Metodologia ágil: o que é, tipos, vantagens e como aplicar

metodologia agil metodos
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

A metodologia ágil é uma série de princípios focados em facilitar o gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software;

Esse tipo de metodologia não segue um plano rígido, mas se adapta às mudanças e necessidades do projeto conforme ele avança;

O CRM de Vendas da PipeRun é a ferramenta certa para implementar práticas ágeis em vendas, pois possibilita a criação de múltiplos funis de vendas, a geração de relatórios detalhados e uma comunicação mais fluida entre os times.

Existe algo que está transformando a maneira como as equipes trabalham e alcançam seus objetivos: a metodologia ágil. 

Se você está pesquisando formas de tornar seu processo de vendas mais dinâmico e eficiente, precisa descobrir como ela funciona.

Apesar de ser mais aplicada em times de desenvolvimento de software, essa metodologia também pode trazer muitos benefícios para outras áreas.

Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre metodologia ágil, com tudo o que você gostaria de saber sobre o tema.

Ao longo desse artigo, vamos te explicar o conceito, os pilares por trás do agile, dicas práticas para aplicá-lo na sua equipe e MUITO mais.

Ficou curioso(a) para conferir? Então, acompanhe e descubra!

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

O que é metodologia ágil?

Podemos definir metodologia ágil como um conjunto de práticas que servem para otimizar as entregas de projetos, principalmente na área de desenvolvimento de software.

Seu objetivo é realizar entregas rápidas e que estejam alinhadas com o que o cliente, de fato, necessita.

Essa abordagem surgiu a partir do Manifesto Ágil, um documento criado em 2001 por um grupo de desenvolvedores de software.

Em resumo, esse documento reúne princípios e práticas para melhorar a eficiência no desenvolvimento de projetos.

Até hoje, ele serve como um guia para todos que querem implementar a metodologia ágil, trazendo suas melhores práticas.

Como comentamos acima, o foco dessa metodologia está na busca pela satisfação do cliente.

E, segundo suas diretrizes, isso é alcançado por meio de entregas contínuas, que possibilitam ajustes rápidos de acordo com a evolução do projeto.

Além disso, a comunicação transparente entre todos os membros da equipe também faz parte dos pilares da metodologia ágil.

De acordo com o manifesto, essa prática garante que todos os envolvidos estejam trabalhando juntos para agregar valor ao projeto final.

Quais os 12 princípios ágeis? Manifesto ágil

Quais os 12 princípios ágeis? Manifesto ágil

Ao contrário do que muitos imaginam, o manifesto ágil não é apenas uma teoria.

Estamos falando de um documento que reúne 12 princípios essenciais para guiar, de maneira eficiente, equipes no desenvolvimento de projetos.

Se você ainda não teve oportunidade de conferir o documento completo, listamos e explicamos a seguir os 12 princípios do manifesto ágil. Confira!

1. Satisfazer clientes

Na metodologia ágil, a prioridade máxima é atender às necessidades do cliente, entregando valor de maneira contínua. 

Essa prática, por sua vez, cria um ciclo de feedback positivo e ajuda a construir uma relação de confiança entre a equipe e o cliente final.

2. Aceitar mudanças

Mesmo nos estágios finais do desenvolvimento do projeto, mudanças são bem-vindas dentro dos conceitos da metodologia ágil. 

Nela, os processos são flexíveis e podem se adaptar para garantir que o cliente possa tirar vantagens competitivas a qualquer momento.

3. Entregar valor frequentemente

Na metodologia ágil, a entrega de valor deve ser constante e frequente, com preferência para ciclos mais curtos de desenvolvimento, como semanas.

4. Trabalho em equipe

Nesse tipo de método de trabalho, é essencial unir esforços para promover a cooperação diária entre todos os envolvidos no projeto, sejam eles especialistas no negócio ou no processo de desenvolvimento.

5. Times motivados

Equipes motivadas são mais produtivas e entregam melhores resultados. 

Por esse motivo, criar um ambiente de trabalho positivo, onde todos se sentem confiantes para compartilhar ideias e dúvidas, é crucial para o sucesso do projeto.

6. Comunicação eficiente

A comunicação “cara a cara” é o método mais eficaz de transmitir informações dentro de uma equipe, principalmente quando falamos de projetos. 

Além de criar um ambiente de transparência e confiança, é um dos principais pilares da metodologia ágil.

7. Software em funcionamento

O principal indicador de progresso é um software funcional. 

Por esse motivo, a equipe deve se concentrar em entregar uma solução que não apenas atenda às necessidades do cliente, mas que também esteja em pleno funcionamento.

8. Ritmo sustentável de trabalho

Manter um ritmo constante e sustentável é um ingrediente indispensável para a saúde e o bem-estar da equipe.

Além disso, colabora para manter a qualidade e a eficiência a longo prazo.

9. Excelência contínua

A busca por excelência técnica e design bom e simples também aumenta a agilidade na execução de um projeto. 

Sem falar que essa prática cria um ambiente propício para inovação e melhoria contínua.

10. Simplicidade primeiro

Dentro da metodologia ágil, simplicidade é essencial. 

Isso quer dizer que as equipes devem se concentrar no que realmente é necessário e, assim, eliminar o trabalho que não agrega valor ao projeto.

11. Times que se auto-organizam

As melhores arquiteturas, requisitos e designs surgem de equipes auto-organizadas. 

Em outras palavras, quando uma equipe tem liberdade e responsabilidade, ela é capaz de criar soluções mais inovadoras e eficazes.

12. Busca por aumento da eficácia

Ao aplicar essa metodologia, a equipe deve sempre refletir sobre como se tornar mais eficaz e, a partir disso, ajustar seu comportamento de acordo. 

Esse ciclo de melhoria contínua contribui diretamente para maior adaptabilidade e sucesso a longo prazo.

Qual a diferença entre metodologia ágil e metodologias tradicionais?

Quando falamos de gerenciamento de projetos, as metodologias ágeis e tradicionais possuem abordagens diferentes, principalmente falando de velocidade e flexibilidade do processo. 

De modo geral, os métodos mais tradicionais, como o Waterfall (cascata), seguem uma sequência definida e linear de etapas. 

Por esse motivo, são mais indicados para projetos onde os resultados da entrega final podem ser previstos.

Já as metodologias ágeis têm foco na adaptabilidade e costumam ser usadas em projetos onde partes do software precisam ser implementadas o mais rápido possível. 

Um exemplo disso seria o desenvolvimento de um e-commerce. 

Se o público costuma usar mais aplicativos, o projeto começaria por aí, com o objetivo de lançar o app o mais rápido possível para iniciar as vendas, enquanto outras plataformas, como desktop e tablet, seriam desenvolvidas em seguida, mesmo com o software já em produção. 

Esse projeto seria dividido em entregas rápidas, chamadas iterações, cada uma funcionando como um mini projeto completo, incluindo todas as etapas necessárias para sua entrega. 

Dessa maneira, o cliente poderia acompanhar os resultados rapidamente e compartilhar feedbacks durante todo o processo. 

Agora, voltando às diferenças, é importante lembrar que os projetos ágeis estão sempre abertos a mudanças, independentemente do estágio do processo.

Dessa forma, estimulam a participação ativa de todos os envolvidos – clientes, colaboradores e desenvolvedores – durante todo o projeto. 

Quais são as 3 principais vantagens em seguir a metodologia ágil?

Quais são as 3 principais vantagens em seguir a metodologia ágil?

A implementação da metodologia ágil traz muitas vantagens para o andamento dos projetos, principalmente pelos seus pilares de adaptação e eficiência. 

Nos próximos tópicos, vamos te explicar 3 principais vantagens que fazem dessa abordagem uma escolha ideal para equipes e projetos de diversas áreas. Vamos lá?

Entrega contínua

Adotando a metodologia ágil, é possível reduzir o ciclo de vida dos seus projetos. 

Isso se deve ao fato de que essa abordagem possibilita entregas menores e mais frequentes, permitindo atender melhor às necessidades dos clientes.

Vale lembrar que essa entrega contínua também permite avaliar continuamente a solução.

Processos transparentes

Ao dividir o projeto em várias fases e promover entregas frequentes, você consegue ter uma visão clara do andamento do trabalho em cada estágio. 

Essa prática facilita o acompanhamento do progresso por parte da equipe de desenvolvimento e ainda estimula uma comunicação mais aberta e eficaz entre todos os envolvidos.

Qualidade maior nas entregas

A cooperação entre as equipes e o monitoramento do processo são dois aspectos cruciais da metodologia ágil, e trazem como resultado uma qualidade superior nas entregas. 

Como o trabalho é realizado em iterações, com revisões e ajustes, eventuais erros são identificados e corrigidos rapidamente, antes que se tornem problemas maiores. 

Além disso, a participação ativa do cliente e a comunicação aberta entre todos os envolvidos ajudam a garantir que a solução final esteja de acordo com as expectativas alinhadas no início. 

exemplos de métodos ágeis

Quais são os tipos de metodologia ágil? 3 exemplos de métodos ágeis

Como você já sabe, a metodologia ágil reúne diversas práticas que buscam otimizar o processo de desenvolvimento de projetos, sempre com foco em eficiência, flexibilidade e entrega de valor. 

Porém, o que muitos não imaginam é que existem vários métodos ágeis, com seus próprios princípios, mas compartilhando da mesma filosofia. 

Hoje, você vai conhecer os 3 métodos ágeis mais populares: Lean, Scrum e Kanban.

Lean

O Lean, que foi popularizado pela Toyota, tem como objetivo eliminar desperdícios e otimizar o fluxo de trabalho. 

Em resumo, sua ideia é criar mais valor para o cliente com menos recursos, focando na eficiência e na qualidade. 

Segundo essa metodologia ágil, é preciso identificar e eliminar atividades que não agregam valor, e direcionar mais esforços para aquilo que realmente importa. 

Por ser muito versátil, pode ser aplicado em diversas áreas, desde a produção industrial até serviços e desenvolvimento de software.

Scrum

O Scrum é um framework ágil que se popularizou por sua simplicidade e eficácia. 

Explicando de maneira simples, ele divide o trabalho em ciclos (sprints) e promove reuniões frequentes para planejamento (planning), acompanhamento diário (daily) e revisão do trabalho realizado (review). 

Esse tipo de método ágil é ideal para equipes que lidam com projetos complexos e que precisam de flexibilidade para se adaptar às mudanças rápidas. 

Por isso, ele é muito utilizado em áreas como desenvolvimento de software, marketing e gestão de produtos.

Kanban

Originário do Japão, o Kanban é um método ágil que se baseia no conceito de “just-in-time”. 

Utilizando um quadro visual dividido em colunas, ele permite um acompanhamento fácil e transparente do fluxo de trabalho, ajudando a identificar gargalos e melhorar a eficiência. 

O Kanban é flexível e pode ser adaptado para diversos contextos, sendo amplamente utilizado em setores como manufatura, TI, Recursos Humanos e até mesmo na gestão de tarefas do dia a dia.

Como colocar em prática a metodologia ágil

Como colocar em prática a metodologia ágil para aumentar vendas?

Adotar a metodologia ágil em vendas pode, sem dúvidas, melhorar seus resultados.

Mas, para colocar essa metodologia em prática, é preciso planejar metas claras e tangíveis, dividir as tarefas em ciclos menores (sprints) e realizar reuniões para avaliar o progresso e identificar oportunidades de melhoria. 

Pensando em te ajudar a entender melhor, compartilhamos abaixo mais algumas dicas que podem ser úteis nesse processo!

Metodologia scrum em marketing, pré-vendas e vendas

Como mencionamos acima, a metodologia Scrum é uma ferramenta não só útil para a área de desenvolvimento de software, mas também para marketing, pré-vendas e vendas. 

Essa abordagem permite uma execução mais ágil e eficaz das estratégias, facilitando o alcance dos objetivos do negócio.

Abaixo, você vai descobrir como implementar o Scrum nesses setores específicos.

Monte a equipe

Para montar uma equipe eficiente, você deve entender as necessidades de sua área e buscar pessoas com as habilidades adequadas para compor o time. 

Pensando nisso, é preciso considerar o tipo de venda, o tamanho da empresa, a complexidade do mercado e os objetivos a serem atingidos. 

Lembrando também que a equipe deve ser multidisciplinar e comprometida com os resultados.

Defina os papéis de todos

Na metodologia Scrum, cada membro da equipe tem um papel definido, e é crucial que todos estejam cientes de suas responsabilidades principais. 

Embora eles possam colaborar em atividades secundárias, essa clareza de papéis ajuda a evitar confusões e garante que todos saibam o que se espera do seu trabalho.

Leia também: Core business: o que é, importância, exemplos e como definir

Planeje as sprints

As sprints são períodos de tempo durante os quais a equipe se concentra em completar um conjunto de tarefas. 

Geralmente duram de 2 a 4 semanas, mas a duração pode variar conforme as necessidades do projeto. 

Para ter boas entregas, você deve planejar com antecedência os momentos- chave de cada sprint, incluindo o planejamento (planning), as reuniões diárias (daily meetings) e a avaliação do trabalho realizado (review).

Faça as daily meetings

As reuniões diárias são cruciais para manter todos na equipe atualizados sobre o progresso do projeto e quaisquer desafios que possam ter surgido. 

Mas, ao contrário das reuniões tradicionais, essas devem ser breves, não ultrapassando 15 minutos, e cada membro da equipe precisa compartilhar o que fez no dia anterior, o que planeja fazer hoje e se há algum impedimento no seu caminho. 

É importante manter o foco para que a daily não se transforme em uma conversa longa e improdutiva.

Dê feedbacks

No Scrum, os feedbacks são mais do que essenciais, já que orientam a equipe, mostram o valor do trabalho realizado e garantem que todos estejam alinhados com os mesmos objetivos.

Quando bem aplicados, eles podem transformar a dinâmica de trabalho, tornando as entregas mais eficientes e, é claro, o processo mais leve para todos.

Leia também: Soft skills: o que são, quais as mais importantes e como desenvolver

Múltiplos funis kanban

A metodologia Kanban pode potencializar sua máquina de vendas, trazendo uma uma visão mais clara e organizada de todas as etapas do processo de vendas. 

Para quem ainda não sabe, uma máquina de vendas nada mais é do que um um sistema que automatiza e otimiza o processo de aquisição e conversão de leads em clientes.

Ela funciona a partir da integração de diversos funis, como marketing, pré-vendas e vendas, que possibilitam uma série de ações automatizadas para levar o lead até o fechamento do negócio, como envio de e-mails, propostas e mensagens de HSM.

A seguir, explicamos os 3 funis de aquisição envolvidos nesse processo:

EBOOK GRÁTIS

Tenha uma equipe de marketing de alta performance e aumente sua captação de leads

O material será enviado por e-mail. Confira a caixa de entrada e também de spam.

Funil de marketing

O funil de marketing é a primeira etapa da jornada do cliente, tendo como foco atrair leads e enriquecer seus dados. 

A estratégia aqui é essencial, pois é preciso criar conteúdo relevante e campanhas que despertem o interesse do público-alvo. 

Seu objetivo é coletar informações para entender melhor as necessidades e os desejos dos potenciais clientes, preparando o terreno para as próximas etapas do processo.

Funil de pré-vendas

Os leads que avançam para o funil de pré-vendas são aqueles que demonstraram interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Nessa fase, a equipe de pré-vendas trabalha para qualificar ainda mais esses leads, avaliando seu potencial de compra e garantindo que eles sejam adequados para a oferta em questão. 

É uma etapa importante para garantir que apenas leads de qualidade sejam passados para a equipe de vendas.

Funil de vendas

Finalmente, no funil de vendas, nos deparamos com leads que foram qualificados e estão prontos para serem abordados pela equipe de vendas. 

Eles já passaram pelas etapas de marketing e pré-vendas, e agora é o momento do vendedor entrar em ação e fechar o negócio. 

Essa fase demanda habilidades de negociação e a capacidade de apresentar o produto ou serviço de forma atrativa, resultando na conversão do lead em cliente.

Ferramenta para metodologia agile em vendas

O CRM de Vendas da PipeRun é uma ferramenta ideal para times de vendas que seguem a metodologia ágil.

Com ela, é possível construir diversos tipos de funis, atendendo todas as etapas do processo de aquisição de clientes, além das estratégias de pós-venda com foco na retenção e expansão da carteira.

Além disso, o sistema permite uma maior personalização, possibilitando que a equipe configure funis de acordo com as necessidades e metas de negócios. 

Vale lembrar que o CRM também traz relatórios completos para o planejamento e a execução de ações dentro da metodologia ágil. 

Com ele, você pode acompanhar informações relevantes sobre o desempenho das vendas, a eficácia das estratégias e, é claro, as áreas que necessitam de melhorias. 

E como você já sabe, essas informações são essenciais para aprimorar os processos dentro da metodologia e garantir sempre a melhor entrega.

Se você já usa o agile, mas ainda não conhece o CRM PipeRun, entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores para descobrir todos os benefícios da ferramenta! 

Conclusão

Viu só como a metodologia ágil também pode ser uma aliada para diversos setores, incluindo marketing e vendas?

Como comentamos ao longo do artigo, é possível aplicar o agile em equipes de desenvolvimento de software e, basicamente, em todas as outras áreas do negócio.

É claro que sua aplicação demanda planejamento e também a conscientização do  time sobre sua importância.

No entanto, seguindo nossas dicas, você poderá fazer isso de maneira muito mais prática.

Gostou de aprender mais sobre o universo do agile?

Para conferir mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog, pois toda semana compartilhamos artigos novos pensando em ajudar seu negócio a crescer.

Então, esperamos te encontrar novamente por aqui!

Até a próxima oportunidade.

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é uma metodologia ágil?

Uma metodologia ágil é uma abordagem de gestão de projetos e desenvolvimento de produtos focada na flexibilidade, colaboração e satisfação do cliente. 

Quais são os métodos ágeis?

Os 3 métodos ágeis mais conhecidos são: Scrum, focado em gerenciar tarefas em ciclos curtos; Kanban, que utiliza um quadro visual para gerenciar o fluxo de trabalho; e Lean, que visa eliminar desperdícios e melhorar a eficiência.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!