Segmentação de clientes e integração do marketing e vendas

Fausto Reichert
Chief Revenue and Strategy Officer (CRO) do CRM PipeRun Atua no setor de TI a mais de 20 anos, é Técnico em Processamento de Dados, Graduado em Marketing e MBA Ciências de Consumo na ESPM, possui especializações em BPMN, BI, BSC, PMI, CCS, SPIN e Marketing Digital.

Para empresas existentes ou empresas que estão surgindo no mercado, o planejamento do negócio é um dos primeiros itens a serem colocados em prática.

Depois da dedicação para definir alguns itens básicos, a segmentação de mercados é essencial para determinar quais nichos serão alvo da empresa e de sua comunicação, produtos, serviços, etc.

A determinação e a identificação dos mercados que podem ser atingidos são imprescindíveis para criar uma linguagem totalmente adequada ao público alvo.

Na prática, a segmentação de mercados é realizada por meio de pesquisas que resultam na observação de quais empresas poderão se interessar pelo serviço e produto que será ofertado.

A partir daí são observadas questões como características de região, volumes de negócios, tipo de indústria ou varejo, nicho específico quando mercado específico, e outros dados estatísticos de determinados grupos de leads, que poderão ser incluídos – ou não – no planejamento estratégico de uma empresa.

Esse planejamento irá definir a linha a ser seguida pelo setor de vendas, prezando sempre por um método adequado ao mercado definido, calculando um preço que se adapte a esse e buscando assim, outras variáveis que serão indispensáveis na integração entre o planejamento estratégico da empresa e o plano de comunicação e ações de vendas.

Isso porque ela visa posicionar o produto ou o negócio no mercado

Equipes atuam na segmentação de vendas e marketing

As equipes que mais irão utilizar a segmentação de mercado e pesquisas feitas nesses ramos, serão a de marketing e a de vendas que devem estar alinhadas ao mesmo propósito.

A equipe de vendas poderá utilizar os argumentos corretos na hora de vender os produtos e serviços e, toda a negociação será integrada com o modo que a empresa determinou o relacionamento e método de negociação com cada tipo de cliente.

Já no que diz respeito ao marketing, será possível criar campanhas bem pontuais para determinados públicos, ao mesmo tempo em que será possível utilizar dados obtidos a partir da segmentação de mercados, e assim, desenvolver análises que irão cada vez mais beneficiar a estratégia.

Unir a turma que “entende de estatísticas e estratégias” com a outra dos “batedores de portas e pé na estrada”, nunca é uma tarefa fácil, mas com a visão do plano estratégico bem definido e orientando efetivamente a todos, outra necessidade se apresentará, um líder neutro, este terá além de tudo ou principalmente o desafio de seguir o plano e integrar as equipes de marketing e vendas.

Segmentar o mercado e determinar um público-alvo é uma ação que garante resultados mais concretos na redução de tempo e principalmente custos de aquisição de clientes e, já que a empresa estará trabalhando para alcançar seu objetivo, consolidar sua marca e produto, planejamento e execução devem andar juntos!

Boas Vendas

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!