

Se surgir uma dúvida ou se alguém novo entrar na equipe, essa documentação servirá como guia, evitando retrabalho e garantindo consistência.

Promova uma cultura de abertura

Um ambiente onde todos se sentem livres para falar e serem ouvidos faz toda a diferença. 

Em outras palavras, quando as pessoas não têm medo de expressar suas ideias ou preocupações, a comunicação flui e as soluções surgem mais facilmente.

Escuta ativa

Ouvir ativamente é mais do que simplesmente escutar: é entender. 

Quando damos total atenção ao que o cliente está dizendo, evitamos mal-entendidos e criamos uma relação de confiança.

Esclareça responsabilidades

Cada membro da equipe de vendas deve saber exatamente o que se espera dele. 

Responsabilidades claras são importantes para evitar sobreposição ou omissão de tarefas, além de tornar o trabalho mais eficiente.

Revisão e feedback

Antes de tomar decisões ou finalizar tarefas importantes, uma revisão pode ser crucial. 

Uma segunda opinião, por exemplo, pode identificar pontos de melhoria ou confirmar que tudo está no caminho certo.

Ferramenta para gestão comercial

Como você já sabe, a gestão comercial é um componente vital de qualquer negócio. 

Mas para que ela funcione de maneira eficaz, é preciso contar com ferramentas que facilitem e otimizem o processo. 

Uma dessas ferramentas é o CRM de Vendas da PipeRun, que oferece tudo o que sua empresa precisa para gerenciar o fluxo de gestão de leads e, ao mesmo tempo, acompanhar o desempenho da equipe.

Com nosso recurso de avaliação de desempenho, tanto de times como de colaboradores individuais, é possível garantir:

  • Feedback eficiente: Com dados e métricas precisas à disposição, fica muito mais simples estruturar feedbacks construtivos. Inclusive, o feedback torna a conversa mais produtiva e orientada a resultados;
  • Análise de resultados: Os relatórios fornecem insights claros sobre o que está funcionando e o que precisa de ajuste. Seja a performance de um vendedor individual, uma campanha de marketing ou uma estratégia de vendas, o CRM permite uma avaliação detalhada;
  • Entendendo prazos e entregas: Uma visão clara sobre prazos, tarefas pendentes e entregas realizadas é essencial para garantir que o time esteja alinhado e trabalhando de forma eficaz. Com a PipeRun, você monitora o andamento de projetos e garante que todos estejam no mesmo ritmo;
  • Qualidade do trabalho: Mais do que apenas números, o CRM de Vendas da PipeRun ajuda a avaliar a qualidade do trabalho realizado. É possível identificar áreas que precisam de mais treinamento ou recursos e assegurar que o padrão de qualidade seja mantido em toda a equipe.

Se você quer saber como nosso CRM funciona na prática, entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores e descubra muito mais! 

Conclusão 

Como acabamos de explorar, as falhas de comunicação são armadilhas comuns, mas muito possíveis de serem evitadas no ambiente corporativo. 

Apesar dessas falhas se manifestarem de várias formas, todas têm o potencial de prejudicar o fluxo de trabalho e a harmonia da equipe comercial. 

Porém, com as ferramentas e abordagens corretas, você pode fortalecer os canais de comunicação da sua empresa e ainda melhorar o relacionamento com a base. 

Então, pronto(a) para transformar a comunicação da sua empresa? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Até a próxima leitura e sucesso nos negócios!

FAQ – Perguntas Frequentes

Quais as falhas de comunicação? 

Falhas de comunicação ocorrem quando a mensagem enviada pelo emissor não é entendida ou interpretada corretamente pelo receptor. Isso pode ser causado por vários motivos, incluindo linguagem ambígua, falta de feedback, barreiras culturais ou emocionais, distrações e ruídos na comunicação.

Quais são os 4 tipos de ruídos de comunicação?

Os quatro ruídos na comunicação são: Ruído Físico, referente a interferências externas; Ruído Psicológico, relacionado a barreiras emocionais ou mentais; Ruído Semântico, derivado de diferentes interpretações de palavras; e Ruído Fisiológico, ligado a dificuldades biológicas como audição ou fala.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!