Holding: o que é, para que serve, vantagens e como gerenciar

holding
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Uma holding é uma empresa matriz que possui participações acionárias em outras empresas, exercendo controle e gestão sobre elas;

Ela serve para otimizar a gestão dos negócios, centralizar decisões estratégicas e proteger ativos;

Se você tem uma holding ou está pensando em começar uma, saiba que o CRM PipeRun é a melhor ferramenta para otimizar o processo de vendas, aumentar a eficiência e promover integração entre todas as operações do grupo. Experimente!

Você já ouviu falar no termo holding? Sabe o que realmente significa?

Uma holding empresarial nada mais é do que uma forma estratégica de gestão.

Esse modelo funciona a partir de uma companhia matriz que controla e/ou exerce influência sobre outras empresas menores, também chamadas de subsidiárias. 

Nesse sentido, a holding tem o poder de tomar decisões importantes para o ecossistema, organizar as finanças e, basicamente, garantir que tudo esteja nos “trilhos”.

Agora, você deve estar pensando: “ok, mas por que eu deveria considerar isso para o meu negócio?”.

Bom, gerenciar várias empresas ao mesmo tempo pode ser um verdadeiro desafio, não é mesmo? 

Agora, com uma holding, você tem uma estrutura que ajuda a manter tudo organizado, e o melhor, sem perder a eficiência.

Mas não pense que essas são as únicas vantagens que o modelo de holding pode proporcionar para o seu negócio.

Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre como uma holding funciona na prática, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema. 

Vamos lá?

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

O que é holding?

Importante frisar, desde o começo, que holding empresarial não é um tipo societário, como a sociedade anônima ou limitada.

A palavra “holding”, aliás, é originário do ingles, “to hold” que, em uma tradução livre, significa: controlar, manter ou segurar.

Dito isso, podemos entender essa método de organização como uma empresa constituída para controlar o patrimônio de outras empresas, ou até mesmo pessoas físicas e famílias.

Mas, holding empresarial, propriamente dito, funciona quando uma empresa tem uma cota majoritária sobre as outras companhias.

Ela dispõe do controle e realiza a gestão administrativa de todo e determina o planejamento estratégico e as políticas empresariais.

Porem, em alguns casos, existem holdings com quotas que são minoritárias. O objetivo é a realização de investimentos.

De um jeito ou de outro, é fundamental buscar solidez no mercado de atuação das empresas. E, mais do que isso, construir um elo entre todos os negócios existentes.

Por isso, quem deseja criar uma holding, leva em conta alguns itens como:

  • Determinar as indústrias – olhar os mercado que estão em expansão e identificar boas oportunidades em vários tipos de segmentos;
  • Desenvolve o plano de negócios – estabeleça metas e objetivos para os próximos anos (3 a 5). Pense em quantidade de colaboradores, previsão de capital e faça todo o plano estratégico e operacional;
  • Busque fontes que financiem – Há casos em que as empresas têm capital suficiente. Mas, as que não têm, precisam apresentar um plano de negócios das empresas que você pretende adquirir para potenciais investidores.

o que é holding

Como funciona uma holding?

Basicamente, uma holding opera como um núcleo central, tendo sob seu “guarda-chuvas” várias empresas de diversos tipos e segmentos.

Portanto, podemos dizer que ela se posiciona na dianteira, realizando a gestão e exercendo influência sobre as empresas do grupo.

Enquanto algumas holdings possuem um papel ativo na administração das companhias, outras podem optar por serem apenas investidoras, exercendo um papel mais passivo. 

Nesse último caso, a holding se concentra na gestão dos rendimentos gerados a partir de investimentos nas subsidiárias.

Formas jurídicas

Existem duas principais formas jurídicas sob as quais uma holding pode se organizar: como Sociedade Anônima (S/A) ou como Sociedade Limitada (LTDA). 

A escolha dependerá do tamanho e da natureza das operações da holding, bem como das vantagens fiscais que ela busca. 

Independentemente do formato, todas são supervisionadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), para garantir uma competição justa no mercado.

Gestão

Falando de gestão, muitas holdings permitem que suas empresas operem de forma autônoma, contando com seus próprios executivos e equipes internas.

Contudo, as empresas afiliadas não estão totalmente livres da influência da holding, que pode participar de decisões estratégicas.

Finanças

Em relação às finanças, a receita de uma holding está atrelada aos lucros e dividendos repassados pelas subsidiárias. 

Portanto, um aumento nos dividendos resulta também em um aumento na receita da holding. 

Porém, é importante ressaltar que isso não significa lucro para a holding, pois a distribuição de dividendos pode ser impactada pela necessidade de reinvestimento e outros fatores.

Atividades

Além do seu papel como controladora, algumas holdings podem também desenvolver suas próprias atividades econômicas, desde que sejam secundárias em relação ao seu papel principal de gestão. 

Lembrando que essa prática não é muito comum no mercado e depende do planejamento estratégico e das metas do negócio.

Quais as funções de uma holding?

Como você acabou de descobrir, uma holding possui várias funções cruciais, atuando principalmente como uma controladora que gerencia e possui participação em outras empresas. 

De modo geral, ela é responsável por tomar decisões estratégicas, facilitar a alocação de recursos e otimizar a estrutura tributária do grupo. 

E como seu propósito é construir uma gestão cada vez mais eficiente e direcionada aos resultados, a holding também pode oferecer serviços administrativos, financeiros e legais às suas subsidiárias

Vale destacar que essa empresa ainda pode ter uma influência direta na mitigação de riscos, pois a diversificação de investimentos em diferentes setores ou regiões ajuda a proteger o grupo como um todo contra instabilidades externas.

Por essas funções, podemos dizer que uma holding empresarial atua tanto como um pilar estratégico, como um “guia” para o crescimento sustentável das afiliadas.

Quais os tipos de holding?

Quais os tipos de holding?

Há diversas classificações de holding empresarial e separamos 3 delas para comentarmos melhor.

Holding pura

É uma sociedade que tem objetivo a participação no capital de outras sociedades. Trata-se, em outros termos, de uma controladora e que possuir uma facilidade maior de realizar mudanças.

Em questão de receitas, elas são oriundas dos lucros e dividendos de suas outras participações como sócia.

Holding mista

Não só participa em outras empresas como explora também outras atividades empresariais. É comum ver esse tipo no Brasil com prestação de serviços civis e comerciais.

Holding de participação

Situação de participação minoritária mas que, nem por isso, abandona-se o interesse de manter-se em sociedade.

Holding familiar

A intenção é controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas de uma mesma família que têm bens e/ou participações societárias em seu nome.

Qualquer tomada de decisão sobre o patrimônio é feita por uma sociedade (que pode ser constituída por pessoas da família), com participação democrática de todos.

Holding patrimonial

A holding patrimonial tem como foco a proteção e a gestão de bens e ativos, como imóveis, participações em outras empresas e outros tipos de investimentos. 

Essa modalidade costuma ser muito usada por famílias ou empresas para otimizar a administração do seu patrimônio e ter uma estrutura mais robusta para questões fiscais, sucessórias e de proteção dos bens. 

Por meio da centralização dos ativos sob uma única pessoa jurídica, esse tipo de holding facilita a distribuição de rendimentos, a gestão de propriedades e a transição de bens entre gerações de herdeiros.

Holding de controle

Como seu próprio nome sugere, a holding de controle atua como uma força dentro de um grupo empresarial, já que possui a maioria das ações ou participações societárias.

Por esse motivo, tem um poder maior de influenciar ou decidir sobre questões estratégicas das empresas controladas. 

Nesse caso, seu principal objetivo é coordenar as atividades do grupo para garantir que todas as empresas estejam bem alinhadas aos objetivos e estratégias gerais. 

Essa modalidade de holding é essencial para empresas que estão mirando em crescimento em expansão de forma consistente.

Holding administrativa

A holding administrativa, por sua vez, tem um papel mais ativo na gestão de suas empresas.

Em resumo, ela oferece suporte administrativo, financeiro, jurídico e operacional para as subsidiárias, contribuindo com a operação como um todo. 

Esse tipo de holding é comum em grupos que buscam sincronizar estratégias e integrar as operações de cada uma das companhias.

Dessa forma, é possível criar uma sinergia maior entre as equipes e, como consequência, construir uma cultura organizacional mais alinhada aos objetivos compartilhados.

holding empresarial

Quais são as vantagens e desvantagens de uma holding?

Muitas são as razões que motivam a criação de uma holding empresarial. Buscar o controle das operações de um negócio é, sem dúvida alguma, uma das principais.

Ter coesão e padrão no modo de agir e administrar é algo que os empreendedores buscam e que essa estratégia propicia.

Todavia, essa nem sempre é a saída para se ter uma gestão financeira assertiva de empresas ou de patrimônios familiares.

Como qualquer estratégia ou prática, há pontos fortes e fracos. Independente se haverá sucesso ou não, alguns fatores motivam a sua adoção.

Vantagens de uma holding

Alguns deles são:

Fortalecer um grupo de empresas

Estruturar uma holding pode ser o caminho buscado por muitos e muitos empreendedores para buscar uma administração coesa e eficiente de seus negócios.

Essa prática visa fortalecer um grupo empresarial de diversas formas. Uma delas é reduzir conflitos entre as sociedades integrantes da operação, concentrando esforços e recursos em decisões estratégicas para o futuro dos negócios.

Buscar economia fiscal lícita

A Lei das Sociedades Anônimas abaliza a estrutura de holdings. Sendo assim, são lícitos os benefícios fiscais que envolvem essa prática de controle empresarial.

Com planos tributários bem elaboradores, o diferencial competitivo das holdings empresariais ficam mais evidente.

Titularizar bens e direitos

Outra motivação é conservar os ativos (leia-se: evitar a distribuição dos mesmos para investidores menores), em caso de falecimento ou sucessão empresarial.

O objetivo aqui é manter ações de outra sociedade, não importa se for majoritária ou minoritariamente.

Diminuição dos custos

O foco no cliente é algo necessário em todas as empresas, certo? Por isso, algumas ações da holding são estratégicas para garantir isso.

Uma delas é a negociar bos preços na hora de comprar matérias-prima, que irão agregar uma qualidade maior de entrega.

Se você consegue um bom negócio, isso se reflete na entrega final (a qualidade não irá cair) e haverá mais dinheiro no caixa da empresa.

É a holding empresarial a grande responsável por negociar e adquirir produtos e serviços. É ela também quem escolhe os fornecedores que irão abastecer as empresas conectadas ao grupo.

Logo, novamente, o poder de persuasão e de barganha são maiores – e sobra mais recursos para otimizar outros processos igualmente importantes.

Potencialização financeira

O faturamento de outras empresas, bem como investimentos diversos são, de modo geral, a fonte de receita que as holdings têm.

Em comparação com um negócio que opera sozinho, podemos destacar uma disponibilidade maior de capital de giro.

Desta forma, é possível permitir, também, empréstimos entre as companhias coligadas.

Ou seja, o dinheiro circulante e oriundos dos negócios mais prósperos pode ser repassado àqueles que lucram menos.

Os recursos circulam pelo grupo todo e não há, ao menos em tese, necessidade de recorrer à terceiros para capitalização.

O que, automaticamente, contribui para uma gestão financeira equilibrada de todo o grupo de empresas.

Redução dos conflitos

Uma função bem clara do holding empresarial familiar é a prevenção de conflitos entre as pessoas que o compõe.

E isso se dá seguindo as regras do Direito Societário. Elas aplacarão os conflitos que possam ocorrer em uma empresa cujo controle é familiar.

Nenhum empreendedor quer que conflitos de família afetem os negócios, não é mesmo?

Por isso a prática é tão usada como um instrumento para impedir atritos, com as regras supracitadas estabelecendo as diretrizes e apresentando soluções que sejam proativas em todas as ocasiões.

Planejamento de sucessão

Na hora de realizar uma sucessão patrimonial – algo comum no Brasil – é fundamental cercar-se de cuidados e seguir um roteiro seguro nestes momentos.

O administrador poderá, em vida, dar as diretrizes que constituirão o processo. Os herdeiros terão consciência das vantagens desta prática.

E, por não ser necessário um inventário, o tempo de acesso a esse patrimônio será menor, o que irá acelerar todo o caminho necessário de ser trilhado.

Incremento de imagem

Missão, visão e valores de um grupo nunca foram tão claros e postos em prática quanto numa holding empresarial.

Esse instrumento, sem sombra de dúvidas, traz um sentimento de unificação, de pertencimento e dá uma unidade às empresas.

Isso, por óbvio, incrementa a imagem da holding. Uma vez que você tem pessoas mais engajadas, isso se refletirá na qualidade de entrega e no sucesso do cliente, que verá a(s) empresa(s) como referência naquilo que atuam.

Desvantagens de uma holding

Embora as holdings ofereçam todos esses benefícios, elas também possuem algumas desvantagens que precisam ser consideradas. 

A complexidade administrativa é uma das principais desvantagens, já que a gestão de várias empresas pode se tornar um processo burocrático.

Além disso, as holdings são submetidas a regulamentação e fiscalização rigorosas, o que exige um acompanhamento constante e pode gerar custos altos.

A tomada de decisão centralizada pode ser outro ponto negativo, uma vez que as subsidiárias possuem necessidades específicas, que podem não ser totalmente entendidas ou priorizadas pela holding. 

Isso pode resultar em decisões que não são as mais adequadas para todas as empresas do grupo.

A dependência financeira das subsidiárias também pode ser uma outra desvantagem, pois se uma ou mais empresas do grupo não estiverem bem, podem gerar impacto na saúde financeira da holding. 

Além disso, a criação de uma holding pode envolver altos custos iniciais, como taxas legais e administrativas, ou seja, grandes obstáculos para empresas menores.

Por fim, vale destacar que a holding pode gerar uma percepção negativa por parte de funcionários, clientes e parceiros.

Em diversos contextos, temos exemplos de stakeholders que veem essa entidade como uma peça distante das operações do dia a dia das empresas. 

A consequência dessa percepção é a dificuldade de criar uma cultura forte e ter o real engajamento dos funcionários.

gestão de holding

Como gerenciar uma holding empresarial em seu processo comercial?

Gerenciar uma holding empresarial envolve a administração de diversas partes sob uma única estrutura.

E quando falamos sobre integrar o processo comercial, contar com um CRM para gestão das vendas é mais do que essencial para garantir bons resultados. 

Nos tópicos seguintes, compartilhamos como você pode realizar uma boa gestão comercial, se apoiando nessa ferramenta. Descubra!

Cadastro de holding no CRM de Vendas

No CRM de Vendas da PipeRun, é possível estabelecer uma “conta mãe” e diversas outras contas, todas sendo gerenciadas dentro da mesma plataforma. 

Isso possibilita uma visão integrada e centralizada dos processos comerciais, integrando marketing, pré-vendas, vendas, implantação de projetos, Customer Success (CS), e até a gestão de contratos com a possibilidade de assinatura eletrônica de documentos.

Clique aqui para descobrir como cadastrar Holding de contas.

Formulários customizados

Dentro do CRM, é possível criar formulários customizados para atender a diversas necessidades, indo além da simples captação de leads. 

Inclusive, você pode incorporá-los ao site para qualificação de leads, definir escopo de projetos, criar pautas para reuniões com CS, entre outras funcionalidades. 

Além disso, esses formulários podem ser duplicados e adaptados para uso pelas holdings, garantindo consistência e eficiência.

Clique aqui para aprender a replicar formulários customizados em contas Holding. 

Distribuição de leads

A conta mãe tem a capacidade de centralizar o recebimento de leads e distribuí-los para as holdings que farão sentido para o atendimento em pré-vendas ou mesmo para vendas. 

E sabe o melhor de tudo? O processo de encaminhamento é feito a partir de um determinado gatilho de disparo de ação automática.

Dessa forma, você garante que os leads sejam encaminhados para as equipes mais adequadas e, ao mesmo tempo, otimiza o processo de conversão.

Quer saber como funciona na prática? Então, entenda como duplicar oportunidades e alterar oportunidades na Holding.

Relatórios completos

Com o uso da holding, apenas a conta mãe poderá selecionar as contas filhas para a visualização de todos os tipos de relatórios do grupo. 

Entre os relatórios disponíveis, podemos destacar:

  • Relatório geral;
  • Relatório de oportunidades processadas por mês;
  • Relatório de oportunidades processadas por CNAE;
  • Relatório de oportunidades processadas por cidade;
  • Relatório de oportunidades processadas por UF;
  • Relatório de oportunidades processadas por dia;
  • Relatório de itens vendidos;
  • Relatório de taxa de conversão.

holding empresarial relatórios

Acelere vendas com CRM para gestão de holding empresarial

Quer acelerar as vendas de todas as empresas do seu grupo empresarial? Então, conte com o CRM de Vendas da PipeRun como seu grande aliado!

Além de todas as funcionalidades que compartilhamos anteriormente, nossa plataforma oferece tudo o que sua empresa precisa para fazer uma boa gestão dos leads, vendas e atendimento.

Na gestão de leads, possui integração nativa com várias ferramentas de prospecção, além de recursos para potencializar a geração de leads via site e redes sociais.

Dentro do CRM, também é possível realizar a qualificação de leads de maneira mais funcional, distribuindo oportunidades entre a equipe, mapeando campos customizados e otimizando os formulários.

Já para a gestão de vendas, oferecemos um kanban visual com forecast completo, métricas e automações.

Sua equipe pode contar ainda com ferramentas para criação e envio automatizado de propostas, orçamentos e contratos.

Tudo isso pensado para facilitar o dia a dia e eliminar o trabalho manual.

Por fim, sua empresa também pode tirar proveito do nosso módulo de atendimento, integrando todos os canais de comunicação em um só lugar.

Dessa maneira, você potencializa sua geração de leads e ainda melhorar suas vendas com atendimento ágil.

Gostou e quer saber mais?

Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas e descubra na prática como nosso CRM pode impulsionar o crescimento da sua holding.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já sabe como uma holding funciona e quais são os seus principais tipos. 

Então, se estiver pensando em investir em uma, seja a médio ou longo prazo, use esse artigo como guia e não se esqueça de buscar orientação especializada.

Abrir uma holding não é um processo tão simples quanto parece, portanto, construa um planejamento e se aprofunde ao máximo no tema para tomar uma decisão segura.

Gostou desse conteúdo e quer descobrir mais? Aproveite e leia dois artigos que podem te ajudar a vender de maneira mais assertiva.

O primeiro destaca a importância de ter um bom planejamento orçamentário, além de quais os principais tipos e como fazer.

Já o segundo aborda sobre como a aplicação do ciclo PDCA pode aprimorar seus processos e entregas.

Boas vendas!

#BoraBaterMeta

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é holding e para que serve?

Uma holding é uma empresa criada para gerenciar participações em outras empresas. Ela serve para centralizar a gestão, otimizar processos administrativos e financeiros, proteger ativos, dentre outras funções.

O que é uma empresa holding?

Uma empresa holding é uma entidade corporativa que possui propriedade majoritária em outras empresas, ou seja, subsidiárias.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!