Como criar e-mails de prospecção? 6 passos, exemplo e ferramenta

E-mails de prospecção B2B
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 8 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Transmitir a mensagem da sua empresa com assertividade, para o lead certo e no momento em que ele está pronto para comprar. Tudo isso pode ser alcançado com uma boa estratégia de e-mail de prospecção.

Dentro do funil de prospecção, também conhecido como funil BDR, sobre o qual falaremos adiante, um dos canais mais relevantes para o contato com o cliente em potencial é o e-mail. O canal pode ter diferentes funções, entre elas:

  • compartilhar conteúdo relevante com o lead, 
  • iniciar uma sequência de tentativas de contato para agendamento de reunião,
  • qualificar os leads e mais. 

Algumas pesquisas confirmam a importância dessa ferramenta, por exemplo, de acordo com a WBR Digital, 80% dos profissionais afirmam que o email marketing impulsiona a aquisição e retenção de clientes.

Já a Adobe Consumer Email Survey Report mostra que 52% dos respondentes consideram o e-mail a sua principal ferramenta de comunicação.

Para os consumidores a experiência de contato por e-mail também parece ser positiva. Um estudo da Marketing Sherpa indica que 61% dos consumidores gostam de receber e-mails promocionais semanalmente.

Mesmo quando o e-mail não é promocional, ele ainda mostra muito efetivo: cerca de 93% dos profissionais de marketing B2B usam o canal de e-mail para distribuir conteúdo, é o que indica a pesquisa anual B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets, and Trends

Entretanto, todos esses números estão relacionados a estratégias de prospecção bem construídas, que consideram elementos como a personalização das mensagens e a qualificação dos contatos. 

De fato, um e-mail de prospecção deve fazer parte de uma estratégia de vendas ampla e completa, para que possam ser direcionados para o público mais preparado para adquirir seus produtos.

Mas, afinal, como criar um e-mail de prospecção? É sobre isso que falaremos adiante. 

Como criar um e-mail de prospecção em 6 passos 

A seguir organizamos um passo a passo simples sobre como criar um e-mail de prospecção: 

  1. Saiba com quem está falando e personalize a comunicação
  2. Crie um bom assunto
  3. Desenvolva um texto envolvente
  4. Apresente você e sua empresa 
  5. Explique como conseguiu o contato
  6. Deixe claro o que o lead deve fazer

Entenda como colocar cada etapa em prática e continue lendo para compreender como o e-mail se encaixa no funil de prospecção BDR. 

1. Saiba com quem está falando e personalize a comunicação

O e-mail de prospecção precisa falar diretamente com o lead que está recebendo o material. Para isso você precisa saber quem é e quais as suas dores e principais necessidades. 

Concentre-se nos benefícios que você pode oferecer ao lead e não nos recursos que o seu produto ou serviço oferecem. 

Mesmo que você não saiba tudo sobre o lead em questão, afinal está tentando o primeiro contato, sua equipe deve conhecer informações básicas que mostram que esse contato pode se tornar um cliente. 

Essas informações vão ajudar a personalizar o e-mail que será enviado e a escolha dos pontos que serão destacados por você. 

2. Crie um bom assunto

Uma dúvida muito comum é o que colocar no assunto do e-mail de prospecção. A regra geral é: se você deseja que o seu e-mail seja aberto, vai precisar caprichar no assunto.

O assunto é o que aparece para o lead quando ele abre a caixa de entrada. 

Construa um bom assunto de e-mail para despertar o interesse do usuário e se destacar entre as dezenas de outros materiais que chegam para ele todos os dias. 

Para Isso, algumas estratégias são:

  • o uso de gatilhos mentais como a urgência e a escassez, 
  • apresentar dados e números para despertar interesse, 
  • adotar um tom de comédia (cuidado para encontrar o tom certo), 
  • fazer uma pergunta que faça o lead pensar ou querer ter a resposta, e mais.

3. Desenvolva um texto envolvente

Um texto envolvente é aquele que faz o lead se identificar com o que está sendo apresentado. 

Esse tipo de material aumenta as chances do leitor dar os próprios passos, respondendo à sua interação.

Para isso, mais uma vez, reforçamos a necessidade de conhecer pelo menos um pouco o contato em questão, identificando e destacando suas dores e necessidades, e como e porque a sua empresa pode saná-las. 

Casos de outros clientes podem ajudar a despertar curiosidade, ao mesmo tempo funcionam como prova social e aumentar a sua autoridade sobre o tópico. 

4. Apresente você e sua empresa 

Um e-mail de prospecção exige que você se apresente e apresente a sua empresa, mesmo que de forma breve. 

Use um ou dois parágrafos para dizer quem você é, porque está entrando em contato e como pode ajudar o lead a superar algumas de suas dificuldades. 

Inclua o ramo da empresa, o nome da solução, o seu cargo, o que você faz e como faz. 

5. Explique como conseguiu o contato

Grande parte dos e-mails de prospecção são cold mails, ou seja, o lead não conhece a sua empresa e não sabe quem é você. Estamos falando de um modelo de Outbound Sales. 

Exatamente por isso é educado que você informe ao lead como conseguiu o contato dele. 

Isso é interessante também para que ele perceba que você não está apenas enviando um e-mail em massa para centenas de leads. Mas que, ao contrário, conhece o seu contato e acredita que podem formar uma boa parceria. 

Leia também: Vendas Inbound x Outbound: qual a melhor para minha empresa?

6. Deixe claro o que o lead deve fazer

A conclusão do material é crucial para o sucesso de seu e-mail de prospecção.

É fundamental deixar claro o que o lead deve fazer para continuar o contato e conhecer mais sobre o que estava sendo abordado na mensagem.

Convide o leitor a responder o e-mail para agendar uma reunião com um especialista, por exemplo.

Deixe que isso pareça interessante e lembre-se que esse tipo de comunicação funciona com leads que estão nas etapas finais do funil de venda, já prontos para comprar. 

Por isso, cumprir as etapas e os mandamentos do funil de prospecção (BDR) é fundamental para o sucesso de sua empreitada. 

Exemplo de e-mail de prospecção

Confira, a seguir, um exemplo de e-mail de prospecção que usa as dicas que apresentamos.

[Nome do prospect], como vai?

Sou [nome do vendedor] e faço parte da [nome do negócio], especializada em instalação de energia solar para pequenas e médias empresas.

Conheci a sua empresa pelo LinkedIn e acredito que eu possa te ajudar a economizar cerca de 70% da sua conta de luz, a partir da instalação de nossas placas solares. 

60% de nossos clientes já recuperam o investimento nos 6 primeiros meses de uso da tecnologia, e os outros 40% recuperam em no máximo um ano. 

Por isso, gostaria de apresentar nossa solução especialmente criada para empresas de porte similar ao seu

Podemos agendar uma conversa? Qual o melhor dia e horário?

Atenciosamente,

[Assinatura do vendedor]

Quer conhecer mais exemplos de e-mails de vendas? Então acesse Script de vendas: o que é e como fazer (veja modelos prontos)” e baixo modelos prontos para serem usados por sua equipe.

Gestão do funil de prospecção (ou funil BDR)

O funil BDR, ou funil de prospecção, ajuda sua equipe a organizar o trabalho que será feito com os leads vindos das estratégias de outbound, que incluem cold mail, cold calling, social selling e mais. 

Aproveitando que estamos falando sobre esse tipo de ação, indicamos que você assista ao webinar sobre outbound para o processo de vendas. Vale a pena. 

Continuando, o nome BDR surgiu do termo Business Development Representative é na realidade de vendas representa o setor e os profissionais responsáveis pelas etapas de construção da lista de prospects que serão contatados pela equipe comercial. Essa lista deve ser criada com prospects alinhados ao perfil de cliente ideal da marca. 

Logo, para criar uma comunicação eficiente é importante considerar o e-mail de prospecção como uma das etapas do funil de BDR. Para te ajudar nesse trabalho, preparamos um material gratuito para que você possa criar o seu funil de prospecção: Funil de Prospecção (BDR) Pronto e atraia mais clientes. É só baixar e começar a usar. 

Para tornar a gestão de prospecção ainda mais eficiente, acelerando seus resultados de vendas, você pode criar o seu funil de BDR dentro do CRM Piperun e integrar com ferramentas de automação de e-mail marketing, que vão criar um fluxo de comunicação muito eficiente com seus prospects. 

Com o CRM você melhora a qualificação dos leads e garante o acompanhamento eficiente dos contatos por todas as etapas do funil de vendas, incluindo o cumprimento da cadência de prospecção. 

Dentro do CRM Piperun você pode criar o funil de:

Curtiu? Então conheça nossa plataforma de aceleração de vendas e comece seu teste gratuito.

#BoraBaterMeta

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!