4 min de leituraComo as metodologias de vendas estão se transformando com o mundo digital

Metodologias de vendas em transformação com o mundo digital

Se compararmos a forma como as empresas lidam com suas metodologias de vendas hoje com as estratégias usadas há uma década atrás, torna-se evidente que os avanços tecnológicos e a digitalização trouxeram grandes evoluções para diversos setores.

Os meios de prospecção de clientes, geração de leads, negociação de contratos, fechamento de negócios, entre tantos outros aspectos, foram completamente influenciados pela cultura digital que vivemos nos dias atuais.

Quer entender melhor como as metodologias de vendas estão se transformando com no meio digital e como isso influencia o seu negócio? Continue a leitura do artigo e descubra!

Como o mundo digital está transformando as metodologias de vendas?

Mobilidade

A tecnologia móvel é uma das soluções mais inovadoras não somente para o setor de vendas, mas para a sociedade em geral.

A possibilidade de fechar contratos sem que ambas as partes estejam presentes fisicamente no mesmo local elimina uma série de problemas que, há alguns anos, faziam parte do cotidiano das empresas e podiam afetar a produtividade do negócio.

Hoje, reuniões podem ser realizadas via conferência por intermédio de smartphones ou tablets, conectando pessoas de diversas partes do mundo ao mesmo tempo. Além disso, os representantes de vendas podem gerir seus processos de forma remota, enviando cotações, orçamentos e informações para seus clientes por meio de um dispositivo móvel.

A prospecção se torna mais eficiente, já que o profissional de vendas não depende de um escritório ou ambiente físico para trabalhar e tem total liberdade para visitar clientes em potencial durante seu expediente.

SPIN Selling

A técnica de vendas SPIN Selling não é nova. Na verdade, ela foi criada em 1988 por Neil Rackham, mas muitos profissionais experientes têm fundido os seus conceitos com o uso de ferramentas tecnológicas. O objetivo aqui é obter novas estratégias para gerar melhores resultados de vendas.

SPIN Selling consiste em identificar que as vendas não devem ser tratadas como se fossem todas iguais, pois é preciso analisar a situação, os problemas, as implicações e as necessidades de solução implícitas em cada caso.

Basicamente, o conceito de SPIN Selling é ouvir as necessidades do cliente, analisar seu contexto e conhecê-lo para poder fornecer soluções assertivas por meio de seus produtos ou serviços.

CRM

Um CRM é uma ferramenta tecnológica que vem sendo adquirida por empresas dos mais variados segmentos comerciais para realizar, principalmente, a automação de tarefas e atividades operacionais.

Em outras palavras, trata-se de um software de gestão de dados que pode aumentar a produtividade, pois é capaz de realizar processos com autonomia e eficiência.

Graças à digitalização, é possível integrar a técnica de SPIN Selling com um sistema de CRM e obter ótimos resultados com o Cold Call 2.0 da empresa. Essa ferramenta:

  • oferece agilidade na integração de dados;
  • favorece a análise para tomada de decisões;
  • possibilita a avaliação dos processos do SPIN Selling;
  • analisa os resultados da gestão de vendas.

E-mail marketing

Utilizado para prospectar clientes, gerar leads, fidelizar consumidores, propagar conteúdo e até mesmo para fortalecer o pós-vendas, o e-mail marketing é uma ferramenta que tem evoluído conforme as metodologias de vendas se transformam com o decorrer dos anos.

Muitas empresas têm apostado nesse recurso para alavancar seus resultados de vendas, integrando o conceito de Challenger Sales em suas estratégias de divulgação e prospecção por meio de e-mails marketing.

A ousadia de um Challenger Sales e sua compreensão sobre o perfil do cliente são aspectos que podem ser usados para criar peças e campanhas que provocam o consumidor, despertando seu interesse pelo produto ou serviço em questão.

Quais são as consequências dessas mudanças?

Como você viu até aqui, as metodologias de vendas evoluem conforme a tecnologia avança e cria soluções para procedimentos operacionais.

Considerando que vivemos em uma era digital e que os avanços tecnológicos estão cada vez mais frequentes e presentes no meio corporativo, o nível de competitividade tende a se tornar cada vez mais acirrado.

Para manter a empresa produtiva, preparada para lidar com seus concorrentes e garantir uma boa posição no mercado, é preciso implementar uma cultura de inovação em seu negócio. Dessa forma, é possível acompanhar todas as atualizações do setor e aderir a ferramentas e recursos que otimizem suas transações de vendas.

Está gostando dos artigos do blog? Então assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades que postamos aqui!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.