5 min de leituraPorque um CRM para TI é um aliado para a sua empresa de tecnologia gastar menos e vender mais

crm-para-ti

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos CRM para TI?
Você deve estar pensando em uma ferramenta de relacionamento com o cliente, claro. Mas nós  estamos falando de um CRM de Vendas do segmento de TI, mas, o que isso significa na prática?

Trata-se da melhoria do seu processo de vendas vendas, da otimização de procedimentos, da redução de custos, do aumento da produtividade e da receita.

Neste artigo abordaremos de que forma um CRM para TI otimiza a vida da equipe comercial da sua empresa de tecnologia.

Falaremos dos problemas encontrados e sobre como um CRM é essencial para quem deseja ser referencial. Afinal, vamos combinar: quem tem tecnologia no nome não pode viver à base de planilhas de excel, não é mesmo?

Boa leitura!

Problemas em vendas? Considere uma plataforma CRM

Pois bem. Você tem a sua empresa de TI, um cliente liga e quer o seu produto ou serviço. Se você tem um vendedor muito experiente e com anos de casa, tudo bem, ele saberá explicar o seu produto. Mas, e se não tiver? Aumentar a equipe de vendas nem sempre é a saída.

É essencial que você tenha uma metodologia de vendas e um CRM para fazer a gestão das oportunidades. Gerindo o relacionamento com uma ferramenta adequada você tem ações padronizadas que garantem uma melhor gestão comercial do seu negócio.

Você consegue vender bem, sem deixar oportunidades irem embora? Você consegue fazer isso apenas anotando contatos? E como saber se o lead está pronto para virar ou não cliente?

Um CRM vai ajudar você a organizar estes pontos.

As ferramentas do CRM como potencializadoras da sua empresa

Sabemos como são complexas as vendas no segmento de TI, os detalhes técnicos a serem observados, sem falar na impressão que se passa ao cliente durante o atendimento. E é aí que entra o papel do CRM de Vendas.

Um CRM ajuda muito uma empresa a implementar a sua metodologia de vendas, seja ela qual for, otimizar processos internos e de vendas, e estruturar corretamente a equipe – o que é fundamental para quem deseja reduzir os custos.

Veja como integrações de CRM com metodologias de marketing estão revolucionando as vendas

Listamos abaixo alguns dos benefícios que um CRM para TI traz.

Prospectar, qualificar e automatizar para produzir mais

Automatização. Ganho de tempo. Redução de custos. Aumento de vendas. Esses são objetivos, que certamente estão dentro da cabeça de qualquer gestor. E com um CRM específico para TI, fica muito mais fácil alcançá-los.

Você paga o seu vendedor para vender, certo? Mas mesmo o melhor vendedor deixa escapar alguma chance de negócio. Somente com uma ferramenta de CRM você não perde oportunidades de vendas.

Você consegue otimizar o tempo gerando propostas rapidamente em pdf e enviando para o potencial cliente assinar digitalmente o contrato com a sua empresa. Assim que o cliente aceitar, o CRM de vendas avisa o vendedor responsável pela oportunidade. Pronto. Sua empresa vendeu.

Falando em tempo… ah! Artigo valioso quando se trata de vendas. Com um CRM para TI você automatiza tarefas. Como? Você cria gatilhos para várias atividades, como envio de emails entre as mudanças de etapas do funil de vendas e as integrações com ferramentas de marketing.

Além disso, você pode deixar o próprio cliente marcar reuniões com gestores ou vendedores. O PipeRun CRM, por exemplo, tem integração com o calendário do Google. Ou seja, o próprio cliente consegue encaixar o melhor horário possível.

Dessa forma, ganha-se tempo, economiza-se dinheiro e o processo de encantamento do cliente continua.

Falamos de gerar, rapidamente, via PDF, a proposta. Mas outra funcionalidade importante para a gestão de clientes são os templates de emails, que citamos rapidamente acima. Um bom CRM de vendas faz você economizar tempo na atividade de enviar emails.

De forma simples e com campos personalizados, você consegue agilizar relacionamento com o cliente. Com poucos cliques, seus vendedores já podem estar em contato com seus leads, por exemplo – sempre com assinaturas personalizadas.

Outra funcionalidade importante, especialmente para o segmento de TI, são as ligações VOIP. Por que? Fazendo elas dentro da sua plataforma CRM, você mantém o registro de contatos na linha do tempo de cada oportunidade.

Assim, você otimiza o processo de vendas, conhecendo ainda mais o seu cliente e, em novas oportunidades, você saberá como agir. Ganho de tempo. Aumento de vendas. É disso que estamos falando!

Autonomia para a equipe

Deixe o seu vendedor tranquilo para fazer aquilo que ele sabe, vender. Dentro do CRM, você consegue definir um playbook de vendas e ações baseadas no comportamento das oportunidades que surgem.

Elas, aliás, podem receber tags e filtros que facilitam a organização do vendedor.

Além disso, você define um prazo máximo que a oportunidade pode ficar parada em determinada etapa do processo de vendas. Assim, o PipeRun avisará quando ela está vencendo. Aja em cima e nunca perca um negócio por falta de ação.

Não entendeu algum termo que usamos no texto? Sem problemas. Fizemos um glossário de termos de vendas para você ficar por dentro de tudo.

CRM de vendas não é só isso

A essa altura do texto você já entendeu o quão importante é, especialmente para o segmento de TI, automatizar as ações para ganhar tempo, atender mais e melhor e aumentar as vendas.

“Ah, então é só isso que um CRM de vendas faz?” Não. Não mesmo. Com o CRM do PipeRun, você tem controle sobre como será o cenário no fechamento do mês. Com o forecast automático, você consegue prever quantos reais sua empresa no pipeline de oportunidades.

E sabe por que? Porque suas propostas ativas e sua taxa de conversão estão todas centralizadas, todas catalogadas dentro do CRM de vendas. Ter total controle do presente e ter segurança quanto ao futuro. Sua empresa merece isso, você não acha?

Para ter a solução para TI que você precisa, entre em contato com a gente e teste gratuitamente.

Grande abraço do PipeRun, o seu CRM de vendas. #RunPipeRun