KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office

Como fazer automação de WhatsApp para disparo em massa de mensagens?

Automação de WhatsApp para Disparo em Massa de Mensagens
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

A automação de WhatsApp é o processo de usar ferramentas e sistemas para enviar mensagens automaticamente, agendar respostas e realizar interações com os clientes sem intervenção manual;

Essa prática agiliza o atendimento ao cliente, possibilita o envio de mensagens em massa de forma personalizada, melhora a eficiência operacional e ainda ajuda a manter um relacionamento constante com os clientes;

O CXM de Atendimento da PipeRun é a melhor ferramenta para fazer a automação de WhatsApp, pois permite o envio de mensagens automáticas, o agendamento de follow-ups e a centralização das interações com os clientes em uma única plataforma.

A automação de WhatsApp para o disparo em massa de mensagens pode ser uma prática poderosa para negócios de todos os tamanhos. 

Com a grande popularidade do WhatsApp como meio de comunicação, muitas empresas estão buscando formas de usar a plataforma para alcançar seus clientes de maneira mais eficiente.

A automação, por sua vez, permite que você envie mensagens para um grande número de contatos simultaneamente, economizando tempo e recursos. 

No entanto, para começar a aproveitar seus benefícios, é preciso entender como implementar essa estratégia de maneira responsável, respeitando as regras do WhatsApp e, claro, as expectativas dos seus clientes. 

Ao longo desse artigo, vamos te explicar os passos essenciais para criar uma campanha de automação de WhatsApp de sucesso, além das melhores práticas para garantir que suas mensagens sejam bem recebidas. 

Quer aprender a como fazer automação de WhatsApp de maneira prática e eficiente? 

Então, continue a leitura a seguir e confira nosso guia completo!

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

O que é a automação de WhatsApp?

A automação do WhatsApp é o uso de tecnologia para automatizar a interação com os clientes através do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Isso pode incluir a criação de chatbots que respondem automaticamente a mensagens de clientes, bem como a integração de sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e outras ferramentas.

Trata-se de uma forma de fornecer uma experiência de atendimento ao cliente mais eficiente e escalável, pois o número de usuários do aplicativo no Brasil é significativamente grande (147 milhões têm o app instalado no celular).

Também é uma solução extremamente útil para quando existe um volume muito grande de mensagens — algo que geralmente torna a tarefa de responder todos muito difícil.

É possível configurar as mensagens automáticas para que sejam enviadas sempre que um gatilho, como o uso de uma palavra-chave por parte do usuário, for acionado.

Isso aumenta as vendas, contribuindo para que você atraia mais clientes e fidelize aqueles que já compram com a sua empresa.

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API é uma solução criada pelo Facebook para expandir o atendimento ao cliente pelo aplicativo.

Seu objetivo é tornar a comunicação entre empresas de médio e grande porte e seus clientes mais fácil.

No entanto, essa solução pode ser aproveitada por empresas de qualquer tamanho.

Com a disponibilização da API do WhatsApp, a integração com plataformas de atendimento digital tornou-se possível.

Isso viabiliza que uma empresa use vários atendentes com apenas um número de telefone.

Ou seja, com o lançamento da API, não é necessário que a sua empresa tenha diversos números de telefone e um atendimento dedicado para cada um.

automação para whatsapp para campanha de mensagem

Quais os principais recursos de automação de WhatsApp?

Veja a seguir os principais recursos de automação no WhatsApp:

Mensagens automáticas

O recurso de mensagens automáticas é uma funcionalidade do WhatsApp Business API que possibilita o envio automático de mensagens aos clientes em resposta a ações específicas. 

Essas mensagens são enviadas sem a necessidade de intervenção humana, o que aumenta a eficiência e escalabilidade do atendimento ao cliente.

Alguns exemplos de mensagens automáticas incluem saudações de boas-vindas, respostas a perguntas frequentes, confirmações de compras e lembretes de prazos.

As mensagens podem ser personalizadas para se adaptar às necessidades e aos objetivos da empresa, bem como para oferecer uma experiência de atendimento ao cliente mais rápida e eficiente.

Etiquetas de adaptação

As etiquetas de adaptação são uma funcionalidade que possibilita identificar e categorizar mensagens de clientes, a fim de fornecer uma resposta mais rápida e eficiente.

Essas etiquetas são aplicadas a mensagens de acordo com o conteúdo ou o propósito da conversa, facilitando a classificação e o tratamento das mensagens recebidas.

Alguns exemplos de etiquetas incluem: perguntas frequentes, solicitações de suporte, avisos de entrega e feedback.

Empresas que usam as etiquetas de adaptação do WhatsApp podem priorizar mensagens críticas, garantir que perguntas sejam respondidas de forma rápida e eficiente e melhorar a experiência geral do cliente.

Além disso, as etiquetas também podem ser usadas para fornecer mensagens automáticas personalizadas, aumentando a eficiência e escalabilidade do atendimento ao cliente.

Perfil comercial

O perfil comercial é uma funcionalidade que facilita criar e gerenciar seus perfis no WhatsApp para atendimento ao cliente.

Inclui informações como: 

  • nome da empresa;
  • descrição;
  • categoria;
  • horário de funcionamento;
  • e informações de contato, como endereço de e-mail e número de telefone.

Esse recurso permite que as empresas personalizem sua presença no WhatsApp e ofereçam informações relevantes aos clientes, aumentando a transparência e a confiança.

Além disso, o perfil comercial também facilita a gestão de mensagens de clientes, permitindo que as empresas respondam a perguntas e forneçam suporte de maneira mais eficiente.

Isso funciona ainda melhor se o perfil é integrado a um CRM de vendas pelo WhatsApp.

Como fazer automação no WhatsApp?

Quais são as vantagens da automação de WhatsApp?

Como comentamos no início desse artigo, a automação de WhatsApp oferece uma série de vantagens para as empresas, ainda mais para aquelas que estão buscando aprimorar a comunicação com seus clientes.

Afinal, não estamos falando apenas de uma forma de agilizar o envio de mensagens, mas também um método eficaz para estreitar o relacionamento com o público. 

Vamos descobrir algumas dessas vantagens? Confira a seguir!

Aumento da eficiência e produtividade

Antes de mais nada, a automação de WhatsApp para envio em massa de mensagens pode trazer um aumento considerável na eficiência e produtividade da sua empresa. 

Afinal, esse recurso permite enviar mensagens a muitos contatos de uma só vez, economizando tempo do time e reduzindo a necessidade de grandes esforços manuais.

Sem falar que, ao reduzir a quantidade de tarefas manuais, a automação ainda libera os colaboradores para se dedicarem às tarefas mais críticas e estratégicas para a organização.

Portanto, podemos dizer que a automação de WhatsApp impacta diretamente o processo de comunicação e a gestão de recursos humanos, direcionando o foco da equipe naquilo que realmente importa para o crescimento e sucesso do negócio.

Escalabilidade de ações

A escalabilidade de ações é um dos benefícios mais significativos da automação de WhatsApp. 

Afinal, por meio dessa tecnologia, sua empresa consegue atingir um público mais amplo de maneira controlada e eficiente.

Além disso, a automação ainda torna possível o envio de mensagens segmentadas para diversos grupos de contatos, permitindo expandir o seu alcance e impacto, sem depender de um grande esforço manual da equipe.

Assim, fica muito mais fácil distribuir conteúdo para diferentes audiências, mas de forma personalizada e direcionada.

Automação de estratégias

A automação de estratégias no WhatsApp pode se tornar uma vantagem competitiva forte para qualquer tipo de negócio, já que gera muito mais eficiência para a comunicação e marketing. 

Com a aplicação desse processo, você e sua equipe podem programar e executar campanhas de forma automática, garantindo a entrega de mensagens relevantes no momento certo.

Na prática, as campanhas passam a ser mais precisas e alinhadas às necessidades e ao comportamento do público-alvo.

E o resultado? Menor tempo gasto com gestão de campanhas e melhoria significativa no engajamento dos seus clientes.

Redução de falha humana

Você já imaginou que a automação do WhatsApp também poderia reduzir a falha humana? 

Pois é! Com as mensagens automatizadas e padronizadas, você minimiza os riscos de erros, inconsistências ou esquecimentos, e ainda mantém um alto padrão de qualidade nas comunicações com os clientes.

Ou seja, você tem a certeza de que as informações passadas nas suas comunicações são precisas e confiáveis.

A consequência direta é uma melhoria na experiência do cliente e uma comunicação empresarial mais fluida e livre de erros comuns em processos manuais.

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

Redução no tempo de resposta

No cenário atual, onde o imediatismo é uma expectativa comum, responder rapidamente se tornou algo já esperado pelos clientes e prospects

Com a automação, as mensagens podem ser preparadas e enviadas automaticamente para a sua lista de contatos.

Dessa maneira, as dúvidas e perguntas dos clientes passam a ser atendidas quase instantaneamente, o que não só melhora a satisfação do cliente, mas também fortalece a imagem positiva da empresa.

Otimização do funil de vendas

Por fim, e não menos importante, a automação de WhatsApp ainda ajuda a aprimorar o funil de vendas, pois melhora o relacionamento com o público e qualifica os leads de acordo com o nível de interação. 

Isso significa que os leads mais engajados são identificados e encaminhados para o time de vendas no momento certo, o que torna o processo de venda mais eficiente e eleva as chances de conversão. 

Unificação de processos

A automação de WhatsApp permite a unificação de processos, pois integra o canal WhatsApp a outras plataformas de atendimento digital utilizadas pela empresa, como sistemas de CRM e de atendimento ao cliente (help desk).

Com essa integração, as mensagens de clientes recebidas no WhatsApp são automaticamente transferidas para o sistema de atendimento ao cliente, onde podem ser gerenciadas e respondidas de maneira centralizada.

Isso permite que a empresa responda aos clientes de maneira mais eficiente, com um tom de voz unificado e sem ter que acessar diversos canais de comunicação de forma isolada.

Além disso, a automação do WhatsApp viabiliza a personalização de respostas automáticas com base nas informações do cliente e do histórico de interações.

Isso significa que a empresa pode fornecer respostas mais relevantes e personalizadas aos clientes, aumentando a satisfação e a eficiência do atendimento.

Facilidade para gerenciar contatos

Uma das vantagens da automação do WhatsApp é que ela permite uma gestão de contatos muito mais fácil.

Isso se deve, novamente, à integração do WhatsApp Business API com outras plataformas de atendimento digital utilizadas pela empresa, como sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e sistemas de atendimento ao cliente (help desk).

A partir dessa integração, é possível armazenar informações de contato de forma centralizada, facilitando a gestão de informações e a criação de campanhas de mensagens personalizadas.

Além disso, a automação do WhatsApp facilita a criação de listas de contatos segmentadas, o que possibilita que as empresas enviem mensagens relevantes e personalizadas a grupos específicos de clientes.

Fidelização de clientes

A automação de WhatsApp é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para construir a fidelidade do cliente, pois agiliza o processo de comunicação e engajamento do cliente.

Isso, por sua vez, proporciona às empresas a capacidade de fornecer experiências personalizadas sem interrupção para os clientes, com o mínimo de esforço.

Por exemplo, as mensagens automatizadas fornecem aos clientes notificações oportunas sobre promoções e descontos, o que cria uma oportunidade para uma abordagem de marketing segmentado e promove um sentimento de apreciação entre os clientes.

Além disso, as organizações que utilizam mensagens automatizadas do WhatsApp experimentam índices mais altos de satisfação dos clientes devido a uma maior sensação de conexão e propriedade por parte dos clientes.

Para colocar em outros termos, os clientes relatam que sentem que seu feedback é importante e suas necessidades estão sendo atendidas.

EBOOK GRÁTIS

GUIA DA GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO
ATENDIMENTO AO CLIENTE

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

Qual a diferença entre lista de transmissão e disparo em massa no WhatsApp?

Em termos simples, a lista de transmissão no WhatsApp é uma funcionalidade que permite enviar mensagens para vários contatos ao mesmo tempo. 

Essa opção é gratuita e prática, mas tem um limite: só é possível incluir até 256 contatos em cada lista de transmissão. 

Quando você envia uma mensagem por meio dessa lista, ela chega como uma mensagem individual para cada contato, desde que eles tenham seu número salvo.

Ao contrário disso, o disparo em massa de mensagens no WhatsApp, geralmente realizado com o auxílio de ferramentas de automação, não tem um limite de contatos tão restritivo. 

Ou seja, te permite alcançar um número muito maior de pessoas simultaneamente. 

No entanto, essa abordagem requer o uso de software específico e pode estar sujeita a custos adicionais e a políticas rigorosas do WhatsApp para evitar spam.

Independentemente do método escolhido, é crucial obter o “opt-in” do cliente, ou melhor dizendo, a permissão explícita para enviar mensagens. 

Em resumo, esse consentimento é uma boa prática e respeita as preferências de comunicação do cliente, além de estar alinhado com as diretrizes do WhatsApp para evitar o envio de mensagens indesejadas.

É possível fazer disparo em massa de mensagens via automação de WhatsApp?

A resposta óbvia é sim, mas a pergunta que vamos responder no artigo de hoje é sobre a possibilidade de fazer esse envio de mensagens em massa pelo WhatsApp corporativo de forma segura, seguindo uma estratégia de vendas eficiente.

Para isso, é preciso utilizar algumas coisas como:

WhatsApp Business API

Lançado em 2018, o WhatsApp Business API veio para regularizar algo que já acontecia, que era o uso do aplicativo de mensagens para empresas se conectarem com seus clientes.

Com essa API, fica mais fácil integrar o WhatsApp a outras plataformas para otimizar as interações com os contatos, inclusive viabilizando o envio de mensagens em massa sem que isso viole as diretrizes da plataforma.

Outra grande sacada da plataforma é a implementação de chatbots para automação do atendimento, fazendo com que você possa escalar a comunicação no seu negócio, aplicar estratégias de pós-venda, fidelização, entre outras.

Por fim, é uma ferramenta bastante prática, já que permite o uso de um único WhatsApp que vários atendentes podem utilizar, sem precisar de um número para cada.

Você terá acesso aos relatórios e assim poderá acompanhar o desempenho de todos da sua equipe, seja de atendimento ou de vendas.

isparo em massa de mensagens no WhatsApp via automação

Quais os benefícios de fazer disparo em massa de mensagens no WhatsApp?

O disparo em massa de mensagens no WhatsApp pode garantir uma comunicação mais direta com um grande número de clientes, mas seus benefícios não se limitam a isso.

Para te ajudar a entender melhor, explicamos abaixo os principais benefícios que esse processo traz para os negócios. Acompanhe! 

Comunicação assertiva

Como você já sabe, o disparo em massa de mensagens no WhatsApp permite que sua empresa se comunique melhor com seus clientes e prospects. 

Afinal, a ferramenta possibilita o envio de mensagens curtas e diretas para um amplo grupo de clientes, garantindo, é claro, que a informação correta alcance o público que você deseja. 

Além disso, essa abordagem também tem um impacto direto nas suas campanhas, já que ajuda a reforçar uma determinada mensagem ou oferta.

Leia também: 18 estratégias para um bom atendimento via WhatsApp nas empresas

Maior performance

Enviar mensagens em massa pelo WhatsApp melhora a performance das campanhas de marketing, pois alcança rapidamente um público mais amplo.

Essa prática, por sua vez, pode resultar em um bom aumento das taxas de resposta e engajamento.

Sem falar que, a possibilidade de medir e analisar o impacto dessas mensagens facilita a realização de ajustes e mudanças nas estratégias de marketing.

Padronização de campanhas de captação de leads 

A padronização de campanhas de captação de leads por meio da automação de WhatsApp é crucial para garantir a consistência na comunicação. 

E, utilizando a automação, você garante que todas as mensagens sejam entregues igualmente a todos os leads, respeitando o tempo certo. 

Dessa forma, nenhum lead fica sem receber comunicação e você ainda ganha maior visibilidade sobre todas as abordagens realizadas, seguindo o script ou playbook estabelecido para a campanha.

Esse controle costuma ser útil principalmente quando os leads vêm de campanhas de anúncios e entram em um fluxo de nutrição via WhatsApp, ou quando é necessário enviar uma oferta específica.

No entanto, para que esse fluxo funcione bem, é preciso ter uma integração com o CRM de Vendas.

Esse tipo de integração garante que a automação de WhatsApp contribua para aumentar ou garantir o retorno sobre o investimento das campanhas de marketing.

Leia também: 50 frases para atrair clientes pelo WhatsApp e redes sociais

EBOOK GRÁTIS

Tenha uma equipe de marketing de alta performance e aumente sua captação de leads

O material será enviado por e-mail. Confira a caixa de entrada e também de spam.

Centralização de informações para melhor gestão

Ao centralizar os dados em uma plataforma de experiência do cliente, conhecida como CXM, você passa a controlar melhor a performance de suas campanhas.

Afinal, essa ferramenta facilita o acompanhamento de diversas métricas importantes, como taxa de abertura, resposta e conversão.

A partir dessa análise, fica muito mais simples gerenciar e otimizar estratégias de captação ou nutrição de leads, além de realizar ajustes estratégicos nas campanhas, como a mudança de scripts, CTAs ou abordagens de comunicação.

Além disso, por permitir uma visão clara do desempenho das campanhas, a centralização dos dados na CXM ainda minimiza a possibilidade de falha humana e melhora a produtividade da equipe, que pode focar seus esforços nas estratégias que realmente estão gerando resultados.

Integração com CRM

Integrar a ferramenta de CXM para automações de WhatsApp com o CRM de Vendas também pode potencializar suas campanhas de captação de leads. 

Pense em leads gerados por uma campanha de mídia no Google, que preencheram um formulário expressando interesse em uma oferta. 

Em um processo normal, esses leads são automaticamente adicionados a um funil específico no CRM, como o funil de marketing

Uma vez inseridos nesse funil, é disparado automaticamente um comando para a plataforma de CXM, que inicia a automação de WhatsApp. 

Essa automação, por sua vez, envia mensagens sobre a oferta que despertou o interesse do lead.

A comunicação prossegue de forma automatizada, com cada interação do lead gerando respostas apropriadas. 

Somente quando o lead mostra interesse real em comprar, se inicia o processo de atendimento humano. 

Tal integração permite uma gestão inteligente do lead, desde a captação até o engajamento, garantindo que nenhuma oportunidade de venda seja perdida. 

campanha de mensagem em massa no WhatsApp via automação

Boas práticas para campanha de mensagem em massa no WhatsApp

Agora que você já sabe como o processo de automação funciona, vamos descobrir algumas boas práticas para realizar campanhas de mensagem em massa no WhatsApp?

Lembrando que essas boas práticas são importantíssimas para manter uma boa comunicação com seus leads, sem correr o risco de infringir as diretrizes do WhatsApp.

Portanto, se você quer garantir que suas mensagens cheguem ao público de forma eficiente, descubra abaixo nossas dicas!

Tenha um número oficial de WhatsApp

Ter um número oficial de WhatsApp é, sem dúvidas, o primeiro passo para adotar essa estratégia. 

Após criar sua conta no aplicativo, o WhatsApp verifica se o número realmente pertence à empresa. 

O selo verde do WhatsApp, um indicativo de autenticidade, é concedido após essa verificação. Apesar de simples, esse selo é bastante importante, pois confirma a legitimidade da empresa.

No entanto, é bom lembrar que apenas organizações altamente reconhecidas no mercado o recebem. 

Leia também: Mensagem personalizada para WhatsApp: 20 exemplos para usar

Cuidado com ações proibidas

Outra dica fundamental é respeitar as regras do WhatsApp, especialmente em relação ao propósito e à quantidade de mensagens enviadas.

Inclusive, enviar mensagens sem o consentimento do destinatário, conhecido como opt-in, é proibido e considerado spam. 

Violar essa e outras regras pode resultar em penalidades, incluindo o banimento do número de WhatsApp utilizado para as campanhas.

Mensagens invasivas

Respeitar a escolha dos clientes de receber mensagens (opt-in) e utilizar bom senso ao escolher os horários e intervalos de envio é essencial na comunicação via WhatsApp.

Como já comentamos, o envio excessivo de mensagens, como fazê-lo diariamente, pode incomodar os clientes e afetar negativamente a imagem da empresa.

Opt-in

O opt-in nada mais é do que o consentimento do cliente ou prospect para receber suas mensagens. 

Esse consentimento pode ser dado via WhatsApp, e-mail, SMS ou ao adicionar o número da empresa aos contatos. 

Independentemente do tamanho da sua empresa, é importante obter esse consentimento para evitar uma comunicação indesejada.

Opt-Out

Já o opt-out é quando o cliente escolhe cancelar a inscrição da lista de contatos da empresa. 

Ou seja, se um cliente optar por sair, a empresa só pode voltar a enviar mensagens após receber um novo opt-in. 

Respeitar essa escolha do cliente é essencial para manter um relacionamento saudável e respeitoso com o contato.

mensagens em massa por automação de whatsapp

Como criar bons textos para mensagens em massa no WhatsApp?

Na hora de criar mensagens em massa para WhatsApp, é importante seguir algumas diretrizes para garantir que a sua comunicação seja clara, eficiente e estejam em conformidade com as políticas da plataforma. 

Pensando em te ajudar, vamos comaprtilhar algumas dicas essenciais para criar bons textos para essas mensagens. Pronto(a) para conferir? 

Use boa ortografia

Primeiramente, é crucial garantir que suas mensagens estejam livres de erros ortográficos e gramaticais. 

Muitos não imaginam, mas o WhatsApp rejeita as HSMs (mensagens de template para WhatsApp Business) com erros de escrita. 

Por isso, revise suas mensagens cuidadosamente antes de enviá-las para aprovação. 

Ah, e evite também o uso de gírias e chavões que possam causar confusão ou passar uma impressão pouco profissional.

Não use vocabulário ameaçador

Outra dica importante é não usar vocabulário ameaçador, especialmente em mensagens de cobrança no WhatsApp. 

Nesse caso, opte por palavras amigáveis e evite mencionar consequências negativas para o cliente caso uma ação específica não seja cumprida. 

Dependendo da sua mensagem, você ainda pode incentivar ações desejadas sem causar desconforto ou tensão.

Lembre-se sempre que manter uma comunicação cordial e respeitosa ajuda a preservar um bom relacionamento com os clientes! 

Seja breve na mensagem 

Manter suas mensagens breves e objetivas é necessário em qualquer tipo de comunicação, especialmente no WhatsApp.

Saiba que uma HSM pode ter até 1024 caracteres, e a plataforma não aceita quebras de linha com mais de quatro espaços consecutivos. 

Então, é importante ser direto e claro, transmitindo a mensagem de forma eficiente sem exceder o limite de caracteres. 

Ao fazer isso, você garante que sua comunicação seja eficaz, respeitando as restrições da plataforma e as preferências dos usuários por mensagens concisas. 

Tenha uma nomenclatura clara 

Por fim, é preciso que a nomenclatura do seu HSM deve ser clara e específica, de modo a refletir o conteúdo da mensagem. 

Nesse sentido, evite usar nomes de arquivos com combinações confusas de letras, números e caracteres especiais.

Por exemplo, se o objetivo da mensagem é confirmar uma entrega, nomeie o arquivo de forma direta como “confirmação de entrega”. 

5 modelos para disparo em massa via automação de WhatsApp

Para realizar disparos em massa via automação de WhatsApp de maneira eficaz, é preciso também considerar diferentes modelos de mensagens. 

Existem diversas opções e cada um pode ser adaptado às necessidades do seu negócio e do público-alvo. 

Não sabe por onde começar? Então, aqui vão 5 modelos que você pode usar como base:

Mensagem Informativa

“Olá! Informamos que nosso horário de atendimento foi atualizado: agora estamos abertos também aos domingos, das 10h às 16h. Esperamos por você!”

Alertas de promoções

“Promoção imperdível! Somente hoje, todos os nossos produtos estão com 20% de desconto. Aproveite agora mesmo em nossa loja online: [link].”

Lembretes de compromissos ou eventos

“Lembrete: Seu agendamento está confirmado para amanhã, às 15h. Por favor, chegue com 10 minutos de antecedência. Aguardamos você!”

Feedbacks e avaliações

“Olá! Agradecemos por escolher nossos serviços. Sua opinião é muito importante para nós. Por favor, avalie sua experiência clicando neste link: [link]. Obrigado!”

Mensagens de confirmação ou acompanhamento

“Seu pedido nº 12345 foi confirmado e está a caminho! Você pode acompanhar o status da entrega aqui: [link]. Agradecemos a preferência!”

ferramenta de automação de WhatsApp para disparos de mensagem em massa

Como escolher a melhor ferramenta de automação de WhatsApp para disparos de mensagem?

Escolher a melhor ferramenta de automação de WhatsApp para disparos de mensagem é uma decisão importante para qualquer empresa.

Se você ainda não sabe o que considerar nessa escolha, não se preocupe!

A seguir, vamos abordar alguns dos principais aspectos a considerar para fazer uma escolha que se alinhe ao que você está buscando para o seu negócio.

Vamos conferir?

Recursos

Ao avaliar uma ferramenta de automação de WhatsApp, verifique se ela oferece todos os recursos necessários para suas demandas. 

Nesse caso, é essencial que a ferramenta suporte o envio em massa, respostas automáticas, integração com chatbots, CRM e análise de métricas — recursos que permitirão uma gestão mais eficiente da comunicação com os clientes e a análise de dados para otimizar as estratégias de marketing.

Interface 

Outro aspecto importante a ser considerado é a facilidade de uso da interface. 

Afinal, uma interface intuitiva permite uma adoção rápida pela equipe e, com isso, minimiza a necessidade de treinamentos extensos e complexos.

Plataformas fáceis de usar também ajudam a reduzir os custos operacionais e garantem que os colaboradores possam usá-las com eficácia desde o início da implantação.

Personalizações 

Além disso, você deve se certificar de que a ferramenta permite a personalização das mensagens. 

Como comentamos, mensagens adaptadas às necessidades individuais dos clientes fazem toda a diferença para uma estratégia de WhatsApp eficaz. 

Isso porque, elas aumentam o engajamento e a satisfação do cliente, e criam uma comunicação mais impactante.

Suporte 

O suporte técnico também é um aspecto vital a ser considerado na hora de escolher a melhor ferramenta de automação de WhatsApp. 

Por isso, verifique se a ferramenta recebe atualizações frequentes e se o suporte ao usuário é eficiente e acessível. 

Um bom suporte técnico garante que quaisquer problemas sejam rapidamente resolvidos, mantendo a eficiência operacional.

Avaliações 

Pensou que nossa lista tinha acabado? Ainda não! Uma outra etapa importante do processo de escolha é pesquisar a reputação do software em questão. 

Para não errar, procure por avaliações e depoimentos de outras empresas que utilizam a ferramenta. 

Isso pode dar uma boa ideia da eficácia e confiabilidade do software, além de trazer insights sobre como ele pode se adequar às suas necessidades.

Integração com CRM 

Por fim, você precisa avaliar a capacidade de integração do sistema que está considerando para a sua empresa. 

Uma ferramenta que se integra bem com outros sistemas, especialmente o CRM de Vendas, facilita a sincronização de informações, a gestão de contatos e a automação dos processos no ciclo de vendas, otimizando também a gestão de leads e clientes.

Por esse motivo, se você quer melhorar a eficácia das campanhas de marketing, precisa garantir que a ferramenta que você está escolhendo tenha sinergia com as outras já em uso. 

PASSO A PASSO PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM VENDAS

Veja como sair da planilha

fazer gestão de vendas através de um CRM

Você receberá por email o material. Confira a caixa de Spam também.

Ferramenta para disparos em massa com automação de WhatsApp

Você sabia? O CXM de Atendimento da PipeRun oferece uma solução completa para empresas que precisam realizar disparos em massa de mensagens por email e WhatsApp. 

Com o apoio da nossa ferramenta, você simplifica e agiliza o processo de comunicação com os clientes, alcançando um público mais amplo e de forma eficiente. 

Além disso, o CXM da PipeRun também permite centralizar todos os atendimentos, registros históricos e negociações, para garantir uma visão integrada e completa do relacionamento com os leads e clientes.

Com essas e outras informações concentradas em um só lugar, fica muito mais simples acompanhar o histórico de comunicações, entender as necessidades dos clientes e, é claro, oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente. 

Vale lembrar que o recurso de disparos em massa de mensagens por e-mail e WhatsApp é outra vantagem para quem busca expandir o alcance das campanhas de marketing e promover produtos ou serviços de maneira mais efetiva.

Ao automatizar esse processo, você economiza tempo e recursos, melhora a eficiência dos processos e garante melhores resultados em casa campanha.

Ou seja, é tudo o que você precisa para se conectar com seus clientes e prospectar, e vender mais.

Se quiser descobrir na prática tudo o que o CXM de Atendimento pode fazer pela sua empresa, converse hoje mesmo com um de nossos consultores. Será um prazer te auxiliar na escolha certa!

Como ter automação de WhatsApp integrada ao CRM de Vendas

No CRM de Vendas PipeRun, você pode automatizar tarefas sempre que determinado gatilho for acionado, levando maior agilidade e economia de tempo na execução de processos dentro da plataforma.

Por meio da funcionalidade de envio automático de HSM via CXM de Atendimento, é possível automatizar o envio de mensagens padronizadas no WhatsApp para a pessoa associada à oportunidade, a empresa vinculada à oportunidade e outros contatos relacionados à oportunidade.

Em resumo, a integração entre o CRM de Vendas PipeRun e o WhatsApp oferece uma maneira mais prática de manter contato com os leads e clientes, garantindo uma comunicação rápida e personalizada, de acordo com as necessidades e características de cada oportunidade de negócio. 

Conheça as soluções da PipeRun

As soluções da PipeRun foram desenvolvidas para simplificar suas campanhas de disparo em massa de mensagens com automação de WhatsApp — seja para a captação ou para a nutrição de leads.

Com a PipeRun, você pode construir diversos funis para diferentes campanhas de mensagens automatizadas, adaptando-os às necessidades de cada estratégia de comunicação.

Com apenas alguns cliques, é possível enviar uma variedade de mensagens para diferentes leads e gerenciar tudo em uma única plataforma, garantindo plena autonomia e desempenho em suas campanhas de marketing.

Se você também busca mais agilidade para disparar mensagens e converter o maior número de oportunidades, entre em contato com um consultor para saber mais e começar a organizar e automatizar processos de venda e atendimento.

Conclusão

Se você chegou aqui, já entende que a automação do WhatsApp é uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de empresa. 

Porém, é preciso relembrar  que a automação não é apenas um meio de enviar mensagens em massa, mas também uma forma de se conectar com clientes, otimizar a comunicação e personalizar suas interações. 

Inclusive, em muitos casos, uma mensagem bem construída pode fortalecer o vínculo com um cliente, demonstrar atenção ou posicionar sua empresa de forma diferenciada em relação à concorrência.

E é exatamente por esse motivo que, ao adotar a automação do WhatsApp, você ganha eficiência nos processos e, especialmente, a capacidade de atender às expectativas dos clientes de forma mais ágil e precisa.

Portanto, se você ainda não adotou esse tipo de estratégia no seu negócio, use nosso artigo como guia para começar desde já. Sem dúvidas, você colherá muitos benefícios!

Esse conteúdo foi útil para você? Então, continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações como essas. 

Esperamos ter contribuído para o seu sucesso!

Até a próxima!

FAQ – Perguntas Frequentes

Como fazer automação no WhatsApp?

Para automatizar no WhatsApp, é importante usar ferramentas de automação desenvolvidas especificamente para essa finalidade. 

Essas ferramentas permitem criar fluxos de mensagens automatizadas, definir gatilhos para acionar respostas automáticas e até mesmo integrar o WhatsApp com outros sistemas. 

Além disso, é importante seguir as políticas e diretrizes do WhatsApp para garantir o bom funcionamento da automação e evitar possíveis penalidades.

Qual melhor automação para WhatsApp?

A escolha da melhor automação para WhatsApp depende das necessidades e objetivos específicos da sua empresa. Existem várias opções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e limitações, porém, uma das mais recomendadas é o CXM da PipeRun.

Quanto custa para automatizar o WhatsApp?

O custo para automatizar o WhatsApp varia de acordo com a solução escolhida e o nível de automação desejado. 

Algumas ferramentas oferecem planos gratuitos com funcionalidades básicas, enquanto outras têm pacotes pagos com recursos avançados. 

Fora isso, é importante considerar os custos adicionais, como tarifas por mensagens enviadas ou integração com outros sistemas. 

Ao avaliar o custo, é preciso analisar o retorno sobre o investimento e escolher a opção que melhor se adequa às necessidades e ao orçamento da empresa.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!