Destaques:
Logo piperun

Dashboard de vendas: o que é, quais indicadores colocar e como criar

dashboard de vendas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

Um dashboard de vendas é um painel que reúne dados e informações relevantes sobre seu processo comercial;

Com essa ferramenta, você pode monitorar seus resultados em tempo real e tomar decisões mais seguras;

O CRM PipeRun oferece dashboards de vendas personalizáveis que te ajudam a monitorar a performance da sua área comercial. E o melhor de tudo: de uma maneira visual, organizada e intuitiva.

Se você ainda não utiliza um dashboard de vendas para monitorar seus resultados, saiba que essa ferramenta pode te oferecer insights muito valiosos.

Afinal, acompanhar suas vendas em tempo real pode contribuir para o crescimento do seu negócio. 

Um dashboard de acompanhamento de vendas reúne em um só lugar diversos dados relevantes sobre a operação comercial, como o número de vendas realizadas, a receita gerada, o desempenho da equipe, os produtos mais vendidos, entre outros. 

Com esses dados, fica muito mais fácil identificar tendências e oportunidades, áreas que precisam de melhorias e tomar decisões estratégicas com base em informações precisas e atualizadas.

Neste artigo, vamos te explicar o que é um dashboard de vendas, principais benefícios, exemplos e muito mais.

Continue a leitura e descubra como essa ferramenta pode facilitar o seu dia a dia e, é claro, te ajudar a vender mais e melhor.

O que é um dashboard de vendas?

Dashboard de vendas é um recurso que a transformação digital dentro das empresas disponibiliza para um controle de vendas assertivo e em tempo real.

Ele é usado para mostrar visualmente e de maneira ágil e intuitiva o conjunto de informações sobre como estão andando as suas vendas.

Não à toa a palavra, em inglês, significa “painel de controle”. Porque é justamente isso que permite, especialmente para um gerente de vendas: controlar.

O melhor de ter a tecnologia como aliada neste momento é justamente não precisar usar planilhas ou fazer contas complexas.

O que, por óbvio, torna os números totalmente precisos. Afinal, você não estará sujeito a um erro humano. Um simples número digitado errado muda totalmente os resultados e você terá informações imprecisas.

E aí, bem… você já sabe o que pode acontecer, não? Além de tornar sua avaliação imprecisa, poderá afetar em diversos outros fatores como o pagamento de comissão de vendas, por exemplo.

O que geraria inevitavelmente grande frustração e desmotivação dentro da rotina de vendas. Sem falar, claro, das taxas de conversão que estarão todas imprecisas.

E aí, azeitar o processo de vendas se tornará uma verdadeira epopeia. Por isso, é ideal ter um dashboard de vendas que seja gerado automático.

Nisso, novamente a tecnologia tem papel decisivo e é a locomotiva nestes casos. Somente por meio destes painéis você poderá ver uma série de dados e também informações que darão um panorama 360º graus do negócio.

A rotina de trabalho ficará ainda mais clara. Além do que, você terá claro aspectos financeiros, técnicos e tendências que mostrarão o quão eficiente são, hoje, seus processos.

Qual o objetivo de um dashboard de vendas?

Por que criar dashboard para acompanhamento de vendas?

Como comentamos acima, um dashboard de vendas oferece uma visão geral do desempenho da sua empresa. 

Mas além disso, essa ferramenta também economiza tempo com análises de dados, permitindo que a equipe comercial se concentre em fechar cada vez mais negócios.

E os benefícios não param por aí. Abaixo, listamos algumas razões pelas quais você deve criar um dashboard para acompanhamento das vendas. 

Informações visíveis

Com um dashboard de vendas personalizado, sua equipe pode visualizar as informações mais importantes do setor em um só lugar. 

Dessa forma, todos ficam alinhados em relação aos objetivos e metas da empresa, além de terem acesso a dados atualizados em tempo real.

Além disso, o dashboard permite que seus vendedores acompanhem tanto o progresso do time, quanto o progresso individual de maneira eficaz. 

Tomada assertiva de decisão

Se você tem seu próprio negócio ou trabalha no setor comercial, sabe o quanto é importante contar com informações precisas para tomar decisões. 

Nesse sentido, o dashboard é uma ferramenta que pode ajudar você e sua equipe a tomar decisões rápidas e recalcular a rota quando necessário.

Como as informações são atualizadas em tempo real, você não precisa mais esperar um determinado dia da semana ou do mês para interpretar os dados, colher os insights e compartilhar com o time.

Para descobrir o que está indo bem e o que pode ser melhorado, basta abrir seu dashboard de vendas e visualizar os dados mais recentes da operação. 

Motivação da equipe

Embora seus vendedores possam acompanhar seus indicadores individuais, oferecer acesso aos indicadores coletivos pode ajudá-los a entender como o trabalho coletivo é capaz de impactar nos resultados da empresa.

Em outras palavras, o dashboard ajuda a promover a integração da equipe, mostrando que o sucesso não depende apenas do esforço individual, mas da união de todos.

Portanto, o dashboard também é uma ferramenta útil para fazer com que a equipe comercial se sinta mais engajada e motivada a dar o seu melhor no dia a dia. 

exemplo de dashboard acompanhamento de vendas

Exemplos de dashboard de vendas

Existem diversos tipos de dashboard de vendas que você pode utilizar para acompanhar o desempenho da sua área comercial, como dashboard de desempenho individual, conversão, ciclo de vendas e atividades.

Inclusive, é possível utilizar mais de um, desde que faça sentido para o seu modelo de negócio.

Quer descobrir os tipos mais comuns de dashboards de vendas? Acompanhe a seguir!

Desempenho individual

O dashboard de desempenho individual oferece uma visão detalhada de como cada vendedor está se saindo em relação às métricas do negócio. 

Você pode utilizar essa ferramenta para identificar quais são os vendedores que precisam de ajuda para melhorar suas vendas e, é claro, se há a necessidade de mudar a estratégia para que o time passe a performar melhor.

Conversão

O dashboard de conversão geralmente apresenta gráficos que mostram as taxas de conversão em cada etapa do funil de vendas. 

Esse tipo de dashboard pode trazer a proporção de leads que estão sendo convertidos em cada etapa, bem como as oportunidades reais ou possíveis de conversão.

Com esse painel, também é possível prever receita do período e definir novas metas para o time. 

Ciclo de vendas

Com o dashboard de ciclo de vendas, você pode descobrir com precisão o tempo médio que sua equipe leva para concluir uma venda.

Essa informação pode te ajudar a identificar possíveis obstáculos que estão aumentando o tempo de fechamento de novos clientes e, assim, trabalhar para tornar os processos mais eficientes.

Atividades

O dashboard de atividades é uma ferramenta eficaz para medir a produtividade da equipe de vendas, pois apresenta a evolução das atividades de forma visual e organizada.

Esse modelo de dashboard estimula a competição saudável entre os membros da equipe, contribuindo para aumentar o engajamento de todos os integrantes na busca pelos resultados desejados. 

O que não pode faltar em um dashboard?

Quais indicadores colocar no dashboard de vendas?

Para acompanhar a evolução das suas vendas, é crucial contar com um dashboard que reúna os principais indicadores de desempenho do setor. 

É preciso lembrar que a escolha desses indicadores deve ser baseada nos objetivos que a sua empresa deseja alcançar.

Por exemplo, se a meta é aumentar a receita em 6 meses, indicadores como faturamento mensal, ticket médio e número de vendas fechadas podem ser muito relevantes.

Para te ajudar a entender melhor, explicamos abaixo alguns dos principais indicadores, o que representam e como escolhê-los do jeito certo.

1 – Número de visitas no site

O primeiro item que citamos é o número de visitas que ocorrem em seu site. Isso dá, aos gestores (e a todos os envolvidos no processo comercial) uma ideia mais clara do impacto que seu negócio gera.

É possível saber em comparação com a concorrência se é um número ou não satisfatório. Para tal, use ferramentas como o SEMrush para saber o quão a frente ou distante você estão.

Claro que esse não é um processo exatamente simples de realizar. E faz mais sentido àquelas empresas que já tem a tecnologia presente em seus processos.

Mas é extremamente importante e vale muito a pena ser iniciado. Isso contribui para que a empresa veja o quão bem ou mal posicionada ela está no mercado.

Também serve para mostrar o quanto ela precisará reforças suas estratégias de prospecção de clientes, principalmente através de inbound marketing.

2 – Quantidade de leads gerados

Seja topo, meio ou fundo de funil, não importa. Você precisa medir quantos leads, em tempo real, seus negócios estão gerando.

Pense em uma separação simples para determinar em qual nível cada lead deve entrar. Podemos considerar topo aqueles que baixam algum material rico que você criou.

Meio de funil àqueles que se inscrevem em sua newsletter. Ou, então, registaram interesse em alguma pesquisa ou material mais aprofundado.

Já os de fundo, quem registrou-se na seção de contato do seu site ou pediu para fazer parte do período de trial de sua solução. E

ntenda que lead não é ainda um cliente. É alguém que “levantou a mão” e que, por isso, precisa passar por uma nutrição para que você possa vender.

Saber o número de prospects ajudam a gestão de vendas a saber a proporção de visitantes no site x leads gerados.

E, assim, de novo: fazer uma tomada de decisão assertiva em relação ao que o marketing precisa aprimorar.

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

3 – Número de agendas marcadas em pré-vendas

Outra comparação importante que precisa ser feita é a quantidade de agendas realizadas para que o vendedor possa, de fato, fazer a venda.

Aqui, é importante ver quantos dos leads que foram gerados tiveram, de fato, interesse em conhecer melhor a sua ferramenta.

Essa é uma das métricas mais importantes do dashboard de vendas, pois mostrará a qualidade do trabalho do time de SDR.

Ele é o responsável pela qualificação deste lead, em dar a ele condições e segurança para ouvir o que o vendedor tem a dizer.

Não é o momento para pressa. É preciso que a pré-venda seja consultiva e instrua o prospect no caminho para solucionar suas dúvidas.

4 – Quantidade de oportunidades abertas

Aqui podemos separar em dois – se fizer sentido para o seu negócio. É importante ressaltar que não só as oportunidades que estão sendo negociadas devem ser mensuradas.

O abandono de carrinho também precisa aparecer aqui. Elas seguem sendo uma boa oportunidade de negociação.

Por algum motivo houve a desistência da compra – e algo precisa ser feito sobre isso. Então, tenha uma métrica que indique, dentro do dashboard de vendas, o número de carrinho que foram abandonados.

Aí, sim, outra que mostra suas negociações abertas, as “normais”, que passaram pelo seu time de pré-vendas e chegaram ao vendedor.

Falamos, acima, que essa separação deve ocorrer apenas se fizer sentido para o seu modelo de negócios.

Leia-se: se sua empresa for um ecommerce. Aí, você pode usar alguns gatilhos mentais e realizar ações para oferecer um cupom de desconto ou uma condição exclusiva de pagamento.

Caso contrário, foque apenas na métrica de negociações abertas para saber o quão bem seus negócios estão se saindo.

5 – Número total de vendas feitas

Esse é uma métrica indispensável e até mesmo óbvia de estar presente: o número total de vendas realizadas.

O ideal aqui é não só colocar a quantidade como também o ticket médio por cliente, produtos que tiveram maior saída, entre outros.

Leia-se: quanto mais detalhado aqui, melhor. Isso servirá para motivar a sua equipe de vendas, mostrando que a meta está próxima a ser batida, o que estimulará um foco e produtividade muito maiores.

Da mesma forma saber os números e os detalhes ajudam os gestores – que têm uma visão mais estratégica do negócio.

Sabendo quais produtos e serviços (ou assinatura dos mesmos) vendem mais, será possível focar ainda mais nestes e desenvolver ações para aumentar as vendas.

6 – Percentual das metas alcançadas

Da mesma forma que os números obtidos precisam aparecer, os desejados também. É crucial colocar em porcentagem e números totais a meta desejada para o mês e o ano.

Isso ajudará a saber como está o ritmo do seu time e se é preciso acelerar uma etapa de follow up.

Isso pode ajudar você com suas oportunidades abertas, em que o cliente ainda está indeciso.

Assim, você conseguiria garantir que as metas e objetivos sejam batidos.

Mas, claro que isso só será possível ter conhecimento quando você tem bem claro, visível e intuitivo em seu dashboard de vendas.

7 – Taxa de conversão entre todas as etapas

Em todas as etapas do funil de vendas é preciso, com porcentagem, medir a taxa de conversão.

Não importa quantas etapas tenha em seu pipeline, você precisa medir todas as conversões de uma para outra para saber, até mesmo, se faz sentido ter todas elas.

Só assim você conseguirá medir a eficiência e eficácia do seu processo e saber no que pode melhorar.

Como criar um dashboard de vendas?

Como criar um dashboard de vendas?

Agora que você já entende o conceito por trás do dashboard de vendas e as vantagens que ele pode proporcionar para a sua empresa, que tal aprender na prática a criar o seu?

A seguir, listamos alguns passos essenciais para você criar o dashboard de vendas ideal. Vamos conferir!?

Estabeleça as metas de vendas

Como você já sabe, o dashboard é uma ferramenta valiosa para acompanhar a performance da área comercial. 

No entanto, para ter uma visão real de evolução, você precisa estabelecer metas claras e alcançáveis para a equipe.

Caso contrário, o dashboard fornecerá apenas números, sem indicar um caminho claro para a melhoria da performance.

Com metas definidas, fica mais fácil acompanhar a evolução dos seus vendedores e direcionar esforços para alcançar resultados cada vez melhores. 

Esclareça a importância para seu time

Para que o dashboard de vendas seja efetivo, é crucial que todos os membros da equipe entendam a sua importância. 

Afinal, o dashboard não é apenas uma ferramenta para a liderança tomar decisões, mas sim para todos usarem em prol de suas atividades.

Para isso, é necessário criar uma cultura de dados e deixar claro como o dashboard pode ajudar a equipe a atingir as metas de vendas.

Além disso, a liderança deve explicar o funcionamento do dashboard e como ele deve ser utilizado para que todos possam interpretar os dados e usá-los de maneira eficiente.

Tenha um CRM de vendas

Se você quer acompanhar suas vendas em tempo real, saiba que o CRM de vendas é o sistema mais recomendado para esse objetivo. 

Com o CRM PipeRun, por exemplo, você conta com dashboards customizáveis para o monitorar indicadores-chave de performance, métricas e dados relevantes sobre a saúde do negócio, setor ou processo.

Nossa plataforma também permite monitorar o progresso da sua equipe de vendas, acompanhar dados de conversão, analisar o ciclo de vendas e muito mais. 

Faça gestão dos indicadores

Fazer a gestão dos indicadores é uma etapa crucial para criar um bom dashboard de vendas. 

É importante mencionar que esse painel não deve incluir todos os indicadores possíveis, mas sim aqueles que são mais relevantes para a sua empresa. 

Não se esqueça que um dashboard lotado de informações pode acabar confundindo a equipe e dificultando a análise dos dados. 

Como fazer acompanhamento de vendas?

Já pensou em acompanhar suas vendas em tempo real, com a ajuda de um CRM inteligente?

O CRM PipeRun, você pode contar com um módulo exclusivo de dashboard, que permite acompanhar os indicadores mais relevantes para o seu negócio. 

Com essas informações em mãos, é possível planejar melhorias nos processos, corrigir falhas ou desenvolver novas estratégias para alavancar as vendas.

Os dashboards da nossa plataforma ainda podem ser integrados com duas poderosas ferramentas de análise de dados: Power BI e DataStudio. 

Tudo isso para te ajudar a fazer análises ainda mais precisas e obter insights valiosos.

Quer acompanhar o dashboard de vendas de forma fácil e eficiente, tomar decisões mais embasadas e alcançar melhores resultados?

Fale hoje mesmo com um de nossos consultores e descubra todas as vantagens que o CRM PipeRun pode trazer para o seu negócio. 

Conclusão

Em resumo, um dashboard de vendas bem construído pode te ajudar a tomar melhores decisões e, é claro, aprimorar suas estratégias de vendas.

Mas para que ele cumpra seu papel, você deve selecionar seus indicadores-chave, definir metas para a equipe e utilizar ferramentas inteligentes, como o CRM PipeRun.

Se você ainda não acompanha suas vendas por meio de um dashboard, siga nossas boas práticas para criar o seu.

Gostou de entender melhor o papel do dashboard de vendas? Aproveite e leia dois artigos que com certeza vão te ajudar a vender mais e melhor todos os dias!

O primeiro explica o que é CRM de vendas e como ele ajuda as empresas.

Já o segundo fala sobre algumas técnicas de vendas para ajudar a acelerar mais negócios.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

FAQ – Perguntas Frequentes

Qual o objetivo de um dashboard?

O objetivo de um dashboard é oferecer uma visão geral dos resultados de vendas, permitindo uma análise mais eficiente para a tomada de decisão.

Quais indicadores colocar no dashboard?

Seus indicadores devem ser selecionados de acordo com os objetivos da empresa.

Porém, alguns dos principais são: faturamento, número de vendas, ticket médio, taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, entre outros.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!