Livros de empreendedorismo

8 min de leitura15 dicas de livros de empreendedorismo para você ler ainda neste ano

Recorrer a alguns livros de empreendedorismo é uma excelente forma de adquirir não só conhecimento como também inspiração para ser melhor a cada dia que passa em seus negócios.

Dentro dessa realidade, o conhecimento sobre vendas e marketing vem como uma fonte de inspiração para quem deseja estar em aprimoramento constante.

É algo essencial àqueles que são inquietos e perseguem os melhores resultados para os seus negócios todos os dias.

Como vender mais e melhor? Como atender o cliente de forma a deixá-lo encantado com a sua marca e seu produto e/ou serviço?

Para quem empreende, extrair um pouco de sabedoria de livros de empreendedorismo serve para dar um panorama amplo do que precisa ser feito.

Tanto venda quanto marketing precisam andar juntos para sua empresa ter os melhores resultado possíveis – e você precisa ter isso bem claro.

Pensando nisso, para trazer novos insights, novas ideias e fazer você inovar diariamente, separamos 15 dicas de livros de vendas e também de marketing.

São algumas sugestões apenas. Há muitos livros bons que ficaram de fora – por isso fique à vontade de indicar, você, alguns títulos para nós.

Vamos conferir a lista?

Boa leitura!

Livros de empreendedorismo para inspirar você a ir além

A nossa ideia é inspirar você com alguns livros de empreendedorismo. Mas, mais do que isso, a missão é compartilhar conhecimento importante. Pessoas que são referência e que conseguiram ter sucesso na área em que atua.

Livros para empreendedores não têm a missão de ser um guia, não trazem um passo a passo. São, sim, úteis para mostrar à você que é possível ir mais longe e que alguns processos que são aplicados no dia a dia podem ser melhorados.

Vamos dividir as dicas de leitura da seguinte forma. Serão 3 livros de empreendedorismo mais “amplos”. E outroo 12 separados em vendas (do 4 ao 9) e marketing (do 10 ao 15), ok?

Achamos que ficam melhores listados assim. 🙂

Dito isso, confira nossa lista de livros para empreendedores:

1 – Geração de Valor, de Flávio Augusto

Geração de Valor, Flávio Augusto

Começamos a lista de livros de vendas com o Geração valor (confira aqui), do empresário Flávio Augusto. Dono de uma renomada escolas de idiomas, ele compartilha com as pessoas que é possível ser diferente em meio à mesmice.

Ele mostra que o empreendedorismo pode ser feito por qualquer pessoa e divide a sua experiência para inspirar quem deseja ir além, saindo da zona de conforto.

2 – A Universidade de Sucesso, de Og Mandino

A Universidade de Sucesso

Ser um empreendedor não é tarefa fácil e você sabe muito bem disso. Por isso, Og Mandino em seu livro “A Universidade de Sucesso” (confira aqui), reúne os elementos necessários que para quem deseja empreender melhor no dia a dia.

Coragem para correr riscos, tomadas de decisões, planejamento financeiro, gestão de pessoas… tudo o que ajuda você no dia a dia de seus negócios está nessa publicação.

3 – Checklist: como fazer as coisas benfeitas, de Atul Gawande

Livros de empreendedorismo: Checklist

Este é um dos livros de empreendedorismo mais conhecidos e “diretos”. Ele é escrito por Atul Gawande e fala sobre como lidar com a complexidade das funções da rotina de quem empreende.

No livro (confira aqui), ele aborda a importância do checklist para não deixar tarefas importantes passarem, minimizando o risco de erro e de retrabalho das coisas.

4 – SPIN Selling, de Neil Rackham

Livros de vendas: Neil Rackham

Um dos livros de vendas mais conhecidos é o que traz a metodologia SPIN Selling (confira aqui), criada por Neil Rackham. O conteúdo ensina a como os vendedores podem lidar com vendas que são complexas, gerando valor para o cliente e direcionando o discurso para as suas “dores”.

Falamos mais sobre a metodologia SPIN Selling neste artigo e como ela pode ser aplicada nas empresas.

5 – Receita Previsível, de Aaron Ross

Livros de vendas: Aaron Ross e a Receita Previsível

Este é, certamente, um dos livros de vendas mais icônicos e conhecidos do mercado. O Receita Previsível (confira aqui) foi escrito Aaron Ross, empresário que criou uma máquina de faturar milhões na Salesforce.

Neste livro, Aaron fala sobre a importância de ter a previsão de quanto a sua empresa ganhará por mês – e como isso é importante para todo tipo de tomada de decisão que venha a ocorrer.

6 – Inteligência em vendas, de Marcelo Ortega

Inteligência em Vendas, livro de Marcelo Ortega

Esse é um livro de empreendedorismo focado na gestão da equipe comercial. Voltado para vendas. O autor do livro Inteligência em Vendas (confira aqui) é Marcelo Ortega, empresário, que mostra o que é necessário para manter um time como motivação em alta para alcançar metas e objetivos.

Mais do que isso, a publicação ainda traz o que pontos importante que um líder de vendas precisa ter no dia a dia do processo comercial de qualquer empresa.

7 – Sales Acceleration Formula, de Mark Roberge

Dicas de livros de vendas: Sales Acceleration Formula

Cultura, métricas, gestão, tecnologia… Mark Roberge, ex-vice presidente da Hubspot, fala sobre tudo o que fez a empresa faturou mais milhões de dólares.

O livro (confira aqui) é essencial para quem está montando a equipe comercial e precisa encontrar as métricas de vendas ideias para o negócio.

8 – Como convencer alguém em 90 segundos, de Nicholas Boothman

Como convencer alguém em 90 segundos?

Dentro da missão de como ser um bom vendedor, o autor do livro (confira aqui), Nicholas Boothman, aborda sobre como é possível criar uma conexão forte com o prospect e convencê-lo de que o que você vende vale a pena.

A publicação fala da importância da postura, fala, gestual e tudo mais que envolve e fortalece o discurso de vendas.

9 – Como vender qualquer coisa a qualquer um, de Joe Girard

Como vender qualquer coisas a qualquer um?

O Guiness Book, o Livro dos Recordes, já considerou Joe Girard o maior vendedor do mundo. Ele registrou mais de 13 mil veículos vendidos em seus 15 anos de atuação na Chevrolet.

No livro “Como vender qualquer coisa a qualquer um” (confira aqui) ele compartilha as técnicas de vendas que usou ao longo da carreira e como conseguiu bater metas em toda a sua trajetória.

10 – A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres

Livro A Bíblia do Marketing Digital

As etapas do marketing digital são passadas a limpo, de forma didática e prática neste livro (confira aqui) escrito por Cláudio Torres.

A linguagem é voltada para todos os públicos, desde os mais leigos a até quem já tem familiaridade com estratégia de marketing, seja inbound, seja outbound ou outras.

11 – A Estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Livros de marketing: A Estratégia do Oceano Azul

Você já ouviu alguma vez a expressão “oceano azul”? E “oceano vermelho”? Essa estratégia foi escrita, em livro (confira aqui), por W. Chan Kim e Renée Mauborgne.

Ela aborda um estudo sobre empresas vencedoras, bem-sucedidas, têm em comum a criação de nichos de mercado – diferente das que fracassaram.

12 – A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom

A Lógica do Consumo

Qual o poder das forças externas em relação àquilo que compramos? Segundo Martin Lindstrom, autor do livro A Lógica do Consumo (confira aqui), toda.

A publicação fala sobre como a neurociência e obviamente o marketing influenciam os consumidores ao redor do mundo a pensarem e agirem em todos os momentos.

13 – As armas da persuasão, Robert Cialdini

As armas da persuasão

O poder de persuasão é algo importantíssimo quando pensamos em estratégias de marketing, não é mesmo? Para atingir público-alvo de cada empresa, essas técnicas precisam estar em dia.

Apesar de não ser um livro de marketing, “As armas da persuasão” (confira aqui), de Robert Cialdini, serve para entender a lógica por trás de cada ação que visa influenciar uma ou várias pessoas.

14 – Contágio – Por Que As Coisas Pegam, de Jonah Berger

Livros de marketing: Contágio

Como captar clientes em um mercado e um mundo cada vez mais competitivo? Práticas do passado não fazem mais sentido e Jonah Berger explica o porquê.

No livro (confira aqui), o autor aborda quais fatores fazem com que boatos se espalhem ou então virais se criem no mundo digital. E isso, para o marketing, é bastante importante.

15 – A Vaca Roxa, de Seth Godin

Livro de marketing: A vaca roxa

Como destacar-se em meio a tanta concorrência? É preciso ir além na missão de gerar leads e impactar as pessoas. E é sobre isso que Seth Godin aborda em seu livro (confira aqui).

Ser bom não é mais o suficiente. É preciso ser o melhor e chamar a atenção. No livro “A Vaca Roxa” você entende melhor sobre como ir além em sua estratégia de marketing.

Esperamos que, com essas dicas de livros de empreendedorismo, você possa se sentir mais confiante para fazer seus negócios crescerem ainda mais!

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com alguma dúvida, ou tem algum outro livro para empreendedor que você gostaria de compartilhar com a gente, fale com um consultor hoje mesmo.

Aproveite e veja algumas frases motivacionais para ajudar você na sua rotina de negócios.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net