Destaques:

Promotor de vendas: o que é, o que faz, rotina e habilidades

promotor de vendas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

O promotor de vendas é o profissional responsável por desenvolver estratégias comerciais, buscar oportunidades para destacar as soluções no mercado, fazer a ponte entre a equipe e a alta liderança e muito mais;;

Esse profissional tem um papel crucial nas empresas, pois tem como foco impulsionar as vendas e promover o crescimento do negócio;

O CRM de Vendas da PipeRun é a melhor ferramenta para promotores de vendas, pois oferece recursos que envolvem a gestão de leads, organização de informações, automação de follow-ups, análise de resultados e muito mais.

Você sabe qual é o papel de um promotor de vendas no time comercial?

Quando falamos sobre promotores de vendas, muitas pessoas pensam nos profissionais que ficam nos PDVs distribuindo amostras para incentivar a compra de produtos e serviços.

Essa ideia não está totalmente errada, mas os promotores de vendas não se limitam a isso.

No contexto de Inside Sales, podemos dizer que os promotores de vendas são líderes responsáveis por várias atividades estratégicas, como implementar novas iniciativas, participar de eventos e atuar como ponte entre a equipe e a alta liderança.

Se você quer conhecer a rotina de um promotor de vendas e entender como eles são cruciais no processo comercial, continue a leitura.

Ao longo deste artigo, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre esse profissional. 

Então, vamos lá?

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

O que faz o promotor de vendas?

De forma resumida, o promotor de vendas tem a função de apresentar a empresa para o mercado, seja buscando oportunidades de negócio, participando de eventos ou desenvolvendo novas ações.

Além disso, trabalha em conjunto com o departamento de marketing para aprimorar as estratégias e propor ideias que possam promover a marca e, ao mesmo tempo, gerar negócios.

Normalmente, ocupa uma posição de liderança intermediária e, por isso, também faz a conexão entre a equipe e a alta liderança, que pode ser representada pelo Head Comercial ou, em empresas menores, pelos próprios Diretores.

No entanto, as atividades de um promotor de vendas podem ir além disso, incluindo:

  • Fazer o acompanhamento do processo comercial;
  • Definir metas coletivas e individuais;
  • Negociar propostas e contratos;
  • Visitar clientes estratégicos e organizar a agenda de visitas de todo o time;
  • Participar de feiras e encontros relevantes do setor;
  • Construir e fortalecer o relacionamento com parceiros, influenciadores e outros contatos;
  • Integrar o time comercial com os outros departamentos da empresa, como marketing, produto e atendimento;
  • Coordenar a implementação de novas ferramentas para otimizar o dia a dia dos vendedores.

Leia também: Gerente comercial: tudo que um bom profissional precisa para ser bem sucedido

função de um promotor de vendas

Qual a diferença entre promotor de vendas e vendedor?

Como você já sabe, o promotor de vendas é responsável por desenvolver novas estratégias, definir as metas dos vendedores, coordenar as atividades diárias e acompanhar as métricas de sucesso de toda a operação.

Embora também trabalhe de forma estratégica, o vendedor tem um foco maior na prospecção, negociação e fechamento de novas vendas.

Isso significa que seu trabalho envolve buscar oportunidades, realizar reuniões com clientes, apresentar as soluções, criar e enviar propostas, fazer follow-up e concluir negociações.

Ambas as funções são indispensáveis para o setor comercial, pois uma atua no planejamento e na gestão das pessoas, enquanto a outra se concentra nas tarefas operacionais.

Para entender melhor a diferença, confira um resumo de responsabilidades: 

Promotor de Vendas Vendedor
Traçar estratégias; Prospectar novos clientes;
Definir metas da equipe; Criar e enviar propostas;
Coordenar atividades; Acompanhar o ciclo de vendas;
Acompanhar métricas de sucesso; Preencher dados no CRM;
Implementar ações estratégicas; Realizar reuniões com clientes;
Trabalhar em parceria com marketing; Nogociar e quebrar objeções;
Planejamento e gestão; Fazer follow-up de negociações;
Ponte entre equipe e alta liderança. Fechar negócios.

Qual perfil de um promotor de vendas? 3 características

Para se tornar um promotor de vendas, não basta apenas ter uma longa experiência na área comercial ou acumular habilidades técnicas.

O perfil ideal vai além, pois habilidades como capacidade de ouvir, confiança no produto/serviço que está vendendo e, acima de tudo, disposição para aprender todos os dias.

Se você está procurando um promotor de vendas para a sua empresa ou está pensando em seguir essa carreira, é importante conhecer antes as características mais essenciais para essa posição.

Confira abaixo as 3 características que todo promotor de vendas precisa ter.

1. Ouvir mais do que falar

Ao contrário do vendedor, que precisa falar boa parte do tempo para apresentar os benefícios das soluções e convencer o cliente a fechar negócio, o promotor de vendas deve ouvir mais do que falar.

Nessa posição, é crucial que o profissional seja um bom ouvinte para lidar com as demandas da alta liderança, gerenciar a equipe e se comunicar bem com clientes e parceiros.

Para construir uma boa comunicação, recomendamos praticar a escuta ativa, que se refere à habilidade de escutar com atenção, captar todos os detalhes da conversa e usá-los para enriquecer o discurso ou como insights em novas estratégias.

2. Confiar naquilo que vende

Todo profissional na área comercial deve acreditar no produto ou serviço que vende. Afinal, como é possível agregar valor a algo que você mesmo não acredita?

Isso também se aplica ao promotor de vendas, que precisa ter um bom conhecimento sobre a solução, saber como utilizá-la no dia a dia e compreender como ela pode, de fato, transformar a vida de outras pessoas.

3. Ser autodidata

Quando você ouve a palavra autodidata, pensa logo em gênios que sabem praticamente tudo? Se sim, saiba que o conceito é exatamente o oposto. 

Ser autodidata significa reconhecer que não sabemos tudo e, a partir dessa consciência, buscar o aprimoramento constante, seja por meio de tentativas, cursos, tutoriais, participação em eventos ou troca de experiências com outros profissionais.

Um promotor de vendas precisa ter essa iniciativa de aprendizado, pois além de precisar resolver problemas complexos todos os dias, lidar com diferentes áreas e desenvolver novas estratégias, também tem o papel de apoiar a equipe a seguir o mesmo caminho.

Sim, a liderança pelo exemplo faz toda a diferença na construção de um time que valoriza e busca ativamente seu desenvolvimento. 

o que um promotor de vendas faz

Como ser um bom promotor de vendas?

Você já conhece as características essenciais que um promotor de vendas precisa ter para dar o primeiro passo. Agora, é hora de descobrir como realmente se destacar na função.

Além das habilidades comportamentais, é importante dominar algumas outras habilidades específicas. Listamos abaixo algumas delas.

Dominar os 4Ps

Se você acompanha nosso blog, com certeza já ouviu falar sobre os 4Ps do marketing, que são os pilares fundamentais de qualquer estratégia de sucesso.

Embora esse conceito tenha sua origem no marketing, ele também tem uma relevância muito grande para a área comercial.

Afinal, para vender um produto ou serviço, é preciso entender todas as variáveis que podem influenciar a tomada de decisão.

Para o promotor de vendas, que precisa desenvolver estratégias para impulsionar as vendas e atingir o público certo com suas ações, esse conhecimento se torna ainda mais essencial. 

Descubra a seguir como cada um dos 4Ps podem colaborar com o trabalho dos promotores de vendas.

Produto

Um bom promotor de vendas precisa conhecer muito bem aquilo que está vendendo, mas não é só isso. 

É importante que esse profissional entenda o negócio como um todo, incluindo as soluções mais e menos lucrativas, o mercado em que atua, os concorrentes e outros aspectos importantes. 

Dessa forma, ele estará preparado para desenvolver estratégias mais assertivas e, com isso, alcançar os objetivos e metas da área.

Praça

Praça refere-se ao local onde a solução será disponibilizada para venda, ou seja, em sites, nas redes sociais, em lojas físicas, etc.

Nesse caso, é responsabilidade do promotor de vendas buscar as melhores alternativas para impulsionar as vendas, considerando as características da solução e o perfil do público.

Por exemplo, se uma empresa oferece um sistema personalizado e com grande valor agregado, é mais eficaz adotar uma abordagem de venda consultiva do que simplesmente oferecer uma página de self-checkout.

Essas decisões podem ser determinantes para o sucesso das vendas, portanto, é importante considerá-las com bastante critério.

Preço

Em muitos mercados, o preço é um dos fatores mais importantes na decisão de compra. Por isso, o promotor de vendas precisa entender o quanto esse aspecto é relevante para o público antes de fazer ajustes ou definir a estratégia de precificação para novos produtos.

Além disso, é essencial conhecer os preços praticados pelos concorrentes e ter uma ideia clara das margens disponíveis para diferentes tipos de negociações. 

Promoção

Um dos papéis do promotor de vendas é selecionar os materiais de comunicação que serão usados para promover a solução no mercado.

Isso significa que ele precisa se atualizar sobre as principais tendências, fazer benchmarking e acompanhar de perto o que a concorrência está aplicando em suas estratégias.

Essa atenção aos detalhes garante a escolha adequada dos materiais e também contribui para uma abordagem eficaz na divulgação.

MODELO DE PLAYBOOK DE VENDAS PARA BAIXAR

Quer um modelo de Playbook de Vendas 

para adaptar para a sua equipe?

Organize o processo de vendas e o conhcimento da sua equipe. Acele vendas, treinamento e as boas práticas com o playbook de vendas pronto e editável.

Você receberá um email com material. Confira a caixa de entrada e Spam.

Entender muito bem sobre o que está vendendo

Conhecer muito bem o que está sendo vendido é crucial para ser um bom promotor de vendas. 

E como comentamos anteriormente, é ideal que o promotor não apenas tenha esse conhecimento, mas também utilize o produto ou serviço no seu próprio dia a dia para ter uma noção real dos benefícios que ele pode proporcionar. 

Dessa maneira, ele será capaz de transmitir uma experiência autêntica aos clientes, potenciais clientes e parceiros.

Fazer um excelente atendimento ao cliente

Não é segredo que um atendimento humanizado traz muitos benefícios para as empresas, como clientes satisfeitos e aumento nas vendas.

Como promotor de vendas, é essencial oferecer um atendimento de qualidade e estimular essa mesma cultura dentro do time comercial.

O foco no cliente não deve ser apenas responsabilidade do time de Customer Success, mas de todos na empresa, incluindo o setor de vendas, que lida com clientes e potenciais clientes todos os dias.

Usar CRM de vendas

As ferramentas tecnológicas fazem parte da rotina de um promotor de vendas, especialmente quando falamos do CRM.

Um CRM de vendas concentra praticamente tudo o que um promotor de vendas precisa para realizar suas atividades, como visualização do funil de vendas, cadastro e histórico de clientes, dashboards inteligentes e muito mais.

Para ter sucesso nessa posição, é necessário saber como usar um CRM de vendas e aproveitar ao máximo seus recursos para facilitar o trabalho da equipe.

CRM para promotores de vendas

Como você já sabe, o CRM de vendas é uma ferramenta indispensável para um promotor de vendas, pois oferece recursos que facilitam a gestão comercial e trazem mais segurança para o processo de tomada de decisão.

No entanto, as vantagens não param por aí! Com o CRM de Vendas da PipeRun, você pode:

  • Aprimorar a captura e distribuição de leads de forma otimizada;
  • Organizar todas as informações, documentos, atividades, ligações, e-mails e muito mais dentro de uma oportunidade;
  • Automatizar o acompanhamento das negociações;
  • Ter uma visão abrangente de cada oportunidade e cliente da base;
  • Enviar e receber e-mails diretamente pela ferramenta;
  • Analisar o desempenho da sua equipe com a ajuda de indicadores eficientes;
  • E muito mais!

Quer aumentar suas vendas e impulsionar o crescimento do seu negócio?

Experimente agora mesmo o CRM PipeRun com um teste gratuito de 14 dias!

Conclusão

Depois de ler este artigo, você certamente tem uma visão diferente dos promotores de vendas, não é mesmo?

Muitas pessoas não imaginam, mas esses profissionais têm o papel de apresentar as soluções para o mercado, buscar oportunidades estratégicas, coordenar atividades e, acima de tudo, garantir um bom resultado para o negócio.

Portanto, se você está buscando um promotor de vendas ou quer atuar nessa função, não se esqueça das habilidades essenciais que mencionamos aqui, como praticar a escuta ativa, conhecer as soluções, entender sobre os 4Ps do marketing e muito mais.

Um bom promotor de vendas pode contribuir (e muito) para o crescimento de uma empresa.

Gostou de conhecer sobre esse perfil profissional? Então continue acompanhando nosso blog para descobrir muito mais.

Toda semana compartilhamos dicas e estratégias comprovadas para te ajudar a ter sucesso nas suas vendas.

Fique ligado para não perder as próximas atualizações! Boas vendas! 

FAQ – Perguntas Frequentes

O que faz o promotor de vendas?

O promotor de vendas possui diversas funções dentro da área comercial, como apresentar a empresa ao mercado, buscar novas oportunidades, participar de eventos, traçar estratégias, fazer a ponte entre o time comercial e a liderança, dentre outras.

Qual a rotina de um promotor de vendas?

A rotina de um promotor de vendas envolve atividades estratégicas, participação em feiras do setor, negociação de propostas e contratos, gestão da equipe, além de visitas a alguns clientes.

Também há interação com outros times da empresa, como marketing e atendimento, e relacionamento com parceiros e influenciadores.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!