5 tendências do SXSW 2019 que podem ser aplicadas em suas vendas

SXSW 2019
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

O que vem à sua cabeça quando falamos do SXSW? Música, cinema, filme, games, comédia e tecnologia… muita tecnologia, certo?

O evento, que ocorre anualmente, é um dos mais importantes do mundo para abordar novas tecnologias e economia criativa.

A edição de 2019 do SXSW rolou na cidade de Austin, no Texas/EUA, entre os dias 9 e 18 de março.

Nós não conseguimos ir ao SXSW 2019, mas estamos por dentro de tudo!

Garimpamos as principais tendências do evento este ano e que certamente influenciarão a gestão de vendas do futuro.

Quer conferir?

Tecnologia e vendas: o que o SXSW nos traz de tendência?

Várias, e nós destacamos 5 que achamos importantes de discorrer. Separamos elas para você agora:

1 – Mais tecnologia, menos papel

Dubai possui um centro de digitalização, o Smart Dubai Office, e uma das metas é que a cidade não consuma mais papel a partir do ano 2021.

Estamos falando de dois anos para eliminar o uso de papel de uma cidade inteira. Então imagina o que você pode fazer dentro da sua empresa?

No CRM PipeRun, os documentos são gerados dentro da plataforma e seus contratos podem ter assinatura eletrônica (neste texto você descobre mais sobre a assinatura eletrônica).

Praticidade e velocidade são essenciais na hora de fechar negócios, isso você já sabe.

O que poucos lembram é que tecnologias como CRM são altamente sustentáveis para a empresa, o que reduz o consumo e os custos com papel e burocracia.

2 – A inteligência artificial já é a sua maior aliada

A inteligência artificial está ganhando espaço em todos os setores – o que ficou ainda mais claro no SXSW 2019. E em vendas não é diferente – inclusive, temos um artigo falando sobre isso, o impacto da IA em vendas.

Isso já é um ótimo motivo para você ficar de olho e estudar bastante sobre o tema. Se você pratica a venda consultiva, precisa estar por dentro dos avanços que o seu cliente realiza na empresa dele.

Mas, não para por aí. A tecnologia é sua grande aliada no processo de vendas, ao realizar atividades operacionais como cadastro e busca de informações sobre o lead para que você faça uma venda mais assertiva.

Quando falamos em negociações mais complexas, como em vendas B2B, ter um sistema que ajuda você a ter o controle de vendas é essencial para conseguir ter sempre mais produtividade.

3 – Pessoas e tecnologia dão match

O SXSW sempre traz novidades sobre tecnologia, mas neste ano o foco principal foi o humano. Diante do boom tecnológico, da inteligência artificial, da computação quântica, das automações, como ficam as pessoas?

Não é justo pensar que as máquinas tomarão todos os postos de trabalho existente.

A bem da verdade, o discurso passa a ser outro. Não é mais sobre como a tecnologia vai influenciar o mundo e as vendas. Ela já está presente. Já é realidade. Debate-se agora os seus desdobramentos.

A tecnologia, na verdade, existe em sua maioria para tomar para si o trabalho mecânico, robótico. O vendedor, por exemplo, não precisa mais perder tempo preenchendo planilhas, nem copiando e colando email para enviar aos seus prospects.

É papel da tecnologia, sim, empoderar as pessoas. E é o que ela tem feito, tornando os profissionais mais estratégicos e deixando-os mais seguros e capacitados para atingir as suas metas e objetivos cada vez mais facilmente.

SXSW 2019

4 – A mobilidade urbana determina como você deve vender

O mundo tem repensado a forma como a mobilidade, em grandes cidades, ocorre. Há uma revolução em curso que ficará visível a cada dia que passa – e isso deve impactar a forma como você vende.

Sim. Faz cada vez menos sentido ainda manter um modelo de field sales, com vendedor indo de porta em porta, de cliente em cliente oferecendo o produto ou serviço.

A tecnologia propicia o modelo de inside sales, muito menos oneroso e que dá muito mais confiança ao vendedor.

Os gastos, óbvio, são menores. A produtividade maior. Afinal, não há necessidade deslocar-se e tampouco perder tempo com atividades que não se referem a vender.

E com uso de um bom software é possível lidar com o maior número de oportunidades possíveis em menor tempo. Produtividade e metas batidas fazem as pessoas se sentirem melhor, certo?

5 – DevOps, Desenvolvimento e Operações

Esse é um dos pilares da transformação digital. É a união de áreas de desenvolvimento de softwares voltados para um trabalho cooperativo.

Colaboração e sinergia entre as equipes. Automatização de processos e aprendizado contínuo.

Essa expressão, por assim dizer, foi determinada por Patrick Debois há uma década aproximadamente.

O DevOps é focado em garantir cada vez mais o sucesso do cliente, o que é extremamente necessário em mercados tão competitivos. É uma combinação de práticas, ferramentas e também filosofias empenhadas em um negócio.

Dentro desta realidade, o planejamento estratégico das empresas precisa ser necessariamente com foco no longo prazo. Somente assim será possível ser sempre eficiente e manter um bom relacionamento com o cliente e, claro vender mais e melhor e ser sempre referência no segmento em que se está inserido.

Esses são os principais destaques que notamos no SXSW. Tecnologia e pessoas fazem as vendas serem muito melhores.

E aí, como podemos te ajudar?

Caso você queira compartilhar novidades com a gente ou entender como um CRM ajuda as empresas a vender mais, fale com um consultor hoje mesmo.

Aproveite e leia dois artigos que podem ajudar você a entender ainda mais as tendências que o SXSW abordou.

O primeiro fala sobre o que é CRM, como ele empodera as pessoas e faz as empresas venderem mais e melhor.

Já o segundo aborda o panorama das metodologias de vendas em um mundo sempre tão conectado e tecnológico.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!