4 min de leituraEntenda como a integração do inbound e outbound marketing gera resultados

inbound marketing outbound marketing

Muito se tem dito sobre as diferenças entre inbound e outbound marketing. É comum colocar as duas estratégias como opostas uma da outra. Conceitualmente, isso é até correto, mas na prática não se deve assumir que um é melhor que o outro, ou que o inbound veio para substituir o outbound.

A expertise dos profissionais de marketing demonstra que o melhor caminho, de fato, é a integração entre inbound e outbound marketing como forma de gerar melhores resultados.

Conheça como essa integração melhorou os resultados de empresas como Rock Content, Resultados Digitais, uMov.me e PipeRun de acordo com as análises da meeVende.com. Confira!

Inbound e outbound marketing

Integrar inbound e outbound marketing significa aproveitar o que cada estratégia pode oferecer de melhor para o seu negócio.

O marketing é, por sua natureza, invasivo. Para torná-lo mais eficaz, com o passar do tempo surge a necessidade de estar sempre à procura de novos modelos. Foi assim que surgiu o inbound marketing, pois o outbound parecia ter saturado.

Enquanto o outbound é baseado no impulsionamento da mensagem, o inbound propõe o conceito de “puxar” a atenção do mercado.

No entanto, esse modelo também começa a dar sinais de crise e pode acabar se tornando não tão útil dentro de alguns anos. Isso é consequência da internet e das suas novas modalidades de uso, que podem fazer retornar o antigo modelo do outbound ou a alguma versão semelhante e ele.

Veja algumas estratégias que integram inbound e outbound marketing:

Facebook

O Facebook nos serve um prato pronto para ser consumido, feito em função do nosso perfil e do histórico de nossas interações. Ele faz as pesquisas por nós e escolhe os elementos mais relevantes baseados nos nossos interesses. Muitos não sentem nem a necessidade de se aprofundar: a coleção de informações oferecidas atende automaticamente às nossas necessidades e curiosidades.

Nesse sentido, ele funciona como a lógica do outbound: não é preciso fazermos nenhuma pesquisa porque um instrumento inteligente sabe do que necessitamos e é capaz não apenas de analisar de modo profundo o nosso perfil, mas também as informações disponíveis, assim como confeccionar conteúdos relevantes a partir de uma série diversificada de fontes.

Apps

A internet está se movendo na direção da integração inbound e outbound marketing também devido ao crescente impacto que os apps estão exercendo na web e no modo de se projetarem os sites.

A onipresença dos dispositivos móveis não apenas transforma os instrumentos que utilizamos, mas também a maneira de compreender a internet, que define uma abordagem totalmente diferente nas relações entre empresas e clientes.

Big Data

As práticas de outbound devem satisfazer a uma condição essencial para serem eficazes: serem sempre perfeitamente adaptadas ao contexto.

Os usuários esperam propostas perfeitamente aptas em relação às próprias exigências. Por isso, todas as comunicações de outbound (notificações, pop-ups, banners, SMS etc.) devem ser altamente significativas e absolutamente personalizadas.

Inbound marketing e integração CRM

Os clientes conseguem perceber dessincronia entre áreas como marketing e vendas. Quando um tema que tem sido capaz de atrair os clientes não segue adiante e vem aprofundado ao longo do processo, ele se transforma em frustração.

A tendência é que os vários departamentos de uma empresa trabalhem separadamente, levando a uma série de erros que afetam a credibilidade da própria companhia, seguindo-se a falta de conversões em vendas.

Portanto, inbound marketing e integração CRM devem trabalhar em sincronia, compartilhando o fluxo informativo, fazendo com que a comunicação inicial esteja alinhada com o perfil do potencial cliente, e que essa comunicação permaneça em todas as etapas do processo.

Se você deseja conhecer exatamente o número de leads gerados, como foram gerados, o quanto avançaram no funil de vendas, os motivos que levaram à perda da venda, quais conteúdos são mais eficazes, entre diversas outras métricas, é fundamental adotar um processo de inbound marketing e integração CRM.

Gostou das nossas dicas e quer continuar se informando sobre o assunto? Então aproveite para conferir como um CRM pode ajudar na aplicação do SPIN selling nas vendas outbound!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.