Objeções de vendas

3 min de leituraAprenda 7 estratégias para quebrar as objeções de vendas

Ao trabalhar com vendas, é preciso estar preparado para altos e baixos no mercado de trabalho, como as temidas objeções de vendas.

Afinal, a concorrência está aumentando a cada dia e os consumidores vêm alterando o relacionamento com as marcas e a forma como eles compram.

Por isso, o mais importante hoje em dia é investir em diversas estratégias e ações para as vendas e observar o que mais dá retorno para o seu negócio.

Se você está precisando de ajuda para superar esses obstáculos e ter mais sucesso nas vendas, continue lendo este conteúdo!

Entenda a importância da persona no seu negócio

Há algumas formas de atingir um público segmentado e ter mais resultados nas suas vendas, e como exemplo podemos citar o estudo do público-alvo e a criação de uma persona.

Isso porque, ao direcionar seu marketing para pessoas realmente interessadas em consumir seus produtos, automaticamente aumenta o número de vendas, ou seja, os lucros.

Para isso, indicamos que invista na criação de uma persona, pois diferentemente do público-alvo que foca em uma parcela grande dos seus clientes e com características genéricas, a persona trabalha de outra forma.

Assim, podemos dizer que a persona é um cliente fictício com base em dados reais dos seus clientes, como comportamento, detalhes da sua vida e dados demográficos. 

Com isso, a sua persona pode ser, por exemplo: Maria, 33 anos, 1 filho, casada há 10 anos, moradora de São Paulo – Zona Norte, formada em direito, advogada trabalhista. 

Portanto, ao ter uma persona, você consegue evitar mais as objeções de vendas, aplicando estratégias de marketing digital que mais podem dar certo.

Conheça as melhores estratégias

É normal que, ao apresentar seu produto ou serviço, o consumidor não esteja interessado ou pense que não está, criando então objeções para não finalizar a compra. 

Por isso, você precisa estar preparado para lidar com essas objeções, pois ao entender como reverter essas situações você passa a dominar as vendas.

Aprenda agora algumas estratégias. Vamos lá?

  1. CRM: muito utilizado no marketing B2B, é a gestão de relacionamento com seu cliente. Conheça suas preferências, necessidades de consumo e hábitos; 
  2. Saiba ouvir: esse é o momento de ouvir seu cliente e entender qual a dor dele, para que assim você saiba exatamente o que oferecer para ajudar;
  3. Apresente um diferencial: se você ouvir o famoso “já tenho”, é a hora de mostrar que o seu produto tem um diferencial incrível e que vale a pena comprar;
  4. Otimize o tempo: o cliente está sem tempo para ouvir sobre o produto? Diga que precisa de apenas 1 minuto para apresentar as vantagens de adquirir ele;
  5. Invista em informações: não deixe a venda ser estendida para “retorno depois com a resposta” ou “me envie um e-mail para uma melhor análise”. Já passe todas as informações necessárias para que o cliente consiga fechar a compra ali mesmo;
  6. Ofereça amostras: é difícil confiar em algum serviço ou produto que nunca ouvimos falar, certo? Para não perder o cliente, esteja disposto a enviar uma pequena amostra para aumentar o interesse e a segurança da compra;
  7. Demonstre que tem valor: o problema é o preço do seu produto? Então explique que, mesmo que algum concorrente pratique um preço menor, o seu produto ainda assim vale mais a pena por ter aquele diferencial exclusivo. 

Essas dicas valem não apenas para você realizar vendas de um produto, mas também até para quem faz parte do marketing de rede, por exemplo, e tem interesse em criar uma grande equipe. 

Já que, para recrutar você também precisa mostrar o quão vantajoso é fazer parte desse negócio e demonstrar os lucros reais que se pode adquirir.

Otimize o seu negócio!

Se você tem ou ainda vai abrir uma empresa, provavelmente uma das suas maiores dúvidas é: “o que vender para ganhar dinheiro?”, certo? Mas às vezes não importa o que você vende, mas sim para quem.

Por isso, o investimento em uma persona é a chave para o sucesso do seu negócio!

Isso porque, com a criação e estudo de persona, você conhece o seu tipo de cliente e fica muito mais fácil de lidar com as objeções de vendas, pois você sabe como a pessoa vai agir. 

Use o marketing a seu favor e não tenha medo de inovar, cresça agora mesmo o número de vendas do seu negócio.

*Este guest post foi escrito por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Meu Ideal

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.