CRM para contabilidade

13 min de leituraCRM para contabilidade: o que é, por que ter e como escolher o certo?

Um CRM para contabilidade garante agilidade, assertividade e maior produtividade em todos os processos que as empresas de contabilidade precisam. Através da tecnologia, elas conseguem impactar de maneira mais positiva seus clientes e vender mais e melhor é uma consequência da transformação digital.

A organização é sem dúvida alguma um dos princípios que os contadores têm. Esse é um elemento fundamental para lidar com as demandas do dia a dia e todos os detalhes que envolvem o trabalho.

O fator analítico, que sempre foi importante para manter em dia a saúde financeira dos clientes desperta para uma nova necessidade:

  • como conseguir mais clientes? E de que forma fidelizá-los?

Aumentar as vendas é certamente algo que todas as empresas buscas. E quando falamos sobre o setor de contabilidade, essa segue sendo uma verdade.

É por isso que a tecnologia é tão importante para qualquer negócio.

Somente através dela que será possível impactar positivamente as pessoas (e cada vez um número maior delas)

A partir daí, entregar o valor que elas precisam para confiar no serviço que você oferece e, enfim, sentirem-se segurar para de fato tornarem-se clientes.

Neste artigo, falaremos melhor sobre o que é um CRM para contabilidade, seus benefícios, como implementar e de que forma escolher o melhor.

Vamos conferir?

Boa leitura!

O que é CRM para contabilidade?

O que é CRM para contabilidade

Primeiro de tudo, precisamos entender o que é CRM e seu significado.

Em uma tradução livre da língua inglesa, Customer Relationship Management significa: gestão do relacionamento com o cliente.

Relacionar-se com os consumidores é algo comum a qualquer segmento. É, na verdade, algo da natureza humana.

Raros são os que não precisam fazer isso de maneira constante e assertiva para não só vender como encantar o cliente.

Não é o caso das empresas de contabilidade. Uma relação saudável e duradoura com os clientes é a chave do sucesso.

Mas não só fidelizá-los, como também torná-los um evangelizador da marca, indicando novos clientes para o negócio.

Se isso acontecer, temos sem dúvida alguma um cenário muito promissor e que todos os gestores buscam, não é mesmo?

Você reduz o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e consequentemente o ciclo de vendas.

É nisso que um CRM para contabilidade foca. Por isso, entenda que o sistema engloba alguns fatores importantes para uma correta gestão administrativa de seus negócios:

  • ações;
  • análise;
  • estratégias;
  • gestão;
  • políticas.

Todos esses elementos explicam o que é CRM e estão relacionados à satisfação dos clientes e como aumentar as vendas.

Gerenciar vendas através de um CRM para contabilidade

Gerencie vendas pelo CRM para contabilidade

Um bom sistema de CRM tem como uma das principais missões o gerenciamento de vendas – para qualquer empresa que o usa, claro.

Organizar as vendas e conhecer melhor seus clientes: é isso que seu negócio precisa.

Quando essa é a realidade, fica mais fácil desenvolver e entregar o mix de serviço que faça sentido para o perfil do cliente que você tem.

O bom relacionamento com seus clientes permite isso. Que você supere as suas expectativas e faz com que eles se tornem fiéis a você.

Além de usar continuamente os seus serviços, você certamente quer desenvolver estratégias de upsell com eles, certo?

Fazê-los não só continuarem com você, como agregando novos serviços.

A organização, portanto, é indispensável.

E você verá que as funcionalidades do CRM para contabilidade entregam tudo o que você precisa para tornar essa uma realidade presente.

4 benefícios de um CRM de contabilidade

Benefícios do CRM para contabilidade

Falamos sobre o controle de vendas, mas a verdade é que há diversos benefícios de um CRM para contabilidade no dia a dia de trabalho.

Separamos 4 para que você possa entender melhor como a transformação digital é importante para o setor.

Afinal, a tecnologia impacta a nossa sociedade de uma forma que muitas vezes não conseguimos acompanhar.

Da noite para o dia, literalmente, aquilo que tínhamos por certeza e por boas práticas pode ficar defasado.

Depois, para correr atrás, será necessário muito tempo, esforço e principalmente dinheiro – que nem sempre está sobrando.

Por isso, antecipar-se é a saída. Buscar meios de gerar valor para o seu cliente é algo necessário.

Isto posto, confirmas as vantagens que um traz um CRM para contabilidade:

1 – Organização e produtividade em alta

Esqueça a planilha, agenda ou bloco de notas para anotar seus compromissos, contatos, recados ou qualquer tarefa que precise ser feita.

Primeiro de tudo que é muito fácil perder-se em meio a tantas anotações, papéis ou até mesmo planilhas e mais planilhas.

Segundo: quanto tempo você estará gastando para procurar um contato, um telefone sequer?

Você até pode ter suas planilhas bem organizadas, mas ela não ajudará você a ter um atendimento ao cliente organizado, ágil e que entregue aquilo que ele precisa para confiar de imediato em você.

Todavia, como lidar com um volume grande de dados e com a exigência em tempo real dos seus clientes?

Por meio de um CRM para contabilidade, aquele cliente que contatar você será, automaticamente, cadastrado como um contato e uma oportunidade será aberta em seu funil de vendas.

E o que temos aí? Organização e maior produtividade.

Você irá focar nas ações que realmente importam para fazer uma entrega personalizada para esses prospects. O que, aliás, é um diferencial competitivo fundamental para qualquer negócio.

2 – Processos assertivos

Para gerar valor para quem veio até você, etapa por etapa da jornada do cliente, é fundamental ter processos assertivos, azeitados e voltados para o sucesso do consumidor.

Entenda como encantar o cliente, aliás, é ter a ciência que essa missão inicia desde o primeiro contato que ele tem com sua empresa.

A tecnologia permite que você consiga ter o timming correto nessa entrega.

Mas, mais do que isso, você enxerga as métricas de vendas essenciais para seu negócio e, mensurando a taxa de conversão em cada etapa, identificar onde você, hoje, falha.

O processo de vendas nunca estará pronto. Precisa estar em constante aprimoramento. E um sistema de vendas dá os insights necessários para tal.

3 – Conhecer melhor seu cliente

CRM de contabilidade

Saber de cor o que seus clientes precisam é algo fundamental para mantê-lo fidelizado. E quando falamos de contabilidade, muitas vezes as mesmas necessidades aparecem ano após ano.

Por exemplo, você precisa saber que a Patrícia precisa fazer a sua declaração de Imposto de Renda anualmente.

Ou então que o Pedro tem problema contábeis na sua empresa ao final de cada ano e precisa de seus serviços na gestão orçamentária que ele realiza.

Com um CRM para contabilidade você tem todo o registro dos serviços prestados para cada cliente, das suas necessidades recorrentes.

Você terá a resposta antes mesmo da pergunta vir. E isso sem dúvida alguma é uma boa prática que você precisa implementar.

Sendo assim, registre sempre o que for relevante. As preferências, o período do serviço, características do cliente, entre outros.

Mais do que isso, mantenha o relacionamento com ele enquanto não estive prestando de fato o serviço.

Envie emails com conteúdos relevantes, por exemplo. Pode ser mensalmente. Você não vai contatá-lo somente para querer fechar uma nova venda, certo?

4 – Tornar seu cliente fiel e evangelizador

Todas essas ações acima são feitas para entregar valor para o cliente. E se você consegue entregar o que ele precisa, no momento que ele necessita, então temos um cenário excelente.

Você conseguirá não só fidelizar esses consumidores, como eles se tornarão evangelizadores da sua empresa.

Falarão bem de você para outras pessoas e facilitarão o seu processo de prospecção de clientes. Eles farão esse papel pela sua organização.

Por isso, organização, disciplina, conhecimento e aprimoramento constantes precisam sempre estar em pauta e dentro do ambiente de trabalho.

8 dicas de como escolher o CRM para contabilidade certo

Como escolher CRM de contabilidade?

Agora que você já entende a importância de um CRM para contadores, é preciso compreender como fazer uma tomada de decisão correta ao contratar.

Você conhece melhor do que ninguém as peculiaridades do seu negócio.

Sabe – e certamente já está cansado disso – quais são as dores do seu dia a dia e o que precisa ser corrigido de imediato.

Por esta razão, separamos 8 dicas de como você pode realizar a missão de encontrar o sistema ideal, que funcione de imediato em sua empresa.

É um passo importante e, por isso, precisa ocorrer cercado de cuidados. Seus negócios e seus cliente são importantes demais para errar neste momento.

Escolher de maneira apressada, sem cercar-se das informações necessárias, pode ocasionar uma perda de tempo, dinheiro e, obviamente: clientes.

Confira as dicas de como contratar CRM para contabilidade e acerte na escolha.

Opte por um sistema:

1 – Que seja possível testar grátis

Ninguém gosta de comprar nada sem poder testar antes, certo? Para uma decisão tão importante quanto contratar um CRM, opte por aqueles que disponibilizam um período de testes.

O chamado “trial” é um momento importante para você ver na prática as funcionalidades do sistema.

Mas, avalie mais do que isso. Veja se a interface é amigável, se a usabilidade é boa e se há organização clara das funcionalidades.

Assim, você terá mais segurança ao escolher e estará munido de mais informações na hora que o vendedor for apresentar oficialmente a ferramenta.

2 – Que tenha planos personalizados

Nem todas as empresas precisam de tudo o que o CRM para contabilidade oferece. Por isso, a partir do momento que você conhece bem seus negócios e seus problemas, sabe o que precisa buscar em um software.

É importante que, aquele que você está prospectando, tenha diferente níveis de planos para atender distintos níveis de necessidades.

Analise um a um e veja qual faz mais sentido para implementá-lo em seus negócios.

E, à medida que suas operações forem crescendo (e seu relacionamento melhorando com o seu CRM), faça um upgrade do plano que você escolheu.

3 – Que seja baseado em nuvem

CRM para contabilidade na nuvem

Não há motivos para, com toda a facilidade que a internet proporciona, que o software que você usa seja instalado diretamente em sua máquina.

Além do que, isso impediria você de trabalhar de outros lugares. Ou, então, iria burocratizar o trabalho de todos, especialmente se sua empresa tiver filiais.

Um bom CRM são baseados na nuvem e, com uma senha e um login, você acessa de qualquer lugar do mundo o sistema.

Basta, claro, ter conexão com internet para, a hora que desejar, poder acessar tudo o que for relevante para executar suas tarefas.

4 – Que tenha cadastro de clientes e histórico das oportunidades

Como falamos anteriormente, usar um CRM traz benefícios como conhecer melhor seus clientes e suas peculiaridades.

Então, priorize isso na hora de escolher o seu. É fundamental ter todos eles cadastrados, bem como suas empresas. E tudo em um lugar só.

O histórico das oportunidades também é igualmente vital, até para saber quais serviços se repetem.

Nela, todas as interações precisam estar presentes para você saber de maneira mais clara o que as pessoas necessitam.

Isso facilitará a negociação e dará uma tranquilidade maior para a equipe de vendas assegurar o negócio novamente.

5 – Que permita criar múltiplos funis

Para organizar bem o processo comercial, é preciso ter mais de um funil dentro do seu CRM.

Funil de marketing, pré-venda, vendas, contrato, success, etc. Muitos são os processos a serem gerenciados – e todos podem e devem ocorrer por dentro da ferramenta.

Sendo assim, se o software que você está testando limita você (independente do plano escolhido) na criação de funis, é um sinal amarelo que precisa ser ligado.

Limitar você a um número específico de funis é impedir o crescimento dos seus negócios.

A plataforma precisa impulsionar seu crescimento – e não brecá-lo.

Além disso, opte por pipelines no modelo kanban, que facilitam a visualização de todas as informações importante para cada negócio.

6 – Que seja integrado com outras ferramentas

CRM para contabilidade integrações

Para ter um processo realmente completo e para que a transformação digital seja verdadeira, a tecnologia precisar estar presente do começo ao fim das operações.

Por isso, dentro da missão de como contratar CRM para contabilidade, escolha um que tenha integrações com outras ferramentas.

Automação de marketing, ERP, telefonia voIP, chatbots, Facebook Leads Ads, WhatsApp… tudo o que for necessário para um atendimento ao cliente cada dia mais assertivo.

E para facilitar e acelerar suas vendas, escolha por um software que tenha assinatura eletrônica nativa.

A sua experiência – e a dos seus clientes, por consequência – junto ao CRM é muito mais completa quando há outras ferramentas integradas.

7 – Que registre os motivos de perda

Se você sabe o que fez certo para cativar o cliente e conquistar a venda, ótimo. Mas, e nas vendas que não tiveram êxito, no que você está errando?

Conhecer os motivos de perda de cada oportunidade é outra funcionalidade importante dentro do software.

Ter os porquês mapeados é uma boa prática para que a equipe de vendas adeque o discurso – se necessário for.

Com os dados fornecidos pelo CRM, todos podem pensar em conjunto soluções para corrigir os gargalos no processo e impactar mais clientes de maneira positiva.

8 – Que contribua com o crescimento de todos

Quando você se cerca dos cuidados necessários ao escolher o sistema de vendas para sua empresa de contabilidade, você está preparado para crescer.

É através dele que o conhecimento de todos poderá fluir da melhor forma possível.

Claro que é fundamental investir em treinamento de vendas sempre mais e mais. Até porque, o CRM é o meio pelo qual as empresas conseguem crescer.

Os gestores também têm papel fundamental no crescimento de todos.

Aproveite a funcionalidade de forecast de vendas e controle de forma muito mais completa as oportunidades que estão abertas e/ou estagnadas no funil.

Desta maneira, sua empresa não perderá negócios por falta de ação, e todos saem ganhando: seus negócios e seus clientes.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você ficou curioso para saber tudo sobre o que um CRM para contabilidade pode fazer pela sua empresa, fale com um consultor ainda hoje.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a atrair e impactar mais clientes todos os dias.

O primeiro traz 7 dicas para se ter excelência no atendimento de clientes em todas as empresas.

Já o segundo fala sobre como a análise cohort ajuda a fidelizar e encantar seus consumidores.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Equipe de Redação
conteudo@odig.net