Sistema comercial

6 min de leituraSistema comercial: entenda o que é, organize suas vendas e lucre mais!

Um sistema comercial pode ser considerado uma ferramenta poderosa na gestão de qualquer tipo de negócio.

Este sistema unifica diversas informações que são vitais para o bom funcionamento de uma empresa e que até então eram armazenadas em dezenas de planilhas eletrônicas ou em livros de controle manual.

Com ele, o empresário pode acompanhar suas vendas, seu fluxo de caixa, gerenciar seu estoque, verificar o desempenho da sua equipe de vendas, ter controle da folha de pagamento e da contabilidade da empresa em geral.

Todas as informações estão interligadas.

Toda empresa ou negócio está sempre em busca de melhorar os seus processos, para diminuir os riscos e aumentar a lucratividade.

Esse é o objetivo final de todo empreendimento certo?

Vamos agora explicar na prática, algumas vantagens que um Sistema Comercial pode trazer.

Boa leitura!

Use um sistema comercial na sua empresa

Com um bom sistema para controlar o processo de vendas dentro do seu negócio, é possível fazer:

Acompanhamento das vendas

Ao acompanhar as vendas de maneira online, o empresário fica livre de informações desatualizadas. 

Ele pode gerar relatórios que indiquem qual produto tem maior saída. Assim, é possível saber qual das lojas está com melhor desempenho.

Desta forma tomar decisões administrativas baseadas em números, que são métricas bastante confiáveis de performance.

Controle do estoque

Ao manter o seu estoque controlado em tempo real, é possível criar relatórios que indiquem quando um determinado suprimento está em baixa e efetuar a compra inteligente da sua reposição.

Isso acaba evitando que o mesmo fique em falta ou que fique sobrando na prateleira, que impacta desnecessariamente durante um período de tempo o seu fluxo de caixa.

Desempenho da equipe de vendas

Outro ponto importante a ser destacado em um Sistema Comercial é a quantidade de informações precisas que ele é capaz de fornecer. 

Ao estudar relatórios sobre o desempenho de cada equipe de vendas e de cada colaborador individualmente, ele permite que o gestor possa remanejar sua força de trabalho de acordo com a característica de cada funcionário e com as necessidades da empresa. 

Folha de Pagamento

Imagine o tempo que poderia ser economizado pelo seu time de departamento pessoal se a folha de pagamento viesse pronta.

Melhor ainda.

E se ela viesse com todos os cálculos referentes ao mês já acertados de acordo com o cruzamento de informações do seu sistema de comercial? 

Descontos, horas extras e outros acertos que teriam que ser feitos de forma manual, todos feitos de forma automatizada, sem risco de erros? 

Mitigar riscos

Ao utilizar o método antigo, de preenchimento de planilhas e de relatórios de forma manual, em um trabalho que normalmente é repetitivo e cansativo, a sua empresa corre um grande risco de ter dados inconsistentes devido a uma margem considerada esperada de falha humana.

Informações e dados são retirados de uma fonte e são repassados para outra e depois replicados para uma terceira. As chances de ocorrer algum erro neste processo são grandes. 

Contratando um sistema comercial

Depois de apresentarmos algumas vantagens de possuir um sistema de automação comercial dentro da sua empresa, fica evidente o quanto esta ferramenta pode ajudar no dia a dia no seu negócio. 

Mas atenção!

Na hora de efetivar a contratação do sistema, alguns cuidados devem ser considerados para que a relação custo x benefício desta decisão seja benéfica para o empresário.

Se a sua empresa pretende utilizar pela primeira vez um software deste tipo, algumas perguntas básicas vão ajuda-lo a optar pelo melhor sistema:

Esse software é de fácil utilização?

Sabemos que toda novidade gera insegurança e essa é a maior razão por muitas empresas ainda não terem aderido a algum software de sistema comercial.

Receio de não saber onde estão as informações, de como alimentar o sistema, se os colaboradores saberão usá-lo…

Por essa razão, um sistema que seja intuitivo e que ofereça uma boa experiência ao usuário, de cara já quebra todas essas objeções.  

Esse sistema é personalizável? É capaz de se integrar com outros sistemas da minha empresa?

Essa é uma questão bastante importante. Sua empresa já investiu tempo e recursos na criação de sistemas que trabalham para o seu negócio.

É importante que o software de sistema comercial seja customizável ao ponto de ser capaz de “conversar”, com os outros sistemas já existentes. 

A não ser que o seu negócio seja de grande porte e que o investimento a ser feito fosse trazer resultados expressivos no futuro, não valeria a pena alterar toda a sua estrutura já existente somente para torna-la compatível com um novo software.

Qual o valor do investimento? Quanto custa o software? É um programa adquirido ou um plano de assinatura?

Como empresário, você busca aumentar o seus ganhos, certo?

Então é preciso avaliar se é o momento certo para fazer este investimento e quanto o seu negócio precisará disponibilizar por mês. Assim, fará sentido manter um software deste porte ativo. 

Como já foi dito anteriormente, um sistema comercial é um salto grande de qualidade na gestão das diferentes áreas da sua empresa. E ele tem muito potencial para aumentar os seus ganhos e diminuir os seus custos. 

No entanto, para esta conta fechar é preciso analisar se o faturamento e a estrutura da sua empresa já suportam este investimento.

Sistemas integrados que ajudam o seu negócio

Agora que você já conhece como funciona um software de sistema comercial, sabe que o gerenciamento dos dados e dos relatórios que são importantes para a sua empresa estão seguros e prontos para apontar um caminho para o crescimento do seu negócio.

No entanto, não podemos esquecer que em qualquer empresa o ativo mais importante são os clientes.

E a sua empresa, como está se relacionando com eles?

Você sabia que assim como um software de sistema comercial é capaz de automatizar os processos da sua empresa, os sistemas de CRM podem fazer todo o trabalho de comunicação entre você e a sua clientela?

Ele armazena dados de clientes atuais e pode prospectar novos clientes potenciais.

Esses dados são de grande valor.

Além da ficha cadastral, um sistema CRM é capaz de armazenar e disponibilizar informações como gostos pessoais dos consumidores, históricos de compras, histórico de relacionamento com a sua empresa, entre outros.

Com isso, você consegue criar um perfil de comunicação personalizada para o seu público-alvo. E isso fará com que as campanhas de marketing tenham resultados mais assertivos e expressivos.

Com essas informações é possível entender de forma mais clara como uma gama de soluções completas e automatizadas podem ajudar no crescimento e no fortalecimento do seu negócio.

Então, cabe a você definir as ferramentas que vão atender melhor a sua empresa.

Agora que você já sabe como utilizar ferramentas essenciais para controlar os processos dos seu negócio, aplique hoje mesmo no seu negócio e nos conte nos comentários!

*Este guest post foi escrito por GestãoClick

Equipe de Redação
conteudo@odig.net