Steve Jobs

8 min de leituraO que Steve Jobs nos ensinou sobre marketing e vendas

Steve Jobs foi e segue sendo uma inspiração para milhares de pessoas ao redor do mundo. O fundador da Apple que faleceu em 2011 foi um dos maiores ícones do empreendedorismo ao redor do mundo.

Responsável pelo sucesso comercial da marca originária do EUA, Steve Jobs reinventou a Apple, o seu modo de ser, agir, pensar e, claro, vender.

Ele revolucionou a indústria e deixou legado que dura até os dias atuais – e talvez dure para sempre.

Em pouco mais de 30 minutos de apresentação para o lançamento de novos produtos no palco, ele conseguia não só prender a atenção, como encantar a todos que assistiam.

O resultado disso segue gerando frutos (com o perdão do trocadilho com o símbolo da empresa).

A marca, consolidada, tem não só uma legião de clientes. A Apple tem, na verdade, evangelizadores ao redor do mundo. Além de comprar, eles também defendem e propagam a empresa.

Mas, como isso foi possível?

Neste artigo, listamos algumas das lições valiosas sobre marketing e vendas que Steve Jobs nos deixou ao longo dos seus 56 anos de idade.

Vamos lá?

Boa leitura!

10 ensinamentos que Steve Jobs nos deixou em marketing e vendas

Steve Jobs

Encantar ao mesmo tempo que se é o mais simples possível. Despertar sonhos, sensações para, enfim, vender.

Steve Jobs nos deixou muita lições quando o assunto é apresentar um produto ao público e fazer querer comprá-lo imediatamente.

Por isso, abaixo, listamos 10 ensinamentos que Steve Jobs nos deixou quando o assunto é marketing e vendas.

Confira:

1 – Crie um produto incrível

A verdade é que não é fácil fazer o que Steve Jobs conseguiu com a Apple: criar um grande produto que encante.

Mas, mais do que isso, tudo o que envolve o produto contribui para ele ser – ou pelo menos parecer incrível.

Desde a sua performance como software, ao design, passando pela caixa que vem embalado, tudo é pensado para gerar valor e encantar quem compra.

Ele sempre teve claro que em primeiro lugar, obviamente, vem a qualidade de seus produtos. A partir dele é possível então gerar valor de diversas formas para os seus clientes.

Frase de Steve Jobs:

“As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado.”

2 – Foque na experiência de quem consome

Focar em criar um universo inteiro de sensações. É isso que a Apple sempre fez quando Jobs esteve na linha de frente da companhia.

Pensar na experiência do usuário é focar naquilo que ele sente ao usar um produto e em como ele pode ser melhorado.

Mais do que ser intuitivo, ele precisa entregar sempre algum valor a mais para o cliente

Por trás de todo produto que ele criava, havia o pensamento, o sentimento, a vontade de transformar o mundo e as pessoas em algo melhor.

Pense nisso ao criar o seu produto também.

Frase de Steve Jobs:

“Quando você é um carpinteiro fazendo uma cômoda linda, você não vai colocar um sarrafo no fundo do móvel, mesmo que ele fique voltado para a parede e ninguém possa ver. Você sabe que está lá, então você vai usar um pedaço de madeira bonito no fundo. Você faz isso para dormir bem à noite. A estética e a qualidade têm de ser levadas até o último detalhe.”

3 – Não tente vender imediatamente

Steve Jobs

Assim como Steve Jobs fazia, criar um ambiente propício e uma linguagem adequada é essencial para conseguir realizar a venda.

Tentar vender imediatamente, além de soar desespero, deixa muitos clientes desconfortáveis.

Por isso, Jobs se valia de dados que ele tinha sobre as pessoas que já demonstraram interesse na marca e trabalhava com calma passo a passo.

Ele nutria as pessoas com informações relevantes sobre os produtos, mostrava como eles funcionavam e o que havia de pensamento por trás deles.

E isso despertava e estimulava o interesse contínuo, nelas, por mais.

Frase de Steve Jobs:

“Se você ficar de olho apenas no lucro, você vai economizar no produto. Mas se você se concentrar em fazer produtos realmente bons, então o lucro virá a seguir.”

4 – Venda sonhos e sensações

A verdade é que produtos com o logotipo da Apple dificilmente passam despercebidos, onde quer que estejam.

O ex-CEO da empresa foi um mestre em criar sonhos e despertar sensações e experiência únicas através dos produtos.

A empresa reinventou produtos que já existiam no mercado e colocou, neles, uma ideologia de que sonhos e coisas incríveis podem acontecer.

E é nisso que a Apple apostou – em ser o meio para empoderar pessoas para que elas atinjam as suas metas.

Frase de Steve Jobs:

“Você não pode simplesmente perguntar aos consumidores o que eles querem e daí tentar dar isso a eles. Assim que você conseguir construir isso, eles já vão querer algo novo.”

5 – Ao comunicar, encante

De nada adianta ter um produto excelente em mãos, que realmente faça sentido para quem usar, se você falha na hora de comunicar-se.

Jobs tinha um jeito peculiar de apresentar os produtos. Recusava mostrar slides e dominava a mensagem que queria passar de forma clara – e era compreendido facilmente.

Obviamente ele ensaiava bastante o que tinha que dizer, quase como se seguisse o passo a passo de um playbook de vendas.

Desta maneira, mesmo não tendo recursos gráficos a seu favor, ele sabia exatamente o que e como precisava dizer.

Mais do que isso. No palco, ele caminhava, gesticulava, mostrava empolgação e paixão naquilo que mostrava.

Os pequenos detalhes sempre fizeram a diferença em suas apresentações – pense nisso.

Frase de Steve Jobs:

“Às vezes, a vida vai te acertar um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Eu estou convencido de que a única coisa que me fez seguir em frente era que eu amava o que fazia.”

Steve Jobs faleceu em 2011

6 – Seja simples para ser claro

Esse ensinamento serve tanto para criar o produto como para apresentá-lo. Afinal, é preciso reduzir a distância existente entre marca e o seu público.

Uma apresentação de vendas na verdade não pode e nem deve se estender. Em cerca de 15 minutos, é preciso ser simples para ser claro.

O que é a solução que você vende? Como exatamente ela funciona? O que ela proporciona para quem a tem em mãos?

Isso precisa estar claramente comunicado para todos.

Além disso, Jobs usava alguns gatilhos, palavras para chamar a atenção de todos. Algumas delas como “tendência”, “incrível”, “pensado para você”, entre outras.

Frase de Steve Jobs:

“Esse tem sido um dos meus mantras, foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil de fazer do que complexo; você tem que trabalhar duro para clarear seu pensamento a fim de torná-lo simples.”

7 – Seja você, sempre

É importante ser verdadeiro naquilo que se faz e se fala, sempre. Seja você, fale do seu jeito, no seu timming para que não soe artificial o que está acontecendo.

É fundamental também fortalecer o relacionamento com o cliente nestes momentos, afinal, o sucesso dele é o sucesso de sua marca.

Confie naquilo que você fez até chegar onde chegou, mas, claro, abra-se para o novo. Saiba ouvir as pessoas, mas confie no seu intuito.

Frase de Steve Jobs:

“Não deixe o ruído das opiniões dos outros abafar a sua própria voz interior”.

8 – Duas cabeças pensam melhor do que uma

Steve Jobs

Pensar de fora para dentro sempre foi um lema para Steve Jobs. E quando isso ocorre em conjunto é sempre melhor para todos.

Não se trata de um grupo enorme de pessoas, mas ter alguns aliados sempre faz com que alguma ideia ou sugestão não fique de fora.

Jobs tinha pessoas de confiança com as quais podia sentar e tomar decisões estratégicas para o futuro da empresa – e isso é bastante saudável.

Por isso, sempre incentive e debata com suas equipes sobre possíveis soluções para seus negócios – e isso pode ser feito em uma reunião de feedback, por exemplo.

Frase de Steve Jobs:

“Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer. Isso é verdadeiro para companhias e também para produtos.”

9 – Inovação e aperfeiçoamento constantes

Você não precisa ser o primeiro, mas precisa ser o melhor. Isso soava praticamente como uma mantra e norteou sempre o trabalho de Steve Jobs durante a sua vida.

Não é preciso criar algo totalmente novo, do zero. Mas inovar com qualidade dentro de algo que já existe é sim fundamental, vital para quem deseja ser referência.

Errar faz parte do processo. Mas, dependendo do que for o seu negócio, o papel do CEO em vendas é essencial para coletar insights e aprimorar constantemente o que você vende.

Essa é o segredo que ele tanto soube explorar com maestria. Entender o que o cliente precisa, deseja e criar soluções incríveis a partir disso.

Frase de Steve Jobs:

“Às vezes, quando você inova, você comete erros. É melhor admiti-los rapidamente, e seguir em frente para melhorar suas outras inovações.”

10 – Transforme o cliente em um evangelizador da marca

Steve Jobs

Vender e encantar sempre foram sinônimos na vida de Steve Jobs. E é por isso que os clientes da Apple são muito mais do que meros comprados.

Quem consome a marca é um evangelizador. Um promotor do que a empresa vende. Eles defendem e difundem a companhia.

A verdade é que Jobs ensinou perfeitamente como realizar o chamado customer success. Afinal, o sucesso do cliente é comprovadamente o seu sucesso.

Tanto é verdade que quem possui iPhone tem o costume de chamar o seu smartphone por este nome, diferente de quem consome outras marcas.

Outro fator que mostra o engajamento dos clientes com a marca são os dias de lançamento dos novos telefones.

Você certamente já viu reportagens sobre as pessoas que adormecem em filas para garantir, em primeira mão, a compra do seu novo aparelho.

Frase de Steve Jobs:

“Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.”

Bônus: 11 – Amadorismo não combina com crescimento

Amadorismo definitivamente não combina com empreendedores de sucessos – e obviamente passava longe do dia a dia de trabalho de Steve Jobs.

Simplificar e otimizar processos sempre foram e seguem sendo ideais da Apple. Então, por que você se daria ao luxo de tamanho improviso em sua rotina?

Para ser mais assertivo na captação de clientes, realizar follow up de maneira correta e reduzir o CAC de sua empresa, é fundamental contar com uma ferramenta que ajude você.

Um bom CRM Online não deixa você perder oportunidades e faz com que você consiga vender mais e melhor.

Afinal, com tantas informações dentro do software, você consegue deixar o seu discurso sempre assertivo, pronto para gerar valor e ir na dor do prospect.

Com as lições que Steve Jobs nos deixou aliadas ao seu sistema de vendas, um mundo de possibilidade se abre para quem deseja empreender cada vez melhor.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você tem alguma dúvida sobre a gestão de relacionamento com o seu cliente, fale com um consultor hoje mesmo.

Aproveite e leia nosso artigo que fala sobre a importância do funil de vendas no seu processo comercial.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net