KMSPico 2024 Download | For Windows 11, 10, 8 and Office There are secure browsing options like Tor Browser, which enhances your privacy and security online.

5 ferramentas de prospecção para gerar mais e melhores vendas

ferramentas de prospecção
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

A prospecção é uma das etapas mais importantes de um processo de vendas. Ela envolve etapas vitais do processo comercial como a captura de leads e sua qualificação. Diante desse cenário, contar com as ferramentas de prospecção certas é indispensável para que sua empresa tenha bons resultados e atinja suas metas.

Essas ferramentas irão ajudar sua empresa a cumprir o papel da prospecção dentro de uma estratégia de vendas, o que inclui:

  • Construir uma lista de prospects eficiente
  • Qualificar os leads em potencial
  • Realizar as primeiras interações com o prospect
  • Preparar os contatos para serem abordados pelo time de vendas 

Usar a tecnologia a seu favor irá tornar essas fases da prospecção mais eficientes. E quanto você aumenta a eficiência desta etapa, provoca um efeito cascata em que todos os resultados de vendas podem ser impactados.

Para que você possa aproveitar esses resultados positivos, organizamos uma lista de ferramentas de prospecção que irão ajudar sua empresa a otimizar os estágios que estão inclusos nesta fase. Curtiu? Então continue lendo e conheça as melhores ferramentas para  prospecção de clientes. 

5 ferramentas de prospecção que vão acelerar suas vendas

1. LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta paga com funcionalidades específicas para prospecção.

O sistema ajuda sua empresa a gerar leads para a base de contatos, em especial leads B2B.

É uma ferramenta de outbound marketing fundamental para manter sua lista de leads atualizada e já com algum nível de qualificação, afinal, a plataforma busca por contatos que estejam alinhados a alguns critérios estabelecidos por sua equipe. 

A partir do uso dessa ferramenta de outbound, os setores de marketing e de vendas criam uma porta de entrada de leads que serão direcionados para o CRM, em especial para o funil de pré-vendas, dentro do software.

Na etapa de pré-venda sua empresa deve primeiro qualificar leads para só então direcioná-los para uma comunicação comercial mais efetiva e com o objetivo de conversão.

Para tornar ainda mais eficiente essa etapa, é possível facilitar a integração das informações geradas com seu CRM usado no pré-vendas
O recurso do PipeRun MAX é uma extensão gratuita para o Google Chrome que permite que tudo o que sua equipe falar no LinkedIn com o cliente seja transferido e armazenado no CRM com poucos cliques.

O LinkedIn Sales Navigator é um bom exemplo de ferramenta de captação de leads, entretanto, também podemos encontrar muitas outras que cumprem uma função similar e podem ser usadas com a finalidade de gerar contatos para sua base de prospecção.

Leia também: Vendas Inbound x Outbound: qual a melhor para minha empresa?

A seguir, listamos outras opções de ferramentas de outbound para que você possa captar leads para sua estratégia de venda. Entre elas:

  • Leadfeeder: é uma ferramenta de prospecção de vendas B2B que ajuda você a descobrir novos leads e prospects, a partir do acompanhamento das empresas que visitam seu site. Com o sistema é possível capturar esses contatos, mesmo que eles não preencham nenhum formulário;
  • LeadFuze: permite que você gere leads ao encontrar e-mails e perfis de redes sociais. Com esse recursos, oferece a possibilidade de contato com mais de 12 milhões de empresas;
  • LeadMine: seu diferencial é a exatidão dos leads encontrados com o perfil que você procura. pode ser usada para encontrar leads dentro do seu público-alvo, com 95% de exatidão;
  • Econodata: permite que sua empresa procure por leads em uma base de contatos com mais de 20 milhões de empresas espalhadas pelo Brasil inteiro. 

Vale o lembrete de que sua empresa pode usar mais de uma ferramenta para captar leads em suas ações de prospecção. 

2. Ferramentas de automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing vão realizar a gestão de leads e são indispensáveis para a qualificação desses contatos que chegam a partir das estratégias de inbound marketing. 

Também pode funcionar muito bem para nutrir leads outbound que, durante a qualificação, não foram considerados como prospects prontos para a compra. Em alguns casos, esses leads precisam amadurecer mais, e não devem ser excluídos da sua base. 

Em suma, uma boa ferramenta de automação de marketing vai garantir a execução eficiente e segmentada de estratégias como:

  • fluxo de nutrição, organiza uma sequência de e-mails que a empresa envia para o lead abordando assuntos que acredita ser de interesse dele. O fluxo também se adapta ao comportamento do lead junto aos materiais enviados pela empresa, permitindo uma comunicação mais segmentada. São oferecidos materiais ricos e dicas relacionadas a seus problemas e necessidades, e mais;
  • pontuação de leads, a partir da nutrição e do engajamento dos leads com os materiais da empresa, esses contatos vão recebendo pontos que vão ajudar a organização a compreender seu nível de qualificação, indicando a hora em que se tornaram leads qualificados para vendas, 
  • qualificação, os conteúdos compartilhados pela empresa tem como objetivo educar o contato para que ele avance mais rapidamente pelas etapas da jornada de compra, amadurecendo e sendo direcionado à etapa de decisão, quando os vendedores devem agir ativamente. Logo, um software de automação de marketing tem muito a contribuir para a fase de qualificação dos contatos inbound que chegam na empresa.

Um bom exemplo de ferramentas de automação de marketing é a  LAHAR.

3. Ferramentas de cold mail e cold call

Plataformas que permitem o contato com os prospects também fazem parte do conjunto de ferramentas de prospecção de uma empresa. 

Os softwares que facilitam o envio de cold mail, ou e-mails frios, e a realização de cold call, ou ligações frias, são muito importantes para garantir o contato com os leads da base. 

Cold mail é o envio de e-mails para clientes em potencial que não possuem uma conexão existente com a sua empresa. O cold call é similar, mas ao invés do envio de e-mails, são feitas ligações telefônicas.

Ambos são canais de vendas outbound, que funcionam na tentativa de estabelecer o primeiro contato, apresentar a empresa e compreender mais sobre o lead.

Com o software de vendas certo é possível ter acesso a tudo isso dentro de uma mesma ferramenta, garantindo a integração e integridade das informações, bem como a maior eficiência no trabalho. 

Para entender melhor como funcionam essas duas estratégias e como essas ferramentas de prospecção se encaixam em todas as demais etapas comerciais, indicamos que leia os artigos:

  • Cold Call 2.0: o que é, como funciona e como potencializa o outbound?
  • Cold mail: 10 estratégias para atrair clientes ainda hoje

Cold call e cold mail fazem parte de uma cadência de prospecção que visa estabelecer o primeiro contato e realizar a qualificação dos leads para as próximas fases do processo comercial.

4. WhatsApp Web

Entre as ferramentas de contato mais relevantes da atualidade, e que merece um destaque especial neste artigo, o WhatsApp é o maior aplicativo de troca de mensagens do mundo e precisa estar em sua estratégia de prospecção. 

Uma das formas mais eficientes de usar o WhatsApp nesta etapa é integrá-lo a outras ferramentas, como as que realizam a captação dos leads como LinkedIn Sales Navigator, Facebook Leads Ads e Instagram Leads Ads.

O próprio sistema do PipeRun, que já citamos acima, realiza a integração dessas ferramentas com o WhatsApp, facilitando o trabalho de gestão dos leads.

Para entender como o aplicativo pode contribuir para a etapa de prospecção criamos um artigo especial e te convidamos a ler: “Guia completo do WhatsApp Web integrado em toda a máquina de vendas”. 

Assista também ao vídeo abaixo e entenda como funciona o PipeRun MAX que integra os leads gerados em múltiplas plataformas sociais ao WhatsApp e ao CRM:

5. CRM

O CRM é a ferramenta de venda mais importante para a gestão do setor e dos leads que chegam até ele. 

Logo, deve estar na lista de ferramentas de prospecção, que vão contribuir para a gestão dos contatos e o direcionamento deles até a conversão. 

Entretanto, para ter como resultados uma máquina de vendas, é indispensável a integração do CRM com as outras quatro ferramentas de prospecção que listamos acima como WhatsApp, plataformas de cold mail e cold call, automação de marketing e gerador de leads.

Quando trabalham conectadas você torna o processo de prospecção mais eficiente desde a prospecção até pós-venda, mantendo as informações todas disponíveis, acessíveis e atualizadas no sistema de gestão de prospectos e leads, facilitando o avanço pelas etapas do pipeline de vendas.

O PipeRun MAX é uma extensão ao Google que permite uma super integração entre o CRM e os canais de prospecção e vendas da empresa. Você não precisa sair do WhatsApp Web, Gmail LinkedIn e muitas outras ferramentas para atualizar as informações de que troca com seus clientes, prospects e leads, em seu CRM.

Com o PipeRun MAX a equipe da sua empresa vai aumentar a velocidade do atendimento, gerando um fluxo mais eficiente. Ficou curioso sobre como funciona? Então assista ao vídeo abaixo. 

No CRM PipeRun é possível criar um funil de prospecção para que o time responsável por essa etapa possa realizar a melhor cadência de contatos e ainda qualificar os lead, compreendendo o quanto ele está, de fato, pronto para comprar, avançando para as demais etapas de vendas.

O CRM centraliza os contatos e facilita a priorização dos leads que estão mais preparados para  compra. 

Além do funil de prospecção também é possível dar andamento às ações com o funil de vendas e as opções de pós-venda, para a expansão do negócio e retenção dos clientes.

Para colocar tudo isso em prática e tornar seu processo de vendas muito mais eficiente, conheça agora a plataforma de aceleração de vendas e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!