Sales Stack de vendas: como escolher as ferramentas de vendas certas?

Sales stack: 6 ferramentas de vendas para rampar processos e equipes

Sales stack é um conjunto de ferramentas de vendas essencial para qualquer empresa desenvolver bem seu processo para adquirir, nutrir, qualificar, vender, reter e encantar clientes. A escolha das plataformas é importantíssima e podem determinar o sucesso ou fracasso do seu processo comercial.

A tecnologia avança num ritmo que muitas vezes não conseguimos acompanhar. Literalmente da noite para o dia, aquilo que tínhamos como convicção ou boas práticas pode ter sido superado.

Empresas que não passaram pela transformação digital estão realmente suscetíveis a sentirem mais rapidamente – e de forma pesada – esse impacto.

Todavia, quando você tem um sales stack completo, integrado em todo seu processo, você se blinda de diversas formas.

Na verdade, você mesmo pode ser o promotor dessa mudança, tendo processos cada vez melhores, atraindo e encantando cada vez mais clientes.

Tudo isso passa, claro, por escolher as ferramentas de vendas certas para seu negócio.

Mas, afinal, quais escolher? Bem, o artigo de hoje ajuda você nesta missão.

Vamos conferir?

Boa leitura!

Antes de tudo, o que afinal é sales stack?

Sales Stack de vendas: como escolher as ferramentas de vendas certas?

Empresas que têm sua operação de vendas estruturada, com foco no cliente e com a máxima produtividade tem, em todos os casos, a tecnologia dentro de seus processos.

Sales stack são as ferramentas que ajudarão você a realizar todas as atividades propostas dentro do processo de vendas da empresa.

A escolha delas é extremamente importante pois ajudarão você a manter-se não só relevante e competitivo como crescer e aprimorar cada etapa de sua operação.

Para acertar na escolha, inicialmente é preciso entender as características e o perfil do cliente ideal (ICP) da empresa.

Seus hábitos, por onde ele circula, suas dores e desafios para escolher as plataformas certas que ajudarão ele em sua jornada de compra.

Empresas de tecnologia que vendem serviço (SaaS), por exemplo, precisam necessariamente ter um help desk para a equipe de suporte fazer o atendimento ao cliente.

Companhias de telemarketing, por sua vez, necessitam de um webphone e uma discadora para poder dar vazão às atividades da rotina.

Então, você já percebeu, certo? Conforme o segmento de atuação e os tipos de clientes que seu negócio tem, seu sales stack será maior ou menor.

Mas, de toda forma, ele tem que ser completo. A tecnologia precisa estar presente para realmente ajudar você a vender mais e melhor e fazer a retenção de clientes.

Como montar um sales stack eficiente? 6 ferramentas de vendas para ajudar você!

Sales Stack de vendas: como escolher as ferramentas de vendas certas?

Mas afinal, como criar um sales stack que realmente ajude as empresas a potencializar seu processo de vendas?

Bom, primeiro passo é ter ele realmente bem definido: as etapas, as atividades necessárias dentro da rotina de vendas, um pipeline organizado e uma equipe montada.

A partir daí você vai perceber suas necessidades. Ver que onde a tecnologia pode se encaixar e ajudar seu time a ser mais produtivo.

De modo geral, porém, o sales stack conta com algumas ferramentas de vendas que são recorrentes na grande maioria das empresas.

Separamos 6 delas para você entender melhor:

1 – Google Drive

É importante possuir uma plataforma que possa organizar e centralizar alguns documentos importantes para toda a empresa.

Apresentações em ppt; planilhas de custos; documentos de textos; PDFs, entre outros tantos.

Compartilhar o playbook de vendas da sua empresa é outra possibilidade que o Google Drive, com poucos cliques, permite.

Deixar tudo isso ao acesso da força de vendas da empresa é importante para que o conhecimento e as informações estejam disponíveis para todos.

O compartilhamento em nuvem que o Google Drive tem facilita o acesso a quaisquer documentos onde a pessoa estiver.

Para isso, basta ter ou uma conta empresarial do Google ou, então, o email pessoal do Gmail.

Use esse recurso para compartilhar documentos e arquivos com todos de maneira mais ágil e assertiva.

2 – Chats online e chat bots

Sales Stack de vendas: como escolher as ferramentas de vendas certas?

Toda empresa quer ter excelência no atendimento aos consumidores em todas as etapas, não é mesmo?

Atender bem determina se um cliente irá confiar e seguir confiando na empresa.

É o divisor de água entre:

Portanto, um bom sales stack conta com chats online, chat bots e/ou WhatsApp para organizar e dar conta rapidamente das demandas que os seus clientes possuem.

É fundamental também nas estratégias de geração de leads – ou então qualificação dos mesmos.

Aqui, é importante que haja integração com seu CRM de vendas para dar agilidade nas negociações.

Dentre as principais plataformas para atender o cliente, podemos destacar:

3 – Plataforma de automação de marketing

Por mais que o time de vendas não use diretamente, ter uma plataforma de automação de marketing é algo extremamente valioso para qualquer empresa e precisa estar na sua sales stack.

É por meio dela que as estratégias de marketing para captação de leads fluem.

Você cria:

É essa plataforma que fará seus materiais ricos produzidos (eBook, infográficos, pesquisas, etc) gerarem clientes para você.

Você nutre os leads e, quando eles estiverem prontos para ouvir uma oferta, você realiza a chamada “passagem de bastão”.

É o momento que o lead não-qualificado torna-se qualificado e passa para as mãos do SDR.

Dentre as plataformas de marketing, podemos destacar:

4 – CRM de vendas

Se você realmente quer que sua equipe seja produtiva, que a operação de vendas melhore constantemente, então é essencial ter um CRM no sales stack da empresa.

Gerenciar vendas por planilhas, seja no escritório, seja no home office de vendas, faz com que você atrase suas negociações, perca informações, dados e não tenha métricas do negócio.

Por isso, ter um software CRM baseado em nuvem, com todos os recursos para enxergar, controlar e acelerar equipes e vendas é tão importante.

O CRM PipeRun é o melhor CRM brasileiro segundo o portal B2B Stack e conta com integrações com diversas ferramentas do seu stack de vendas.

Você pode, por exemplo, ter suas conversas via WhatsApp registradas na oportunidade de cada cliente.

Assim, você mantém o histórico de interação com ele centralizado – o que facilita, por exemplo, uma venda recorrente, uma renovação de assinatura, entre outros.

Sem falar, claro, em todas as funcionalidades que o CRM possui e que fazem você, com menos esforço, vender mais.

5 – Webphone e discadora

Webphones e discadoras são importantes para quem atua com modelo inside sales e lida com muitas oportunidades.

Mas são especialmente úteis e indispensáveis para as empresas que gerenciam vendas de olho nas métricas e indicadores de performance relevantes.

É importante não só para as atividades dos vendedores como para prospecção, por exemplo, se a empresa realiza cold calls.

Então, para tornar as atividades mais ágeis, assertivas, com dados centralizados, é fundamental ter telefonia voIP integrada ao seu CRM para poder abordar o cliente por dentro de cada oportunidade.

Todas as ligações ou tentativas ficam registrada – o que é importante para aprimorar o processo baseado nos números que isso irá gerar.

Alguns provedores de telefonia:

6 – Plataforma de videoconferência

Sales Stack de vendas: como escolher as ferramentas de vendas certas?

Vendedores internos, especialmente quem vende sistemas, precisa de plataformas de videoconferência para fazer demonstrações com os clientes.

É importante ter uma ferramenta, dentro do sales stack, que permita compartilhamento de tela e, se possível, gravar a chamada.

Dentre as principais, podemos destacar:

Para isso, porém, entenda as necessidades e o tipo de negociação que você terá para optar pela ferramenta certa.

Desta forma, você sempre deixa o cliente mais à vontade e garante um poder de persuasão maior em todos os momentos.

E aí, como podemos te ajudar?

Se você tem dúvida sobre como montar seu sales stack ou quer saber melhor como um CRM ajuda as empresas, fale com um consultor quando precisar.

Aproveite e leia dois artigos que ajudarão você a entender melhor a tecnologia dentro do setor de vendas.

O primeiro fala da importância de ter automação de processos na área comercial.

Já o segundo aborda como ter inteligência de vendas em seus negócios todos os dias.

Boas vendas!

Um abraço do PipeRun, o seu CRM. #RunPipeRun

Augusto Turcato
conteudo@odig.net

Augusto Turcato faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.