Quality Assurance: o que é, benefícios e como aplicar nas empresas

quality assurance (qa)
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Quality Assurance (QA) ou Garantia de Qualidade é um processo que assegura que os produtos, serviços e atendimento atendam aos padrões de qualidade pré-estabelecidos pela empresa, sempre com foco na satisfação do cliente;

É importante porque contribui para a melhoria contínua dos processos, redução de custos e fortalecimento da reputação da empresa no mercado;

O CXM de Atendimento da PipeRun é uma tecnologia que potencializa o atendimento ao cliente, organizando informações, automatizando tarefas e garantindo dados valiosos para aprimorar o relacionamento com o cliente e a eficácia dos processos de atendimento.

Você já ouviu falar em Quality Assurance (QA) ou Garantia de Qualidade? 

Em resumo, trata-se de um método que empresas usam para garantir que seus produtos e serviços estejam sempre no melhor padrão possível, principalmente quando falamos de atendimento ao cliente. 

Especialmente para call centers, o QA é um aliado crucial para garantir que cada cliente seja bem atendido.

Portanto, o uso correto do QA pode trazer muitos benefícios, como clientes mais satisfeitos e redução de erros, que resultam em economia de tempo e dinheiro. 

Quer entender melhor o que é o QA, como esse processo pode ajudar sua empresa e como começar a implementá-lo? Continue lendo este artigo! 

A seguir, compartilhamos várias dicas e informações importantes sobre o assunto. Descubra!

O que é Quality Assurance?

Quality Assurance (QA), ou Garantia de Qualidade em português, é um processo estruturado que tem como objetivo garantir a entrega de produtos, serviços e atendimento com padrão de qualidade elevado. 

No ambiente de call center, SAC e suporte de uma empresa, o QA é crucial para manter a excelência no atendimento ao cliente e resolver os problemas apresentados.

Para entender melhor, imagine que um cliente decide ligar para a sua empresa buscando resolver uma dúvida sobre um produto. 

Oferecer informações erradas ou um tratamento ineficaz nesse momento pode resultar em uma experiência negativa para o cliente, afetando também a reputação da empresa. 

Nesse sentido, o processo de Quality Assurance, por meio de métricas e avaliações, trabalha para que situações como essa sejam minimizadas.

O que é quality assurance (qa)

O que faz um profissional de Quality Assurance?

Em resumo, um profissional de Quality Assurance (QA), ou Garantia de Qualidade, tem uma variedade de responsabilidades, todas centradas em assegurar que o produto, serviço ou atendimento de uma empresa atenda aos padrões de qualidade estabelecidos. 

Abaixo, estão algumas das principais funções de um profissional de QA, com um enfoque especial em call centers e setores de suporte:

Desenvolvimento e implementação de procedimentos de qualidade

O profissional de QA cria e implementa procedimentos e padrões de qualidade que todos os funcionários devem seguir. 

Por exemplo, no call center, ele pode estabelecer procedimentos claros para interações com clientes, como tempos de resposta e scripts de atendimento.

Leia também: Pesquisa de satisfação: o que é e como fazer com clientes

Monitoramento e avaliação

Quem trabalha com Quality Assurance também monitora as interações dos atendentes com os clientes, seja por meio da escuta de chamadas, leitura de e-mails ou avaliação de chats, para garantir que os padrões de qualidade estão sendo seguidos.

Análise de desempenho

Outra função desse profissional é analisar o desempenho dos atendentes e outros funcionários, identificando áreas de melhoria e compartilhando feedback construtivo.

Resolução de problemas

Quando problemas são identificados, seja no processo ou no produto, o profissional de QA busca soluções efetivas para corrigi-los, colaborando com diferentes departamentos quando necessário.

Manutenção de documentação

Além disso, manter registros detalhados das inspeções, testes e outros detalhes relevantes é também uma parte crucial do trabalho de QA para assegurar a conformidade e possibilitar avaliações futuras.

Análise de dados e relatórios

Por meio da coleta e análise de dados, como taxas de satisfação do cliente e tempos de resposta, o profissional de Quality Assurance desenvolve relatórios detalhados que auxiliam na identificação de áreas de melhoria.

Quais os benefícios de Quality Assurance para as empresas?

Como você já deve imaginar, o Quality Assurance (QA) oferece diversos benefícios para as empresas, especialmente para aquelas que operam em setores como call centers e suporte ao cliente. 

Quer descobrir os principais benefícios de implementar práticas de QA na sua empresa? Então, continue a leitura a seguir!

Melhoria da satisfação do cliente

Conforme comentamos no início deste artigo, o QA ajuda a garantir que os produtos, serviços e atendimento atendam às expectativas do cliente, o que, por sua vez, aumenta a satisfação como um todo.

Por exemplo, um cliente com um problema de faturamento que é atendido prontamente, com profissionalismo e cortesia, e tem seu problema resolvido na primeira chamada, se sente valorizado e bem tratado, o que aumenta sua satisfação e confiança na empresa.

GUIA DEFINITIVO PARA APLICAÇÃO DO NPS 2.0 NA SUA EMPRESA

Baixe o Guia Definitivo de NPS 2.0 e 

aumente a satisfação dos seus clientes

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Aprimoramento da qualidade de produtos, serviços e atendimento

Ao definir padrões de qualidade e monitorar a conformidade, o processo de Quality Assurance ajuda a identificar e corrigir problemas antes que alcancem o cliente, resultando em produtos e serviços de maior qualidade.

Se os atendentes estão cometendo erros ao informar as características de um produto, por exemplo, o QA pode intervir com treinamentos específicos para que todos tenham informações precisas e atualizadas. 

Leia também: 7 tipos de comunicação, benefícios e como usar com clientes

Mais motivação para a equipe

Ao proporcionar um ambiente de trabalho onde a excelência é reconhecida e valorizada, e onde existem oportunidades claras para aprendizagem e desenvolvimento, o QA também ajuda a melhorar a moral e a satisfação dos funcionários.

Cumprimento de normas e regulamentações

Vale lembrar que o QA assegura a conformidade com as leis, normas e regulamentações aplicáveis ao setor, minimizando riscos de penalizações, multas e danos à reputação da empresa.

Além disso, contribui diretamente para a construção de uma imagem de responsabilidade e integridade no mercado.

Em setores como o financeiro ou de saúde, o QA garante que os procedimentos de segurança da informação e privacidade são rigorosamente seguidos, protegendo a empresa de violações de conformidade.

Redução de custos

Por fim, o QA atua na prevenção e identificação precoce de problemas e falhas nos processos de atendimento ao cliente

A correção imediata destes problemas reduz custos relacionados a retrabalhos, compensações e perda de clientes, promovendo uma operação mais econômica e eficiente.

O que faz quality assurance (qa)

Como implementar QA em uma empresa?

Implementar Quality Assurance (QA) em uma empresa, especialmente em áreas de atendimento ao cliente, envolve uma série de passos estratégicos. 

Pensamos em te ajudar, compartilhamos um guia detalhado sobre como implementar um sistema eficaz de QA:

1. Definição de objetivos e metas

Antes de mais nada, é crucial definir claramente o que se espera alcançar com o QA. 

Suponha que você tem uma empresa de call center e deseja implementar um sistema de QA para melhorar a satisfação do cliente e a eficiência do atendimento.

Nesse caso, o objetivo seria, obviamente, aumentar a satisfação do cliente e a eficácia do atendimento ao cliente no call center.

2. Desenvolvimento de políticas e procedimentos de qualidade

Desenvolver políticas e procedimentos de qualidade também é um passo essencial no processo de implementação de QA. 

Essas políticas e procedimentos servem como a estrutura que orienta a conduta e as operações diárias, assegurando a consistência e a excelência no atendimento ao cliente. 

Em resumo, são como um mapa, detalhando o caminho para o atingimento dos padrões de qualidade desejados pela empresa.

3. Seleção de ferramentas de monitoramento e avaliação

A seleção de ferramentas adequadas permitirá o monitoramento e avaliação das interações com os clientes, garantindo que os padrões de qualidade estão sendo mantidos.

Porém, antes de escolher as ferramentas, é importante entender claramente as necessidades e os requisitos da empresa. 

Por exemplo, identificar se é mais crucial monitorar a quantidade ou a qualidade das interações com os clientes ou ambos, ajudará a selecionar as ferramentas mais adequadas.

Depois de identificar as necessidades, inicie sua pesquisa por ferramentas que melhor se alinhem a elas. 

Lembre-se de considerar a usabilidade, escalabilidade, custo, e integração com outros sistemas já em uso na empresa. 

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

4. Treinamento e desenvolvimento da equipe

A implementação eficaz de padrões de qualidade e práticas de QA depende muito do conhecimento, habilidade e comprometimento da equipe. 

Para tal, o treinamento e o desenvolvimento contínuo da equipe são indispensáveis.

Esses programas devem focar nas competências essenciais necessárias, bem como nas políticas, procedimentos e padrões de qualidade da empresa. 

Além disso, é preciso criar um ambiente de aprendizado que incentive a participação ativa e o engajamento da equipe.

Leia também: Como montar um treinamento de atendimento ao cliente?

7. Análise de dados e melhoria contínua

A análise de dados é um elemento central na estratégia de Quality Assurance, proporcionando insights cruciais para entender o desempenho atual e identificar áreas para melhoria contínua. 

Esse processo envolve a revisão, interpretação, e aplicação dos dados coletados para otimizar os processos de atendimento ao cliente e outros aspectos operacionais.

8. Reconhecimento e recompensa

Por fim, saiba que o reconhecimento e a recompensa também possuem um papel importante na motivação dos colaboradores.

Nesse sentido, se você busca promover um ambiente de trabalho positivo e encorajar a aderência a altos padrões de qualidade, sua equipe precisa sentir que seus esforços são valorizados.

Lembre-se que o reconhecimento pode vir em diversas formas, como elogios públicos, certificados, prêmios, promoções ou incentivos financeiros. 

Diversificar as formas de reconhecimento pode atender às diferentes preferências e necessidades dos colaboradores.

Boas práticas de Quality Assurance no atendimento ao cliente

As boas práticas de Quality Assurance (QA) servem como base para guiar as interações com os clientes e, assim, garantir experiências positivas e construir relações duradouras. 

Essas práticas se baseiam em padrões de qualidade rigorosos, avaliações regulares, treinamento contínuo e melhorias consistentes. 

Para te ajudar, listamos algumas práticas recomendadas que podem otimizar o atendimento ao cliente em um ambiente de call center ou suporte:

Definição clara de padrões e expectativas

Estabelecer e comunicar claramente os padrões de atendimento e o que é esperado de cada colaborador.

Resposta rápida a problemas e reclamações de clientes

Resolver prontamente qualquer problema ou reclamação levantada pelos clientes e usar esses incidentes como oportunidades de aprendizado e melhoria.

Treinamento e desenvolvimento contínuo

Oferecer programas de treinamento regulares para aprimorar as habilidades da equipe e manter todos atualizados sobre procedimentos e políticas.

Empoderamento da equipe de atendimento

Fornecer às equipes as ferramentas, informações e autoridade necessárias para resolverem problemas dos clientes de maneira eficaz;

Análise de dados e melhoria contínua

Coletar e analisar dados de atendimento ao cliente para identificar áreas de melhoria e implementar ações corretivas e preventivas necessárias.

Tecnologia para atender bem clientes

Já se perguntou qual é a melhor tecnologia para atender bem seus clientes? 

Se você tem essa dúvida, saiba que o CRM de Atendimento da PipeRun é uma ferramenta prática e intuitiva, projetada para elevar a qualidade do atendimento ao cliente da sua empresa.

Adotar o nosso CRM pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia! Você vai notar os processos ficando mais rápidos e seus clientes mais satisfeitos. 

Isso acontece porque a ferramenta organiza todas as informações dos clientes em um só lugar, deixando tudo mais fácil para o seu time de atendimento.

Além disso, a plataforma cuida das tarefas repetitivas, assim, sua equipe pode focar no que realmente importa: atender bem o cliente.

O resultado disso? Menos tempo de espera e mais eficiência em todas as interações.

E tem mais! O nosso CRM também te ajuda a entender como o seu atendimento está indo, mostrando onde é possível melhorar e compartilhando insumos importantes para tomar decisões.

Então, se você quer melhorar o relacionamento com seus clientes e ver sua empresa crescer, fale com um de nossos especialistas. Será um prazer te ajudar nessa jornada!

Conclusão

Em conclusão, o Quality Assurance, ou Garantia de Qualidade, é vital para qualquer empresa que busque alcançar a excelência em seus produtos, serviços e, sobretudo, no atendimento ao cliente. 

Afinal, esse processo estruturado não só assegura que os padrões de qualidade sejam cumpridos, mas também serve como um catalisador para a melhoria contínua e inovação.

Portanto, investir em Quality Assurance é um passo estratégico para satisfazer e superar as expectativas dos clientes.

Independentemente do tamanho ou segmento da sua empresa, aproveite nossas dicas e comece já a implementar as práticas de QA para alcançar seus objetivos.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar o nosso blog! Toda semana compartilhamos artigos como esses, para ajudar seu negócio a crescer.

Nos encontramos em breve! Até a próxima!

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é Quality Assurance?

Quality Assurance (QA) ou Garantia de Qualidade, é um conjunto de atividades para garantir que produtos e serviços atendam aos padrões de qualidade definidos, buscando a satisfação do cliente e a melhoria contínua dos processos.

O que faz um profissional de Quality Assurance?

Um profissional de QA é responsável por planejar e executar atividades que assegurem a qualidade dos produtos ou serviços, como definir padrões e critérios de qualidade, realizar testes, monitorar e analisar resultados, e implementar melhorias nos processos.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!