persuasão-persuadir

9 min de leituraPoder de persuasão: 15 dicas para você persuadir em vendas todos os dias

Ter o poder de persuasão, de persuadir os potenciais clientes de que o que você vende é realmente bom, é uma questão de sobrevivência no mercado atual.

Não trata-se de enganar ou de mascarar eventuais defecções, não. Persuadir é, na verdade, entender o que o cliente em potencial precisa e encontrar gatilhos mentais para finalizar a vendar.

É claro que você não vai adquirir o poder de persuasão da noite para o dia, tampouco na primeira venda que você for realizar.

Para persuadir é preciso ter paciência e repetir. Trabalha-se praticamente à base do “tentativa e erro”. Use técnicas de vendas, afine o discurso, tenha reuniões constantes de feedback.

Tudo isso para tornar o seu playbook de vendas um aliado poderoso para ajudar você a persuadir seus prospects e, claro, vender mais e melhor.

Neste artigo, temos a proposta de listar algumas dicas que ajudarão você nesta missão. São algumas práticas que ajudarão você na missão de gerar valor e garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível com o que ele comprou – o que é essencial.

Desta forma, sua rotina de vendas ficará muito mais agradável e você conseguirá de maneira muito mais fácil persuadir e garantir crescimento de vendas dos seus negócios.

Vamos lá?

Boa leitura!

LEIA TAMBÉM:
17 dicas de vendas para obter os melhores resultados comerciais

O poder de persuasão: 15 técnicas para você persuadir em vendas todos os dias

Vender não é uma tarefa fácil, e você sabe muito bem disso. O mercado é concorrido e, com clientes cada vez mais exigentes, algumas práticas do passado fazem muito pouco sentido atualmente.

Por isso, mais do que ter um bom produto nas mãos, é preciso um bom pitch de vendas. Mesmo que você entenda que a sua solução é muito boa, é preciso deixar isso claro para o lead.

Dentro desta missão, existem algumas técnicas para persuadir quem escuta você. Separamos algumas delas.

Confira:

1 – Acredite no que você faz

Para conseguir persuadir, é preciso ser verdadeiro. E isso só vai ocorrer se você acreditar realmente naquilo que você vende e em quem você é. Isso é percebido no seu discurso de vendas, sempre.

Fazendo isso, será mais fácil encontrar formas de falar com sinceridade com o cliente, compreendendo seus pontos e expondo o que há de positivo na solução que você vende. Afinal, conseguirá fazer isso da maneira mais clara e verdadeira possível.

2 – Procure aprimorar-se sempre

Um dos principais pontos para a persuasão dos clientes está no aprimoramento constante. Um coaching de vendas pode ser uma saída, por exemplo.

É preciso estar em sintonia com as práticas atuais do mercado e também entender o contexto tanto dos clientes quanto da economia do país. Mais do que isso, dominar tudo o que cerca tanto o seu produto ou serviço, como o segmento em que os prospects atuam.

Somente assim será possível dar ao cliente algo que realmente faça sentido, que seja real e paupável naquele momento. E isso faz toda a diferença.

3 – Seja calmo e confiante

Acreditar naquilo que se faz e vende e adquirir conhecimento contribuem para ser um vendedor confiante. Mas é preciso também ser calmo para poder persuadir quem você está falando.

Afinal, se você não conseguir realizar isso de forma didática, mostrando ponto a ponto como funciona o que você vende, não conseguirá convencer de que isso vale a pena.

Outro ponto importante é não adotar uma postura agressiva, não buscar o confronto. Não se discute com o cliente. Prefira dar razão à ele do que entrar em conflito. Se isso acontecer, será bem difícil reverter alguma situação desagradável.

4 – Busque uma conexão

Ao falar com um prospect, busque uma conexão inicial. Pode ser futebol, algum acontecimento no país, família, enfim, qualquer coisa que “quebre o gelo” e aproxime vendedor e cliente.

Criar histórias também podem ser uma forma divertida e diferente de persuasão. Afinal, há certas barreiras e resistências que precisam ser transpostas e fazer isso de maneira leve é a melhor alternativa.

Persuadir-Persuasao

5 – Saiba ser respeitoso para persuadir

Mesmo que o cliente esteja enganado sobre algum apontamento, sobre um ponto de vista, discorde dele de maneira respeitosa.

Ao invés de rebater de imediato, deixe-o expor as suas ideias. Depois, fale que entende, mas que você vê de outro modo, e exponha você os porquês.

É necessário ser cordial o tempo todo e, se necessário, discordar demonstrando os motivos pelos quais você está certo.

O objetivo é educar o lead e deixá-lo seguro para executar a compra, certo? Por isso, lembre-se daquela máxima: “as palavras convencem, mas são as ações que arrastam”.

6 – Saiba que escutar é melhor do que falar

Em uma apresentação de vendas, o vendedor é o que menos deve falar. Ele precisa ouvir, anotar tudo o que foi dito e entender as dores dos potenciais clientes.

Não interrompa e nem contradiga.

Fazendo isso, será muito mais fácil persuadir, afinal, você saberá ponto a ponto o que precisa falar. Assim você conseguirá a metodologia de vendas que mais faz sentido para conseguir fechar a venda.

7 – Tenha empatia e coloque-se no lugar do outro

Colocar-se no lugar da outra pessoa é uma excelente forma de persuasão – por isso é importante escutar mais e falar menos. É assim que se constrói um bom relacionamento com o cliente.

É importante conhecer melhor quem você está falando. Por isso, empatia é essencial. Entender que entende os motivos do cliente faz com que ele se sinta acolhido e muito mais seguro para tomar a decisão de comprar. Até porque, quem entende seus problemas conhece a sua solução.

8 – Seja flexível

Flexibilidade também é um tipo de empatia fundamental para persuadir em vendas. Por mais que você tenha siga playbook para vendas e tenha os preços que a empresa estabeleceu bem definido. rigidez não levará você a lugar algum.

Você pode adequar um poucos planos, prazos ou qualquer outra condicional para atender melhor ao cliente.

Mostre que você está aberto a concessões e chegar a termos que fiquem bom para os dois lados. Fazendo isso você ganhará a confiança do cliente e pode ter nele um evangelizador da marca – o que certamente impactará positivamente o CAC e LTV de seus negócios.

persuadir-e-persuasao

9 – Mostre que você é um expert

Ser autoridade onde se atua é (ou ao menos deveria ser) o objetivo de qualquer profissional. O de vendas não pode ser diferente.

Mesmo que sua empresa invista em técnicas de inbound marketing para geração de leads e mostrar que é expert no segmento em que atua, cabe ao time de vendas esse trabalho também.

Pensando nisso, o vendedor deve ser muito mais um consultor de negócios. Mostrar que a funcionalidade X corrige o problema Y do cliente. Assim, passo a passo, didático, você mostra que é referência naquilo que faz e consegue persuadir quem te escuta.

10 – Saiba contornar objeções

Um dos pontos mais importante é saber contornar objeções. Preço ou tempo de entrega deixam o cliente em dúvida? Pois mostre que vale a pena, que ninguém entrega com tanta qualidade e soluciona tanto as dores dos clientes quanto a empresa onde você trabalha.

Para isso, é preciso sempre ser rápido e entender como a concorrência trabalha e no que você é melhor do que ela.

11 – Tenha recursos na manga

Tenha depoimentos de clientes sempre à mão para mostrar. Fale sobre os cases, entregue artigos em blog, enfim, tudo o que precisar para convencer os prospects de que sim, o solução que você vende faz todo sentido.

Ah, uma dica: se sua empresa não coloca a chamada prova social no site, faça isso o quanto antes. É fundamental mostrar que a empresa realmente atende a clientes de verdade. Uma coisa é falar, outra é mostrar, certo?

12 – Use um pouco de drama

Tá, e se acrescentarmos um pouquinho (só um pouquinho) de drama no item anterior? Você pode apresentar algum case, mas fazer isso mostrando a jornada do herói.

Falar sobre como aquele cliente estava “perdido”, sem saber o que fazer e tendo resultados mensais ruins, um atrás do outro.

Então você, o vendedor, o herói, mostrou a solução que vende e… EUREKA! O desempenho da empresa passou a ser muito melhor e hoje ela é um exemplo de negócios que prosperam.

Não custa fazer essa narrativa, certo? Desde que você não minta, ela é realmente válida para convencer potenciais clientes (mas sem exagerar!)

13 – Projete o futuro

Agora, mostre esse cenário exposto no item acima, no contexto do cliente. Projete como será o seu futuro se ele comprar a sua solução, com crescimento e bem-estar dele e de todos que o cercam.

Projete o case de seus outros clientes neste potencial cliente. Para conseguir ter poder de persuasão é preciso encantar. E para isso nada melhor do que mostrar um futuro próspero pela frente.

persuasao-persuadir

14 – Crie senso de urgência

“É por tempo limitado!”. “São as últimas unidades!”. “Preço especial só para hoje!”. Essas são frases para criar um senso de urgência no prospect para fazer com que ele decida-se logo pela compra.

Essas frases funcionam para vendas B2C. Em vendas B2B, use a exclusividade para esse senso de urgência funcionar como persuasão para quem escuta você.

Diga que negociou uma condição especial com o gestor e que somente se for contratado neste mesmo dia a condição será válida.

15 – Persuasão é mostrar que a empresa cuida do cliente

Deixe claro que a empresa é preocupada com o sucesso do cliente. Que não é porque a compra foi efetuada, ou o serviço contratado que o cliente não é mais importante.

Mostre que o chamado customer success é importante e que haverá follow up para saber garantir que haja a melhor experiência possível com a solução.

Por isso, mostre como funciona o suporte da sua empresa (para isso, converse com o time interno e pergunte como funciona a SLA).

Enfim, cerque-se de tudo que mostre ao cliente que você não quis apenas vender para ele, mas sim que ele consiga crescer e ser ainda melhor com o produto ou serviço que ele contratou da sua empresa.

Com essas dicas, você conseguirá persuadir muito melhor todos os clientes dentro do seu funil de vendas e, claro, vender mais e melhor.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você tem alguma dor dentro do seu gerenciamento de vendas ou ficou com dúvidas sobre este conteúdo, fale com um consultor hoje mesmo.

Aproveite e leia dois artigos que podem ser bem úteis para você.

O primeiro fala sobre a importância de descobrir o ICP, perfil do cliente ideal das empresas.

Já o segundo aborda formas de como calcular satisfação do cliente.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net