Dicas de estratégias de marketing

8 min de leituraDicas de estratégias de marketing para impulsionar seus negócios

Você sabia que adotar algumas dicas de estratégias de marketing ajudam a alavancar os negócios da sua empresa?

Cada vez mais relacionamentos diferenciados são utilizados entre empresas e clientes por meio de métodos que se distinguem do marketing tradicional, também chamado de marketing offline.

É algo que tem relação com o impacto da internet na sociedade, com um crescimento notório de número de usuários em plataformas digitais, o que envolve a influência nos hábitos de consumo.

Nesse contexto, ao se tratar de marketing digital, diversas estratégias podem ser empregadas, inclusive combinações de táticas para obter os resultados desejados.

Tais métodos são utilizados por diversos setores, mas é importante se ater ao fato de que cada área e cada modelo de negócio apresentam suas particularidades.

Logo, ao elaborar um plano de marketing digital é preciso considerar diversos fatores.

Por exemplo, os canais de atuação e até mesmo público de uma fábrica de caixas de papelão podem ser totalmente diferentes que estão relacionados com empresas de automação.

Como as técnicas de SEO podem impulsionar a empresa?

Quando se trata do meio digital, a visibilidade pode ser decisiva para as empresas, principalmente com o amplo uso de mecanismos de busca e seu impacto na compra.

Por exemplo, um usuário está em busca de esteira transportadora industrial. Ao se deparar com os resultados variados, as primeiras páginas e principalmente, as primeiras posições, apresentam mais chances de serem selecionadas caso transmitam potencial para solucionar sua necessidade.

Uma das técnicas que podem ser aplicadas para que as empresas alcancem posições mais favoráveis recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization) e condiz com a otimização de páginas para os mecanismos de busca.

Para compreender de uma forma mais clara a importância desse tipo de método, é importante abordar a existência de web crawlers, que analisam os sites e são responsáveis pela coleta de informações.

Esses bots estão relacionados com os buscadores, logo, a otimização das páginas é favorável tanto para os crawlers quanto para os usuários.

Para a otimização, os fatores são divididos em dois grupos: SEO on page e SEO off page. O primeiro grupo corresponde aos elementos que podem ser otimizados nas páginas, tais como:

  • Imagens;
  • Links internos;
  • Meta-descrição;
  • Título interno;
  • Tamanho do conteúdo.

Esses componentes estão diretamente relacionados com a experiência do usuário. Por este motivo a otimização não é pensada somente nos buscadores, afinal, um material que agregue valor também tem impacto no ranking.

Já no que diz respeito aos fatores SEO off page, são externos, como os links recebidos, medidas de segurança e até mesmo o tempo de carregamento do site.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é considerada uma estratégia mais convencional de marketing digital e não deixa de ser vantajosa para contribuir com diversas empresas.

É algo que se deve a sua versatilidade, pois pode ser incorporado para a comunicação com consumidores em potencial, consumidores, vendas e para o fortalecimento da marca de forma geral.

As mensagens enviadas com fins comerciais podem ter diversos formatos.

Mas primeiramente é necessário estruturar uma lista de emails e para isso há possibilidade de inserir formulários em blogs ou sites.

Para que o usuário forneça dados como nome e e-mail é preciso criar uma oferta que possa agregar em algo.

Por exemplo, uma empresa que atua com enrolamento de motores pode oferecer itens como o download de um e-book, desconto ou novidades sobre os produtos.

No que diz respeito aos tipos de emails, é interessante avaliar quais são os objetivos da empresa, como influenciar ou informar.

Em outro caso, se uma empresa que comercializa papelão hidráulico tem determinada notícia em primeira mão ou deseja divulgar uma ação específica, a opção adequada é o informacional, primordialmente por ser mais curto e direto.

É uma escolha interessante para consumidores.

Já para clientes em potencial, os emails de nutrição são mais recomendados por contribuir na condução pelo funil de vendas, que se refere a jornada de compra.

A nutrição é capaz de influenciar os leitores e tornar o ciclo de venda mais rápido. Para isso, é preciso elaborar conteúdos que impulsionam uma decisão.

Há também os emails educacionais que são significativos para o mercado e por essa razão são predominantes para diversas empresas.

O conteúdo educacional tem relação essencialmente com a solução de problemas. Ou seja, é ideal para o meio do funil, que é uma etapa em que o usuário já identificou sua necessidade.

O envio de conteúdo exclusivo e relevante é um grande diferencial.

As possibilidades dos links patrocinados

Estratégia de Marketing

Por mais que grande parte das estratégias estejam voltadas para a obtenção de tráfego orgânico, é importante abordar o fato de que métodos pagos também possuem um grande potencial para a atração e conversão do público.

No caso dos links patrocinados, embora os buscadores sejam o foco de diversas empresas, também é possível empregá-los em redes sociais, principalmente com as otimizações cada vez mais favoráveis para anúncios.

Naturalmente, essas questões devem ser avaliadas para incorporar qualquer tipo de estratégia e neste caso estante que existe a atenção especialmente aos canais de atuação, custos e tempo de retorno.

No primeiro caso, conforme apresentado, hoje em dia é possível empregar os links patrocinados em diferentes plataformas.

Porém, é necessário que os profissionais responsáveis pela estratégia levem em consideração quais são as opções que apresentam maior compatibilidade com os objetivos e perfil da empresa.

Em relação aos custos, uma grande vantagem que os links patrocinados apresentam é o fato de que o investimento inicial não deve necessariamente ser alto.

Todavia, o que tem impacto direto no alcance e precisão da estratégia, uma vez que valores menores podem demorar mais para que resultados significativos sejam observados.

Sem dúvidas, a questão do custo está diretamente relacionada ao tempo de retorno e ao investimento correto. Por esse motivo, os resultados podem ser consideravelmente ágeis.

Conheça algumas dicas que podem aprimorar as estratégias de marketing

Diferentes métodos que podem ser empregados no marketing digital foram apresentados, mas naturalmente, a forma de desenvolvimento tem grande impacto na eficácia.

Entre algumas dicas que podem contribuir com resultados mais eficazes, é válido lembrar de:

  • Criar de checklists;
  • Compreender o Funil de vendas;
  • Inserir adequadamente o CTA (Call to Action);
  • Ter sempre cautela com conteúdos plagiados;
  • Aplicar botões de compartilhamento em redes sociais.

A criação de checklists contribui essencialmente com a organização, tanto para produção de conteúdos quanto para a divulgação.

No primeiro caso, é importante considerar que a produção de conteúdo de forma estratégica envolve muito mais do que a elaboração de um texto e a postagem. É necessário avaliar fatores como a facilidade de leitura, URL e imagens.

Já no caso da divulgação, é importante estabelecer um checklist que envolva ações e canais, como redes sociais e parcerias com blogs.

Não apenas a compreensão, como também a implementação do Funil de vendas nas estratégias elaboradas devem existir para processos mais precisos.

Afinal, uma vez que o funil corresponde ao caminho realizado até a decisão de compra. É preciso a análise de cada etapa para definir são os pontos mais favoráveis para as estratégias, principalmente para que a conversão ocorra de uma forma mais eficaz.

Já ao se tratar do uso de CTA, que corresponde a uma chamada para ação, é necessário que seja inserida com cautela nos conteúdos, principalmente para que não se torne algo desgastante e com potencial de afastar os usuários.

Suponhamos que há um cliente potencial que está em busca de produtos de construção civil como uma cobertura metálica, um perfil de alumínio estrutural ou de uma chapa galvanizada nesse tipo de aplicação.

Um exemplo simples de CTA seria ao final do conteúdo escrever: “Gostou do tema? Então faça o download do e-book para ficar por dentro das últimas novidades do universo das construções”.

É uma maneira de gerar leads, pois o cliente em potencial pode demonstrar interesse preenchendo o formulário para obter algo de valor que nesse caso seria o e-book.

No caso de conteúdos duplicados, é imprescindível que exista a consciência de que os mecanismos de busca penalizam o sites que apresentam esse tipo de característica em seus materiais.

Uma grande dica para evitar coisas nesse sentido é utilizar ferramentas específicas para avaliar a existência de plágio no conteúdo antes de cada publicação.

Além dessas opções, dependendo do tipo de plataforma utilizada existe a possibilidade de inserir botões de compartilhamento em redes sociais.

A principal vantagem dessa possibilidade é que o conteúdo da empresa pode contar com um alcance ainda maior. Isso reforça a necessidade elaborar conteúdos de qualidade e que tenham realmente valor para os clientes em potencial.

Ao longo do texto, diversas estratégias de marketing digital foram apresentadas e independentemente das opções selecionadas, é fundamental que profissionais devidamente qualificados sejam responsáveis por cada método.

Afinal, processos incorretos podem gerar grandes prejuízos para a empresa, inclusive uma repercussão negativa entre os clientes em potencial.

*Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Equipe de Redação
conteudo@odig.net