Destaques:

Atendimento ao cliente: o que é e como fazer? 30 dicas

Dicas de atendimento ao cliente nas empresas
Augusto Turcato
Augusto Turcato, especialista há 9 anos em marketing de conteúdo, faz parte do time de marketing que ajuda milhares de vendedores, gestores e empreendedores brasileiros a aumentar suas vendas com metodologias e tecnologias aqui no CRM PipeRun.

Resumo do artigo:

O atendimento ao cliente é uma das áreas vitais para qualquer empresa e deve ser feito com excelência mas também com agilidade;

No conteúdo de hoje você vai acompanhar 30 dicas práticas para aprimorar o setor na sua operação e assim aumentar a aquisição e principalmente a fidelização dos clientes;

• No CXM de Atendimento da PipeRun você conta com WhatsApp Oficial com mensagens, configura chatbots de atendimento e integra WhatsApp, Instagram, Messenger, site e muito mais.

Um bom atendimento ao cliente é uma obrigação diária de qualquer empresa. É algo essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. Para ajudar você, separamos 30 dicas essenciais para atender bem seus clientes sempre.

Que empresa consegue ter sucesso se não realiza um bom atendimento ao cliente diariamente? Você provavelmente já parou para pensar nesta pergunta e a resposta fatalmente foi: nenhuma.

Atender bem os consumidores não é apenas uma questão de necessidade. É uma estratégia para que qualquer negócio consiga não só se manter ativo, como também crescer.

EBOOK GRÁTIS

Guia para estruturar área de Customer Success Data Driven e de Alta Performance

O material irá para o seu e-mail. Veja a caixa de entrada e também a de spam.

É impensável ignorar os anseios daqueles que são a razão das empresas existirem: os clientes. O atendimento é, portanto, algo que não pode ser negligenciado dentro das organizações.

Na verdade, devemos ir além no assunto. Ter um time especializado tanto no suporte, como no onboarding é algo que todo gestor precisa estar sempre atento.

Somente com um ótimo suporte ao cliente as empresas podem ser vistas como referência onde atuam.

Neste artigo, falaremos não só da importância dessa tarefa como também mostraremos como atender bem os clientes todos os dias com algumas regras. Vamos lá? Boa leitura!

A melhor gestão de atendimento demanda a melhor plataforma, portanto veja como o CRM Pipe Run pode te ajudar. 

O que é atendimento ao cliente?

O que é atendimento ao cliente?

O conceito do atendimento ao cliente dentro da visão de uma empresa não é simplesmente atender o telefone para tirar dúvidas dos consumidores. É principalmente ser ativo e antecipar as eventuais necessidades e dificuldades que ele possa ter.

Esse processo pode ser realizado de várias formas, mas é ideal que seja profissionalizado para que haja a máxima eficiência. 

E isso quer dizer que não adianta ter um atendimento feito por alguém de outra área para “quebrar um galho”, pois essa negligência pode ser facilmente percebida pelos clientes.

A forma ideal de fazer isso na sua empresa é tendo um setor com um responsável que entenda das atribuições e que também possa contar com ferramentas para aprimorar o atendimento aos clientes.

Quem é responsável pelo atendimento ao cliente?

Essa resposta depende muito da organização e do tamanho das empresas. Inclusive, é uma área que por vezes é até terceirizada, não só pela economia, mas também para garantir a excelência da prestação desse serviço tão importante.

Agora, se pensarmos em uma estratégia de empresa de pequeno porte, o setor pode ter um ou mais atendentes. Idealmente, esse profissional precisa ter um bom conhecimento técnico para exercer a função.

Podemos considerar que a função de atendimento ao cliente está diretamente ligada ao marketing da empresa, portanto, muitas vezes o profissional que exerce essa função tem alguma formação na área.

Novamente: não consiste em só atender o telefone e direcionar solicitações, isso seria um trabalho de secretária — que também é uma função importante para várias empresas. 

No caso do atendimento, estamos falando de um profissional que está por dentro de todos os processos, em especial o de marketing e que vai gerenciar a conta do cliente dentro da sua empresa.

Em última análise podemos considerar esse profissional como um representante dos interesses do cliente, fazendo o intermédio disso com os outros setores da empresa.

Por que é tão importante um bom atendimento ao cliente

Por que é tão importante um bom atendimento ao cliente?

O combustível da saúde financeira de toda empresa são as suas vendas, e essas dependem exclusivamente dos clientes.

O erro que muitas empresas cometem é achar que os clientes são seus, mas a forma adequada de encarar isso é entender que os clientes são do mercado e escolheram estar com sua empresa.

Isso porque caso seu serviço comece a gerar algum tipo de insatisfação, sem sombra de dúvida seus concorrentes estarão à espreita, prontos para solucionar o problema e assim pegar o cliente de você.

Com isso em mente, fica óbvia a importância de um bom atendimento ao cliente. Isso provavelmente não vai fazer com que ele nunca tenha insatisfações com sua marca, mas permitirá que seu time possa antecipá-las e remediá-las o quanto antes para reverter o churn.

Grandes empresas têm no seu setor de atendimento divisões específicas para tratar da retenção, ou seja, impedir que o cliente saia para um concorrente.

Obviamente que nem sempre é uma situação reversível, pois não depende só do seu negócio. As variáveis do mercado vão contribuir nesse sentido. 

Porém, com um bom atendimento, é possível reduzir e muito a porcentagem de churn e também garantir um maior LTV (tempo de vida) do cliente na sua carteira.

Em última instância isso cria um processo de fidelização deste consumidor que pode ainda abrir margem para aplicação de estratégias como upsell, além de outras vantagens que veremos a seguir.

Fideliza o cliente

Já citamos brevemente acima mas aqui vale aprofundar nesse tema, pois a fidelização do cliente é muito importante para a longevidade de uma empresa.

Provavelmente deve ter algum serviço que você contratou que já está há muito tempo por estar satisfeito com ele, e isso passa bastante pelo atendimento, afinal, são relações humanas que envolvem sentimentos como veremos mais à frente nas dicas práticas.

Por isso que um atendimento ao cliente que seja ativo, estará sempre em contato com o cliente de alguma forma, podendo assim antecipar objeções e até oferecer outras soluções que o cliente nem esperava.

Um exemplo disso é uma operadora de celular que ao perceber que todo mês o cliente fica sem dados para usar internet e adquirir pacotes avulsos, aparece para oferecer uma opção de pacote que atenda as necessidades dele e que seja mais vantajoso que adquirir as cargas avulsas.

TEMPLATES DE HSM GRÁTIS

Mensagens prontas de WhatsApp
para enviar aos seus clientes

Baixe agora para receber por e-mail! Confira a caixa de entrada e a de SPAM

Clientes são promotores da marca

Se você ainda não entende bem o conceito de Net Promoter Score vale a pena conferir nosso conteúdo completo sobre o assunto, mas em resumo, um bom atendimento pode gerar um nível de satisfação que faz com que o cliente recomende sua marca.

É o que seria o tradicional boca a boca, mas como estamos em um mundo onde a internet e as redes sociais tem tanta presença nas nossas vidas, essa divulgação fica ainda mais ampla.

Quando o cliente fala da sua marca no Instagram por exemplo e marca a arroba do seu negócio nos stories, isso tem um poder muito grande enquanto divulgação pois trata-se de uma prova social.

Menos crises de imagem

O contrário do que falamos acima aparece aqui, pois da mesma forma que um cliente muito satisfeito vai falar bem da sua marca, aquele que estiver incomodado com algo pode falar bem mal.

Dessa forma o atendimento tem que estar sempre muito atento para não deixar que um pequeno problema se torne algo barulhento, até porque é praticamente impossível garantir 100% de satisfação de todos os consumidores, então é importante ter estratégias para amortizar os danos.

Com isso a sua empresa vai enfrentar bem menos crises públicas de imagem, e quem sabe até, se for muito bem feito o controle de danos, é possível reverter esse cliente insatisfeito em um que promova a sua marca.

Feedbacks mais precisos

Esse último item vale para aqueles clientes que estão no meio do caminho, ou seja, nem estão felizes a ponto de promover seu produto ou serviço, e nem insatisfeitos a ponto de reclamar.

Estão ali em um limbo, onde sua solução serviu ao propósito dele e está tudo certo, porém esse tipo de situação não agrega para uma possível melhora do seu produto, serviço ou do seu atendimento.

Portanto, o atendimento ao cliente da sua empresa pode aplicar estratégias de comunicação para extrair desses clientes um feedback mais completo para identificar possíveis pontos de melhoria e de quebra dá a esse consumidor uma experiência mais próxima que pode te fazer ganhar alguns pontos com ele.

Experiência do cliente

Atendimento ao cliente agora é experiência do cliente

Lá nos primeiros tópicos citamos que o atendimento ao cliente vai muito além de atender solicitações via telefone ou qualquer outra plataforma de mensagem, é preciso ser ativo e antecipar as demandas e necessidades dos clientes.

Mas essa área do marketing, assim como todas as outras, está em constante aprimoração, e cada vez mais, proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes é o caminho para executar um bom atendimento.

Quando um cliente passa por uma experiência que ele percebe como valiosa, as chances são que ele vai se encantar com sua marca, portanto terá mais chances de ser fidelizado.

Mesmo se depois desse impacto o cliente experienciar momentos de satisfação, essa primeira experiência positiva é o que vai mantê-lo conectado com a empresa, o que aumenta também as chances da sua equipe reverter um quadro negativo.

As formas de proporcionar uma boa experiência vão variar da natureza de cada produto ou serviço, e a chave é identificar o que o cliente considera como mais valioso na relação com sua marca para entregar isso a ele de uma forma que fique clara a entrega do valor.

As novas formas de atendimento ao cliente

Quais são as novas formas de atendimento ao cliente?

Seguindo este conceito de proporcionar uma ótima experiência aos clientes é que vem surgindo novas formas de fazer esse atendimento que vá de encontro a comodidade e comportamentos modernos do público.

As novas gerações tendem a usar o celular para tudo que fazem, desde conversar com amigos até pedir comida, então as empresas devem estar presentes neste meio para melhor atender.

Um ótimo exemplo de uma nova forma de executar o atendimento ao cliente são os bancos digitais que se aproveitam dessa nova cultura de comportamento de seus consumidores para não precisarem ter uma agência física.

O atendimento é todo feito pelo próprio aplicativo das instituições, com várias formas de tirar dúvidas como uma lista de FAQ (perguntas frequentes) e se a solução não estiver ali, há sempre a opção de um chat em tempo real para falar com alguém capacitado.

Ou seja, você resolve praticamente todos os problemas com sua conta bancária sem precisar fazer uma ligação ou pegar uma fila em uma agência.

Lembrando que a experiência do cliente vai variar de cada perfil, pois apesar dos mais jovens preferirem essa agilidade de resolver tudo pelo celular, pessoas de faixas etárias maiores vão preferir um contato pessoal na agência, para tomarem um café enquanto conversam com o gerente que já tem familiaridade.

Por isso é importante conhecer as personas do seu negócio e aplicar formas de atendimento ao cliente que promovam a melhor experiência para cada um.

Atendimento ao cliente: 30 dicas

Atendimento ao cliente: 30 dicas para usar todos os dias nas empresas

Mas então como conseguir ter êxito nessa tarefa que parece tão árdua? Não existe fórmula mágica para isso – como nada na vida.

Mas seguir algumas regras ajudam e tornam esse trabalho de como atender bem clientes mais assertivos.

Pensando nisso, separamos para você 30 dessas dicas de como deve ser o atendimento ao cliente, dentro das empresas, para que isso não seja uma dor de cabeça sem fim.

Confira:

1 – Entenda que todo o cliente importa  

Não só contas grandes, ou clientes com maior poder aquisitivo merecem ser bem atendidos. Cada cliente importa e isso precisa estar bem claro. Não importa se ele paga pouco ou muito para a empresa.

Todos têm suas necessidades e podem tanto tornar-se evangelizadores como detratores da marca.

Qual dos dois você prefere?

2 – Aja com sinceridade

Seja sincero quando alguém vier até você procurar respostas. Se a empresa errou com ele, fale, assuma e ache a melhor forma de manter a satisfação do cliente.

Tentar maquiar erros que possam ter vindo da empresa não é honesto e os clientes notam isso com facilidade.

EBOOK GRÁTIS

Baixe Guia Completo para
Gestão de Times de Vendas

O material irá por e-mail. Confira a caixa de entrada e também a de SPAM.

3 – Deixe-o confortável

Torne o atendimento ao cliente mais confortável para todos. Diga ao consumidor de forma rápida que você recebeu a demanda dele e que está avaliando internamente a melhor forma de ajudar.

Quem tem problema tem pressa, mas pequenas ações podem tornar esse momento de atendimento menos desconfortável.

4 – Seja paciente

Você não sabe a pressão, profissional ou pessoal, que o cliente está passando. Todos nós travamos muitas lutas diárias e você precisa ter consciência disso para ser paciente ao atender o cliente.

Mesmo que ele possa ser grosseiro e elevar o tom de voz, mantenha a serenidade.

Ouça o problema e mostre o caminho para que ele possa esclarecer todas as questões o quanto antes.

5 – Procure ser carismático

Mesmo que o contexto seja caótico, procure ter calma e falar de um jeito leve, sempre que possível, com o cliente. Não trata-se de fazer piadas, nem nada.

Mas colocar um emoji depois de uma frase em um atendimento online, por exemplo, já torna a conversa um pouco menos pesada.

Mas, claro, não deixe de informar o que você precisa.

6 – Fique sempre atento

Não deixe os tickets acumularem. Nem sempre conseguimos trabalhar 100% do tempo focados, e isso é perfeitamente normal.

Mas desatenção pode custar caro. E aí, falamos também daqueles que ainda não são propriamente clientes.

Se alguém aborda o chat pedindo informações sobre algum produto ou serviço, aja rápido e responda. Caso contrário esse lead irá esfriar e a venda poderá ser perdida.

7 – Humanize o atendimento ao cliente

Respostas rápidas e automáticas, chatbots e automatização de processos são importantes, claro. Mas a humanização do atendimento ainda é fundamental para deixar o cliente mais seguro.

Ele é uma pessoa que se sente mais confiante quando outra atende, escuta e resolve seu problema.

Passa mais tranquilidade, mesmo que a questão não seja sanada de imediato.

8 – Busque conexão

Para conseguir atender melhor o cliente, é importante criar uma conexão com ele. Especialmente no processo de onboarding, quando o cliente entra na empresa.

Pode ser uma conversa inicial para quebrar o gelo sobre futebol, tempo, entre outros. 5 minutinhos para “jogar conversa fora” não fazem mal a ninguém – bem pelo contrário.

9 – Assuma suas responsabilidades

Se você esqueceu de responder o cliente tendo dito que entraria em contato em 2 dias, por exemplo, reconheça que esqueceu.

Peça desculpas, mas já ofereça a solução à ele.

Mesmo que você tenha pisado na bola, reconhecer isso é crucial. Todos somos seres humanos, suscetíveis a erros e o cliente sabe disso.

10 – Não deixe a pessoa esperar demais

Configurar uma resposta automática para email, chats ou outros canais é importante. Mas é claro, ali, que trata-se de uma resposta já configurada, sem que uma pessoa esteja ainda olhando o problema.

É vital que a SLA da empresa não demore muito. Tente responder tudo o mais rápido possível. Em 24h você consegue? Tente 48h, então.

Mas não demore demais, pois a concorrência pode ser mais ágil do que você.

11 – Tenha resiliência

Adapte-se às situações que surgirem à sua frente. Saiba falar com todo tipo de cliente. Nem todos são iguais, têm o mesmo nível de conhecimento e até mesmo paciência.

Tendo consciência disso fica mais fácil ser paciente e, também, conseguir cumprir a próxima regra abaixo.

12 – Seja didático

Diga que para a dúvida X, a forma Y é a melhor para resolver seus problemas. Fale com calma e use formas mais diretas (não grosseiras) de mostrar como a questão é resolvida.

Você vai ver que fazendo isso conseguirá reduzir o número de chamados. Se você for didático, sempre que a mesma dúvida surgir, o cliente poderá consultar o papo que vocês tiveram e resolver sozinho o problema.

13 – Tenha bons conteúdos em mãos

Para conseguir ser didático, tenha sempre conteúdos em mãos na hora de realizar o serviço de atendimento ao cliente.

Textos explicando como determinada coisa funciona, vídeos que ajudam a configurar algo ou resolver problemas, não importa.

Mas, para isso, converse com o time de marketing.

Exponha as principais questões que chegam até o time de suporte e combine com eles a melhor forma de criar conteúdos que ataquem esses problemas.

14 – Gere sempre valor

Busque sempre o sucesso do cliente. Para isso, é preciso gerar valor para ele desde o primeiro contato no atendimento.

Nem sempre isso é possível, claro, pois há questões mais densas do que outras. Mas saiba ouvir. Ouça, anote e afaste-se por um instante para ter o panorama da situação.

Quanto mais cedo você conseguir ajudá-lo, mais satisfeito ele ficará.

15 – Seja organizado

Ser organizado é um item básico para atender bem os clientes. Tenha e-mails registrados, conversas salvas, até mesmo para saber onde você parou.

Ou, então, melhor.

Se o problema X já aconteceu com algum outro cliente, você pode consultar o registro do atendimento anterior e ver como a questão foi resolvida. Bom, né?

16 – Tenha empatia

Coloque-se no lugar da outra pessoa. Entenda que ela tem dúvida de todos os tipos, por mais básicas que elas possam ser. Quem está falando com você pode não entender nem mesmo do seu próprio negócio. Afinal, pode ser um gestor novo e que ainda está se inteirando do trabalho.

Por isso, a empatia é fundamental. Tanto para mostrar como o que a empresa vende funciona, como para demonstrar funcionalidades ou boas práticas com o que já foi vendido.

17 – Conheça o cliente

Conhecer o perfil do cliente ideal é essencial para tornar o trabalho da equipe de atendimento mais assertivo.

Sabendo isso você conseguirá identificar alguns padrões no modo de agir e poderá repetir ações bem-sucedidas.

Caso contrário, será mais complexo, mais demorado para atender bem o cliente. E muitas vezes tempo é o que tanto a empresa como o consumidor não têm.

18 – Saiba que atendimento não é só área de suporte

O atendimento ao cliente não é só suporte quando as coisas não vão bem. O setor de customer success precisa estar bem estruturado para que ele consiga ter a melhor experiência possível o tempo todo.

Designe um ou mais profissionais que serão os guardiões das melhores práticas, da melhor forma de usar os produtos e/ou serviços vendidos.

19 – Não suba o tom de voz

Muitas vezes a situação fica tensa, o cliente nervoso (pode estar sendo pressionado por um superior) e os ânimos se exaltam.

Mas, se o time de suporte subir o tom e voz, coisas ruins podem acontecer. A chance de um churn é grande e isso pode impactar métricas de vendas e outras importantes.

Por isso, por mais nervoso que o cliente esteja, é você o ponto de serenidade.

20 – Aproveite a tecnologia

Valha-se da tecnologia para um melhor atendimento ao cliente. Chatbots, Skype, WhatsApp são importantes. Você, aliás, pode criar seu próprio link de WhatsApp para atender clientes.

Mas, quem sabe criar um funil de suporte e sucesso não pode ser uma alternativa?

Um bom CRM Online permite que você faça isso.Assim, com template de e-mails, ações automáticas, registro de ligações e ações, tudo fica registrado e nenhum ponto da necessidade do consumidor fica perdido.

21 – Imponha limites

Ter atendimento multicanal é importante, mas precisa ocorrer dentro de limites. As empresas têm hora para funcionamento, bem como os colaboradores para cumprir suas jornadas de trabalho.

Atender o cliente precisa ocorrer dentro dessa realidade. Não é saudável ficar 24 horas por dia respondendo chamados de clientes via WhatsApp ou Skype, certo?

O horário de descanso é para… descansar. Para conseguir recuperar as energias e atender bem o cliente durante o horário comercial.

Caso contrário o cliente achará que poderá falar quando quiser e do jeito que quiser com você e a empresa. E isso não é legal.

22 – Invista em atendimento multicanal

O atendimento multicanal é importante para tornar a experiência do cliente muito melhor. Isso se dá adotando uma estratégia de omnichannel.

Com ela, o atendimento pode começar em uma plataforma e encerrar-se em outra.

Tudo isso sem ter a necessidade de voltar à estaca zero – o que certamente irritaria demais quem precisa de ajuda, certo?

23 – Aprimore-se

Procure estar sempre se atualizando sobre o que a empresa vende e como funcionam os produtos ou serviços oferecidos ao mercado.

Aplicar métodos ágeis ajudam a estimular o conhecimento interno. Não só de processos já realizados no empreendimento, como também estudos e práticas de outros lugares.

24 – Não seja “seco”

O cliente veio até você com dúvidas e precisa perceber que você se importa com ele. Ser “seco”, responder de forma curta não passa uma boa impressão.

Na verdade, dá para entender que você está atendendo ele de má vontade. E isso não é bom para quem quer ter o cliente como um evangelizador da marca, certo?

25 – Use um playbook

Usou um email que trouxe bom retorno? Adotou uma estratégia de abordagem que fez com que o problema fosse mais facilmente solucionado?

Usou uma frase de bom atendimento ao cliente? Pois então registre tudo no playbook de vendas.

Assim todo time saberá boas maneiras de como atender bem o cliente, tornando o trabalho de todos mais assertivo.

26 – Converse com o time de vendas

Talvez venha muitos tickets para o time de suporte porque a equipe de vendas, apesar de vender, não está gerando valor para o cliente.

O que você pode fazer? Conversar com ela.

Ela precisa, no pitch de vendas, ser o mais didática possível para que a solução seja compreendida de imediato. Isso facilita o trabalho do onboarding e, claro, da área de suporte ao cliente.

27 – Faça reuniões de feedback

Reuniões de feedback são fundamentais para saber como o trabalho de todos está ocorrendo. Proponha para que elas ocorram na empresa em que você trabalha.

O foco tem que ser, acima de tudo, a gestão de relacionamento com o cliente. E somente estando atento para aprimorar processos isso será possível.

28 – Se não souber, pergunte

Não tem problema algum não saber a resposta no momento. Em não ter a solução 100% ideal na hora do atendimento ao cliente.

No entanto, comunique que você não sabe mais que irá atrás, o quanto antes, da solução. Procure ela, fale com quem precisar.E, claro, não deixe de cumprir o prazo para retorno estipulado – mesmo que você ainda não tenha decifrado o enigma.

29 – Entenda que a imagem da empresa está em jogo

Quando você está atendendo ao cliente, é a imagem da empresa que está sendo representada. Por isso, pense muito bem em como agir quando as coisas saem do “planejado”.

Não fará bem para nenhum negócio ser impaciente ou rude com os clientes. Eles falam entre si e, bem, você sabe, notícia ruim chega rápido.

30 – Realize pesquisa de satisfação

A empresa precisa mostrar que está preocupada com a constante atualização. Após um atendimento, preocupe-se em como calcular a satisfação do cliente.

Envie uma pesquisa para analisar o suporte e/ou onboarding e deixe claro que a resposta é essencial para um trabalho ainda melhor da empresa.

Para buscar excelência no atendimento. Por isso é importante realizar o follow up em pós-vendas.

Com essas dicas, ficará mais fácil a missão de atender melhor os consumidores todos os dias, independente do segmento do negócio.

Claro que uma dica ou outra funcionam melhor para um setor específico. Mas, de um modo geral, são regras que não podem ser deixadas de lado.

O que é um bom atendimento ao cliente em cada área da empresa

O que é um bom atendimento ao cliente em cada área da empresa?

Como vimos ao longo do conteúdo, o atendimento ao cliente não é uma função só dos atendentes, mas da empresa como um todo para garantir a melhor experiência possível ao consumidor.

A diferença é que em cada área haverá algumas formas de interação diferentes com objetivos e execuções únicas.

Então, a seguir você vai conferir como o atendimento pode funcionar da melhor forma em cada uma das áreas da empresa.

Marketing

No marketing o atendimento tem que ser sempre embasado no planejamento para direcionar o lead da melhor forma possível, visando sempre reduzir o ciclo de vendas e o CAC (custo de aquisição de cliente).

Para o marketing, o atendimento também pode funcionar muito bem como uma boa ferramenta para pesquisa de mercado, extraindo feedbacks que poderão servir para melhorar os produtos e serviços ou até para criar coisas novas.

Isso tudo vai culminar também em estratégias para inserir upsells, upgrades de planos e também para extrair depoimentos positivos que serão úteis para usar em novas campanhas como prova social.

Customer Success

O atendimento ao cliente que tem evoluído para experiência do cliente, vai culminar em um conceito chamado customer success.

A ideia por trás desse conceito é ter um ou mais profissionais cuidando de uma conta, visando sempre o bem do cliente no uso do seu produto ou serviço.

Principalmente no caso de soluções mais complexas que demandam maior suporte, ter um profissional que entende de customer success é fundamental pra que o nível de satisfação do cliente com a sua solução seja o mais alto possível.

Essa tarefa é bem mais complexa que um simples atendimento de suporte, pois o profissional terá que lidar com clientes impacientes que querem resultados imediatos, portanto é importante ter bastante jogo de cintura e resiliência, visando sempre a entrega da melhor experiência do cliente.

Vendas & Finanças

Atendimento ao cliente e vendas tem tudo a ver, porém o setor financeiro precisa entrar nessa equação para poder viabilizar um processo eficiente.

Por exemplo, se quem está na frente do atendimento observar a necessidade de agregar alguma ferramenta para melhorar a comunicação, cabe ao setor financeiro entender e viabilizar isso.

Essa comunicação também vale para quebras de objeção, como quando um lead não consegue fechar por falta de recursos, talvez valha a pena isentar alguma taxa ou oferecer algum desconto para não perder a venda, e tudo isso deve estar em acordo com quem cuida das finanças.

Quando implementar mudanças no atendimento ao cliente

Quando implementar mudanças no atendimento ao cliente

O ideal seria implementar essas dicas o quanto antes para otimizar o setor dentro da sua empresa, mas compreendemos que são muitas dicas e cada empresa tem sua realidade operacional e financeira que vai impactar muito.

A recomendação é fazer o que já é possível na sua condição atual, buscando sempre entregar a melhor experiência para o cliente, mesmo que não seja a mais perfeita.

Grande parte desse processo de melhora do setor de atendimento passa pela implementação de tecnologias para gestão, e isso de fato pode agilizar muito o processo de implementação.

Quando medir as mudanças implementadas

Vai depender especialmente de quais mudanças você faça, pois algumas são mensuráveis de forma mais rápida do que as outras. Via de regra, reunir as principais informações trocadas com os contatos já é um começo e para isso há até ferramentas gratuitas.

O WhatsApp Business, por exemplo, permite que você extraia relatórios das conversas para poder assim embasar suas decisões, porém vale investir em soluções mais robustas.

Ferramentas de sucesso do cliente

Um bom CRM é a melhor ferramenta para que você reúna métricas de desempenho de captação de leads, vendas e customer success, pois os dados ficam centralizados em uma única plataforma.

Isso sem falar na possibilidade de segmentação e de automação de ações que podem estreitar o relacionamento com os clientes, proporcionando informações para que o atendimento seja feito da melhor forma.

Como a Piper Run te ajuda

A Pipe Run tem várias soluções para uma gestão de atendimento ao cliente mais eficiente, e não só isso, nossos CRMs podem ser ajustados e configurados para atender necessidades específicas de cada área de atuação.

Quem ver na prática? Aproveite para fazer um teste grátis da plataforma e tire todas suas dúvidas sobre gestão de atendimento eficiente.

Conclusão 

Ufa, depois dessas 30 dicas práticas agora não tem mais como fugir, é hora de otimizar o setor de atendimento do cliente na sua empresa, independentemente do nicho de atuação e tamanho.

Cada tipo de operação vai precisar de mais ou menos ferramentas para isso, no entanto, um bom CRM pode se adaptar a qualquer situação e crescer junto com sua carteira de clientes.

Veja como o CRM da Pipe Run pode te ajudar e melhore a experiência dos seus clientes.

Mais automação. Mais economia. Mais resultado.

Contar com uma plataforma nacional de aceleração de vendas é muito mais negócio.

Acompanhe todas as novidades sobre Marketing e Vendas

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro!