Destaques:

Como um CRM B2B é fundamental no desafio de treinar os profissionais de vendas

crm-b2b-e-profissionais-de-vendas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Você contratou um CRM B2B e quer um aumento imediato nas suas vendas? Não se apresse! É preciso preparar o terreno para poder alçar vôos maiores.

Por isso, para que sua empresa domine bem o conhecimento do seu público-alvo e saiba como vender corretamente seu produto, é preciso que ela tenha um treinamento de vendas adequado.

Quando nos referimos às vendas B2B, o maior desafio durante uma negociação é conseguir conquistar o interlocutor e, concomitantemente, o empreendimento que ele representa.

As vendas para as empresas representam grandes valores, e as estratégias de fidelização são muito importantes para qualquer negócio. Mas como preparar sua equipe para esse desafio?

A tecnologia aliada ao treinamento de vendas

Aceitar novas tecnologias não é só uma maneira de facilitar o trabalho dos profissionais. É crescente a quantidade de pessoas inseridas nos meios digitais e esse comportamento é cada vez mais visível nas empresas. Por isso é importante não só permitir, como incentivar que sua equipe de vendas esteja conectada.

Há várias ferramentas disponíveis no mercado, algumas voltadas para setores comerciais e outras desenvolvidas para facilitar a comunicação. Optar por métodos corretos faz sim grande diferença nas vendas.

A linguagem para vendas B2B

Em uma venda B2B, a linguagem correta conduz confiança e certeza. Ou seja, um tom mais formal e ao mesmo tempo técnico certifica que tanto o vendedor quanto o empreendimento mostram conhecimento sobre o produto e o mercado que estão negociando.

Utilizar termos específicos da maneira certa e usar uma linguagem direta e dentro das formalidades que o cenário pede é fundamental.

A importância de um CRM B2B

A Gestão do Relacionamento com o Cliente — como o próprio nome já diz — é um sistema criado especialmente para gerenciar o relacionamento da empresa com os clientes. Nela são incluídas as equipes de marketing e, principalmente, os times responsáveis pelas vendas.

Esse sistema tem várias funcionalidades importantes, como o registro de atividade com cliente, em que o profissional de vendas inclui todas as anotações pertencentes ao atendimento de um certo cliente. Essas informações produzem listas de contatos com dados relevantes sobre quem está comprando. Isso permite criar um relacionamento bastante próximo com o público.

Um exemplo da utilização adequada dessa lista de contatos é o envio de mensagens em datas importantes. Você também pode monitorar seus hábitos de compra, criar ações de aproximação personalizadas e permitir que todos os profissionais da empresa sejam capazes de dar assistência e atender os clientes como se fossem próximos.

Todas essas ações são muito importantes para a empresa, pois cria uma experiência positiva de compra e agilidade no atendimento ao cliente. Alguns CRMs já passaram a ter áreas específicas de conteúdos, como vídeos, e-books e whitepapers via e-mail — trazendo essas novidades para o mundo das vendas.

Um mecanismo muito importante para vendas é o PipeRun. Esse CRM B2B gerencia e otimiza processos de modo personalizado, melhorando seu time de vendas e ampliando os resultados dos negócios.

O marketing a favor do crescimento de empresas B2B

O marketing se faz presente em vários momentos da vida de um cliente B2B, desde o reconhecimento das suas necessidades até a implementação da solução e apoio a ele após a venda.

Dessa forma, o uso do marketing voltado para empresas B2B desperta o interesse de clientes por meio de conteúdos relevantes. Esse material rico proporciona a captação de novos clientes e aumenta a geração de leads, que é fundamental no processo de recrutamento de usuários.

Contudo, as empresas precisam ficar atentas à comunicação correta, pois conforme o negócio vai crescendo, fica difícil manter esses processos adequadamente.

No início, é muito importante que o foco do marketing seja em poucos perfis de clientes. No decorrer da ascensão da empresa, ela precisa observar como dialogar com seu público para um alinhamento adequado entre propaganda e vendas.

O marketing B2B exige atenção aos dados e ao feedback comercial para que ocorra a melhoria e a otimização dos processos. Gostou de saber como o treinamento de vendas é um grande desafio para essas empresas e como um CRM B2B ajuda na missão? Fique por dentro desse e de outros assuntos assinando a nossa newsletter!

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!