Power BI: o que é, aplicação e benefícios para empresas

Power BI
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

O Power BI existe para facilitar a vida das empresas que precisam analisar dados e tomar decisões da forma mais rápida e assertiva possível. Vendas, marketing, financeiro… não importa.

Seja qual for o setor do seu negócio, a sua aplicação se faz necessária. Afinal, convenhamos: é preciso ser sempre cada dia mais eficaz.

A tecnologia impacta nossa vida – e consequentemente a dos nossos clientes. A exigência, por consequência, apenas cresce.

Por isso, combinar ferramentas é sem sombra de dúvida uma boa prática na gestão empresarial – e você precisa ter isso claro.

É neste sentido que o Power BI atua, em tornar eficiente a tarefa de gerir negócios. E isso independe de segmento ou tamanho.

Neste artigo, abordaremos melhor seu conceito e como ele funciona – especialmente em vendas. Ainda falaremos sobre quais os benefícios de sua aplicação na rotina de uma organização.

Assim, você poderá saber se faz sentido ou não para seus negócios.

Combinado?

Boa leitura!

O que é o Power BI

Entendendo o que é Power BI

Podemos compreender Power BI como uma coleção de serviços de softwares e aplicativos que, conectados, trabalham em conjunto.

BI, aliás, significa Business Intelligence. Ou, em bom português: Inteligência de Negócios. O resultado dessa união são informações coerentes, organizadas e precisas.

Os dados dispersos e não relacionados que as empresas têm em diversas plataformas e também setores da empresa ficam relacionados e unificados.

A sua origem, na realidade, nos remete a um conjunto de práticas dentro do Excel. Começou com o filtro de dados de tabelas.

Esses números eram trabalhados antes de virar um gráfico – você certamente tem alguma familiaridade com isso. Todavia, essa prática foi se difundindo e tornou-se um serviço criado pela Microsoft.

O que antes era feito pela mão humana, agora tem a tecnologia agindo. Seja números em uma planilha, seja dados em quaisquer outras ferramentas, o Power BI permite a conexão entre todas as fontes.

E isso ajuda decisivamente na visualização, descoberta, mensuração, aprimoramento e compartilhamento do que é relevante com quem você quiser.

Mais poder para a gestão empresarial

Se uma pessoa pode beneficiar-se dessas práticas, as empresas também tem muito a ganhar. Ainda mais em negócios B2B, que são em sua maioria mais complexos e exigem uma tomada de decisão veloz e sempre assertiva.

O Power BI permite uma ampla personalização. E isso é essencial para ter métricas e análises sempre em tempo real.

O planejamento estratégico de qualquer negócio pode e deve apoiar-se nessas práticas, bem como a avaliação de desempenho de quaisquer profissionais em todas as áreas.

Afinal, o relatório sempre estará completo com a integração de diversas plataformas, mapeando todos os processos de um setor.

Outra forma de aplicar à rotina de trabalho é o fato de ter recursos que apoiam-se ao machine learning e IoT.

Destas formas, dados relevantes ou até mesmo discrepantes nunca passarão despercebidos. Tendências positivas e negativas e desvio de rumos, por exemplo, sempre estarão no radar dos gestores.

E isso é essencial para a saúde de uma empresa. Webinar: Quer saber melhor como o Power BI age dentro das empresas na hora de vender? Clique aqui!

Benefícios do Power BI

Power BI: benefícios e aplicações? Veja 3 situações!

Gerenciamento. Compartilhamento. Mensuração. Análise. Essas todas são palavras que cercam o Power BI e suas possibilidades junto às organizações.

É ainda mais fácil de fazer essa gestão administrativa por poder centralizar as informações – o que dá uma visão panorâmica do que é relevante aos negócios.

Por conta disso, ele mostra-se extremamente útil no setor de vendas, marketing, suporte, finanças, entre outros.

Em um painel único, você integra diversas plataformas e apps que sejam relevantes para o seu negócio. Assim, você cria gráficos, quadros e tudo o que for necessário ser analisado.

Assim, fica muito mais simples lidar com processos e seus eventuais gargalos, sendo mais fácil de identificar e resolvê-los.

Mas afinal, quais outros benefícios mais podemos destacar com seu uso?

  • Conexão entre inúmeros fontes de dados – Conecte softwares, planilhas, sites, entre outros bancos de dados;
  • Ambiente local ou na nuvem – infraestrutura adaptável para ambos os ambientes;
  • Criação facilitada de relatórios – dashboards e indicadores chaves para uma gestão mais assertiva e intuitiva;
  • Mobilidade corporativa – Acesso tanto no desktop por por mobile, podendo acompanhar e tomar decisões em qualquer lugar.

E sobre as suas aplicações?

1 – No marketing

Campanhas de inbound marketing muitas vezes são longas, complexas e exigem cuidado de ponta a ponta. Desde o conteúdo elaborado até a estratégia de captação de clientes.

 
Por isso, o Power BI tem papel importante. Mais uma vez voltamos ao fator essencial: monitoramento. Tendências, comportamentos, segmentação de mercado
 
O que é relevante para você ter ainda mais sucesso na geração de leads? Ou, melhor: onde estão as melhores oportunidades para um upsell e cross sell?
 
Com relatórios assertivos você calcula o ROI de suas ações. Mensure o CAC obtido e veja se vale a pena seguir na estratégia ou então mudá-la.
 
Aprimoramento constante com todos os dados relativos às suas campanhas: é isso que você precisa.
 
Power BI e o marketing

2 – Para suporte

O atendimento ao cliente é e sempre será uma preocupação de todas as empresas – ainda mais as que são SaaS.

 
Otimizar o processo de suporte é uma perseguição diária – e com o Power BI é possível elevar a qualidade do suporte oferecido.
 
Isso ocorre com o registro de cada interação do cliente, o que ajuda os times a perceberem os tickets fechados, monitorar performances, estatísticas de uso de um serviço contrato junto à empresa, entre outros.
 
Assim é muito mais fácil ter um SLA muito mais assertivo e contribuir para que o cliente esteja constantemente encantado com a marca.
 
O que, convenhamos, é essencial para um impacto financeiro na empresa. Churn custam caro e você certamente quer evitá-los, certo?
 
Podemos pensar ainda em aplicações do Power BI para finanças, área de TI, operações e muitos outros.

3 – Em vendas

A tecnologia para monitorar e aprimorar processos é importante especialmente quando nos referimos ao processo de vendas.

 
Até porque, sem conseguir vender mais e melhor, como será possível qualquer empresa crescer, certo? Por isso, o Power BI ajuda em algo que é essencial: ter o foco no cliente.
 
E isso se faz através da inteligência de análise posta em prática no momento de vender. Monitorando métricas com plataformas integradas ao seu CRM fica muito mais fácil das equipes de vendas atingirem suas metas e objetivos.
 
Opte, aliás, por um sistema de vendas que tenha a API aberta, sendo possível integrá-la com qualquer ferramenta no mundo.
 
A avaliação de desempenho das performances dos vendedores e SDR, por exemplo, são muito mais visuais e didática.
 
Power BI em vendas

Visão 360°

Na realidade, você pode monitorar a jornada inteira da buyer persona, desde a conversão (tornando-se lead) até o contrato assinado (tornando-se clientes).

 
Veja diferentes estágios do funil de vendas e tenha a ciência onde a sua taxa de conversão está acima ou abaixo do desejado.
 
Seja em estágios do pipeline, seja em saída de produtos, regiões de atuação, entre outros.
 
Por isso se dar em tempo real, é possível decidir de maneira muito mais instantânea sobre o que precisa ser feito para uma correção de rumo, por exemplo.
 
É essencial inclusive para quando você for fazer seu planejamento de vendas. O que mais deu certo neste ano? O que não deu?
 
Desta forma, você consegue o que realmente importa em vendas: aprimorar processos, gerar valor, garantir o sucesso do cliente.
 
Tudo isso contribuirá para você vender mais, melhor e consequentemente crescer de maneira rápida e saudável.
 
E aí, como podemos te ajudar?
 
Se você ficou com dúvida sobre esse artigo ou deseja saber como o CRM PipeRun ajuda as empresas a terem monitoramento completo de toda jornada do cliente, fale com um consultor.
 
Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a entender o impacto da tecnologia em seus negócios.
 
O primeiro fala sobre como ter o controle de vendas total dentro das empresas todos os dias.
 
Já o segundo aborda o papel da Inteligência Artificial em vendas.
 
Boas vendas!
 
Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!