CRM para TI: o que é, benefícios e qual o melhor?

CRM para TI
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 10 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

• CRM para TI é uma plataforma para aceleração de vendas do segmento;

• Com o CRM você constrói uma máquina de vendas completa para o segmento para vender mais fazendo menos;

• O PipeRun é um CRM especialista no segmento de tecnologia. Construa sua máquina de aquisição, retenção e expansão de clientes com diversos recursos e integrações.

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos CRM para TI?

Você deve estar pensando em uma ferramenta de relacionamento com o cliente, claro.

Mas nós  estamos falando de um CRM de Vendas do segmento de TI, mas, o que isso significa na prática?

Trata-se da melhoria do seu processo de vendas, da otimização de procedimentos, da redução de custos, do aumento da produtividade e da receita.

Neste artigo abordaremos de que forma um CRM para TI otimiza a vida da equipe comercial da sua empresa de tecnologia.

Falaremos dos problemas encontrados e sobre como um CRM Online é essencial para quem deseja ser referencial.

Afinal, vamos combinar: quem tem tecnologia no nome não pode viver à base de planilhas de excel, não é mesmo?

Vamos lá? Boa leitura!

O que é CRM para TI?

Pois bem.

Você tem a sua empresa de TI, um cliente liga e quer o seu produto ou serviço.

Se você tem um vendedor muito experiente e com anos de casa, tudo bem, ele saberá explicar o seu produto.

Mas, e se não tiver? Aumentar a equipe de vendas nem sempre é a saída.

É essencial que você tenha uma metodologia de vendas e um CRM para fazer a gestão das oportunidades.

Gerindo o relacionamento com uma ferramenta adequada você tem ações padronizadas que garantem uma melhor gestão comercial do seu negócio.

Você consegue vender bem, sem deixar oportunidades irem embora?

Você consegue fazer isso apenas anotando contatos?

E como saber se o lead está pronto para virar ou não cliente?

Um CRM vai ajudar você a organizar estes pontos – facilitando até mesmo o uso de ferramentas de prospecção complementares no dia a dia.

Falamos sobre vendas, mas, dentro do CRM, você pode criar qualquer tipo de funil para deixar qualquer processo que você tenha mais assertivo.

O CRM não vai vender por você, nem prospectar por você.

Ele automatizará os seus processos que precisam estar estruturados e dará informações e insights valiosos para que ele seja azeitado durante o seu uso.

CRM para TI e sua importância nas empresas

CRM para empresas de TI

Anotar contatos, fazer listas no papel e guardar históricos em planilhas eletrônicas são coisas do passado. Tarefas manuais como essas fazem apenas com que você perca oportunidades valiosas. 

Portanto, ao utilizar uma metodologia adequada combinada com um CRM para gestão das oportunidades, você automatiza tarefas e garante que seus processos estejam sempre organizados. 

Além disso, essa ferramenta oferece insights poderosos para melhorar a interação com potenciais clientes e elevar a sua taxa de conversão. 

Mas é importante lembrar que o CRM não vai vender e nem prospectar para você. Esse software auxilia a sua gestão comercial, criando processos para tornar sua estratégia mais assertiva. 

Com um CRM para TI, você pode ir além do funil de vendas, criando também: 

Funil de marketing

Este funil representa a jornada que as pessoas percorrem a partir do primeiro contato até tornaram-se, efetivamente, seus clientes.

Até por isso cresce a importância da geração de leads através de estratégias de inbound marketing, quando você cria conteúdo de valor e mostra que é referência no segmento em que atua.

Mas, voltando, é através deste funil que você consegue criar estratégias ainda mais assertivas e direcionadas realmente àquelas pessoas que precisam da sua solução em TI.

Durante as etapas deste funil, envie conteúdo relevante do seu blog, por exemplo. Aqui, o objetivo é educar o lead, oferecendo materiais didáticos que mostrem suas dores de forma mais ampla.

E, caso haja interação, este lead pode passar para o estágio seguinte.

Funil de pré-vendas

Neste funil a sua empresa de TI precisa ter uma atenção especial. É fundamental ter um time de pré-vendas – pode ser um SDR – para qualificar leads.

É dentro do CRM que você fará isso. Com as etapas e os processos organizados, o seu Custo de Aquisição de Clientes irá reduzir. Sabe por que?

Sua equipe de vendedores estará concentrada somente naqueles leads que já estão educados e maduros dentro da jornada de compras, prontos para virarem seu cliente de fato.

Para qualificar o lead, envie materiais mais específicos sobre a solução que você vende. Aqui o objetivo é aprofundar-se.

Diferente do funil anterior, no funil de pré-venda você precisa oferecer conteúdo sobre como sua solução age na dor do cliente.

Pode ser vídeos de tutoriais, algum conteúdo que mostre o passo a passo de uma funcionalidade, entre outros.

Você educa o lead no funil de marketing e, na pré-venda, entre valor para ele mostrando como sua solução faz sentido para o que ele necessita.

Funil de success

Não é porque você fechou uma venda que não precisa mais relacionar-se com o cliente. O funil de success serve para que você garanta o sucesso dele com a solução em TI que ele comprou de você.

Afinal, você não quer um churning, não é mesmo?

Mais do que isso, por que não torná-lo um evangelizador da marca, fazendo com que ele indique novos clientes para você?

Quais são os 3 tipos de CRM?

Você conhece os 3 principais tipos de CRM disponíveis no mercado? 

Abaixo, compartilhamos mais detalhes sobre a utilização e os benefícios que cada CRM pode oferecer para a sua empresa de TI. Confira!

CRM de marketing 

O CRM de marketing facilita a prospecção, nutrição e comunicação com clientes e potenciais clientes de uma empresa.

Geralmente, oferece funcionalidades para facilitar esse contato próximo, como automação de fluxos de comunicação, criação de landing pages, disparo de e-mail marketing e ferramentas para gestão das redes sociais. 

Com esse tipo de CRM, fica muito mais fácil conhecer o perfil do seu público e, com isso, direcionar a comunicação certa para os leads gerados. 

O CRM de marketing também simplifica o acompanhamento dos resultados das ações, pois centraliza toda a operação em um só lugar, oferecendo relatórios gerais e específicos para guiar a sua tomada de decisão. 

CRM de vendas 

O CRM de vendas tem o objetivo de facilitar o dia a dia dos vendedores para que possam focar seus esforços em fechar novos negócios e atingir suas metas. 

Esse tipo de CRM permite que o time comercial faça toda a gestão das oportunidades, além de automatizar tarefas, fazer follow-up, enviar e-mails, direcionar propostas e muito mais. 

Para os empreendedores e gestores, o CRM de vendas também pode ser um grande aliado, pois oferece visão completa das oportunidades, incluindo relatórios para cada funil.

Em resumo, é uma ferramenta indispensável para empresas que buscam elevar a performance do time de vendas e, consequentemente, vender mais e melhor a sua tecnologia.

CRM de suporte

O CRM de suporte é utilizado para realizar o atendimento ao cliente, help desk e pós-venda

Além de possibilitar um atendimento ao cliente mais ágil, esse tipo de CRM ajuda a identificar possíveis falhas que precisam ser corrigidas em seu processo. 

Também permite encontrar e solucionar problemas com seus produtos ou serviços, gerando informações relevantes que podem ser usadas até mesmo para direcionar a criação de novas soluções. 

Qual é o principal objetivo do CRM para TI? 

O CRM não serve apenas para armazenar informações sobre seus clientes e prospects.

Trata-se de uma ferramenta capaz de melhorar o trabalho e o desempenho de toda a equipe de vendas, bem como dos outros departamentos da empresa.

O principal objetivo do CRM para TI é justamente oferecer a tecnologia necessária para fazer uma gestão eficaz de vendas e, ao mesmo tempo, colher insights valiosos para personalizar serviços e melhorar a satisfação dos clientes.

Sua empresa de TI também pode implementar um CRM com o objetivo de automatizar tarefas manuais, acompanhar melhor os resultados e ter controle sobre cada um dos funis

CRM para TI: As ferramentas como principais potencializadoras para sua empresa 

CRM para empresas de TI

O segmento de TI possui particularidades que precisam ser entendidas para obter um melhor resultado em vendas. 

Mais do que isso, é preciso saber como tratar os detalhes técnicos durante a execução dos serviços, visando gerar valor para o cliente. 

Uma empresa de TI precisa de um CRM para determinar a melhor maneira de implementar suas estratégias de vendas, além de otimizar seus processos para reduzir custos e aumentar a performance da equipe. 

Vantagens de um CRM para TI 

As empresas de TI usam o CRM para automatizar tarefas, armazenar informações sobre seus clientes, ganhar tempo, reduzir custos e com isso, aumentar as vendas. 

Isso é feito por meio do uso de estratégias de negócios, suporte tecnológico e coleta de dados. 

Ao antecipar as necessidades e desejos dos clientes, as empresas de TI podem fornecer aos seus clientes o que eles precisam, antes mesmo de perceberem. 

Abaixo, explicaremos sobre algumas das vantagens:

Automações

Com um software de CRM para TI, você automatiza tarefas e ainda utiliza gatilhos para diversas atividades, como envio de e-mails e propostas. 

Também é possível permitir que seus clientes marquem reuniões com supervisores ou representantes de vendas por meio desse software, de forma simples e prática.  

Um exemplo notável é a integração do Google Calendar no CRM pelo PipeRun, que torna o dia a dia muito mais eficiente para ambas as partes. 

Ganho de tempo 

A utilização de um sistema de CRM de TI economiza tempo graças à possibilidade de organizar e manter os dados dos clientes sempre atualizados.

Durante muito tempo, todas as informações eram inseridas manualmente, na maioria das vezes em planilhas eletrônicas, o que exigia muito mais tempo da equipe de vendas para fazer a gestão completa. 

Hoje, é possível automatizar tarefas manuais e evitar retrabalho com todas as funcionalidades oferecidas pelo software CRM. 

Assim, sua equipe pode focar no que mais importa: vender! 

Leia também: Cadastro de clientes: o que é, sua importância e como fazer 

Redução de custos 

Você sabia que um CRM também pode reduzir os custos da sua empresa de TI? 

Com o apoio dessa ferramenta, sua equipe não precisa mais utilizar diferentes ferramentas para executar suas tarefas.

Afinal, o CRM concentra diversas soluções em um só lugar, como gestão do pipeline, controle de atividades, disparo de e-mails, lembretes, calendários, cadastro de clientes e muito mais.

Com isso, você economiza na aquisição de novas ferramentas, reduzindo consideravelmente os custos da operação comercial. 

O CRM também permite acompanhar de perto os resultados das suas ações, direcionando a tomada de decisão para o corte de investimentos que não geram retorno. 

Aumento de vendas

Um sistema de CRM para TI pode impulsionar as suas vendas, pois possibilita uma gestão completa de oportunidades. 

Com todos os leads classificados e reunidos em um só lugar, fica mais fácil identificar as melhores oportunidades, personalizar abordagens e, é claro, vender mais. 

Como falamos acima, o CRM colabora com a automação de tarefas, fazendo com que os vendedores direcionem seus esforços para entender mais a fundo as necessidades dos potenciais clientes e convencê-los a comprar.

Autonomia para a equipe

Um CRM para TI oferece a oportunidade de planejar suas ações com base nos comportamentos dos leads gerados, permitindo que sua equipe de vendas concentre-se em o que sabe fazer de melhor: fechar novos negócios. 

Além disso, tags e filtros podem ser aplicados para ajudar os vendedores a categorizar seus leads, permitindo que definam um período máximo de tempo que uma oportunidade pode ficar parada em uma determinada etapa do funil. 

O PipeRun, por exemplo, envia alertas quando identifica que uma oportunidade está vencendo. Com isso, as chances de perder vendas por falta de ação ou follow-up são muito menores. 

CRM para TI: tudo para vender mais e melhor

CRM para empresas de TI

A essa altura do texto você já entendeu o quão importante é, especialmente para o segmento de TI, automatizar as ações para ganhar tempo, atender mais e melhor e aumentar as vendas.

“Ah, então é só isso que um CRM para TI faz?” Não. Não mesmo.

Com o CRM do PipeRun, você tem controle sobre como será o cenário no fechamento do mês. Com o forecast automático, você consegue prever quantos reais sua empresa no pipeline de oportunidades.

E sabe por que?

Porque suas propostas ativas e sua taxa de conversão estão todas centralizadas, todas catalogadas dentro do CRM de vendas.

Ter total controle do presente e ter segurança quanto ao futuro. Sua empresa merece isso, você não acha?

Conclusão 

Como você viu, uma empresa de TI que utiliza um CRM pode obter um dia a dia mais produtivo, graças à automatização de tarefas trabalhosas, demoradas e repetitivas. 

Mas, antes de implementar, é importante ter certeza de que o sistema de CRM é compatível e integrado com outros sistemas já em execução na empresa, para evitar que conflitem entre si.

Uma vez implementado, as vantagens são inúmeras, desde a automação de tarefas até o aumento de suas vendas. 

Para descobrir como um CRM pode ajudar sua empresa a decolar, confira os conteúdos complementares que separamos para você: 

Nos vemos no próximo conteúdo!

#BoraBaterMeta  

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!