O envio de mensagens em massa pelo WhatsApp Business API vai potencializar as suas vendas

Envio de mensagens em massa WhatsApp
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 8 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

O envio de mensagens em massa pelo WhatsApp é uma ferramenta bastante útil para empresas se comunicarem com seus clientes e prospects, porém pode ser bastante perigoso se utilizado de forma errada.

Muitos empresários já tiveram seus números de telefone banidos da plataforma por fazer o uso de forma errada desse mecanismo, o que gera receio por parte de outros empreendedores.

Na realidade, é possível sim enviar mensagens em massa de forma segura, sem correr risco de ter seu número banido e ainda com outras funcionalidades para melhorar o relacionamento com seus clientes.

Para isso o primeiro passo é baixar o WhatsApp Business e também seguir algumas dicas estratégicas que vamos trazer ao longo deste conteúdo.

Boa leitura.

Faça envio de mensagens e gerenciamento de contatos com o melhor CRM do mercado, conheça a solução da Pipe Run.

É possível realizar o envio em massa de mensagens pelo WhatsApp?

A resposta óbvia é sim, mas a pergunta que vamos responder no artigo de hoje é sobre a possibilidade de fazer esse envio de mensagens em massa pelo WhatsApp de forma segura, seguindo uma estratégia de vendas eficiente.

Para isso, é preciso utilizar algumas coisas como:

WhatsApp Business API

WhatsApp Business API

Lançado em 2018, o WhatsApp Business API veio para regularizar algo que já acontecia, que era o uso do aplicativo de mensagens para empresas se conectarem com seus clientes.

Com essa API, fica mais fácil integrar o WhatsApp a outras plataformas para otimizar as interações com os contatos, inclusive viabilizando o envio de mensagens em massa sem que isso viole as diretrizes da plataforma.

Outra grande sacada da plataforma é a implementação de chatbots para automação do atendimento, fazendo com que você possa escalar a comunicação no seu negócio, aplicar estratégias de pós-venda, fidelização, entre outras.

Por fim, é uma ferramenta bastante prática, já que permite o uso de um único WhatsApp que vários atendentes podem utilizar, sem precisar de um número para cada.

Você terá acesso aos relatórios e assim poderá acompanhar o desempenho de todos da sua equipe, seja de atendimento ou de vendas.

Vantagens do uso do WhatsApp Business API na sua empresa

Acima já passamos por cima de algumas das várias vantagens de usar o WhatsApp Business API. Porém, vale a pena esmiuçar cada uma delas para entendermos o quanto essa ferramenta pode representar uma vantagem competitiva para o seu negócio, confira:

Respostas automáticas

Sabemos o quanto os clientes não gostam de esperar, mas, muitas vezes, em momentos de alta demanda fica difícil responder todos na hora, mesmo com uma grande equipe de atendentes.

Por isso, configurar as respostas automáticas é uma boa forma de contornar esse tempo de espera, mantendo a conversa com o cliente e até tirando algumas de suas dúvidas até que um atendente esteja disponível para dar continuidade.

O aplicativo em si permite respostas mais simples. Se precisa de algo mais robusto, com conversas mais longas, é necessário agregar um chatbot.

Gestão de atendimento

O aplicativo em sua versão business permite a integração com outras plataformas para uma gestão de atendimento centralizada, portanto bem mais eficiente.

Escalabilidade

Com mensagens automáticas, seu atendimento já diminui o tempo de espera, e se aplicar uma boa plataforma de chatbot, fica mais fácil escalar todo o setor de atendimento.

Isso sempre considerando que a ferramenta não tem que ser usada para substituir o atendimento humano, mas, sim, para potencializar o setor.

Marketing

O tráfego de contatos e o gerenciamento, quando feitos via WhatsApp Business API integrado a uma plataforma de CRM, faz com que as campanhas de marketing sejam bem mais assertivas.

Estabelecer estratégias de funil de vendas ficará mais fácil, pois você terá uma visão mais completa de todos os dados relevantes dos seus leads.

Como todos os canais integrados, sua estratégia fica bem mais potente, e a API permite essa integração com todos os tipos de plataformas do mercado.

Segurança

A segurança se dá por conta de estar usando uma ferramenta oficial, vinculada a uma empresa líder do mercado que é a Meta (antigo Facebook). Isso traz muita credibilidade para as interações feitas por meio do aplicativo.

É muito melhor do que usar soluções paralelas que podem deixar seus sistemas em risco.

Nova lei do SAC

A nova legislação vem justamente para contemplar os canais de atendimento online, e vai demandar que os SACs de empresas se adequem a critérios como acessibilidade e também transparência.

Geração de relatórios

Principalmente empreendedores iniciantes utilizam o WhatsApp convencional para cuidar do atendimento do seu negócio, o que pode funcionar até certo ponto, mas deixa o processo bem mais trabalhoso.

Para relatórios, por exemplo, usar a versão padrão vai fazer com que você tenha que extrair todos os dados à mão. Mas no WhatsApp Business, é possível extrair de forma automática.

Integrando com outras plataformas de atendimento fica melhor ainda, pois você pode obter relatórios bem mais completos para avaliar a performance dos seus times de atendimento.

Chatbots

Por meio dos robôs, você não só automatiza algumas respostas, como também cria processos para que o atendimento seja bem mais complexo, podendo tirar dúvidas e até fazer um processo de pré-vendas.

Com uma estratégia de funil de vendas, a ferramenta fica ainda mais otimizada, podendo filtrar vários leads que chegam, passando para o time de vendas só aqueles mais qualificados.

Perfil empresarial

Outra grande característica é que o WhatsApp Business API gera um perfil comercial para sua empresa, então não fica mais vinculado apenas a um número de celular.

Com isso, você pode ter vários atendentes atuando sob a mesma marca e mesmo número, e isso traz mais credibilidade para o seu processo e também mais escala, o que para a eficiência do atendimento é importantíssimo.

Como fazer o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp

Como fazer o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp?

Com o aplicativo na versão Business instalado, basta seguir o passo a passo para criar uma lista de transmissão e fazer o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp.

Clique em “Nova transmissão” em seu WhatsApp

Abra seu aplicativo e vá nos três pontinhos no topo da barra do lado direito. Clique em “mais opções” e depois em “Nova transmissão”.

Escolha os contatos da sua lista de transmissão

Selecione os contatos do seu telefone para construir a lista e certifique-se que o lead em questão tenha um número da sua empresa na agenda para não ser invasivo.

Confirme e crie sua lista de transmissão

Confirme e crie sua lista de transmissão

Toque no botão de confirmação e pronto. Sua lista de transmissão já está criada.

Edite sua lista, escreva sua mensagem e envie

Coloque um nome específico na sua lista para poder segmentar esse público e utilizar as etiquetas do aplicativo para organizar melhor. 

A importância da automação de processos para uma empresa

Automatizar os processos da sua empresa é importante por vários motivos, mas, para isso, é preciso implementar soluções que realmente entreguem o que você precisa.

Com o Pipe Run Max, você vai integrar a comunicação via WhatsApp API e, assim, poder fazer uma gestão de leads mais eficientes e automatizar muitos processos.

Outros benefícios desta implementação são:

Reduz tempo e aumenta a eficiência

Com um CRM, você gerencia todo o setor de atendimento, pré-vendas, vendas e pós, podendo acompanhar o desempenho dos envolvidos e automatizar processos para reduzir o tempo.

Nas questões de qualificação dos leads, é possível otimizar os processos e reduzir o ciclo de vendas, o que representa mais entrada em caixa, aumento da carteira de clientes e melhora do pós-venda para fidelização.

Automações voltadas às tarefas operacionais e administrativas são ainda mais eficientes, não só por reduzirem o tempo de realização, mas também diminuírem e muito os erros.

Diminui os custos

Quando você automatiza processos, você elimina a necessidade de aumentar equipe e até equipamentos, o que aumenta a produtividade sem subir os custos, quiçá até otimizar em alguns pontos.

Isso também permite que a sua equipe possa trabalhar com mais tranquilidade, sem correria. 

Assim, pode executar melhor suas tarefas e dificilmente membros vão querer sair da empresa. Ou seja, isso diminui a taxa de turnover, que também é um fator gerador de custos.

Perder funcionários tem um custo financeiro com as burocracias legais, mas também representa uma perda de capital intelectual, pois se for um bom colaborador, vai levar um tempo para substituí-lo de maneira eficiente.

Facilita a integração das informações

Automatizando os processos, principalmente ser for a mesma plataforma integrando todos os setores, faz com que a equipe toda esteja sempre alinhada com as necessidades da empresa.

Para logística, por exemplo, ter essa comunicação integrada e centralizada é importantíssimo para que os processos transcorram com o mínimo de chance de erro. 

Pois sabemos que se erros acontecem, isso pode gerar uma falta de abastecimento que seria um baita prejuízo.

Portanto, com um sistema de automação eficiente como o Pipe Run Max, você une o atendimento com o setor de marketing, equipe de vendas e outras áreas da empresa para otimizar as principais tarefas da sua operação.

Uma das funcionalidades dessa integração com as soluções Pipe Run é justamente viabilizar o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp Business API de forma segura e eficiente.

Conclusão

Por fim, ficou claro que o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp Business API é a melhor forma de usar essa função do aplicativo, sem correr riscos de ter seu número banido.

Porém, faça isso dentro de uma boa estratégia de marketing para que não seja algo invasivo e não incomode o lead em vez de convencê-lo. 

Para isso, conte com o CRM de atendimento da PipeRun para fazer o disparo em massa de menagem no WhatsApp.

Grande abraço e até a próxima!

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!