O perfil do vendedor de sucesso no mundo conectado

Ter o perfil do vendedor de sucesso é um trabalho diário de construção. Comprometimento, disciplina, organização… tudo isso é importante na tarefa de sempre vender mais e melhor para os clientes.

Mas, para ter sucesso em vendas, é preciso também ser inquieto. Querer sempre estar aprimorando não só o conhecimento em relação ao mercado, clientes e empresa, como aprimorar o discurso de vendas.

O vendedor de sucesso é um profissional incansável. Ele deseja sempre mais e, em um mundo tão conectado e com consumidores cada vez mais exigentes, entende que não pode manter práticas do passado.

Se você está lendo este artigo é porque entende que esses e outros são requisitos importantes para ter sucesso em vendas todos os dias.

E, a partir de agora, exploraremos aspectos importantes para moldar o perfil de um vendedor de sucesso. Isso, claro, independente do segmento em que atua.

Não importa ele atua em vendas B2B, que são mais complexas, ou B2C. Tampouco o mercado e o segmento em que se está.

Fique com a gente.

Boa leitura!

Como ser um vendedor de sucesso? Confira o perfil do vendedor de sucesso!

Qual o perfil do vendedor de sucesso?

Separamos 6 características indispensáveis para o perfil do vendedor de sucesso. Seja focado para melhorar o seu desempenho a partir destes pilares. Aos poucos você verá o progresso e se animará ainda mais em sua rotina de vendas.

Dito isso, tenha em mente que, para tornar-se um bom vendedor, é preciso ser:

Disciplinado

Na missão de como ser um bom vendedor, disciplina é item fundamental. Realizar as tarefas que precisam ser feitas, do jeito e na hora em que elas têm que ocorrer fazem parte do perfil do vendedor de sucesso.

A empresa estabeleceu métricas de vendas e é preciso agir. Fazer as ligações, mandar os emails, movimentar o fluxo de cadência, entre outros.

O bom profissional de vendas é comprometido com a empresa e com o sucesso do cliente – e só através da disciplina isso pode ser alcançado.

Saber o que, quando e como fazer. Focar em gerar valor para os prospects. Isso é ser disciplinado.

E, a partir daí, será possível avaliar o desempenho de vendas. Aliás, você sabe como fazer isso? Ouça:

Organizado

Para a disciplina ser uma constante, outra característica precisa estar presente: a organização. Aqui, não pense se trata apenas do trabalho de vendas em si.

É necessário ter uma estação de trabalho organizada, limpa, que ajude o dia a dia de trabalho. Para isso, a aplicar a metodologia 5S é um auxiliar importante.

Cumprir horário também faz parte da organização para não realizar nenhuma atividade de forma atropela. Mas, claro, todo nós sabemos que imprevistos acontecem. É normal.

Ter um funil de vendas, então, é quesito mais do que básico na organização do vendedor de sucesso. Etapas bem definidas e as ações em cada uma delas precisam estar claras e decoradas por quem trabalha vendendo.

Perfil do vendedor de sucesso

Inquieto

Ser incansável em busca de mais conhecimento. Ser curioso – e ao mesmo tempo humilde – para conversar com vendedores que sabem mais. Um bom profissional de vendas é um inquieto.

Ele não está satisfeito com a forma atual que o processo de vendas ocorre na empresa e está sempre atrás de aprimorá-lo.

O vendedor de sucesso é o que mais pergunta nas reuniões de feedback e traz insights das ligações ou encontros que teve com os potenciais clientes.

É a curiosidade, a inquietude que fará com que hábitos que você nem mesmo achava que podiam melhor sejam aperfeiçoados. E isso será fundamental na construção de um perfil bem sucedido.

Corajoso

Correr riscos faz parte do trabalho de um bom vendedor. É preciso ser ousado durante o discurso de vendas, afinal há metas e objetivos que precisam ser alcançados.

Por isso, dentro do respeito, ouse sempre que puder em vendas.

Comunique o que precisa, mas de um jeito sempre mais interessante. Busque conexões com o prospect que rompam as resistências à compra.

O caminho mais fácil, seguindo um script pré-definido dá segurança para começar. Mas, sem sair dele, como realmente encantar os clientes com o seu pitch?

Perfil do vendedor de sucesso: corajoso!

 

Empático

O vendedor de sucesso sem dúvida alguma pratica a empatia. Coloca-se sempre no lugar do prospect e entende suas dores, necessidades e adequa o discurso para que seja mais didático possível.

Para isso é necessário, também, ser flexível. Já que você entendeu o problema do cliente, você pode ceder algum desconto, uma condição facilitada de pagamento, certo?

Ainda mais em vendas B2B, quando a tomada de decisão é mais lenta e envolve mais pessoas.

Conectado

A tecnologia é aliada de qualquer vendedor. O mundo moderno fez dos clientes mais exigentes. E controlar as oportunidades que você tem em uma planilha faz cada vez menos sentido.

Por isso, ter um bom sistema de vendas, dominar o conceito de o que é CRM é fundamental para ser um profissional de vendas atualizado e conectado.

É isso que o mercado existe. É assim que você precisa ser.

O mundo conectado cobra mais do vendedor de sucesso

Perfil do vendedor de sucesso e a tecnologia

Antes mesmo de o “money no bolso” ser uma condição para o consumo, os vendedores B2B já andavam por aí vendendo produtos. Na verdade, tudo era uma troca, produtos do campo em troca de produtos manufaturados nas cidades era um exemplo da “venda do passado”.

Uma das profissões mais antigas, o vendedor se desenvolveu junto com a história, sendo que, em muitos momentos, não era uma atividade vista com bons olhos. Mas, com o tempo, foi ganhando espaço e sendo considerado essencial no disputado mercado.

O vendedor conectado é uma nova realidade! Este seleto grupo de profissionais de vendas está se adaptando às tecnologias, aos processos e às metodologias. Gestão de vendas está se transformando em curso de faculdade!

Mas, como se manter no auge de vendas e da performance profissional, em um momento tão turbulento?

Quais empresas, que antigamente produziam em escala e focavam em vendas por volumes, tornaram-se produtoras de serviços e produtos customizados e que, para manter os volumes, criam variações quase que semanais de seus produtos e serviços?

Muitas.

A grande sacada do vendedor é estar conectado. Historicamente, o vendedor B2B é inquieto, empreendedor, observador por natureza, é considerado o rei dos “porquês”.

Mas o que seria então “estar conectado”, visto que o passado já lhe imprime um comportamento de diálogo, ou até mesmo familiar, sobre seus clientes?

Têm coisas que apenas a experiência é capaz de ensinar! Ao ampliar o pensamento, colocamos as percepções em confronto, principalmente as percepções de vivência. Apenas avaliar experiências vividas não é mais um diferencial, são considerações velhas para um mundo “novinho em folha”.

Então, se a experiência deixou de ser um diferencial, e se nem mesmo o modelo da nova geração de erros e acertos serve para a equipe atual.

Qual é a sacada para ser conectado?

Conecte-se! O mundo não é de “ninguém”, é nosso!

As interrogações são muitas, mas elas nos fazem chegar a respostas mais claras. Ser conectado é ter uma visão holística do mundo, entender de muitos conteúdos, eliminar as certezas que vendedores naturalmente possuem. E é também conviver com novos mundos – disruptivo, eletrônico, inovador, compartilhado com novas gerações.

Mas, o grande lance (que pode terminar em gol!) é misturar tudo isso, considerar a ética, que nunca mudou, mas modificar efetivamente as ações.

O “vendedor do futuro” será aquele que conseguirá comunicar-se de maneira intuitiva, que expressará seus sentimentos de forma transparente e se adaptará com facilidade às novas realidades. Mas, claro! Sem desaprender a tratar dignamente seus clientes.

Entender de sustentabilidade, falar de processos ambientais, projetos sociais, criar um valor diferenciado, que seja percebido pelos seus clientes e prospects, tá aí um fator que ajuda na decisão de uma compra!

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou com dúvida sobre esse texto ou tem dificuldades para ter sucesso em vendas, fale com um consultor ainda hoje.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você na missão de ser um vendedor ainda melhor.

O primeiro traz algumas frases motivacionais para inspirar o seu trabalho no setor comercial.

Já o segundo aborda o que é ciclo de vendas e como obter os melhores resultados comerciais.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Fausto Reichert
fausto@pipe.run