Sucesso em vendas, como ter? 13 hábitos para começar hoje

Como ter sucesso em vendas?
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

O sucesso em vendas passa por uma equipe disciplinada, focada e com a máxima produtividade no dia a dia. Para obter essa tão desejada meta, alguns hábitos são necessários no dia a dia de qualquer empresa. Somente assim, dia a após dia, você verá melhores resultados e seus negócios crescerão.

Vender mais e melhor. Ter clientes encantados e fiéis. Ter um time engajado e que realmente vista a camisa…

Esse cenário é o que qualquer gestor comercial ou CEO deseja para sua empresa, certo? Quem disser que não estará mentindo.

O tão desejado sucesso em vendas é – e sempre terá que ser – o norte de qualquer organização. É preciso mirar o topo – e você sabe bem disso.

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

Mas a rotina mostra situações que nem sempre são as ideias. Ocasiões em que mostram que o trabalho está aquém do desejado.

E isso, todos nós sabemos, acaba se refletindo em metas que não são batidas, consumidores insatisfeitos e desmotivação de todos.

Sendo assim, para conseguir ter ótimos números no setor comercial, é preciso estabelecer alguns hábitos – e ser organizado e rigoroso para cumpri-lo.

A rotina exige atenção e você precisa entender isso logo. Antes mesmo de o cliente perceber e aí, bem… não queremos isso, não é mesmo?

Neste artigo, separamos algumas dicas para sua empresa ter mais sucesso em vendas diariamente. Alguns destes hábitos já podem ser posto em práticas agora mesmo.

Vamos conferir? Boa leitura!

13 hábitos para ter sucesso em vendas na sua empresa

Como ter sucesso em vendas?

Não será da noite para o dia. Não será tendo necessariamente a melhor força de vendas possível.

O sucesso em vendas depende desses fatores supracitados, sim, mas também de uma série de hábitos e práticas que, necessariamente, precisam ocorrer todos os dias.

Ou seja, a rotina de vendas exige foco. Só entendendo como encantar o cliente é que essas metas e objetivos serão possíveis de serem atingidas.

Assim sendo, para ajudar você a melhorar os resultados comerciais de seus negócios, selecionamos 13 hábitos para colocar em prática.

Como falamos, alguns podem ser iniciados ainda hoje. Outros, claro, demandarão um pouco mais de trabalho, de lapidação junto ao seu time.

Mas todos eles, sem dúvida alguma, tem apenas um missão: fazer você vender mais e melhor e entender como fidelizar clientes em sua empresa.

Confira:

1 – Qualifique bem seus leads

EBOOK GRÁTIS

Guia para estruturar Estruturar Setor de Pré-Vendas (SDR) de Alta Performance

O material irá para o seu e-mail. Veja a caixa de entrada e também a de spam.

Um ponto essencial é passar para o time de vendedores somente aqueles leads que realmente podem se tornar clientes.

A qualificação dos mesmos por parte da equipe de SDR é essencial para um CAC e um ciclo de vendas menores.

Como resultado, isso se refletirá em melhores resultados comerciais para seus negócios.

Algumas técnicas podem ser usadas, neste momento, para saber se o lead deve ou não evoluir pelo funil de venda. O BANT sales, por exemplo, é uma delas. Você, com ela, consegue:

  • descobrir se as necessidades que ele tem podem ser supridas pelo seu produto ou serviço.
  • saber se você está falando com uma pessoa que ou é decisora, ou tem poder de influenciar uma tomada de decisão;
  • entender se o prospect tem, como um todo, fit com o negócio, etc.

Logo, caso ele não preencha esses requisitos, é melhor seguir nutrindo ele com bons conteúdos que o seu marketing produz.

Se ele realmente não tiver fit com sua empresa, é preciso descartá-lo.

2 – Conheça como ninguém o seu cliente

Como ter sucesso em vendas?

Saber de cor as informações sobre a persona da empresa é a lição de casa de qualquer equipe de vendas. As chances, assim, de ter sucesso em um negócio são bem maiores.

Isso porque você saberá quais as dores que o cliente tem e como, didaticamente, a solução que você tem em mãos ajuda-o.

Ou seja, não só o poder de persuasão será maior, como suas técnicas de negociação poderão fluir de forma muito mais assertiva.

Antes mesmo deste prospect falar sobre seus problemas, você já poderá ter uma abordagem que encante-o.

Logo, se isso acontecer, teremos um cenário muito mais promissor para atingir o sucesso em vendas.

3 – Foque em atender, não em vender

Falar com os prospects somente para oferecer o que a empresa vende sem dúvida alguma vai de encontro ao objetivo de ter sucesso em vendas.

Talvez antigamente isso fizesse sentido. Afinal, não havia tanta facilidade e meios para comunicação. Mas isso não faz mais nenhum sentido.

E o quanto antes você entender isso melhor para seus negócios. O cliente tem outro papel e um nível de exigência muito maior. Ele tem o poder da escolha e de barganha.

Por isso, abordá-lo somente com intuito de vender não é uma boa prática. Ser direto e “empurrar” seu produto ou serviço não soará de maneira positiva.

Foque no atendimento ao cliente. Em primeiro lugar, esqueça que você está lá para vender. Os consumidores sabem disso, então, para que forçar?

Em segundo lugar, mostre que você está preocupado em ajudá-lo. Em outras palavras, posicione-se como um consultor ou parceiro.

Afinal, a missão aqui é gerar confiança nesse relacionamento, o que fará toda a diferença entre o “sim” e o “não”.

4 – Domine bem as estratégias de marketing

Como ter sucesso em vendas?

Embora as estratégias de marketing sirvam para a captação de clientes, é importante que o vendedor também as domine.

Isso ajudará a atrair, conquistar e acima de tudo encantar e fidelizar o consumidor.

A forma de se posicionar diante do prospect precisa se dar desta forma: mostrando ser uma autoridade no assunto e estando à disposição o tempo todo.

Por isso, aliás, é tão importante marketing e vendas estarem sempre junto. Um ajuda o outro com insights e, a técnica que um aplica, pode e deve ser replicado em outro setor.

7 – Seja consultivo ao conversar com o cliente

Você quer vender, sabemos. O cliente sabe também que você quer vender. Então, por que ser tão direto neste momento?

A venda consultiva é crucial para que o cliente confie em você. Que ele compreenda que o relacionamento com a empresa não se encerrará depois que ele abrir a carteira.

Bater a meta a todo custo até pode garantir o pagamento da comissão de vendas que você sonhou.

Mas, quando você não age como um consultor, quando não é didático e mostra exatamente ao cliente como ter a melhor experiência com o que você vendeu, o risco de churn existe.

E aí, para as métricas de vendas da empresa, isso será um problema bem grande. Assim como para a gestão financeira como um todo.

Então, por que forçar uma venda? Faça com que ela seja verdadeira, completa. Com o sucesso de todos os envolvidos em tempo integral.

6 – Mostre-se curioso

Como ter sucesso em vendas?

A chamada “escuta” ativa é uma das técnicas de vendas mais importantes para mover a empresa rumo ao sucesso em vendas.

Ouça, claro. Deixe o cliente falar sobre as dores que ele tem no dia a dia e que motivaram a vir até você. Mas seja curioso.

Pergunte de maneira construtiva. Explore caminhos que possam ser percorridos para acelerar o fechamento desta oportunidade.

Investigue a fundo a realidade dele para poder, no momento certo, oferecer a entrega ideal.

7 – Tenha organização e disciplina

Organização para lidar com as oportunidades que você tem em seu pipeline para trabalhar. Disciplina para cumprir todas as atividades necessárias dentro do processo de vendas para impactar o cliente.

Esses dois elementos são requisitos básicos até mesmo para um vendedor que não bate suas metas. É fundamental ter foco no que precisa ser feito: ligações, emails, demonstrações, visita aos clientes.

A rotina comercial é puxada e você sabe bem disso. Elimine as distrações – use a metodologia 5S para isso.

E garanta a sua cabeça direcionada em tornar a experiência do cliente integralmente incrível com a empresa.

8 – Seja flexível

Como ter sucesso em vendas?

Uma abordagem flexível é sempre bem-vinda e soa de maneira amigável e convidativa ao cliente.

Ou seja, embora você até possa seguir um script de vendas pronto, você precisa adaptá-lo à realidade do prospect.

Trabalhar com um roteiro dá segurança e ajuda a padronizar as vendas da empresa. É uma boa prática, claro, ainda mais quando está incluso dentro do sales playbook da organização.

Todavia, é crucial moldar-se àquilo que o cliente mostrou, a você, como uma dor que ele enfrenta.

Ele tem um problema. E você, quando mostra-se aberto a ouvir e adaptar o caminho para o que ele quer, a confiança flui de forma mais rápida.

9 – Tenha uma carta na manga

O ideal, claro, é sempre vender valor para o cliente. Em outras palavras, mostrar como, onde e quando sua solução termina com a dor do cliente.

Justificar o porquê de cada elemento presente no produto ou serviço, explicando para o que serve e justificando até mesmo o preço.

Isto posto, sabemos que nem sempre será suficiente para convencer o cliente a aceitar a sua oferta.

MODELOS DE SCRIPT DE VENDAS PARA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO

Baixe Scripts de Vendas Prontos e atenda clientes e leads de forma ágil.

Preencha para receber o material no seu email (confira a caixa de Spam também).

Você pode, neste momento, simplesmente dar um tempo para que ele pense no que foi oferecido, ou usar uma carta na manga. Por exempo, seja na apresentação, seja no follow up, você pode dizer que:

  • negocio um desconto com o gerente de vendas caso o cliente aceite, agora a oferta;
  • oferecer uma condição de pagamento exclusiva, isentando o primeiro mês, por exemplo;
  • entregar um bom cupom de desconto para uma compra futura caso o “sim” seja dado agora;

Enfim. O essencial é fazer uso de alguns gatilhos mentais que despertem um senso de urgência. Eles precisam ser claros e dizer, ao cliente, que ele precisa aceitar o quanto antes sua proposta comercial.

10 – Conduza o cliente para a decisão

Como ter sucesso em vendas?

O ideal dentro de uma negociação é sempre conduzir ela. Por mais que as necessidades do cliente precisem ser ouvidas e posteriormente sanadas, é o vendedor quem está no papel de liderança.

Por isso, passa pela sucesso em vendas, conduzir o consumidor para a decisão final de compras.

A jornada do cliente é longa e, quando chega perto do final, ele quer a garantia necessária de que tudo fez sentido. De que vale a pena fazer esse investimento que você apresentou. Logo, é preciso nesta hora ser mais do que um vendedor.

É novamente o momento de ser um consultor. De estar à disposição por email, WhatsApp, telefone, onde quer que seja.

Não há momento para uma dúvida de última hora surgir. Esteja à disposição para sanar ela e garantir a venda.

11 – Entenda que a venda é decorrente de bom atendimento

De novo a importância de atender bem aos clientes. Você pode achar que estará perdendo tempo porque ainda não fez aquele pitch de vendas “matador”.

Mas entenda que a venda será decorrência de todo o bom atendimento e valor gerado. É claro que você será mais específico ao mostrar o produto ou serviço.

Porém, dê tempo para que as coisas se direcionem por si. Sendo assim, seja sempre convidativo, interessado e didático sempre que precisar aprofundar-se em questões técnicas do que você vende.

Para quem quer entender como ser um vendedor de sucesso, é importante cumprir esses requisitos antes de fazer uma oferta.

Proatividade, atenção aos detalhes e foco no cliente: é isso que você precisa.

12 – Mensure os resultados obtidos

Como ter sucesso em vendas?

Tudo o que é mensurado pode ser gerido. Se um gestor não sabe como seu time trabalha – e nem quanto – que gerenciamento de vendas estará ocorrendo?

Mensurar os dados e os resultados são ações básicas para saber o rumo que a sua empresa está tomando quando o assunto é vender.

Configure seu dashboard de vendas. Integre-o com seu software comercial e analise as informações do setor e também de cada vendedor.

Somente com acompanhamento diário é possível ver onde você está falhando e, antes de perder dinheiro e clientes, corrigir.

Serve também para realizar uma justa avaliação de desempenho do seu time e ver quem está além e aquém do esperado.

13 – Exerça a paciência

Essa poderia ser tanto a primeira como a última dica. O exercício da paciência é uma arte que você precisa dominar. O sucesso em vendas não virá da noite para o dia: entenda isso.

Por mais que você aplique as dicas supracitadas, é um processo e, como tal, tem seu tempo para trazer os resultados que seu negócio merece.

Como você viu, não adianta pressionar o cliente pois já é fim do mês e a meta não foi batida, por exemplo. A relação com ele é cristalina. Uma frase mal colocada, uma ação fora dos termos e ela se rompe.

E, para retomar, você precisará do dobro de esforço – e talvez dinheiro. Logo, vale a pena agir assim? Não, né?

Portanto, paciência. Planeje o trabalho e trabalhe o planejamento. Sempre, claro, fazendo os ajustes necessários que se adequem ao consumidor.

O sucesso em vendas depende de bom ambiente e tecnologia inclusa

Como ter sucesso em vendas?

O título pode parecer óbvio, mas nem sempre essa é uma realidade presente nas empresas.

Sem um ambiente de trabalho que seja realmente positivo, que dê às pessoas a condição de fazer mais e melhor, o sucesso em vendas fica distante.

E aqui, falamos tanto da cultura organizacional como das condições para a equipe de vendas entregar os resultados necessários.

Para ter melhores resultados, é preciso extrair a máxima produtividade de todas dentro da rotina de vendas, certo?

Além disso, o processo comercial precisa ser organizado, ter o foco no cliente e em gerar valor para ele etapa por etapa do funil de venda.

Dentro desta realidade, as empresas precisam ter a tecnologia como aliada. Recorrer à transformação digital não é mais um “luxo”.

Já é – há bastante tempo – uma necessidade e um diferencial competitivo importante em relação àquelas empresas que ainda gerenciam suas vendas de forma descentralizada.

Em suma, o uso de um sistema para vendas como um CRM é crucial para gerar valor para os prospects e acelerar suas oportunidades.

Assim, além de ter sucesso em vendas, você terá pessoas muito mais engajadas com a empresa e clientes sempre mais satisfeitos.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida sobre o conteúdo ou, então, deseja saber melhor o papel de um CRM no sucesso de vendas de sua empresa, fale com um consultor ainda hoje.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você e seus negócios a obterem os melhores resultados todos os dias.

O primeiro traz 9 dicas de como abordar um cliente pela primeira vez.

Já o segundo fala sobre os tipos de clientes mais difíceis de atender – e como vender para eles.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!