Customer-Centric-Selling

3 min de leituraSmarketing: como vencer o desafio de integrar marketing e vendas

Integrar marketing e vendas é fator chave para o sucesso de qualquer empresa, mas não é uma tarefa fácil para os gestores. Reside nesse aspecto a importância do smarketing, metodologia criada justamente para fazer o alinhamento das atividades de modo mais sistemático. “Smartketing” é um portmanteau, uma junção entre as palavras “sales” e “marketing”.

Neste post, vamos explicar como essa integração funciona na prática, a partir do emprego do CRM PipeRun. Se o objetivo é viabilizar a união entre as áreas, nada melhor do que ter um sistema que integre as informações sobre os clientes, oferecendo uma visão organizada do processo de vendas, certo?

O que é smarketing?

Não é difícil entender o conceito do smarketing, uma vez que ele materializa o “sonho de consumo” de qualquer empresa: ter marketing e vendas atuando em conjunto, compartilhando os mesmos objetivos e as mesmas responsabilidades.

Essa integração, que é muito defendida na teoria, nem sempre ocorre no dia a dia das empresas, até em razão das diferentes perspectivas dos profissionais que desenvolvem as atividades. O comercial tende a se concentrar no curto prazo, nos resultados imediatos, enquanto marketing costuma priorizar o longo prazo, o planejamento.

O smarketing (ou vendarketing, de “vendas” + “marketing”) serve justamente para eliminar esse tipo de conflito. Mas como fazer isso? A partir da adoção de processos de trabalho que consolidam o alinhamento das atividades.

Mas fique atento: mais do que uma nova metodologia, é preciso haver uma mudança na forma como a empresa enxerga o processo de vendas. Nesse caso, é imprescindível ter à disposição recursos tecnológicos que facilitem a integração das informações sobre o cliente.

Como a integração funciona na prática?

Para adotar o smarketing como premissa na empresa, algumas iniciativas ajudam:

Reuniões conjuntas

É importante que elas aconteçam com frequência, uma vez que é fundamental que os profissionais entendam mais sobre as rotinas de trabalho de cada área. Além disso, o gestor deve garantir que as decisões sejam compartilhadas, ou seja, um setor não deve se sobrepor ao outro.

Mais feedbacks

O sucesso do smarketing depende da troca de informações entre as áreas. Os profissionais devem ter espaço para dividir suas experiências ao longo de todo o processo. Isso vai permitir ajustes pontuais no curto prazo e, no longo prazo, mais sinergia entre as equipes.

Foco na comunicação

Falhas nessa área podem prejudicar bastante o trabalho, levando ao distanciamento dos times. E, quando isso ocorre, aquele “de acordo” obtido nas reuniões não se concretiza na prática. Para não ter problemas, a empresa precisa dispor de recursos tecnológicos que facilitem o trabalho.

Por que usar o CRM PipeRun?

A adoção da ferramenta adequada otimiza o trabalho e minimiza as eventuais dificuldades de comunicação entre as equipes. É por isso que os CRMs de vendas ganham cada dia mais importância e são fundamentais para integrar marketing e vendas.

Com soluções como o CRM PipeRun, os profissionais têm à disposição todos os dados que vão orientar o trabalho no dia a dia. O acesso a informações integradas e estratégicas em uma solução única faz muita diferença porque evita que a empresa deixe de trabalhar adequadamente em cima do histórico do cliente.

Com tudo registrado, o marketing tem como mostrar como foi feita a preparação do lead e a área de vendas consegue preparar melhor a abordagem, uma vez que tem informações concretas sobre o estágio exato daquele cliente no processo de compra.

Equipes integradas e com os recursos apropriados são a chave para a implantação do smarketing. Não se engane: não se trata de tendência nem de “modismo”; integrar marketing e vendas é questão de sobrevivência para as empresas interessadas em explorar melhor as vantagens do ambiente digital.

Gostou do artigo? Entendeu melhor o conceito de smarketing? Se tiver dúvidas ou sugestões, é só deixar seu comentário!

Equipe de Redação
conteudo@odig.net