AGS: programa e acelera conhecimento e maturidade de startups no RS

AGS - Associação Gaúcha de Startups
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

A AGS (Associação Gaúcha de Startups) está transformando a maneira como o empreendedor gaúcho encara os desafios.

Embora a adaptação necessárias de planos para 2020, a missão segue sendo a mesma: entregar valor para as startups e fomentar o ecossistema do RS..

E como isso ocorre?

Uma das formas é através do projeto chamado “Mantenedores”. Quem explica melhor é o diretor financeiro da AGS e também membro do projeto, Mario Cavalcanti.

Segundo ele, o programa vem ao encontro de atender uma demanda já existente no Rio Grande do Sul, visando um fortalecimento do ambiente empreendedor local.

“O nosso foco principal é na entrega de valor para as startups. E isso se dá através das mentorias, descontos em serviços e eventos que temos e teremos”, explicou inicialmente.

“A bem da verdade, já havia uma demanda reprimida. Sempre houve. De certa forma, estamos ‘profissionalizando’ as entregas para o mercado. Afinal, entendemos bem as peculiaridades e a necessidade que todos têm de crescer”, completou.

A AGS funciona de maneira voluntária. Ou seja, mentores, diretores e membros atuam de forma espontânea e sem remuneração na associação e no projeto.

“A diretoria atual foi constituída no final de 2019. Todos nós fazemos um trabalho voluntário. E fazemos isso porque amamos e queremos fomentar o empreendedorismo”, ressaltou.

Mudanças necessárias

A ideia original do programa Mantenedores é ter um circuito de eventos presenciais para reforçar o networking,e aproximar e fortalecer a presença das startups dentro do ecossistema empreendedor gaúcho.

A pandemia do Covid-19, porém, fez com que esses planos fossem, se não alterados, adaptados.

“Fomos obrigados a mudar nossa estratégia para eventos digitais. Já ocorreram 2 até junho. Ainda temos, até o final de 2020, mais 6 outros eventos. Todos online.”, explicou.

“Projetamos mentorias que visam entregar de maneira mais ágil o valor que nosso associado necessita. E isso acontece de forma simples: ele marca pela agenda pública um encontro virtual com o mentor que quer conversar e que melhor irá entender as necessidades existentes”, detalhou.

Apesar das dificuldades, o plano é conseguir penetração em todo o Estado, não só na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas também em outras 9 regiões do RS.

“Se pudéssemos elencar prioridades, essa sem dúvida é uma delas: levar AGS para o interior. Temos que desmistificar isso e levar a associação para todo o Estado”, compartilhou.

Captação de associados

A AGS ainda está aprimorando seu processo de captação de associados. Como explica Cavalcanti, a ideia é ter a máquina rodando o quanto antes para que o projeto cresça por todo o Estado.

“Além do site novo, teremos estratégias para captar novos associados, que são os mantenedores e as startups. Estamos com uma produção de conteúdo bem avançada neste sentido”, contou.

Para apoiar o processo de captação e qualificação dos possíveis associados, a AGS fez uma parceria com o CRM PipeRun para a gestão dessas oportunidades.

“Não teria sentido termos uma ferramenta de fora, que não fosse do ecossistema gaúcho. E quando pensamos em CRM, o primeiro nome que veio de maneira automática foi o do PipeRun”, declarou.

“Assim, conseguimos focar nos dois tipos de associação que temos e teremos. O pagante, com benefícios maiores, e a associação aberta”, explicou.

O time PipeRun entendeu que faria bastante sentido a parceria e aceitou ser um dos mantenedores da AGS,em contrapartida a 4 acessos da ferramenta.

Essa parceria vai apoiar e fomentar o crescimento da associação e consequentemente do empreendedorismo local.

Sobre isso, o CSO do PipeRun, Fausto Reichert, entende que é o papel da empresa realizar ações como essa.

“Isso vai ao encontro do que acreditamos e do que fazemos no dia a dia. Acreditamos na força do empreendedor brasileiro e, obviamente, do gaúcho. Para nós é um prazer e uma satisfação imensa apoiar um projeto tão importante, um verdadeiro divisor de águas dentro do cenário do Rio Grande do Sul”, comentou.

2020 reservará, ao menos, um evento presencial em que a AGS estará presente. Será o Gramado Summit, que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro, na cidade de Gramado/RS.

E para quem se interessar a AGS tem ingressos com desconto. “Embora seja um evento comercial, é importantíssimo para o ecossistema. Não faria sentido a AGS não estar lá apoiando”, encerrou Cavalcanti.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!