Pipedrive x PipeRun CRM de Vendas

12 min de leituraPipedrive x PipeRun: qual a diferença entre os dois CRM?

“Qual a diferença entre Pipedrive e PipeRun?”.

Essa foi umas das perguntas mais frequentes que recebemos no stand do RD Summit 2017. E segue sendo uma das perguntas mais repetidas ao time de SDR aqui do PipeRun.

Não tínhamos muitas respostas prontas. Acho que depende do uso de quem contrata um CRM de Vendas. Mas não precisamos de muitas palavras para responder quando apresentamos a solução na tela do computador.

Constantemente recebemos comentários como: “vocês estão muito na frente do Pipedrive”, “é muito mais fácil organizar as oportunidades assim”, “o gerador de propostas de vocês vai economizar muito tempo dos meus vendedores”, e por aí vai…

Um dos primeiros e-mails pós-RD Summit 2017 que recebemos, já no sábado pela manhã, era de um profissional da odontologia, inclusive foi case no evento, que usa(va) Pipedrive na sua clínica odontológica.

Ele disse: “Olá, Osvaldo! Tive falando com você durante o RD Summit, e agora estou testando o Run aqui. Saberia me dizer quais as principais diferenças entre o Drive e o Run?”.

Bem, recebemos um apelido carinhoso já. Talvez nós até adotemos ele por aqui: “Run…”

Meu nome é Run, PipeRun.

CRM de Vendas Run, PipeRun

Mas afinal, quais as principais diferenças entre os CRM de vendas Pipedrive e o PipeRun?

Para iniciar, podemos dizer que o PipeRun foi avaliado pelos seus clientes como o melhor CRM brasileiro. Nossas notas estão altíssimas por lá, dá uma olhadinha aqui.

A avaliação foi feita pelo site B2B Stack. O PipeRun ficou em segundo lugar entre todos os CRMs do mundo que atuam em solo nacional. Clique aqui para conferir (role até o fim da página para nos encontrar).

Para ajudar você, elencamos em 4 diferenças principais. Dissecamos elas para você abaixo:

1 – O PipeRun é brasileiro e o Pipedrive estoniano

Miks see nii tähtis on?

O que, não entendeu? Ah, sim, isso é estoniano. Tente adivinhar.

Não? Tá bem.

Está escrito, “por que isso é tão importante?”. Ao menos foi o que o tradutor no Google gerou de resultado… ¯\_(ツ)_/¯

Com intuito de facilitar a compreensão de você que está acessando este artigo, explicamos porque o fato de o CRM PipeRun ser brasileiro e 100% é benéfico para quem já é ou quer ser cliente:

1.1 – Suporte local em português brasileiro

Queira ou não o suporte é um ponto importante. Quanto melhor o software, menos suporte você vai precisar – e nós trabalhamos muito e diariamente para isso

Mas o fato é que você entrar na fila para receber suporte é um saco. Além disso, se demorar muito você pode perder a eficiência.

Nada melhor do que ter suporte em português de brasileiros que estão por perto. Solicitar suporte para a Estônia não é um problema, mas pode vir a ser, como problemas de fuso-horário, distância, entre outros.

1.2 – Meios de pagamento e recolhimento de impostos

PipeRun recebe cartão de crédito, boleto e emite nota fiscal. Isso pode parecer obrigatoriedade, mas convenhamos, toda vez que você emite uma NF no Brasil, está ajudando o seu país a crescer.

Se o dinheiro é destinado da maneira correta pelo governo, isto são outros “500”. Mas o fato de emitirmos NF e recolhermos os impostos faz uma grande diferença para o nosso país.

E a gente acredita no empreendedorismo como meio para transformar o Brasil. Com ecossistema forte, todos nós ganhamos!

Pipedrive é estoniano e PipeRun brasileiro

1.3 – Não fique à mercê da flutuação do câmbio

No PipeRun você sabe exatamente quanto vai pagar do primeiro ao último dia de uso – esperamos que este dia nunca chegue.

Com o Pipedrive, por conta do pagamento ser obrigatório em dólar, você está sempre dependendo da taxa de câmbio ser a menor possível.

Ou seja, seu CRM Online não deixa você imune a qualquer crise econômica que o Brasil possa vir (ou voltar) a enfrentar. Seus negócios são valiosos demais para correrem esse risco, não é mesmo?

1.4 – Taxas de importação de software

Isso você provavelmente não sabe, e muito possivelmente seu contador também não. Todavia, existe tributação sobre a contratação de SaaS no exterior.

Tudo aquilo que você paga no cartão de crédito (seu ou da sua empresa), para contratação de SaaS no exterior, está sujeito a ser descoberto cedo ou tarde pela Receita Federal – e pode ser cobrado de forma retroativa.

Segundo alguns contadores e alguns fiscais da RF, estima-se em torno de 45% de taxas em cima do valor da contratação do serviço. É um ponto importante para ficar de olho.

2 – Funcionalidades avançadas no plano prata do PipeRun

No PipeRun, um dos planos mais básicos é o prata. Nele, em comparação com o plano equivalente ao do Pipedrive, o usuário do PipeRun conta com muito (mas muito mesmo) mais funcionalidades.

Quer ver só? Com o plano prata do PipeRun você tem:

2.1 – Mais de um funil

“Definir é limitar”. Já ouviu essa frase? Às vezes pode soar como um clichê de bio de rede social, mas é uma frase completamente verdadeira.

No plano prata do PipeRun, você pode ter mais de um pipeline (com quantas etapas você quiser). É possível criar, por exemplo funil de customer sucess, para que seu cliente possa usar a sua solução da melhor forma.

Então, ao invés de apenas dirigir no plano básico, você já começa acelerando as suas vendas.

pipedrive

2.2 – Automações nas oportunidades

Você pode enviar um e-mail automaticamente quando a oportunidade chegar em uma etapa do funil. Ou então criar automaticamente uma tarefa de ligação para o vendedor.

A verdade é que com ações automáticas no plano prata do CRM PipeRun você não perde nenhuma oportunidade por falta de ação.

2.3 – Alerta de estagnação de oportunidades

Por falar em oportunidades e falta de ação, no plano prata do PipeRun você conta com o “alerta de estagnação de oportunidades”. O que é isso, poderia, você perguntar.

Trata-se de um alerta que o sistema emite após o prazo (que você estipula) máximo para a oportunidade mover-se através do pipeline.

Com esse alerta é possível saber que é preciso entrar em contato novamente com o prospect, enviar algum material, ou o que for preciso para que ele siga a sua jornada de compra com a sua empresa.

2.4 – Agenda com booking

Sabe aquela funcionalidade que os times de vendas usam para marcar reuniões, através de um link para a agenda do agente?

No PipeRun esse recurso é nativo, sem custos adicionais, além de sincronizar com o seu Google Calendar automaticamente e em tempo real.

Desta maneira, sempre será possível atender o prospect no dia e na hora que ele puder. Além disso, o vendedor sempre poderá otimizar o seu tempo de trabalho e não ficar ocioso.

Achou pouco? Então senta que lá vem a história!

Tem muito mais:

  • Integrações com as mais diversas plataformas e soluções, tais como MailChimp, RD Station, Pipz, Dinamize, entre outros;
  • Cadastro de empresas e de pessoas;
  • Controle de atividades e horário (time zone / fuso horário)
  • Webphone com ligações VoIP (gravação da chamada dentro de cada oportunidade);
  • Controle de cards por cor e estagnação;
  • Motivo de perdas;

Peraí!

pipedriveXpiperun

Respira e vamos lá porque não acabou.

  • Funil para controle e processos churn;
  • Controle de carteira por gerente de contas (CSM), field sales, por touch + regiões, microrregiões e CNAE;
  • Gestão da metas de vendas;
  • Formulários customizados web para escopo de projetos;
  • Controle de ativação de campanhas de relacionamento;
  • Controle de status, touch e atividades por cliente.

Ainda tem muito mais em questão de suporte, relatórios, limite de dados e armazenamento e implantação.

Para saber tudo sobre o plano prata do CRM PipeRun e outros planos, clique aqui. Aproveite e compare nosso plano prata com o do Pipedrive.

3 – O mais completo é mais completo

Chamado de platina no Pipedrive, o plano completo do PipeRun acelerou e ganhou o nome de “enterprise”. Confira aqui tudo o que ele tem.

Nele, além de obviamente conter tudo o que o plano prata – um dos mais básicos – há diversas outras funcionalidades para acelerar as vendas nas empresas. Compare melhor aqui.

Ficou curioso?

3.1 – Tenha quantos funis você quiser

Para o seu processo de vendas ser devidamente organizado, é essencial contar com múltiplos pipelines.

Dentro do PipeRun, é possível contar com:

  • Funil de Marketing – nutra o relacionamento com o lead e mostre que você é especialista no que faz distribuindo conteúdo e relacionando-se;
  • Funil de pré-vendas – qualifique o lead e veja o avanço dele ao longo da etapa do funil até o momento que ele for comprar sua solução;
  • Funil de vendas – ouça a gravação das ligações, controle as atividades de cada vendedor e registre motivo de perdas (se precisar) e muito mais;
  • Funil de propostas – use templates e ganhe tempo para negociar (via WhatsApp integrado) e receber o “aceite online” por parte do cliente;
  • Funil de pedidos (produtos físicos) – controle seus pedidos, tenha todo o histórico de negociação com o cliente e registre todos os dados necessários;
  • Funil de contratos – use templates, assinatura eletrônicas e biodinâmicas, validador de CPF, controle de testemunhas e muito mais a seu favor;
  • Funil de success – controle o sucesso do cliente e evite churn, gestão de meta de vendas, atividades por cliente, entre outros.

3.2 – Geração de lead no Facebook e LinkedIn integrados

O PipeRun é o único CRM com integração ao formulário de geração de leads em campanha do Facebook. O que isso significa?

A partir do momento que uma pessoa preencher os campos que você determinou, automaticamente uma oportunidade com o contato desta pessoa é criada no funil que você quiser (pré-venda, venda, etc).

Legal, né? Falamos tudo sobre a geração de leads no Facebook Ads Leads neste artigo.

Outra vantagem de quem é cliente do PipeRun é a extensão para Google Chrome que capta leads direto do LinkedIn.

Desta forma, você consegue preencher o campo do PipeRun e ele automaticamente entra na sua conta – aí é só começar a relacionar-se com ele.

Falamos sobre captura de leads no LinkedIn neste texto. Afinal, sabemos que a captação de clientes não é uma tarefa das mais fáceis e procuramos ajudar você nesta missão.

3.3 – Congelamento de oportunidade

“Pois é, eu até gostei do que você está vendendo, mas no momento eu não tenho como adquirir. Quem sabe na virada do ano”.

Que time de vendas já não ouviu isso de um prospect? Isso quer dizer que a oportunidade foi perdida? Não mesmo!

Para isso que serve o congelamento de oportunidade. Aplicando essa condição, você sabe que pode (e deve) retomar contato com esse lead. E o melhor é que tudo fica registrado na oportunidade.

Então, que tal já configurar uma ação automática para a data que ele solicitou?

No Pipedrive não é possível congelar oportunidades

3.4 – Templates de propostas

Vender mais e melhor ao mesmo tempo em que se otimiza processos é o cenário ideal para qualquer negócio, certo?

Por conta disso, desenvolvemos templates de propostas dentro do PipeRun. Elas podem ser enviadas tanto pela web (com aceite online) como em PDF.

O melhor disso é que você pode fazer isso de forma integrada ao WhatsApp.

E isso é decisivo para o forecast de vendas dos seus negócios.

3.5 – Assinatura eletrônica

É agilidade que você quer, @? No PipeRun você tem – e muita!

Uma das vantagens no funil de contratos é o da assinatura eletrônica de documentos e também da assinatura biodinâmica.

Sustentabilidade, agilidade, segurança e mobilidade são alguns dos benefícios que você tem. E, melhor de tudo, não é necessário nenhum certificado digital para poder usá-la.

Escrevemos um artigo que aborda o que é assinatura eletrônica. Nele você entende melhor os benefícios e aplicações e a diferença para assinatura digital.

3.6 – Consulta a CNPJ e Receita Federal

Essa é outra funcionalidade que apenas o melhor CRM brasileiro possui. Com ela você pode consultar CNPJ das empresas que você está prospectando e deseja vender.

Tem, assim, acesso à Receita Federal e consegue o ponto de contato dentro das organizações. Afinal, você deseja vender e precisa chegar nos gestores, em quem toma as decisões, não é mesmo?

Ah, ainda faltou um montão de coisas. Confira tudo sobre nossos planos aqui.

4 – Não há barreiras de migração

O melhor de tudo – acredite ou não – temos um migrador de dados do Pipedrive para o PipeRun.

pipedrive para o piperun

Você só precisa colocar o token do Pipedrive no PipeRun para ele criar um espelho da sua conta.

É verdade! No RD Summit nós fizemos um teste. Sabia não? Deixar eu contar para você, então.

Um visitante não acreditou que isto era verdade e decidimos fazer uma proposição para ele: coloque seu token do Pipedrive aqui no PipeRun, vá tomar um chope e volte em 30 minutos.

Bem, ele fez isso – embora não tenha nos trazido um chope, mas tudo bem! 😛

E aí quando ele voltou… voilà! Já assinou contrato conosco, afinal a sua conta do Pipedrive já estava espelhada no PipeRun. 😀

Fácil demais, né?

Além disso, o design do PipeRun é muito intuitivo e as equipes que usam e nos passam feedback dizem que é muito fácil de usar.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com alguma dúvida entre as diferenças entre os dois CRM, fale com um consultor hoje mesmo.

Para você que cansou apenas de dirigir e quer acelerar suas vendas, clique a seguir para testar o melhor CRM de vendas brasileiro gratuitamente e veja com seus próprios olhos:

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM! #RunPipeRun

Cezar Augusto Gehm Filho
cezar@odig.net

Cezar Augusto é empreendedor com mais de 20 anos de experiência, sócio-fundador da ODIG Digital Experts, sócio-fundador e CEO do Sistema de CRM PipeRun, expert em marketing digital, graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Internacional em Gestão, Excelência e Prosperidade pela Sonata Brasil, desenvolvedor de pessoas e tecnologias para um mundo melhor.