Role play: o que é, benefícios e como aplicar com seus times?

role play
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Role play é uma técnica de treinamento em que membros de um time recriam situações reais, com o objetivo de aprimorar suas habilidades;

Apesar de ser comum no setor comercial, essa técnica também pode ser aplicada em muitas outras áreas, incluindo marketing, atendimento, etc.;

O CXM de Atendimento da PipeRun é a melhor ferramenta para aplicar o role play, pois oferece todos os insumos que você precisa para planejar esse treinamento, como histórico de conversas, atendimentos, pesquisas de satisfação e muitos outros.

Você sabe o que é role play e como aplicar essa técnica com seu time?

O role play é uma abordagem de treinamento bastante usada no setor comercial, mas que também pode ser aplicada em áreas como atendimento ao cliente, marketing, recursos humanos e mais.

Em resumo, trata-se de uma técnica que simula situações reais do dia a dia e permite que os profissionais melhorem suas habilidades e se preparem para enfrentar desafios.

Além de possibilitar que todos os membros da equipe compartilhem conhecimento uns com os outros, o role play também oferece mais segurança para que eles possam treinar sem medo de cometer erros.

Se você ficou interessado em saber mais sobre esse tema para estimular o desenvolvimento da sua equipe, continue por aqui!

Nesse artigo, vamos te explicar o que é role play, seus principais benefícios, como aplicar essa técnica com o time e muito mais.

Pronto para conferir?

O que é role play?

Como comentamos no início desse artigo, role play nada mais é do que uma técnica de treinamento que simula uma situação real e comum do dia a dia de um setor.

O grande objetivo é criar um espaço seguro para a equipe, onde todos possam praticar, observar e aprender, sem a pressão do ambiente real.

Sabe aquela famosa frase que diz que a prática leva à perfeição?

O role play coloca em prática exatamente essa filosofia, já que oferece a chance de praticar várias vezes até que cada pessoa se sinta confiante e pronta para enfrentar a situação real.

Com esse tipo de treinamento, os membros da equipe podem experimentar diferentes abordagens, receber feedbacks imediatos e fazer ajustes conforme necessário.

O resultado disso? Menos erros e um time mais preparado para lidar com qualquer desafio.

Quais os benefícios da técnica de treinamento role playing?

Um dos principais benefícios da técnica de treinamento role playing é a sua possibilidade de aplicação em qualquer setor e segmento.

Embora seja associada ao setor de vendas, essa técnica pode ser integrada na rotina de desenvolvimento de qualquer departamento da sua empresa.

Para isso, basta ter uma situação ou um problema que aconteceu para servir como objeto de prática e estudo.

Lembrando que não é só simular! Registrar boas práticas para evitar a repetição desses problemas no futuro também faz parte do processo.

Em resumo, você e sua equipe podem aproveitar muitos outros benefícios com essa técnica, por exemplo:

  • Aprimorar e fortalecer habilidades individuais e coletivas;
  • Construir mais confiança para enfrentar desafios do dia a dia;
  • Estimular o aprendizado por meio de feedbacks construtivos;
  • Melhorar a cooperação e comunicação entre todo o time;
  • Diminuir a ocorrência de erros comuns.

Quais são os tipos de role play?

Quais são os tipos de role play?

Você sabia que existem diversos tipos de role play que você pode aplicar com seu time?

A seguir, explicamos os 3 principais tipos: onboarding, em equipe e entre líder e liderado.

Lembrando que a escolha entre esses tipos dependerá dos objetivos da organização ou da equipe.

Vamos conhecê-los abaixo?

Onboarding

O role play no processo de onboarding, ou integração, é aplicado quando um novo colaborador entra na empresa.

Essa dinâmica costuma ser muito útil para aprofundar o conhecimento do recém-chegado em relação a produtos, serviços e processos da companhia.

No caso dos setores de vendas e atendimento, essa prática se torna ainda mais essencial.

Afinal, permite que os profissionais iniciem suas atividades já sabendo como lidar com as situações comuns que o time enfrenta.

Em equipe

O role play em equipe é uma forma colaborativa de treinamento, na qual vários membros da equipe interagem entre si, assumindo diferentes papéis. 

Esse formato pode incluir cenários como negociações, resolução de conflitos ou atendimento ao cliente. 

Além de permitir que a equipe pratique situações reais em um ambiente seguro, o role play em equipe também estimula a troca de feedbacks entre os colegas, contribuindo para um crescimento mútuo.

Entre líder e liderado

No role play entre líder e liderado, o foco é direcionado ao desenvolvimento de habilidades específicas e ao desempenho individual. 

Por se tratar de uma interação mais próxima e individualizada, permite que o líder se concentre nos desafios específicos daquele colaborador, ou seja, nas áreas que realmente necessitam de melhorias e ajustes. 

Além de garantir um treinamento mais focado, essa prática também fortalece a relação de confiança entre ambos, reforçando o respeito e a colaboração.

Leia também: Gestão comercial: o que é, importância e como fazer nas empresas

exemplo de role play

5 dicas para aplicar técnicas de role play

Agora chegou a hora de aprender a aplicar a técnica de role play na prática! 

Para te ajudar, compartilhamos 5 dicas essenciais para você começar hoje mesmo a planejar uma dinâmica com o seu time. Descubra! 

1. Traga a situação

O primeiro passo para aplicar o role play é juntar a equipe e apresentar uma situação. 

Essa situação servirá como pano de fundo para que todos comecem a pensar no problema antes da simulação começar de fato. 

Se tiver alguém novo na equipe ou na empresa, você pode aproveitar esse momento para apresentar essas pessoas aos demais. 

Assim, todos ficam a par do que vai acontecer e quem estará envolvido.

Leia também: Treinamento de vendas: o que é, tipos e como montar? Veja tudo aqui!

2. Acrescente detalhes

Após apresentar a situação, é importante adicionar o máximo de detalhes para torná-la o mais real possível, e não apenas algo “fabricado” para o treinamento. 

Além disso, é crucial que todos entendam por que essa situação específica foi escolhida e como ela se relaciona com o trabalho.

Afinal, a ideia é que essa prática ajude a melhorar algo no time, seja uma habilidade, um processo ou uma forma de interação com o cliente.

3. Defina funções

O terceiro passo na aplicação do role play é definir funções, ou seja, quem serão os personagens na cena.

No setor de vendas, por exemplo, você pode selecionar membros da equipe para atuarem como clientes e outros como vendedores. 

E para que a prática seja realmente eficaz, é interessante que aqueles no papel dos clientes tentem entender e reproduzir a mentalidade dos diferentes tipos.

Isso permite uma simulação mais realista e pode levar a insights valiosos sobre como se comunicar e negociar com clientes na vida real.

4. Vá para a prática

Você apresentou a situação, trouxe contexto e definiu as funções de cada membro da equipe. Então, é hora de mergulhar na prática!

Nessa etapa, encoraje a equipe a levar a simulação a sério, assumindo seus papéis e explorando as interações como se fossem reais. 

Acompanhe atentamente e permita que a cena se desenrole naturalmente, oferecendo suporte somente quando necessário. 

Esta etapa é o coração do role play e onde a aprendizagem começa a acontecer de fato.

5. Debate o que foi aprendido

Após a simulação, reúna todos para discutir o que foi aprendido. 

É importante que você incentive a reflexão e o compartilhamento de insights, tanto dos pontos positivos quanto dos pontos que necessitam de melhoria. 

O debate aberto pode ajudar a reforçar as lições aprendidas e promover um entendimento mais profundo de como aplicar essas novas habilidades no ambiente de trabalho real. 

MODELO DE PLAYBOOK DE VENDAS PARA BAIXAR

Quer um modelo de Playbook de Vendas 

para adaptar para a sua equipe?

Organize o processo de vendas e o conhcimento da sua equipe. Acele vendas, treinamento e as boas práticas com o playbook de vendas pronto e editável.

Você receberá um email com material. Confira a caixa de entrada e Spam.

Exemplo de role play de vendas

Caso o líder do time de vendas perceba que um vendedor está perdendo muitas oportunidades, ele pode ouvir as gravações das ligações realizadas para entender se o problema está no script ou na abordagem do profissional.

Se for identificado que o vendedor não está seguindo o script de maneira adequada, o líder pode escolher aplicar um role play de vendas.

Nesse caso, ele pode fingir ser o lead para que o colaborador possa praticar a ligação, seja por telefone ou WhatsApp.

Outra opção é simular a jornada do lead desde o início do funil até a fase final.

Esse tipo de role play pode ser feito de maneira oculta pelo líder, sem avisar ao vendedor, para testar se os passos estão sendo seguidos corretamente.

Ao avaliar o processo completo, é importante analisar se os e-mails foram enviados corretamente, tanto em termos de conteúdo como de frequência, se foram realizadas as tentativas de ligações obrigatórias e se houve envio de mensagens de SMS e WhatsApp.

Depois disso, é interessante agendar uma reunião individual com o liderado para discutir os pontos de melhoria. 

Como o CRM ajuda no role play do seu time?

Você sabe que o CRM de Atendimento da PipeRun pode fazer a diferença no treinamento do seu time?

Nossa plataforma guarda todas as conversas com clientes, e você pode usá-las para treinar sua equipe!

Já imaginou contar com detalhes para criar situações de treino que são exatamente como as que seu time encontra no dia a dia? 

E tem mais! Com as pesquisas de satisfação que você pode fazer dentro do CRM, fica muito mais simples descobrir o que está funcionando e o que pode melhorar no processo.

Isso significa que você pode usar o role play para treinar sua equipe nas áreas que REALMENTE importam.

Então, que tal experimentar o CRM de Atendimento da PipeRun? Entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores e descubra todos os benefícios.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é role play e como aplicá-lo na prática, que tal começar hoje mesmo a organizar o primeiro com o seu time?

O role play é, sem dúvida, uma das melhores formas para aprimorar a qualidade do trabalho e, ao mesmo tempo, fortalecer a dinâmica da equipe. 

Experimente e descubra como essa prática pode impulsionar o sucesso da sua empresa!

Gostou de aprender a aplicar o role play no seu time?

Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos como esse.

Toda semana, compartilhamos dicas e insights para melhorar suas vendas, seu atendimento e a gestão da sua empresa.

Esperamos te encontrar novamente em um próximo artigo!

Até mais e boas simulações!

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é role play de vendas?

Role play de vendas é uma técnica de treinamento onde membros do time comercial ensaiam situações reais, praticando como lidar com clientes, quebrar objeções e outras habilidades. 

O que é fazer role play? 

Fazer role play significa simular situações específicas e praticar respostas, como em um ensaio, para melhorar habilidades em um ambiente seguro.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!