Missão, visão e valores nas empresas

7 min de leituraComo definir missão, visão e valores, o norte de qualquer empresa?

Passa por ter missão, visão e valores bem definidos o norte que as empresas precisam para saber onde e como deve caminhar.

Saber como quer ser reconhecido pelos clientes, pelo mercado e também pela concorrência é importante. E não pode ser encarado como algo secundário em seus negócios.

Para falar a verdade, trata-se da identidade, da cara que a empresa tem. São esses 3 pilares que ditarão como as coisas devem ocorrer dentro das organizações.

Com missão, visão e valores bem definidos será mais fácil dar qualquer passo necessário. Ajuda tanto no planejamento como também para contratar – ou descontinuar – algum colaborador.

Mas eles precisam ser verdadeiros. Caso contrário, tudo o que acontecerá será de modo artificial – e é fácil notar quando isso acontece.

Porém, talvez você esteja se perguntando agora. Afinal, como faço para definir missão, visão e valores e dar um norte à minha empresa?

Neste artigo nós ajudamos você nesta missão. Mas, mais do que isso, explicaremos o porquê disso ser tão importante e a dimensão de sua influência no que acontece na rotina empresarial.

Não importa se a empresa é grande, média, pequena, startup… não faz diferença. Empresa forte se constrói com missão, visão e valores fortes. E você precisa ter isso claro.

Vamos lá descobrir como defini-los?

Boa leitura!

O que é missão

Saiba como definir a missão da sua empresa.

O que é missão?

A razão de ser, sua importância, o porquê de existir e trabalhar. Tudo isso engloba o significado de missão das empresas. É o seu propósito de existência fundamental.

Esse é um dos pilares que dificilmente sofrerá mudanças. A menos, claro, que seus negócios mudem e você passe a vender produtos ou serviços muito diferentes dos que começou.

E entender o porquê de existir dá um norte, dá sentido à qualquer ação que possa ocorrer no dia a dia. É fundamental para o planejamento estratégico de todas as organizações e irá balizar as tomadas de decisões que forem ocorrer.

Esse último item precisa ficar claro. Todas as atitudes tomadas precisam estar alinhadas com o que a empresa entende como missão. É uma virtude que não é negociável. Caso contrário, do que valerá ela?

Como definir a missão da empresa?

Para conseguir defini-la de forma clara e que fique de fácil entendimento para todos, responda à perguntas como:

  • Por que a empresa existe?
  • Para quem ela existe?
  • O que a empresa faz?
  • Como ela faz?
O que é visão

Como você vê o futuro da empresa? A visão deve responder.

O que é visão?

A visão é onde a empresa deseja chegar. Como o CEO vê o futuro da organização? Certamente há pensamentos e desejos de onde se deseja chegar – mas isso precisa estar claro, ser colocado no papel.

Metas e objetivos todos têm, não é mesmo? Mas a visão da empresa tem que responder quais são. Mostrar onde a empresa deseja estar e como ela vai chegar até lá.

E o ideal é que ela seja definida em conjunto com os colaboradores para que seja verdadeira. Para que extraia a essência de quem faz parte da rotina e “faz acontecer” diariamente.

Fazer isso, aliás, é uma forma de manter a motivação de todos. Afinal, eles são parte da visão da empresa que tem, nas pessoas, seu ativo mais valioso.

Como definir a visão da empresa?

A visão precisa caminhar ao encontro de entender como os objetivos serão atingidos. Pode sonhar alto e desejar ser a principal empresa do segmento, não tem problema.

Mas de nada adiantará colocar essa visão de imediato. Vá aos poucos e seja realista. Você pode revisar a visão se assim desejar. Pés no chão para conseguir chegar onde se deseja.

Responda a algumas questões para entender qual a visão de sua empresam tais como:

  • O que a empresa deseja ser?
  • Onde ela deseja chegar?
  • Quando ela deseja chegar?
  • Como esse caminho será trilhado?
O que é valores

Construir e transmitir os valores para o time é fundamental para o sucesso da empresa.

O que são valores?

Quais são os princípios que irão guiar o comportamento de todos os envolvidos da empresa? Esses são os valores presentes em colaboradores, gestores, sócios, acionistas e até mesmo terceirizados.

Valor não é crença. Crença é aquilo no que se acredita. Valor é a forma como se age baseado no que existe por conceito – totalmente ligado, assim, ao comportamento.

Mais do que defini-los em conjunto, eles devem servir como mandamentos. Até mesmo como um “manual de instruções”. Devem ser seguidos para que a identidade da empresa seja sempre mais forte e verdadeira.

Sua organização precisa ser reconhecida através deles. Passará verdade aos seus clientes e potenciais clientes. E é através deles que a empresa crescerá.

Como definir os valores da empresa?

Antes de definir quais são os valores que fazem sentido ao negócio, alguns critérios precisam ser atendidos. Tenham em mente que os valores precisam ser:

  • de fácil entendimento para todos, sendo claros e diretos;
  • acessível à todos – de colaboradores à pessoas comuns;
  • inegociável – eles precisam ser obrigatórios e cumpridos por todos os envolvidos com a empresa.

Dito isso, é hora de defini-los. Pense em 5 valores (pelo menos) que façam sentido aos seus negócios. Responda a algumas questões, tais como:

  • Como iremos lidar com nosso clientes?
  • Como faremos nosso negócio?
  • Como nos comunicaremos com a sociedade?
  • Como deve ocorrer a contratação dos funcionários?
  • Quais são nossas responsabilidades perante a sociedade?

Importante: depois de definir missão, visão e valores, deixe ao acesso de todos. Imprima e cole nas paredes para que todos possam além de entendê-los, agir dentro destes parâmetros.

Missão, visão e valores: a revisão precisa ser constante

Revise missão visão e valores

Não transforme somente em quadro de parede: a missão, a visão e os valores precisam ser cumpridos.

A identidade de sua organização passa por missão, visão e valores bem definidos. Embora a missão dificilmente mude, a visão e também os valores precisam ser constantemente revisados.

Não se trata exatamente de mudá-los – se for necessário, claro, isso deve ocorrer. Mas é preciso assegurar-se que eles estão sendo cumpridos.

Para garantir isso, deixe sempre ao acesso de todos. Deixe-os claros dentro do sales playbook de sua empresa. Para acelerar seu entendimento por parte de novos colaboradores, aplicar métodos ágeis é uma boa solução.

Mas, claro, não podemos ignorar fatores externos. O mercado está em constante evolução. A tecnologia tem impacto grande na forma de trabalhar e em como a marca é consumida.

Por isso, esteja atento para revisar o planejamento sempre que necessário e adapte, atualize a missão, visão e valores de seu negócio.

É importante ser verdadeiro sempre, mas também estar alinhado às necessidades atuais.

É um cuidado importante para crescer cada vez mais e sempre ser referência no segmento em que se atua.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida sobre o artigo, ou quer saber o impacto que a tecnologia tem para definir a missão, visão e valores na sua empresa, fale com um consultor ainda hoje.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a planejar melhor seus negócios.

O primeiro fala sobre a importância de criar uma cultura organizacional saudável nas empresas.

Já o segundo aborda como a metodologia 5S ajuda as empresas a se estruturarem melhor.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net