segurança online

Garantindo a segurança online das suas férias

Sempre que as suas férias estiverem aproximando, é importante manter-se vigilante sobre possíveis hackers eletrônicos, especialmente durante as viagens.

Nas férias o turista costuma gastar bastante ter menos controle do que e quando está gastando, e por isso os fraudadores ficam alerta e tentam todos os meios possíveis para obter informações valiosas, como informações de identificação pessoal, informações de cartão de crédito ou informações de login.

Ter que lidar com cartões de crédito comprometidos ou roubo de identidade é a última coisa com a qual alguém quer lutar durante esse período festivo e ocupado.

Aqui estão cinco maneiras de manter seus dispositivos seguros tanto digitalmente como fisicamente nesta temporada de férias.

1 – Não use Wi-Fi público sem uma VPN ou ponto de acesso pessoal.

Mesmo se você estiver tentando comprar presentes de última hora, vale a pena esperar até estar em uma rede Wi-Fi segura na qual você confia antes de inserir as informações do seu cartão de crédito. Infelizmente, a maioria das redes Wi-Fi públicas pode ser facilmente invadida, permitindo que os invasores roubem dados criptografados e comprometam as contas do seu cartão de crédito. 

Também recomendamos investir em uma rede privada virtual (VPN), que pode ajudar a proteger os dados e a privacidade de seus dispositivos. Outra opção para garantir que sua conexão Wi-Fi não seja interceptada por agentes mal-intencionados é transportar um ponto de acesso pessoal (ou usar o ponto de acesso do seu telefone).

2 – Cuidado com o aeroporto, estação ferroviária ou estação de carregamento USB do hotel.

Os hackers podem estar esperando para roubar informações pessoais através de portas USB nas estações de carregamento públicas. O Juice Jacking, como é chamado, ocorre quando usuários inocentes conectam seus dispositivos eletrônicos às portas USB ou usam cabos USB carregados com malware. O malware fornece aos cibercriminosos uma maneira de entrar no software do seu dispositivo, permitindo que eles leiam e exportem dados, como senhas, e até mesmo que bloqueiem o dispositivo e o tornem inutilizável. Para permanecer seguro, considere comprar um carregador portátil.

segurança online

3 – Sempre viaje com seu próprio cabo USB para carregar seus dispositivos.

Alguns cabos USB podem ter sido propositadamente colocados em um espaço público por criminosos cibernéticos que desejam explorar os telefones dos viajantes. Além disso, tenha cuidado ao aceitar cabos USB que são oferecidos como brindes promocionais, porque os hackers podem facilmente mascarar essas coisas para parecerem com qualquer outro cabo … quando as pessoas veem, elas realmente não pensam e nem esperam que seja um cabo malicioso por desconhecer que tal truque existe.

4 – Use uma tomada CA, não uma estação de carregamento USB.

Também é fácil para os cibercriminosos modificarem diretamente as tomadas USB, não apenas os cabos USB. Se os invasores tiverem acesso físico à tomada, poderão remover a porta inofensiva e substituí-la por seu próprio hardware malicioso. A presença crescente de estações de carregamento USB públicas aumentou o risco para as pessoas de serem vítimas de tais golpes. Para evitar ameaças em potencial, carregue apenas diretamente da tomada elétrica CA em vez da tomada USB.

5 –  Tome as precauções óbvias

Por último, nunca se esqueça de manter o sistema operacional do seu aparelho sempre atualizado e, no caso dos PCs, deixe o antivirus ligado e atualizado. Para celulares e smartphones um aplicativo VPN é suficiente para proteger o dispositivo virtualmente.

Claro que você não deve deixar o seu aparelho desacompanhado. Toda a informação que um hacker precisa para destruir as suas férias está contida ali naquele pequeno dispositivo.

As viagens de férias podem ser agitadas e estressantes, mas seguindo estas dicas, você não precisa se preocupar (tanto) com o fato de seu dispositivo ter sido invadido por hackers e com o roubo de informações seguras.

Você pode reduzir bastante os riscos causados ​​por fraudes no computador, como malware, técnicas de engenharia social e acesso não autorizado a dados confidenciais, mantendo-se atualizado sobre as melhores práticas de segurança cibernética. Dessa forma você poderá aproveitar o máximo do que tem direito.

*Este guest post foi escrito por Techwarn.

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.