Mailing de clientes: o que é, como fazer, segmentação e como trabalhar

mailing de clientes
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Mailing de clientes é uma lista de contatos de clientes ou potenciais clientes que pode ser utilizada para envio de informações, promoções, campanhas de marketing, entre outras comunicações;

Pode ser construído com a ajuda de formulários de cadastro, eventos e redes sociais, ou ainda por meio de compra de listas de outras empresas;

As melhores ferramentas para trabalhar o mailing de clientes são o CXM de Atendimento e o CRM de Vendas. A PipeRun integra essas duas soluções, oferecendo uma visão completa das operações.

Você sabe o que é mailing de clientes? Se você trabalha com marketing ou tem seu próprio negócio, com certeza já deve ter ouvido falar nesse termo.  

O mailing é uma lista de contatos que reúne clientes e potenciais clientes de uma empresa, e é uma ferramenta crucial para trabalhar estratégias de aquisição e retenção de clientes. 

Se você está buscando novas formas de se comunicar com seu público, saiba que a estratégia de mailing pode te ajudar (e muito) nesse desafio.

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber para criar seu mailing e utilizá-lo de forma eficiente. 

Acompanhe a leitura e descubra todos os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio.

mailing de clientes o que é

O que é mailing de clientes?

Mailing de clientes nada mais é do que uma lista que reúne informações de contato de clientes e potenciais clientes de uma empresa. 

Essa lista serve para trabalhar ações de marketing via e-mail, com o objetivo de potencializar seus esforços de aquisição e a retenção de clientes.

Atualmente, o termo mailing também é bastante utilizado para se referir a uma estratégia de comunicação, na qual a empresa utiliza o e-mail para construir relacionamento ou vender seus produtos ou serviços.

De modo geral, o mailing pode ser construído a partir de diversas fontes, como formulários de contato no site, eventos, compras realizadas pelos clientes ou até mesmo por meio da compra de listas já prontas.

Lembrando que, para garantir a efetividade das campanhas de marketing, não basta apenas ter uma grande lista de e-mail.

É preciso contar com informações relevantes e, principalmente, atualizadas sobre cada contato. 

Por que é importante ter um mailing de clientes?

Muitos acreditam que o e-mail morreu, porém, esse canal continua sendo utilizado por grande parte do público, principalmente B2B.

Se você ainda não utiliza mailing para se comunicar com seus cliente e prospects, saiba que essa estratégia pode oferecer muitos benefícios para o seu negócio, como por exemplo:

  • Direcionamento de campanhas de marketing para um público mais qualificado;
  • Diversificação dos canais de comunicação utilizados pela empresa;
  • Possibilidade de personalização das mensagens de acordo com o perfil de cada contato;
  • Construção de relacionamento com os clientes com o apoio de conteúdos relevantes;
  • Mensuração de resultados precisos, com o apoio de métricas e dados de envio;
  • Economia de custos com publicidade, já que apresenta um custo relativamente baixo quando comparamos com outros canais.

MODELOS DE SCRIPT DE VENDAS PARA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Baixe Scripts de Vendas Prontos e atenda clientes e leads de forma ágil.

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Como conseguir um mailing segmentado de clientes? 5 dicas

Quanto mais personalizada for a mensagem enviada para seus contatos, maior será a probabilidade de convertê-los.

Por esse motivo, antes de criar qualquer campanha, você deve direcionar seus esforços para segmentar seu mailing de clientes.

Existem diversas maneiras de segmentar sua lista de contatos, e abaixo apresentamos algumas das mais recomendadas. Descubra a seguir!

1. Produza bons conteúdos no blog

Produzir conteúdos de qualidade é uma excelente estratégia para atrair novos visitantes e potenciais clientes para o seu site. 

E para aproveitar ao máximo essa oportunidade, ofereça materiais de valor para seus visitantes em troca dos seus dados de contato, como um e-book, um webinar ou uma newsletter. 

Com essa lista de contatos, você também poderá enviar por e-mail conteúdos personalizados de acordo com o interesse primário daquele contato. 

Leia também: Marketing de conteúdo: o que é e como aplicar?

2. Crie materiais educativos gratuitos

Como comentamos no tópico anterior, materiais educativos como e-books, infográficos e planilhas também podem te ajudar a atrair a atenção do seu público e, com isso, desenvolver um mailing cada vez mais segmentado.

Esses materiais são cruciais para a sua estratégia de e-mail marketing, já que agregam valor à comunicação e facilitam a classificação dos contatos gerados. 

Você pode, inclusive, separar seus materiais educativos por categorias e criar listas segmentadas para cada uma delas. 

como montar um mailing de clientes

3. Realize webinars

Realizar webinars é uma outra estratégia que você pode pôr em prática para conseguir um mailing segmentado. 

Durante o evento online ao vivo, é possível coletar informações dos participantes e criar uma base exclusiva para envio de conteúdos relacionados ao tema do evento.

Além disso, webinars permitem alcançar uma audiência maior e a gravação pode ser disponibilizada posteriormente para aumentar ainda mais a sua visibilidade. 

4. Customize e-mails e mensagens

Personalizar a sua comunicação por e-mail é um passo crucial para não correr o risco de incomodar seus contatos com informações que não os interessam.

Uma boa prática para fugir desse problema é criar e-mails que possuam campos personalizados e uma oferta que se alinhe com o que o contato está buscando naquele momento.

Se um lead entrou no seu mailing após baixar um material gratuito sobre marketing digital, por exemplo, não faz sentido enviar uma comunicação sobre recursos humanos, concorda? 

Tenha sempre em mente que a personalização pode aumentar significativamente as suas chances de capturar a atenção do leitor e convertê-lo. 

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

5. Faça segmentação em campanhas de Ads

Para criar um mailing a partir das suas campanhas, você deve segmentar seu público-alvo com base em vários critérios, como idade, sexo, localização, interesses, comportamentos de compra e muito mais. 

Essa segmentação permite que você direcione seus anúncios para um público mais qualificado, ou seja, que têm maior probabilidade de se interessar pelas suas soluções.

Após coletar os dados de contato dessas oportunidades, você pode investir em lookalike para impactar públicos semelhantes. 

Leia também: Google Ads: o que é, como usar e quais os benefícios?

6. Bônus: escolha bem os dados que você quer coletar

Para criar um mailing segmentado, você deve escolher bem os dados que deseja coletar. 

Antes de qualquer coisa, é preciso ter uma compreensão clara do seu público-alvo e suas necessidades, além de selecionar as informações básicas que você precisará para iniciar o contato, como como nome, sobrenome e endereço de e-mail. 

Informações demográficas, como idade, sexo, localização geográfica, estado civil e ocupação, também podem ser úteis para segmentar seu mailing.

No entanto, os dados comportamentais são os mais cruciais, incluindo histórico de compras anteriores, tempo gasto no site, cliques em links e histórico de navegação. 

Lembrando que, ao coletar dados pessoais, é imprescindível seguir as leis de privacidade e proteção de dados.

como trabalhar mailing de clientes

Como trabalhar com o mailing?

Depois de criar um mailing segmentado, é hora de trabalhá-la para aumentar o engajamento e as conversões das suas oportunidades. 

Descubra abaixo como e quais ferramentas utilizar para começar a enviar mensagens personalizadas para seu mailing. 

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que pode ser usado para trabalhar seu mailing de clientes de forma eficaz.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é o principal meio de comunicação utilizado por 99% das pessoas com acesso a smartphones no país.

A plataforma permite que você se comunique de forma direta com sua base, além de enviar mensagens personalizadas, automatizar o atendimento e muito mais.

Apesar de todas essas funcionalidades, é crucial contar com uma plataforma omnichannel para alcançar bons resultados com essa comunicação.

Esse tipo de ferramenta permite centralizar todos seus atendimentos, históricos e negociações com leads e clientes em uma única plataforma.

Além disso, você também pode automatizar os envios em massa de mensagens para seu público, sem correr o risco de ter seu número bloqueado por spam. 

Automação de e-mail

A automação de e-mail é outra forma de trabalhar com seu mailing de clientes.

Com a automação de e-mail, você pode criar campanhas automatizadas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de intervenção manual. 

O melhor de tudo é que essa estratégia também pode ser aplicada para trabalhar diferentes etapas do funil de vendas, desde a atração até a fidelização de clientes.

Redes sociais

Você sabia que as redes sociais também podem te ajudar a trabalhar seu mailing de clientes? 

Para isso, nossa dica é criar postagens que incentivem seus seguidores a se inscreverem na sua lista de contatos, oferecendo benefícios exclusivos para quem fizer isso. 

Além disso, é interessante criar anúncios segmentados para promover conteúdos de valor, como e-books, webinars ou infográficos.

Ao clicar no anúncio, o usuário deve ser redirecionado para uma landing page, onde poderá fazer o download do material em troca de seus dados de contato.

As redes sociais também são ótimas para manter um contato mais próximo com os clientes, por meio de comentários e mensagens privadas. 

Muitas pessoas não imaginam, mas uma simples interação no inbox pode gerar novas oportunidades de negócio. 

Portanto, não esqueça das redes sociais para aumentar o engajamento do seu público e construir relacionamento com seus clientes.

SMS

Assim como o e-mail, o SMS não morreu. Inclusive, quando utilizado de forma correta, pode te ajudar a trabalhar com o mailing de forma eficaz.

A grande vantagem é que o SMS pode ser facilmente integrado ao seu CRM de vendas, dentro do funil de marketing. 

Com o CRM PipeRun, por exemplo, você consegue criar ações automatizadas que, ao mover um cliente de uma etapa do funil para outra, a plataforma dispara uma mensagem de SMS personalizada e automatizada.

Simples, não é mesmo?

Enviar mensagens personalizadas diretamente para o celular dos seus contatos pode aumentar suas chances de conversão, porém, é preciso tomar alguns cuidados.

Antes de investir nessa forma de comunicação, saiba que enviar muitas mensagens em um curto espaço de tempo pode ser visto como invasivo. 

Para evitar qualquer problema, estabeleça uma cadência de envios adequada e use uma linguagem clara e objetiva nas mensagens. 

Telefonia

Com os dados de contato que você coletou, é possível programar ligações para os clientes de forma automatizada através de um software de CRM.

Essa é uma estratégia que pode ser utilizada para realizar follow-up de vendas, oferecer promoções e descontos exclusivos, fazer pesquisas de satisfação e até mesmo para prestar suporte ao cliente.

Mas lembre-se de ter um script bem definido e treinar os operadores para que as ligações gerem resultados positivos.

Ferramentas para trabalhar com mailing

Se você quer começar a trabalhar com mailing, recomendamos utilizar algumas ferramentas tecnológicas, especialmente um software CRM.

Com essa ferramenta, é possível acompanhar todas as interações com seus potenciais clientes, desde o primeiro contato até o fechamento da venda. 

Para te ajudar a entender, vamos explicar abaixo como um CRM de atendimento e vendas pode ser útil para o seu negócio. 

CRM de Atendimento

O CRM de atendimento da PipeRun é uma plataforma omnichannel que permite centralizar todos os canais de comunicação em um único lugar. 

Com ele, você pode enviar mensagens em massa de forma automática para contatos que autorizaram a comunicação por esse canal, seguindo as regras e diretrizes do WhatsApp Business API.

Além disso, a plataforma oferece a possibilidade de fazer ligações e enviar e-mails, mantendo todos os registros e históricos de mensagens recebidas e enviadas.

E para facilitar ainda mais o seu dia a dia, o CRM de atendimento da PipeRun também integra o Direct, Messenger e Telegram nativamente.

Se você quer saber mais sobre como nossa plataforma pode te ajudar a trabalhar com mailing, entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores. 

CRM de vendas

O CRM de vendas é outra solução que oferecemos para ajudar sua empresa a impulsionar as vendas e gerenciar oportunidades. 

Nossa plataforma oferece todos os recursos que você precisa para otimizar seu  processo comercial, desde a gestão dos funis até a automação de tarefas manuais.

Além disso, conta com funcionalidades para facilitar seu trabalho com mailing. 

Se você quiser enriquecer ainda mais sua lista, por exemplo, pode acessar informações da Receita Federal para ter uma visão mais completa dos dados de seus clientes.

Vale lembrar que, com a integração com o CRM de atendimento, todas as informações ficam centralizadas em um único lugar, facilitando o acesso de toda a equipe.

Isso significa menos burocracia e mais tempo para focar no que realmente importa: vender mais!

Quer descobrir como o CRM de vendas da PipeRun pode transformar a realidade da sua empresa? Entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores.

Conclusão

Como você já sabe, trabalhar com mailing de clientes pode te ajudar a alcançar melhores resultados com suas campanhas de marketing e vendas. 

Mas para isso, é preciso coletar os dados certos, segmentar a sua base e, é claro, oferecer conteúdos relevantes e cada vez mais personalizados.

Ah! E não se esqueça de utilizar as ferramentas inteligentes, como o CRM, para otimizar seu tempo e aumentar a eficácia das suas estratégias. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você entender as vantagens do mailing de clientes e como trabalhá-lo para gerar novas oportunidades.

Se você quer descobrir mais estratégias para aplicar na sua empresa, continue acompanhando nosso blog.

Toda semana compartilhamos conteúdos como esse, para te ajudar a ir muito mais além com seu negócio.

Até o próximo conteúdo!

Boas vendas!

FAQ – Perguntas Frequentes 

O que é serviço mailing?

O serviço de mailing envolve o envio de mensagens de e-mail para uma lista de contatos ou assinantes com o objetivo de promover um produto, serviço ou empresa. 

O que é mailing de prospecção?

Mailing de prospecção é uma lista de potenciais clientes que você pode utilizar para realizar campanhas de prospecção de novos negócios.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!