WhatsApp Marketing: entenda a importância de fortalecer esse canal de comunicação na sua empresa

Whatsapp marketing: o que é e porque usar essa estratégia
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 8 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• WhatsApp Marketing é uma ferramenta que realiza um serviço de mensagens ideal para empresas que querem se conectar rapidamente e de forma assertiva com seu público;

• Ao usar o WhatsApp Marketing você melhora do relacionamento com o cliente, impulsiona vendas, humaniza a marca, realiza campanhas, entre outros;

• Realize campanhas de WhatsApp Marketing dentro do CRM de atendimento da PipeRun. Centralize campanhas, atendimentos e estratégias numa só ferramenta.

As grandes empresas já trabalham com estratégia de WhatsApp Marketing, e se você já recebeu alguma mensagem descontraída de um grande varejista já deve ter notado isso.

Sendo um dos canais de comunicação mais utilizados no Brasil, é fundamental que ele faça parte das estratégias da sua empresa, pois o ideal é sempre ir onde o consumidor está e não o contrário.

Porém, o aplicativo de mensagens não vai fazer nenhum milagre sozinho, é preciso aliá-lo a outras ferramentas de marketing digital e planejar ações que extraiam o melhor que o WhatsApp Marketing pode oferecer ao seu negócio.

Neste conteúdo vamos te dar o caminho das pedras para aplicar uma estratégia de WhatsApp Marketing eficiente no seu negócio. Confira!

Para potencializar essas estratégias, o melhor caminho é ter um bom CRM para gerenciar os contatos, e CRM é Pipe Run. 

O que é o WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing é uma ferramenta poderosa para as empresas que procuram alcançar novos clientes e construir relacionamentos com os já existentes. 

É um serviço de mensagens baseado em aplicativos projetado para manter as pessoas conectadas, tanto socialmente quanto profissionalmente.

Sua acessibilidade, segurança e tempo de resposta rápido o tornam uma solução ideal para as empresas que buscam otimizar suas estratégias de comunicação. 

Além disso, com recursos como envio de notificações ou criação de conversas via chatbot, as empresas têm acesso a uma forma visual única de interagir com os clientes. 

Com as ferramentas do WhatsApp Marketing, é possível compartilhar insights sobre produtos, serviços, descontos e negócios – tudo isso mantendo o controle sobre a conversa. 

Mas antes de usá-lo nas comunicações oficiais do seu negócio, é preciso entender as diferenças de aplicações desta ferramenta.

Estratégia de marketing pelo WhatsApp

Como fazer uma estratégia de marketing pelo WhatsApp?

Já pensando nos usos corporativos da ferramenta que foi criada versão Business do aplicativo, desenvolvida especialmente para atender as necessidades das empresas.

É uma versão com mais recursos que possuem o modelo app e também o API, que pode ser integrado a outros softwares de gestão, o que permite um controle maior da comunicação com os contatos, bem como a implementação de robôs de conversa automatizados.

Para a estratégia de marketing, é ideal usar o WhatsApp Business API para explorar o potencial máximo da plataforma aliada a outras ferramentas para um funil de vendas bem mais eficiente.

Lembrando que apesar de serem dois aplicativos diferentes, o WhatsApp Business vai se comunicar com o tradicional, a única diferença são as funcionalidades destinada à pessoa jurídica.

Vantagens do WhatsApp Marketing

Vantagens do WhatsApp Marketing

As pessoas estão usando o WhatsApp constantemente, seja para falar com seus familiares, trocar mensagens divertidas em grupos de amigos e também para adquirir produtos e serviços de forma mais rápida. Isso torna a ferramenta um canal de comunicação muito eficiente.

A seguir, separamos alguns destes benefícios:

Melhora do relacionamento com o cliente

Diferente do chat de outras redes sociais, o Whatsapp tem um caráter mais pessoal e até íntimo. Por isso, quando uma empresa consegue estabelecer uma comunicação pelo aplicativo o relacionamento fica bem melhor.

Uma ligação telefônica pode, por vezes, ser mais invasiva do que uma mensagem por áudio enviada na plataforma, pois esta segunda será analisada na conveniência do cliente.

Divulgação de conteúdo

Apesar de ser essencialmente um aplicativo para troca de mensagens em textos, o WhatsApp agrega outros recursos visuais muito úteis para divulgação, como envio de imagens, áudios, vídeos e até documentos.

Por essa razão, acaba sendo um ótimo canal para divulgar conteúdos, com uma taxa de conversão muito maior comparado a outros meios de comunicação.

No entanto, o contato deve ser adquirido por vontade do consumidor, senão a ação pode ser invasiva e gerar até um bloqueio.

Impulsionamento das vendas

O aplicativo estreita a comunicação e permite a qualificação do lead de maneira mais eficiente devido aos recursos que já citamos, dessa forma se torna uma ferramenta importante para impulsionar vendas.

Como é um meio de comunicação instantâneo, as trocas são mais rápidas, principalmente se as mensagens forem automatizadas por meio de chatbots. Assim, as negociações avançam de forma bem mais ágil.

Listas de transmissão

Falando em eficiência, o WhatsApp tem a função de lista de transmissão, então, quando você precisa enviar uma mensagem em massa, pode usar esta ação para atingir todos os clientes da base.

Pode funcionar tanto para divulgação de promoções exclusivas, quanto para comunicados gerais sobre horários de funcionamento, aumento de mensalidades, etc.

Humanização da marca

De fato, o WhatsApp é uma ferramenta mais pessoal do que um chat dentro do site da empresa.

Mas aqui vale uma dica: utilize fotos reais dos colaboradores em vez de simplesmente usar o logo do seu negócio, pois pessoas de verdade geram mais empatia, portanto, humaniza a conversa.

Campanhas e promoções relâmpago

Para além das campanhas sazonais que já são esperadas pelos clientes, sua estratégia de WhatsApp Marketing deve trabalhar também com promoções relâmpagos.

Ou seja, são aqueles descontos ou bônus válidos por um curto período, que só quem tem o privilégio de estar na lista do WhatsApp vai poder aproveitar.

Isso traz uma sensação de exclusividade para o cliente e consequentemente fideliza essa base de consumidores.

Como fazer uma campanha de marketing

Vantagens devidamente listadas, agora é hora de desenhar como será a sua campanha de marketing via WhatsApp utilizando alguns pilares estratégicos que funcionam também em outros meios.

A diferença são justamente os recursos que a ferramenta oferece, porém uma campanha mais eficiente vai demandar outras soluções para que seja viabilizada.

Segmente o público

O primeiro item vale para todo tipo de campanha, mas especificamente para o WhatsApp é bom ter cautela, pois uma mensagem que atinge um público errado pode gerar um grande ruído.

O aplicativo de fato deixa as relações mais pessoais, por isso mesmo pode ser um incômodo quando a mensagem recebida é totalmente desconexa com as expectativas do lead.

Entenda bem a persona do seu negócio e segmente corretamente o público antes de disparar a campanha.

Defina a mensagem

Público devidamente segmentado, o segundo passo é preparar a mensagem que tem mais a ver com as dores e os desejos desse grupo de leads.

Aqui vão entrar estratégias de copywriting e se tiver um bom CRM, pode até fazer testes A/B para ter certeza de quais conteúdos têm mais força com seu público.

Prepare os materiais

Com a copy definida, agora prepare os materiais de campanha que serão enviados, sempre considerando a segmentação prévia.

Entenda também que os formatos são importantes, e é recomendável evitar envio de vídeos, pois o cliente pode estar fora do Wi-fi, por exemplo, e baixar o vídeo para assistir pode ser uma grande barreira.

O ideal é ter uma imagem impactante acompanhada de um texto bem formulado que possa funcionar sozinho ao mesmo tempo complementar o design.

MODELOS DE SCRIPT DE VENDAS PARA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Baixe Scripts de Vendas Prontos e atenda clientes e leads de forma ágil.

Script de Vendas

Use gatilhos mentais

Falando diretamente do texto, é fundamental que você utilize gatilhos mentais para que sejam mais persuasivos.

A “regra” é usar gatilhos que sejam verdadeiros, como a escassez ou a prova social, pois se o lead perceber que foi enganado, sua marca perde credibilidade.

Então, se dizer que tal promoção é por tempo limitado, não prorrogue, pois isso tira a força do desconto e também cria na mente do cliente que foi uma promessa da boca pra fora.

Envie sua campanha

Quando as etapas anteriores estiverem bem definidas, o envio da campanha deve acontecer, de preferência utilizando plataformas onde possa haver um acompanhamento mais preciso dos dados.

Defina quem vai cuidar das respostas

Aqui pode ser definido um profissional de pré-venda para fazer uma qualificação das respostas dos leads antes de encaminhar para o time de vendas, mas é importante que esteja focado nessa campanha específica, ainda mais se for algo de tiro curto.

Um chatbot bem configurado, que utilize inteligência artificial pode ser ainda melhor para fazer essa primeira conversa, por isso considere  implementar essa solução junto com as estratégias de WhatsApp Marketing.

Cuidados no WhatsApp Marketing

Cuidados no WhatsApp Marketing

Assim como outros canais de atendimento e divulgação, o WhatsApp tem alguns limites tanto das diretrizes da própria empresa, quanto dos termos da legislação brasileira.

Sempre é recomendável fazer suas comunicações dentro de valores éticos e prezando sempre pela verdade, e para além disso, é importante respeitar algumas convenções e regras para suas campanhas não se tornarem um transtorno.

LGPD e o uso de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) veio para justamente impedir que empresas compartilhassem dados dos clientes sem a permissão dos mesmos.

É uma legislação complexa que não cabe explicar aqui, mas o que você precisa ter em mente é que jamais deve comprar contatos de outras empresas, pois isso pode ser uma violação à lei.

Também é importante sempre oferecer ao lead a opção de deixar de receber mensagens da sua empresa, caso ele queira.

Transparência é fundamental nesta relação, por isso só coloque na sua lista leads que deram seus contatos de forma opcional e não que tenham sido coagidos ou enganados para tal.

Envio de mensagens em massa

O disparo de mensagens em massa pode ter alguns problemas, entre eles o alto índice de spam. 

Ou seja, se várias pessoas considerarem sua mensagem invasiva, podem denunciar e você perderá a sua conta do WhatsApp.

Novamente, atente-se à legislação antes de fazer o envio da campanha, utilize plataformas seguras e autorizadas pela empresa e faça o disparo dentro dos limites estabelecidos.

Envios fora do horário comercial

Este último ponto é até um pouco confuso, pois em muitos casos, os clientes em potencial vão conseguir engajar numa conversa após o horário comercial, mas é recomendável que os contatos ativos sejam feitos dentro dessa margem.

Se o cliente iniciar uma conversa fora do horário comercial, há dois caminhos possíveis:

  1. Deixe uma mensagem automática informando que os atendentes e estão fora do expediente e no dia seguinte vão atender a solicitação;
  2. Tenha um software de chatbot que possa dar continuidade a conversa de forma natural e tentar resolver o problema.

Em ambos os casos você vai precisar não só das estratégias de WhatsApp Marketing, mas também de outras plataformas para essa gestão. 

A recomendação é experimentar o CRM Pipe Run para poder gerir esses leads de forma simples, eficiente e automatizada, faça nosso teste grátis e veja as vantagens da nossa solução.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!