Ferramentas para home office de vendas

8 ferramentas para home office de vendas para as empresas

Ferramentas para home office de vendas ajudam e muito vendedores e gestores a manterem a produtividade e também o gerenciamento do time comercial. Por isso, escolher os recursos certos é de extrema importância para qualquer empresa.

Trabalhar de casa pode não ser o ideal para seus negócios, mas, às vezes, é algo que se impõe – como no caso da pandemia do Covid-19.

Por isso, é preciso estar preparado para que a produtividade e os resultados da sua empresa sofram o menor impacto possível.

É neste sentido que a escolha certa de ferramentas para home office é tão importante.

É através delas que seu time conseguirá manter o foco naquilo que mais importa: seus clientes.

Todavia, algumas perguntas se impõe: quais ferramentas usar? Quando? Como?

As respostas darão à sua empresa um caminho a seguir para continuar sendo relevante e impactando consumidores.

E é sobre isso que abordaremos, neste artigo, a partir de agora.

Boa leitura!

Foque na gestão antes de escolher as ferramentas para home office de vendas

Ferramentas para home office de vendas

Primeiro de tudo, vamos voltar ao básico: home office de vendas, você sabe o que é, certo?

É o ato de trabalhar de casa – seja de forma autônoma, seja para uma empresa.

Há outros termos também para designar isso: trabalho remoto ou teletrabalho.

Seja qual termo você preferir, fato é que, antes de escolher as ferramentas para home office de vendas, é preciso cumprir uma série de pré-requisitos antes.

O que seriam eles? Bem, primeiro de tudo é preciso ter uma rotina de vendas bem definida.

E, para tal, definir um processo com vendas baseadas em atividades é, sem dúvida alguma, uma boa prática na gestão de vendas.

Isso porque, sem controle não há gestão. E bem, sem conseguir fazer o gerenciamento de vendas, de que adiantará ter ótimos ferramentas para home office, não é mesmo?

O gestor deve, necessariamente, ser uma pessoa capaz de analisar o processo de vendas como um todo.

Só que deve fazer isso em tempo real. Somente assim você conseguirá ter sua equipe com foco no cliente e em manter e melhorar seus resultados comerciais.

Cuidando das pessoas

Ferramentas para home office de vendas

Outro fator importantíssimo: o gestor precisa estar à disposição dos seus times e fornecer, para eles, as condições ideias de trabalho: tanto de conhecimento quanto de estrutura.

Isso quer dizer: nenhuma ferramenta para home office de vendas irá ser realmente eficiente se o gestor não estiver atento e cuidando das pessoas.

É algo extremamente importante na realidade atravessada durante a pandemia do novo coronavirus.

O chamado “mundo VUCA” mexe com a cabeça das pessoas. Traz inúmeras incertezas e pode afetar e muito negativamente todos nós.

É essencial, então, cuidar das pessoas. Não é algo que pode ser negligenciado ou adiado: é algo que precisa estar presente o tempo todo.

8 ferramentas para home office de vendas que a sua empresa precisa

Ferramentas para home office de vendas

Ter que trabalhar de casa, especialmente quando nos referimos ao setor de vendas, não é e nem pode ser sinônimo para queda de performance.

A transformação digital coloca a tecnologia dentro das empresas e de seus processos para garantir justamente isso: a produtividade.

Não é porque você tem, hoje, seus vendedores e pré-vendedores descentralizados que eles não poderão realizar suas atividades.

Não é e nem será motivo, a distância, para que o as etapas do processo e todas as tarefas necessárias em cada uma delas sejam descumpridos.

Para assegurar as boas práticas, escolher bem as ferramentas para home office de vendas é algo vital.

Neste parágrafo, separamos 8 delas.

É a partir dessa estruturação que você conseguirá fazer seus times renderem tanto – ou até mais – quanto trabalhando de dentro do escritório.

Vamos checar?

1 – Notebook

Essa ferramenta não é exatamente obrigatória, mais torna as coisas muito mais práticas – especialmente para as empresas que precisam migrar do escritório físico para o remoto.

O notebook, além de ser um equipamento prático para carregar, tem todas as funcionalidades que um vendedor precisa para trabalhar de casa.

Conexão Wi-Fi, webcam, microfone e alto-falantes integrados são indispensáveis para demonstração de vendas, algo indispensável no modelo inside sales.

E em caso de migrar o escritório para a casa de cada um dos seus vendedores, eles precisarão levar somente isso.

Imagina que dificuldade seria ter que carregar monitor, CPU, caixas de som, webcam, microfone…

Portanto, essa é a primeira das ferramentas para home office de vendas que você precisa ter.

2 – Google Drive

É fundamental ter uma plataforma que você possa organizar e centralizar slides, documentos de textos e até mesmo algumas planilhas.

Compartilhar o playbook de vendas da sua empresa é outra possibilidade que o Google Drive abre.

Deixar tudo isso ao acesso da equipe de vendas é algo importante, certo?

O compartilhamento em nuvem de documentos através do Google Drive é um importante recursos para o teletrabalho de vendas, sem dúvida alguma.

Isso torna muito mais ágil e também seguro a entrega ou divisão de qualquer conteúdo ou conhecimento para todos da empresa.

Você pode tê-lo gratuitamente na sua conta de Gmail como, também, na conta empresarial – o que, nestes casos, é o mais recomendado.

3 – CRM de vendas

Se sua empresa realmente quer que a produtividade, a performance e os resultados da sua equipe de vendas cresçam durante o trabalho remoto, então você precisa ser um CRM que realmente ajude você.

Gerenciar as vendas por planilhas, à distância, com seus vendedores em casa, é uma missão bem arriscada.

Todavia, com um software CRM baseado em nuvem, você tem os recursos para enxergar, controlar e acelerar times e oportunidades de vendas.

Consegue, por exemplo, estabelecer regras de horário de uso – e assim fazer o controle da jornada de seus colaboradores.

Conta com integrações importantes como de automação de marketing, atendimento e também webphone – como falamos anteriormente.

Pode ter suas conversas via WhatsApp registradas no seu CRM. Assim, você mantém o histórico de interação com o cliente todo dentro da oportunidade. Centralizado, como tem que ser.

Sem falar, claro, em todas as funcionalidades que um CRM tem para tornar mais eficiente o processo de vendas das empresas.

4 – Plataforma para videoconferência

Ferramentas para home office de vendas

Que vendedor interno não precisa de uma plataforma para videoconferência? É correto afirmar que todos necessitam, não é mesmo?

É importante contar com uma ferramenta que permita o compartilhamento de tela para que você possa mostrar o produto ou serviço que vende.

Mostrar-se durante a chamada é fundamental até para o vendedor ter um poder de persuasão maior: a linguagem corporal conta e muito nessas ocasiões.

A mensagem não é absorvida por inteiro simplesmente ao se ler um email ou mensagem no WhatsApp.

Portanto, plataformas para videochamada são tão importantes. Opte pela que você achar melhor entre:

Entenda qual a necessidade que você tem (apenas falar com clientes? Falar com time interno também?) e escolha a ferramenta que mais faça sentido.

Desta lista que apresentamos, há plataformas gratuitas e outras pagas. Pesquise bem.

5 – Plataforma de automação de marketing

Por mais que o vendedor não use diretamente, uma plataforma de automação de marketing é extremamente importante para qualquer empresa.

É através dela que você coloca em prática as suas estratégias de geração de leads com: email marketing, landing page, formulários, entre outros.

É o mecanismo por onde você oferece os bons conteúdos que criou, nutre os leads gerados para, quando prontos, realizar a passagem de bastão.

Esse é o momento em que o time de marketing manda o cliente em potencial para o time de vendas – mais precisamente para o SDR que irá qualificá-lo.

E por que isso é uma ferramenta para home office de vendas tão importante?

Ora, por tudo o que falamos. Para qualificar os leads, você precisa enviar uma série de emails com bons conteúdos.

Quem melhor do que o vendedor para assinar esses emails? Já deixe o potencial comprador acostumado com quem irá atendê-lo mais adiante.

Para isso, opte por plataformas de automação de marketing como:

Entre tantos outros. Certifique-se, claro, que haja integração junto ao seu sistema de vendas para os leads automaticamente aparecem no funil de pré-vendas – ou em outro que você configurar.

6 – Plataformas para troca de mensagens

Ferramentas para home office de vendas

Trocar mensagens é algo que fazemos constantemente. O WhatsApp, obviamente, é o principal meio usado.

Ele serve bastante para realizar as etapas de follow up dentro do funil de vendas, por exemplo.

Os clientes usam bastante a ferramenta e não será você que não deixará esse canal aberto, certo?

Mas, quando falamos de plataformas para trocar mensagens, temos que pensar também no time interno.

Uma das opções, além do próprio WhatsApp, é o Hangouts – especialmente se a sua empresa usa GSuite.

O Slack também é uma ótima opção, ainda mais que você consegue criar canais de comunicações para trocar todo tipo de informação – assim como age o Rocket Chat.

7 – Plataforma para atendimento aos clientes

O bom atendimento ao cliente é indispensável em todos os momentos.

É o que determina se um cliente confia ou segue confiando em você, o divisor de águas entre uma venda ganha, uma perdida, um churn ou uma retenção.

Logo, aderir à chats online, chatbots e WhatsApp são uma ótimas saídas para ter excelência no atendimento, organizar e dar conta mais rapidamente da demanda que seus consumidores têm.

Importante, também – até para conversão de leads -, que a plataforma integre com o seu CRM.

Veja, dentre a lista abaixo, qual plataforma mais faz sentido para suas necessidades atuais:

Por que chats são tão importantes? Bem, deixe o pré-vendedor atento e pronto para atender as dúvidas que irão surgir.

Você tem que aproveitar o lead enquanto ele está quente. E ter profissionais de vendas agindo rapidamente nessas plataformas é fundamental.

8 – Plataforma para telefonia

Ferramentas para home office de vendas

Você não quer que seus vendedores usem seus telefones particulares para ligar para clientes, certo?

Ligar, aliás, é uma das principais tarefas que os vendedores têm dentro de uma rotina de vendas.

Mas não só para os leads – as ligações de cold calling 2.0 são bastante comuns na hora de prospectar.

Então, para tornar mais ágil, barata e inteligente essa missão, opte por webphones e discadoras.

E, a essa altura, claro, você já sabe: escolha as que tenham integração com seu CRM.

Por que isso é importante? Porque, assim, você consegue ter registrada, na oportunidade, todas as suas tentativas de ligação.

O que ajudará – e muito – na melhoria do processo de vendas através dos dados que você irá coletar.

Alguns exemplos de provedores de telefonia:

Esses são alguns exemplos de ferramentas para home office de vendas.

Com a tecnologia, você consegue manter seus vendedores trabalhando de forma remota e não deixa de focar naquilo que importa: o sucesso do cliente.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você quer saber mais sobre ferramentas para trabalho remoto de vendas ou ficou com dúvida sobre o artigo, fale com um consultor quando desejar.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a vender mais e melhor – mesmo de home office.

O primeiro fala sobre como ter uma reunião de vendas que seja, de fato, produtiva.

Já o segundo aborda como sua empresa pode organizar clientes e ser mais assertiva na hora de abordá-los.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.